Não há – e tudo parece demonstrar que não poderia haver – qualquer acusação de desonestidade contra a presidente da Petrobras, cuja cabeça está sendo exigida pelo mídia-mercado, com a ajuda da direita mais histérica.
Não se lhe aponta, também, nenhuma incompetência técnico-gerencial na condução da companhia, cujos problemas nem seus mais ferrenhos inimigos colocaram além dos fatos de ter de conduzir um imenso programa de investimentos de longa maturação e de ter de suportar algo que já não existe: um descompasso entre os preços externos do petróleo e os cobrados internamente por seus derivados.
As denúncias contra ela limitam-se a um “ela sabia”, agora calcado numa funcionária que atuou por anos como braço operacional do “ladrão de carreira” Paulo Roberto Costa e que está, há dois anos, sendo ela própria objeto de investigação, como fica claro na nota expedida pela empresa.
Mas, sem ter roubado um tostão ou cometido qualquer ato desastroso, Graça Foster está sendo imolada em papel jornal.
A razão, claro, é política.
Aquilo, aliás, a que Graça Foster sempre se negou a fazer na empresa e por isso, injustamente, pague o preço de não compreender que é a Petrobras é, desde o seu nascimento, inseparável da luta política pela soberania nacional.
Ontem, apontei – ou melhor, transmiti o que O Globo apontou – como os objetivos políticos desta operação.
Não se quer “um técnico” na direção da empresa.
Quer-se um “mercadista”, que transforme o processo de retração circunstancial que a conjuntura – queda de mais de 40% no preço internacional do petróleo – impõe ao ritmo de investimento da empresa em retração permanente de sua participação na exploração do petróleo brasileiro.
Há uma crise mundial aguda e artificial no setor petroleiro (ajudada pela subvenção americana à extração de shale gas), que pode ser vista no gráfico que coloquei no alto do post, onde incluí também a Vale, que está sofrendo com a redução dos preços do minério de ferro.
Claro que a queda da Petrobras (e da Gazprom, que é da Rússia) sofrem desvalorização adicional,por estarem fora do “clube dos ricos” e, ambas, submetidas a intensa pressão política.
É esta a equação que Dilma Roussef tem de enfrentar.
Devolver à Petrobras as condições políticas de enfrentar tanto à crise externa quanto à sabotagem interna.
Mas não fazer da mudança um ato de fraqueza.
35 respostas
Está na hora de voltarmos ao slogan “O petróleo é nosso”, agora acrescentando “e o pré-sal também”.
josé maria
Acho que nesse Natal darei uma ação da Petrobrás para um amigo. É possível comprar uma ação só? Pode ser uma pergunta tola porque nunca comprei uma ação na vida.Qual o mínimo que podemos comprar? Se a Internet foi capaz de levantar dinheiro para nossos injustiçados do Mentirão em tão pouco tempo, por que não poderia ajudar na compra de ações? Uma ação que vai reverter para nós. Não será possível? Ou será muito possível?
Maria Rita,
E possivel sim mas voce vai pagar mais de taxas do que na acao propria.
Alem disso voce precisa abrir uma conta em uma corretora ou comprar em qualquer banco (Recomendo CEF, taxas de administracao menores) um fundo FIA Petrobras.
Pessoal, se realmente a Petrobras esta solida (eu acredito)essa e uma oportunidade de ouro para guardar para a aposentadoria ou outro plano de longo prazo.
Estou comprando 5000 acoes ate sexta e vou guardar para a faculdade das criancas.
Abs
O lote mínimo é de 100 ações não da pra commprar menos.
Eu já comprei as minhas.
Valeu a dica.
Precisa ter conta na CEF?
Consigo comprar na Banco do Brasil?
Há um tipo de ação mais adequada para quem é conservador e pensa apenas em longo prazo?
Fui até a CEF e sei que você pode ter um fundo investimento começando com R$ 1.000,00. Como tenho uma conta poupança acredito que com essa conta seja possível investir na Petrobrás.
Fernando,
Você sabe bem o que aconteceu: pediram Mantega e deu-se Mantega, pediram juros e deu-se juros. Agora pediram Graça Foster.
Se conseguirem Graça Foster, o que vão pedir adiante.
Sei dos grandes problemas políticos para se manter a atual diretoria da Petrobras. Mas será que compensa tirar de lá uma técnica competente e segura quanto à condução da empresa em tempos de Pré-Sal?
A Globo e seus sicários verbais e venais irão sossegar com a cabeça de Graça Foster. Ou os sardenbergs e leitões continuarão a pedir sangue?
Já passou da hora de termos políticos de verdade no PT, que possam dar respaldo e exigir respeito à presidenta eleita pela maioria do povo brasileiro.
Não aguentamos mais esses verdadeiros bundas-moles detentores de mandatos pelo PT.
É lógico que temos que usar de inteligência, mas se guerra querem, guerra devem ter.
Cadê o troco nas tribunas do congresso às diversas acusações diárias da mídia porca? Ou nossos adversários são os santinhos inimputáveis apregoados pela podridão escrita?
Chega de silêncio e subserviência.
Se não querem ficar mal com a imprensa que sigam para PMDB, PP, SDD ou qualquer outra sigla sanguessuga.
A paciência está se esgotando.
E por falar nisso… a Veja já foi notificada judicialmente pelos advogados de Dilma e Lula??? Nada né??
Tenho certeza que não vão se contentar com quantas cabeças Dilma entregar. Já vimos isso no 1º mandato, logo no início, quando qq tapioca foi motivo de demissão de ministros. Mesmo que tenha servido (duvido) para mostrar que Dilma não compactuaria com mal feitos, o tiroteio continua até hoje. Essa manobra atinge a Petrobrás, mas visa a Rússia, está sendo dirigida pelos de sempre (os daqui só vão mesmo é tomar cafezinho na embaixada e receber os elogios – isso é medo de ser processada – dos patrões, pelo trabalho sujo e receber novas ordens). Tomara que Dilma perceba isso e não fique dando tudo que o “mercado” quer.
Elogios e cafezinho em Embaixada Americana para essa quadrilha de tucanos é pouco! Quem sabe um adicional na Feira do Paraguai da direita chamada Miami?
Claudio, excelente o seu comentário!
” pediram Mantega e deu-se Mantega, pediram juros e deu-se juros. Agora pediram Graça Foster.
Se conseguirem Graça Foster, o que vão pedir adiante.”
É o meu sentimento também.. é MUUUITA concessão pros derrotados.. Tá desanimando isso!
Para além do exposto e da “…A razão, claro, é política.(…)”,
creio que não basta a competência técnica , honestidade , etc…
Passou da hora de se fazer muita comunicação . Em claro e bom som.
Se a razão é politica , por que a Dilma se recusa em fazê-la ?
Dilma, que leu a biografia do Getúlio, sabe que eles não vão parar. Mas deveria saber que o jogo de xadrez silencioso, tem momentos que não é o suficiente pra enfrentar a banca. Espero que ela saiba disto e que esteja bem assessorada também. Pelo nosso bem e todo o nosso amado Brasil.
A Arábia Saudita, controlada pelos americanos, reduziu propositalmente o preço do barril do petróleo para atingir países como o Brasil, Russia, Irã e Venezuela. Estes países tem a commoditie, como base de seu desenvolvimento. É um ataque contra o BRICS. É um ataque para defender o dólar, cujo principal concorrente é o petróleo. Os americanos imprimem dólares enquanto o BRICS extrai petróleo. É essa é a nova guerra fria que estamos vivendo e a principal arma é a mídia. Bem vindos ao século 21. – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/16/petrobras-sitiada-governo-calado/#sthash.JHZm3ju3.dpuf
O petróleo é uma commodity, o preço é definido pelo mercado e não por um país. Desde quando petróleo é concorrente de dólar? Essa paranóia esquerdista está indo longe demais…
mercado não é oferta e demanda? logo, um país produtor que pode alterar oferta, pode tb influenciar o preço. nunca ouviu falar em opep?
“uma imprensa contra o brasil”; esse deveria ser o lema adotado por todos os veiculos da grande imprensa no pais: acho que não existe paralelo no mundo de seus grandes veiculos de informação defenderem os interesses de empresas estrangeiras em detrimento das empresas nacionais; os responsaveis por essas empresas de comunicação podem ser classificados como traidores da patria.
Brito, dias atrás estava vendo um programa de economia que tratava sobre essa queda generalizada do petróleo e comentavam que os maiores produtores da Arábia não demostravam interesse em brigar por aumento no preço. A explicação que estavam dando é que os grandes produtores estavam querendo tornar a operação do shale gas inviável, fazendo que o custo do oil seja muito menor que a extração do xisto.
Após fundo do poço convenientemente direcionado,as ações da Petrobrás estão agora em alta.São os Fundos Abutres faturando dos pequenos investidores que foram na onde e se desfizeram dos papéis.Terão ganhos bilionários…
É isso aí meu camarada. Eis a deficiência da G. Foster e equipe….A Petrobras precisa no seu comando estratégico de pessoas com política na cabeça!..
Aqui do Alto Xingu, os índios informam que a conjuntura mundial está muito conturbada, principalmente depois que, em relação à crise Ucrânia-Rússia, os EUA acionaram seus aliados no Oriente Médio para deflagrarem uma onda baixista nos preços internacionais do petróleo, fonte estratégica, junto com o gás, para as receitas em divisas da Rússia. O rescaldo dessa ação resultou em uma queda dos preços internacionais da ordem de 50%, o que afetou, além da Rússia, a Venezuela, desafeto norte-americano e o Brasil, visado por sua postura em relação ao pré-sal, e, de “rebarba”, a Petrobrás. A variação negativa do preço da ação da Petrobrás na bolsa não significa que ela perdeu valor. Preço não significa valor. Preço é apenas a expectativa futura em relação aos eventuais dividendos — se houverem — e ao eventual ganho de capital — se houver, não significando, no caso de uma variação negativa, que o mesmo vá ocorrer com o valor de uma empresa, ainda mais uma do porte da Petrobras. Ademais, as variações dos preços das ações nas bolsas de valores obedecem a movimentos especulativos, os quais, no mais das vezes, não refletem o valor intrínseco de uma empresa. No caso da Petrobrás, ela é uma empresa estratégica e, como tal, seu valor se manifestará apenas ao longo do tempo de sua existência, que coincidirá com a evolução do valor estratégico do produto que explora, cujo pico mundial de produção já foi atingido, com a importância estratégica crescente desse produto e de seus derivados — mais de 3 mil. Do ponto de vista da análise técnica, não é ainda o momento para compra da Petrobrás, visto ainda que as bolsas em muitos países, inclusive no Brasil, estão com tendência baixista, haja vista a crise global.
SABEMOS QUE A INTENÇÃO DA MÍDIA CANALHA E DESSA OPOSIÇÃO É A VENDA DO NOSSO PRÉ SAL PARA OS AMERICANOS…ALIÁS, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE OS TUCANOS NA ERA FHC QUASE PRIVATIZARAM A PETROBRÁS…ESTÁ NA HORA DO GOVERNO ATRAVÉS DA PRESIDENTA FAZER UM PRONUCIAMENTO FIRME EM DEFESA DO NOSSO PETRÓLEO E TAMBÉM DO PRÉ SAL…ALIÁS, A QUESTÃO DA PETROBRÁS É QUESTÃO DA NOSSA SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA NO CONTEXTO GLOBAL….COM A EXPLORAÇÃO DO PRÉ SAL OS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE SERÃO EXTRAORDINÁRIOS E OS AVANÇOS TAMBÉM NESSAS ÁREAS….ESPERO QUE O GOVERNO DILMA TOME O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL MEDIDAS PARA PROTEGER A NOSSA MAIOR EMPRESA NÃO FAZENDO O JOGO QUE ESSA MÍDIA BANDIDA E ESSA OPOSIÇÃO SAFADA DESEJAM…..O PETRÓLEO É NOSSO! O PRÉ SAL TAMBÉM É NOSSO!!!!
FFBB, tá caindo tudo ou todas, aqui, ‘fermenta-se’ e cai mais. Uma palavra: Canalhas! Falei! http://refazenda2010.blogspot.com.br/
A Globo sempre jogou sujo
Na década de 90 os petroleiros foram protestar na porta da Globo no Rio no jardim Botânico. A emissora fez campanha pela privatização da Petrobrás, comparando a Petrobrás a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajá. O tempo mostrou quem tinha razão, hoje a Petrobrás descobriu o pré-sal que elevou nossas reservas a 60 BI de barris de petróleo que nos garante o consumo para os próximos 50 anos, e está entre as maiores petroleiras no mundo, inclusive através de seus impostos financiando 75% do PAC, além de vários programas sociais e culturais.
Hoje a corrupção é investigada e corruptos e corruptores estão indo para cadeia e o Ministério Publico anunciou que vai tentar recuperar R$ 1 BI desviado da Petrobrás. Só para se ter uma idéia do recente passado, em 1999 o então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso do PSDB fez um repasse de R$ 1,4 BI no escândalo conhecido como “Marka e FonteCindam” dizendo que era para impedir a quebra do sistema financeiro brasileiro. Esse dinheiro nunca voltou aos cofres públicos e FHC ainda posa de paladino da moral e dos bons costumes. A Policia Federal o ministério Publico o Congresso Nacional nunca cobraram responsabilidade de FHC.
Agora a Globo faz campanha sistemática e diária contra a Petrobrás, ainda tem a cara de pau de bater na porta do palácio do Planalto, muito provavelmente para pedir dinheiro através de campanha publicitária do governo na emissora.
A Globo sem nenhum escrúpulo faz campanha pela vinda das empreitaras norte-americanas para o Brasil, para substituir as nossas empresas envolvidas em corrupção na Petrobrás. Só que as empreiteiras norte-americanas são as mais sujas e corruptas do mundo, responsáveis inclusive pelo maior vazamento de petróleo do mundo no Golfo do México.
Agora a Globo faz campanha pelos escritórios advocatícios norte-americanos estimulando os acionistas a entrar com ações contra a Petrobrás. Não sei se esses advogados americanos são os melhores defensores de acionistas, haja vista que a Petrobrás, apesar da campanha sórdida da Globo, ela vai bem obrigado, já nos EUA e no mundo os acionistas da GM e do Citybank entre outras estão a ver navios pós quebradeira dos EUA em 2008.
Creio que esta chegando a hora dos brasileiros voltarem a porta da Globo para barrar seu jogo sujo contra a Petrobrás e em favor dos norte-americanos.
O autor é diretor do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2014;
OBs.: Artigo enviado ao o Globo, Estadão, Folha, Veja, Isto é, JB entre outros para publicação.
Aqui no Alto Xingu, os índios acham muito estranho que as maiores empreiteiras do Brasil atuaram, em conluio, como cartel ao longo de várias décadas, certamente achacando governos municipais, estaduais e federal, inclusive suas estatais, em especial, como no caso da Petrobrás, quando foram pegos os fios da meada que levantaram às ligações com alguns diretores e funcionários da empresa, e, agora, o vilão da história é a própria a Petrobrás — que foi vítima do achaque do cartel — enquanto este e seus diretores e respectivos membros dos Conselhos de Administração — onde foi parar a doutrina do fato? — passam incólumes junto à midia, onde quem ocupa as manchetes escandalosas é a Petrobras, vítima do achaque. Nossa mídia realmente é uma piada e o jornalismo realmente é o lupanar do pensamento, como dizia Balzac.
Se os políticos de direita não são donos de petrolíferas, por qual razão querem fazer a Petrobrás sucumbir??? Quem está por trás desses golpistas? Por qual razão esses que querem destruir a Petrobras e que se dizem brasileiros fazem questão de entregar a matéria-prima do país???
Este artigo é muito bom para entendermos para onde as peças deste xadrez estão indo, agrande ” descoberta do gaz de xisto” hoje utilizada pelos EUA.
http://t.co/AHojIsnN4Z
Contra o PT: Dominio de Fato. Com Dantas, Liberação geral.
Esse STF é RIDICULO. Liberarram agora os Hds do Dantas. Acabou. o Homem testa Livre total e todo mundo que estava lá dentro claro. A tucanalha Dirceu foi preso e tiraram o Protogenes da PF. esse pais não é um pais serio mesmo. de Gaulle tinha razão DESISTO.http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1563287-turma-do-stf-diz-que-apreensoes-que-originaram-a-satiagraha-foram-ilegais.shtml
hoje na hora do almoço dei uma zapeada no carro para a CBN, que não ouvia já há uns meses e confesso que fiquei embasbacado com o quanto estão mais ferozes. Num intervalo de uns 20 minutos, veio logo na sequência a coluna do Merval e depois da Miriam Leitão. O Merval inconformado com a presença da Graça Foster no cargo.. ” Por que só agora ela desmentiu que não recebeu comunicado”… “uma pessoa que é de carreira, foi diretora e depois presidente da Petrobrás, não tem como não saber disso tudo” – domínio do fato na veia. Já a Miriam, aquele jeitinho mais suave, mas claro, dando uma derrubada geral do ponto de vista técnico, jogando as ações como se não valessem mais nada. Só a coluna do Mauro Raufeld (não sei como escreve) que ele sugeriu que por ter caído tanto, poderia vir a ser uma opção para compra, pois certamente tende a voltar ao normal… no mais, é um monte de piadinhas dos colunistas e âncoras que beiram o pastiche, o pastelão e vários gêneros cinematográficos e artísticos desta natureza.
FRANCAMENTE A DILMA É FRACA DEMAIS. Faz tudo o que querem. Não dá, não dá. Lembram da faxina? De valente não tem nada. Isso é que submissão, tá louco. Só diz Amem pra quem fala um pouco mais grosso.
Que tristeza meu Deus!
Ganhar a eleição e mesmo assim ter que se submeter aos perdedores é inaceitável. Ou o governo enfrenta os canalhas ou vai continuar diminuindo, diminuindo até não fazer mais sentido continuar diminuindo. Se é para o PT ganhar a eleição e não governar, melhor ir para a oposição.
REUTERS: Arábia Saudita provoca crise mundial de Petróleo e PIG não divulga
REUTERS mostra a estratégia da Arábia Saudita, aliada dos EUA, de usar o petróleo para atingir a Rússia e o Irã, ambos sofrendo sanções econômicas da ONU e ambos fortemente dependentes do petróleo.
A Arábia Saudita, regida por sunitas, é inimiga mortal do Irã, controlado por xiitas, e quer reduzir a influência dos aiatolás na região.
Da leitura das análises acima, conclui-se facilmente que os EUA estão por trás da tática, visando dois objetivos:
1) Vergar o governo russo, ou mesmo derrubar sua principal liderança, Putin, que venceu uma guerra fria (ou nem tão fria assim) na Ucrânia, motivo pelo qual sofre sanções; apoiou a Síria; e fornece tecnologia nuclear ao Irã.
2) Derrubar o regime iraniano, cuja economia, já fragilizada pelas sanções, depende mais do que nunca de preços do petróleo acima de US$ 100. Os EUA são inimigos mortais do Irã, por constituírem o último produtor de petróleo no oriente médio não alinhado ao império, e com planos de desenvolver tecnologia nuclear.
A Petrobrás é uma vítima colateral do processo (ou nem tão colateral assim, como veremos a seguir).
Sua situação agrava-se, naturalmente, pelos bombardeios internos causados pela operação Lava Jato.
Os EUA vivem uma situação energética temporariamente confortável, por causa da nova tecnologia que lhe permite explorar o petróleo de xisto. E também porque a economia americana, ainda deficitária em petróleo, não perde com a queda nos preços do combustível. Ao contrário, a medida ajuda a baixar o custo de vida dos americanos.
Sem contar a possibilidade, algo conspiratória, dos EUA também estarem interessados em baixar a bola do governo brasileiro, que acaba de realizar três grandes operações militares: a compra dos caças suecos, num processo que transferirá tecnologia para o Brasil produzir seus próprios caças; o avanço da construção do nosso primeiro submarino nuclear; e o lançamento bem sucedido de um satélite em conjunto com a China.
A nova direita americana, paranoica e aberta aos delírios do Tea Party, deve temer que um governo forte e nacionalista no Brasil possa enveredar-se em aventuras “bolivarianas”. Debilitar a Petrobrás, e, por consequência, o poder de fogo do governo recém-eleito, viria bem a calhar ao Tio Sam. Até porque facilitaria a introdução de argumentos em prol da privatização do pré-sal.
Não podemos esquecer que a NSA espionou a Petrobrás e a presidenta Dilma.
Com uma operação assim, os EUA matam três coelhos com uma só porrada.
*
A economia brasileira, todavia, não é, nem de longe, tão dependente do petróleo como Rússia ou Irã.
A queda no preço do barril apenas leva a Petrobrás a postergar investimentos, enxugar custos, estabelecer prioridades, aguardando a poeira assentar, e as coisas se normalizarem.
Como o Brasil, assim como os EUA, ainda consome mais do que produz, a queda nos preços do petróleo ajuda a derrubar a inflação.
A Petrobrás, por sua vez, tem a vantagem de ser a principal revendedora de refinados no país, um negócio que se beneficia dos preços baixos do barril.
*
Conclusão: a queda no preço do petróleo e, por consequência, no valor das ações da Petrobrás, tem motivos geopolíticos muito mais profundos do que um escândalo de corrupção, o qual está sendo investigado e punido.
A Petrobrás resistirá, e sairá da crise ainda mais forte, porque mais enxuta e mais experiente.
A economia brasileira, por sua vez, enfrentará a crise com relativa facilidade, em virtude de sua enorme diversificação.
A guerra entre Obama e Putin nos afeta, claro, mas a economia brasileira saberá se ajustar rapidamente às novas variáveis.
(Miguel do Rosário / ocafezinho)
É o BRICS gente é a “ousadia” da aliança política dos países que o formam.O EUA e seus sequazes irão usar estratégias e táticas possíveis para amedrontar parte do mundo que não quer mais viver sobre ses pés. Estamos apenas começando. Um outro mundo é possível? Vamos em frente.A história dirá.