As contas externas brasileiras vão mal. Semana passada eu havia sido prudente e escrito que seria preciso esperar o comportamento da balança comercial da semana para afirmar, com certeza, que tínhamos problemas sérios neste setor.
É certo que não se esperava um desempenho brilhante – os embarques de soja, era certo, atrasariam – mas o resultado, o terceiro déficit comercial no mês, veio muito abaixo do previsto.
As exportações seguiram fracas e idem as importações, denotando um resfriamento da economia.
Frente ao mesmo período do ano passado, as exportações tiveram queda de 18,4% e as importações, um tombo de 12,8%, resultando numa retração de mais de 15% no fluxo comercial.
Ao que parece, o avantajado déficit de conta corrente brasileiro – que o Banco Central, hoje, apontou em US$ 50,8 bilhões, o maior desde 2105 – vai ficar ainda maior: o BC estima que o resultado cambial ficará em 8,7 bilhões de dólares em janeiro, bem acima dos projetados US$ 5 bilhões em investimento estrangeiro direto.
Tudo isso antes do coronavirus…
View Comments (7)
Vixe!
Ainda bem que tem as reservas deixadas pelo "maldito PT". Ajudarão a manter o mercado calmo por algum tempo.
Mas por quanto tempo? A sangria está sendo grande e a desconfiança crescerá exponencialmente a cada resultado desfavorável.
E olha que já tiraram a Dilma!
Agora, com essa crise mundial provocada pelo tal corona vírus, o dólar está subindo forte. Com certeza o Guedes vai queimar todas as reservas tentando, inutilmente, segurar o dólar.
Coisa que o Guedes não faz é tentar alguma coisa inutilmente. Queimar as reservas para ele é uma meta, não um recurso.
Pensando bem, faz sentido! Eles sabem exatamente onde querem chegar. E sabem muito bem quais as consequências de todas as medidas econômicas.
Trump tomou na mão grande o mercado do Agronegócio do Brasil na China.
E o Bozo ainda elogia por terem a mesma "visão de mundo".
Pode até ser, só que nessa parceria CaraCu, o Trump entra com a Cara.
Antes do coronavirus estamos sofrendo do caronavirus bolsonarianus...
Desceram a lenha no índice futuro...
deve ser a tal da retomada....