O Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, manifesta uma preocupação que, tomara, seja a do Alto Comando da força terrestre, ao protestar no Twitter contra a banalização do emprego das Forças Armadas na manutenção da ordem pública.
Preocupa-me o constante emprego do @exercitooficial em “intervenções” (GLO) nos Estados. Só no RN, as FA já foram usadas 3 X, em 18 meses. A segurança pública precisa ser tratada pelos Estados com prioridade “Zero”. Os números da violência corroboram as minhas palavras.
Os temores do general são positivos. Em tudo na vida e sobretudo nos exercícios de força, o uso do cachimbo deixa a boca torta e a “naturalização” do uso das Forças Armadas na segurança interna as vai afastando de sua missão constitucionais de serem as fiadoras de nossa soberania, como observa um amigo.
Muito mais do que os “coxinhas” os os bolsonaristas, quem vem chamando as Forças Armadas a transbordarem de seu dever é o poder civil desmoralizado e afundado, pela crise e pelas cumplicidades, na incapacidade de prover a ordem pública.
O que deveria ser exceção raríssima e pontual , está virando regra, sobretudo pela ânsia do governo Temer de mostrar que “está agindo” – claro que pelo “lombo” dos militares – numa crise que é mais que previsível e anunciada.
Nem na República Velha ou na ditadura chegou-se a transformar o Exército em polícia tal como se faz hoje.
Isso, porém, não preocupa – como preocupa ao general – os Executivos e os Judiciários.
Que parecem ter menos apego à ordem democrática que o Comando do Exército.
View Comments (22)
De início me chama atenção a menção a um "exército oficial" -- e pelo próprio Comandante --, o que faz supor que exista um exército NÃO-oficial; então perguntaria: qual é o exército pirata e quem o comanda? Aliás, o que é GLO?
Vamos agora ao mais importante. Quem 'protesta' coloca-se automaticamente em posição inferior, de reclamante, pois que protesta ou reclama à alguém. Quem está em posição superior simplesmente define, estabelece, traça a diretriz, orienta, em suma manda executar ou executa, conforme achar necessário, sem necessitar de alguém que lhe autorize.
Com todo apreço que tenho pelo General Villas Boas, entendo que ficar colocando recados ou queixas no twitter é para subalternos; um comandante deve agir. Se entende que o exército não deve ir, não vá. E se achar que, dado as circunstâncias, é imperioso que ir, que vá ao seu modo, tome nos dentes o controle do todo. Nestes casos, quem chama o exército reconhece estar numa praça de guerra e, portanto, não tem ou já abdicou da sua soberania territorial, já não tem capacidade de governar (o governo estadual).
Ressalvo que este comentário não é e nem pretende ser uma ode à intervenção militar no âmbito federal (apesar de que seria excelente obliterar o STF, meio judiciário, meio congresso e a atual presidência). Tal intervenção necessita vir de uma revolta popular para ser eficaz (e o exército que continue observando como fez até agora).
O Exército ainda está considerando que tudo o que se passa no Brasil está a obedecer estritamente à legalidade democrática. E é cada vez mais evidente que a legalidade democrática está tão rota que não consegue mais servir de biombo para a ilegalidade que se alastra em todos níveis, rasgando e fustigando diariamente a Constituição, as leis vigentes e o Estado de Direito. Quando o Exército passar a reconhecer que houve um insidioso golpe de estado no país, e que este governo e boa parte do judiciário agem na ilegalidade, talvez tudo mude de perspectiva.
Serve a um governo GOLPISTA, ilegitimo, ilegal. Não poderia esperar outra coisa. Aliás, a tendência no estado mínimo q pretende o governo GOLPISTA ilegitimo implantar no Brasil é o exército se tornar uma mera polícia, perder a função de defensor da soberania territorial. Para que forças armadas num país submisso a vontade e interesse do império USA? Os militares ficam calados diante da entrega de parte do território base de alcantara brasileiro para o governo dos USA. Ficaram calados quando perderem com a pirataria venda da Embratel os satélites q monitoravam o espaço aéreo brasileiro. Ficam calados na iminência da perda da Embraer. Estão perdendo o sentido, a razão de ser e de existir. Justificando a extinção. Justificam a transformação em mera polícia. Motivo existe para isso. No quintal dos USA só quem canta e alto é o império. Com o andar da carruagem não existirao forças armadas. E estado mínimo q fara o brasil retornar a condicao de coloniace o povo a condição de escravos. Se contentem e aceitem. Vcs pediram. No futuro a elite financeira usará milícias. Nem polícia, nem exercito, marinha e aeronautica existirão.
MUITO BEM ANA.SEU COMENTÁRIO VAI P O FACE JUNTO COM O ARTIGO.
Até agora os golpistas se mostraram no Congresso, no Judiciário e na Mídia. Falta a manifestação do Povo e das FAAs.
Romero citou:"Acordo com exercito com supremo com tudo" -(Qual parte que você não entendeu?)
Infelizmente esse comandante do exército parece, a cada dia que passa, ser não mais do que decorativo, algo como uma 'rainha da Inglaterra com uniforme verde-oliva'. Embora o General Villas Boas tenha tirado as tropas e, a partir da última "bolsonarada", também qualquer cargo relevante, em qualquer setor do Exército, daquele boquirroto Hamilton Mourão, que segue exatamente os passos de Boçalnaro às vésperas de trocar o uniforme pelo pijama da reserva, a impressão que o Comandante Maior do Exército passa aos leigos é de um líder fraco, sabotado pela corporação, sem comando efetivo e na iminência de ser deposto do comando formal dessa força armada. Isso fica inda mais claro quando Eduardo Villas Boas opina sobre a convocação do Exército para policiamento, mas se omite covardemente em relação a manifestações golpistas e de clara insubordinação, como a desse general Ikeda, que já se mostrou alinhado com as quadrilhas golpistas do sistema judiciário, as quais agem de modo fascista e inconstitucional, tentando impedir as massas e movimentos populares de se manifestarem a favor do Presidente Lula e contra o "julgamento" de exceção, de fachada, a que querem submetê-lo no TRF4, numa tentativa de dar ares de legalidade e institucionalidade ao que de fato é uma perseguição nazifascistóide, visando impedir que o Ex-Presidente dispute, e vença com um pé nas costas, a próxima eleição presidencial.
TODAS as FFFAA, incluído o Exército comandado por Villas Boas foram não apenas omissas, mas cúmplices, coniventes e partícipes da trama golpista, liderada pelas ORCRIMs midiáticas e judiciárias, assim como pelas oligarquias escravocratas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas que dominam a política brasileira, TODAS elas subordinadas ao capital nacional, mas sobretudo internacional e ao alto comando internacional do golpe de Estado, que fica nos EEUU. Se quisessem mesmo restabelecer a ordem democrática e defendessem a soberania nacional e o projeto de desenvolvimento inclusivo, o Exército e as outras duas FFAA não teriam se alinhado as quadrilhas da política, hoje simbolizados por Michele Temer et caterva.
Eduardo Villas Boas e sua postura de comandante fraco, que na verdade não omanda nada e ninguém , se parece muito com o o ex-ministro da justiça, José Eduardo Cardoso. Eu considero esse comandante do Exército uma espécie de JEC de farda.
Até parece que estava previsto lá atrás, ainda na fase de planejamento do golpe de estado jurídico-parlamentar: "Usem e abusem das Forças Armadas na repressão aos estouros sociais que serão causados pelas medidas neoliberais a serem tomadas depois de alcançarmos o poder". Parece ser exatamente o que estão a fazer.
Em um futuro bem proximo com o estado minimo instaldo as forças armadas serão a bola da vez. Começa assim, desvirtuando a função constitucional. Esvazia o efeito das forçar armadas será o próximo passo. Diminuir a verba orçamentária. A justificativa será a crise financeira q o governo golpista provocou para quebrar o Brasil e colocá-lo de joelhos. A tendecia sera um menor efetivo de militares, armas sucateadas. E assim se exitiguirão sem choro nem vela as forças armadas. A mídia tratará de divulgar q as forças armadas passaram a ser desnecessárias um peso para as finanças do país. Manipulando mentes e corações. Pediram e terão.nao reclamem. Os golpistas são apátridas.
Kawarinha
“Posso telefonar pra você Fernandinho ?”
Você é uma putinha mesmo !
Toma vergonha nessa cara, boneca !
Você não é pra concordar com porra nenhuma, sua filha da puta.
NÃO PEÇA ARREGO .
Não se faça de engraçadinha, xibunguinha! Não espere indulto de Ano Novo !
Você tá lascada boneca vadia .
Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
VAGABUNDINHA.
K
Kk
Kkk
Kkkk
Kkkkk
Capiau V.C.M.P
Pare de escrever tanta MERDA, quanto mais você se estende, mais escreve MERDA .
Não espere indulto de Ano Novo !
Você tá lascada boneca vadia.
Dilma é uma jumenta ?
Lula é ladrão ?
Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
A diferença entre eu e você, é que voce, ganha por post/dia pra disseminar MERDA . Eu faço por puro PRAZER .
NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
VAGABUNDINHA !
Xibunguinha !
Vagaba !
Otária !
kkkkk
kkkk
kkk
kk
k
ARNESTINHA
VOCÊ ACHA MESMO QUE VOU RESPONDER SUAS MERDAS ?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
"Três comentaristas" ?
Me faça rir vagabunda !
Vocês ainda não viram nada.
Pare de transcrever essas merdas do Google.
Não se estenda muito, quanto mais você se estende, mais escreve MERDA .
Não espere indulto de Ano Novo.
Dilma é uma jumenta ?
Lula é ladrão ?
Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
VAGABUNDINHA.
Xibunguinha !
Vagaba !
Otária !
Bom dia,
quem acha que esse golpista tá preocupado com força terrestre deve ser é doido! Esse picareta tivesse preocupado com algo não teria apoiado um golpe contra a democracia e o povo pobre do Brasil, estaria preocupado com mala de 51 milhões, estaria preocupado com a venda do pre-sal, da Embraer. Esse general pilantra tá preocupado com porra nenhuma e sim com sua aposentadoria esse FDP. Brasil para ele que se foda-se com tudo tiver dentro!
O general usa o Twitter assim fica fácil a CIA e a N$A saber o que esta se passando.
Nunca pensei na vida que fosse vivenciar um coisa dessas, Twitter substituindo memorando das forças armadas.
Dias atrás John Mcafee , um dos gurus da segurança cibernética teve sua conta de Twitter hackeada. e disse "Nos estamos vivendo em um mundo de sofisticado hacking.
Esse comandante e a força que comanda são dois merdas!
Para que serviu o exército brasileiro até hoje além de prender torturar e matar brasileiros?
Um comandante que bate continência a um informante de país estrangeiro, Temer.
Um comandante que aceita calado a entrega de parte do território para que seja aberta a Guantânamo II.
Um comandante que aceita lamber cu de americano e permite que entrem na Amazâonia deveria ficar calado ou ir brincar com os netos, se os tiver.
viu só --
"Você não recompensa os regimes que oprimem seu povo e são anti-americanos e anti-Israel".
https://twitter.com/FoxNews/status/947236594477649920