Como o “mercado” planeja a sabotagem econômica à reeleição de Dilma

jacare

Valor publica hoje uma matéria de Cristiano Romero que, em qualquer país civilizado, seria motivo para que os órgãos de regulação de mercado abrissem uma investigação sobre os movimentos de capital.

É sobre como “analistas de mercado”, como Armínio Fraga, pré-ex-futuro-quase Ministro da Fazenda participa de um grupo de investidores que espera – ou tenciona – um pesado abalo financeiro sobre o Brasil, como forma de influenciar no resultado das eleições.

O que, afinal, já acontece com as pesquisas “de mercado” eleitorais, que estão fazendo muita gente (nem tão boa) ganhar fortunas com a especulação.

Leia só:

“O governo da presidente Dilma Rousseff acredita que o país está preparado para enfrentar um terceiro trimestre “sensível”, marcado por uma disputa eleitoral acirrada e por uma transição “não sincronizada” das políticas monetárias das economias avançadas. A expectativa em Brasília é que não haverá um rali nos mercados, como vêm prevendo analistas como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

 Em entrevista ao Valor, Fraga disse acreditar na possibilidade de especulação com a taxa de câmbio e o mercado de juros durante a campanha que se aproxima. A crença nisso parte da probabilidade, maior neste momento, de reeleição da presidente Dilma. Investidores ficariam nervosos com essa possibilidade e retirariam recursos do país, provocando uma forte desvalorização do real, como ocorreu em 2002, quando o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu a eleição.”

A reportagem de Romero diz que assessores econômicos do Governo – certamente com o padrão de ingenuidade do Ministro Guido Mantega –  preveem que isso não vai acontecer.

“O ataque não se dá por ideologia, não ‘é nós contra eles’. Por isso, não acredito nessa história de pesquisa, de que a Dilma caiu e a bolsa se animou. Isso dura uma tarde. O que dura mesmo é fluxo, é fundamento, é política econômica.”

Gosto de ver como, depois de tudo o que  passou este Governo, merece ainda a boa-fé de alguns “crentes no mercado” que acham que são mesmo apenas as regras do livre mercado, das taxas de juros, de um “apoliticismo” que os orienta.

Ninguém, é obvio, quer fazer o mercado se portar “na marra” de tal ou qual maneira. Mas que a sabotagem é latente e perigosa, nem mesmo os mais ingênuos duvidam.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. Se fizerem como em 2002, será excelente oportunidade para especular em cima dos especuladores. Quem comprar dólares quando começar a subir, e vender no dia seguinte à eleição, vai engordar a carteira às custas da tropa do mal…

    Em 2002 comi mosca, e peguei o bonde andando, mesmo assim dobrei a grana, e festejei a eleição do Lula com a cervejinha financiada. O prazer foi redobrado!

  2. Já que estão “preocupados” com o mercado sugerindo uma REGULAÇÃO, poderiam aproveitar e fazer uma excelente matéria sobre a REGULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO . Pela LEY dos MÉDIOS JÁ!!!!

  3. Quando Lula estava para vencer diziam: -O último a sair apague a luz.

    Se o PSDB vencesse, coisa improvável, a frase em destaque seria: -Temos uma história, vai faltar luz!

  4. Me desculpem, mas do alto de minha ingenuidade penso q seria uma boa estratégia um esforço, uma campanha a boca pequena, q buscasse esvaziar os votos no PMDB.

    1. O certo seria não eleger os candidatos do PMDB, faria um bem incomum ao país, mas é quase uma luta quixotesca, pois esse caras tem dinheiro para comprar cabos eleitorais, infelizmente, o certo seria votar em candidatos de esquerda, mesmo os que são contra o PT, como PSOL e PSTU.

  5. Aécio não ganha. É muita sacanagem pôr um rapaz desse para concorrer à presidência, o Brasil precisa ser levado a sério, é muita irresponsabilidade. Mas que essa turma tá ganhando muito dinheiro com a especulação eleitoral, não há dúvida.

    1. Meu amigo, os mesmos grupos econômico-ideológicos que puseram o “bebum” do Yeltsem pra quase destruir a Rússia vai tentar de todas as formas colocar o nosso suposto “cheirador” pra tentar destruir o Brasil. Quanto mais fraco moral e psicologicamente o Presidente, melhor pra eles pois mais facilmente será manobrado pelos “fragas” da vida que colocarão ao seu lado. Basta ver o exemplo do Fernando Henrique. Tão manipulável que depois de quase destruir a Nação, tá tentando empurrar esse moleque mineiro pro povo brasileiro, pra ver se ele acaba o “serviço” encomendado pelo “irmão do norte”.

  6. Ingênuos são os pseudoalistas da nossa imprensa que por sinal erraram todas as últimas previsões e análises econômicas. Em relação a mais essa armação de demotucanalhas, é uma grande vergonha. Lamentável…

  7. Fernado, gostaria de dar um depoimento sobre o Ze Trajano. Sei que estou fora do comentario, mas tenho certeza ninguem vai ficar bravo. , Convivi muito com o Trajano no final dos anos 60, Na rua Campos Sales,la na Tijuca. Ele era o tecnico do nosso time de ”rua”. Depois do jogo, ficavamos sentados no bar mais proximo, tomando umas cervejas , e ouvindo a sua analise do jogo. Era incrivel. O Trajano, e um cara muito lucido, e sensivel.E sempre foi uma pessoa do bem.

  8. Uma taxa sobre o dólar especulado no dia seguinte da eleição fazendo especulador perder dinheiro seria bem engraçado. Pelo menos uma armadilha a Dilma poderia criar.

  9. Tenho fé na vitória de Dilma. Se Lula fez o país andar mesmo com a sabotagem da desvalorização do Real, por quê teremos medo? Também não acredito em pesquisas (nessas que saem nervosamente a toda semana) e quanto mais forte for o clima de ameaças e sabotagem, mais confio. E espero que essa gente toda prepare suas bagagens para Miami, um lugar não reconhecido pelos americanos natos (que para eles, é lugar de cucarachas). Para quem tem complexo de viralatas, nada como ser do mercado de pulgas daquele país.

  10. Este raciocínio de “analistas” (pagos pela tucanalha, claro) não tem a menor lógica visto que os “investidores” (leia-se especuladores) estrangeiros não deixaram o país nos governos Lula e Dilma e nem são tão burros a esse ponto. Mesmo os países que taxaram fortemente o dinheiro da especulação externa sofreram uma sabotagem inicial mas os tais “investidores” foram voltando pouco a pouco pois não podem se dar ao luxo de esnobar países inteiros, principalmente um país continental como o Brasil com milhões de novos e antigos consumidores. Burros mesmo são os “analistas” do psdb que teem coragem de dizer tantas asneiras a título de “análise econômica”.

  11. ESTRANHOOOOOO…”ATIVISTAS” quebrarem justamente loja de carros de luxo em S.Paulo, com nítido objetivo de causar espanto pela violência “contra o capital”. Pobre não tem estas atitudes, podem apostar, é ARMAÇÃO PAGA!

    1. É só mais um ‘arrastão black blok”, porque as lojas tem seguro. Quem não tem seguro contra sabotagem dos metrôs é a população pobre: quem não tem seguro sobre o trensalão dos tucanos é o crédulo contribuinte da classe média que ainda paga os maiores pedágios do país: quem não tem segurança para contar com o MP, em especial, o paulista,é a população que fica a mercê dos vândalos que agem durante quatro horas, enquanto seu lobo mau (a PM paulista) não chega.

  12. Não sei não:

    “Parceiro de Armínio Fraga neto, ex-presidente do Banco Central e homem de confiança do presidenciável tucano, o senador Aécio Neves (PSDB/MG), o multimilionário norte-americano George Soros reconheceu, nesta quarta-feira (28), sua responsabilidade sobre o golpe de Estado na Ucrânia, aplicado pela ultradireita, com apoio de forças neonazistas.”
    (…)
    “A ação de Soros, no entanto, permitiu que ultranacionalistas passassem a controlar os serviços de segurança ucranianos, como a polícia e as forças armadas. Em abril, o secretário do Conselho de Segurança Nacional e da Defesa, Andréi Parubiy, foi acusado por testemunhas de aceitar suborno da CIA para ajudar no combate àqueles que se opõem ao governo autoproclamado. Ainda segundo o InfoWars, a operação militar de Kiev, com seu caráter violento, incluindo o incêndio na sede de um sindicato em Odesa, no qual morreram mais de 80 pessoas, também pode ser atribuído ao ativismo de George Soros e das outras organizações ligadas à IRF.

    Estas mesmas ONGs foram detectadas no Brasil com um serviço semelhante àqueles prestados pela IRF à ultradireita na Ucrânia. A ONG Brazil No Corrupt seria mais uma na lista de organizações patrocinadas por organismos internacionais para a promoção de atos de vandalismo e de violência nas manifestações de rua, principalmente agora, às vésperas da Copa do Mundo, no movimento #naovaitercopa. Compete, ainda, a estas organizações, o patrocínio de páginas nas redes sociais, como a TV Revolta, entre outras, criadas para disseminar o ódio e promover a desestabilização do governo instituído, em manifestações violentas nas principais capitais do país.

    Fonte: Correio do Brasil”

    http://port.pravda.ru/cplp/brasil/03-06-2014/36846-golpe_ucrania-0//

  13. Arminio,tucano tinha que ter cara de rato,e de esgoto,do partido mais larápio do PAÍS,DEUS,marca mesmo,para não perder de vista.

  14. O que os blogs e mídias progressistas deveriam fazer é justamente mostrar a velha tática rasteira do terrorismo, o qual está sendo repetido. Igual a 2002. Igual a 1964. Tocam fogo no país, tentando fazer as pessoas acreditarem que quem faz mal ao país são os trabalhistas, os que defendem um país melhor.

    Só está faltando aparecer outra cara-de-pau global dizendo na TV que está com medo e aquele nhenhenhém todo.

  15. O Fernando, precisamos descobrir o lugar para o qual o PSDB despacha o FHC em retiro, a cada eleição, alugarmos uma van e manda-la para lá, com o Guido Mantega, Aloísio Mercadante, Paulo Bernardo, Zé Eduardo Cardozo, Gilberto Carvalho e os três mais graduados do comando da SECOM. Além de eliminarmos as bolas nas costas e o “vai dar merda”, neutralizaríamos os inimigo escalados pela Casa Grande para atuarem nas áreas, econômica, justiça/polícia e comunicação. Só não vê quem não pensa.

  16. “A crença nisso parte da probabilidade, maior neste momento, de reeleição da presidente Dilma. Investidores ficariam nervosos com essa possibilidade e retirariam recursos do país, provocando uma forte desvalorização do real, como ocorreu em 2002”.
    Ele acha que vai acontecer isso após 11 anos de governo? Ele acha ou ele anseia por isso?

  17. Não tiveram forças para impedirem a Copa. Não vão ter forças para ganharem com um candidato tão sem merecimentos. A Orientação do candidato é de …Chupem mais um pouco…

    DILMA PRESIDENTA É PROFESSORA, PODE ENSINAR GOVERNAR

    O Pessoal faz confusão, e entra na arapuca liberal.
    Tremendo Golpe armação, é um retrocesso sem igual.
    Caem na malha arrasadora, que só os levam a quebrar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Discreta faz Escolinha, pra base aliada aprender.
    Liberalismo é fim de linha, é fazer o otário perder.
    Rousseff que é gestora, consegue perfeito calcular.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Todos nós estamos sabendo, de ver o mundo perdido.
    Vão mais desaprendendo, entregando ouro ao bandido.
    Ante a sanha exploradora, que faz o mundo quebrar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Contra administração oportunista, do lucro facilidade.
    Gente Imperialista, só lucro mesmo na imoralidade.
    Aquela gente Dominadora, que não fazem refrescar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Ela sabe como inflação impedir, e especulador conter.
    Nunca jamais se omitir, faz ao imperialismo tremer.
    Sua garra é arrasadora, força e energia pra apaziguar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Ela faz falar até o mudo, e faz de o cego ter sua visão.
    Dilma esta preparada pra tudo, ela veio pra comunhão.
    Tem energia intercessora, e nada vai poder lhe parar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Lhe move um ideal Divino, do pão com todos dividir.
    Tem um fulgor Diamantino, roda a baiana pro porvir.
    Tão poderosa Lutadora, muita oração faz lhe guardar
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Ela tem a alma serena, em harmonia com a imensidão.
    A sua ação é toda Nazarena, ela faz é partilhar o pão.
    Invencível é Che Sonhadora, incita o mundo comungar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Azuir e Turmas: do Social da Unicamp, Campinas, SP, Amigos de Rocha Miranda,
    Rio de Janeiro, RJ e de Amigos de Mosqueiro, Belém , PA.

  18. .
    DILMA PRESIDENTA É PROFESSORA, PODE ENSINAR GOVERNAR

    O Pessoal faz confusão, e entra na arapuca liberal.
    Tremendo Golpe armação, é um retrocesso sem igual.
    Caem na malha arrasadora, que só os levam a quebrar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Discreta faz Escolinha, pra base aliada aprender.
    Liberalismo é fim de linha, é fazer o otário perder.
    Rousseff que é gestora, consegue perfeito calcular.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Todos nós estamos sabendo, de ver o mundo perdido.
    Vão mais desaprendendo, entregando ouro ao bandido.
    Ante a sanha exploradora, que faz o mundo quebrar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Contra administração oportunista, do lucro facilidade.
    Gente Imperialista, só lucro mesmo na imoralidade.
    Aquela gente Dominadora, que não fazem refrescar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Ela sabe como inflação impedir, e especulador conter.
    Nunca jamais se omitir, faz ao imperialismo tremer.
    Sua garra é arrasadora, força e energia pra apaziguar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Ela faz falar até o mudo, e faz de o cego ter sua visão.
    Dilma esta preparada pra tudo, ela veio pra comunhão.
    Tem energia intercessora, e nada vai poder lhe parar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Lhe move um ideal Divino, do pão com todos dividir.
    Tem um fulgor Diamantino, roda a baiana pro porvir.
    Tão poderosa Lutadora, muita oração faz lhe guardar
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Ela tem a alma serena, em harmonia com a imensidão.
    A sua ação é toda Nazarena, ela faz é partilhar o pão.
    Invencível é Che Sonhadora, incita o mundo comungar.
    Dilma Presidenta é Professora, pode ensinar Governar.

    Azuir e Turmas: do Social da Unicamp, Campinas, SP, Amigos de Rocha Miranda,
    Rio de Janeiro, RJ e de Amigos de Mosqueiro, Belém , PA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *