Como um desastre na comunicação leva ao desastre na política

corredor

Claro, simples e direto.

O artigo do coleguinha Augusto Diniz, reproduzido hoje pelo Nassif, trata do “beabá”  de comunicação – política ou empresarial – que o Palácio do Planalto teima em não seguir.

Não é preciso entrar no mérito ou se é de direita ou de esquerda.

É ruim, muito ruim. É covarde, fingindo-se de prudente.

Porque simplesmente abandona a discussão e se encolhe.

Apanha em toda a parte e por qualquer razão, mereça ou não.

Um grupo de vinte pessoas, todas ligadas ao PSDB ou a movimentos de extrema direita cria um tumulto no Congresso e é “o povo, revoltado” que foi “reprimido”.

O debate político, que se faz sobretudo pela comunicação, não é uma questão “pessoal” da Presidenta, de seus colaboradores ou de seu partido.

Argumenta-se, em sua defesa e aos cochichos, que se está sendo cuidadoso, porque não se sabe a extensão do caso Paulo Roberto Costa.

Ora, se há gente dos círculos de governo envolvida, que cada um responda pelo que fez, como, aliás, disse publicamente – e mais de uma vez – Dilma Rousseff.

Não pode é o governo continuar no “corredor polonês” como se encontra. Não o de Dantzig, na Polônia da II Guerra, mas o das brincadeiras sádicas de adolescentes, onde alguém passava entre duas fileiras de pessoas dispostas a enchê-lo de tapas e cascudos.

O Governo não é só ter alguém no cargo de presidente.

Diz respeito a algo muito mais importante: o respeito ao voto popular e a defesa da democracia – política e social – deste país.

O “pacote” que o Governo carrega não é seu, é nosso, da maioria do povo brasileiro.

Se não é capaz de defendê-lo, indefesos estamos nós.

Comunicação do Governo Federal é uma tragédia

A comunicação do governo é uma tragédia. Foca em responder as acusações pela mídia tradicional que trabalha para o outro lado e tem boas chances de distorcer os fatos na seção de uma espaço que seja à situação. Não faz sentido algum insistir nessa única ação.

Lembro-me bem quando Sarney foi quase derrubado da presidência do Senado, em 2009. Contratou uma tropa de assessores de imprensa, criou uma ação de comunicação contra a crise para responder às acusações e deu certo, a despeito do que estava sendo incriminado.

A Petrobras já foi melhor de comunicação no passado. Criou um blog para se antecipar a possíveis calúnias da grande imprensa. Usava-o a todo tempo. Funcionou e ganhou vários prêmios pela proposta criada – embora carregada de questionamentos no meio porque, por vezes, informava ao internauta o que havia passado a um veículo antes mesmo da matéria sair. Hoje, a empresa encontra-se absolutamente acuada – embora gaste um bom dinheiro mensalmente com assessorias de imprensa terceirizadas em todas as suas áreas.

O Governo Federal usa como porta-voz para responder às calúnias o desacreditado (até pelos seus colegas, que ele mesmo afirma receber “fogo amigo”) ministro José Eduardo Cardozo. É patético!

Também posicionar somente o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para se pronunciar sobre as ações contra os incautos, é subestimar a importância da comunicação nessas horas. Os índices elevados de antipetismo não favorecem a réplica pelo partido.

Pior é que há semanas leio em blogs e sites progressistas alertas ao Governo Federal para essa imensa falha. No entanto, não há um sinal de que algo vá mudar.

A atividade dentro do governo chegou ao limite da inoperância. Pode-se alegar que estão esperando os ânimos serenarem na oposição, mas está claro que isso não vai acontecer.

É muita inércia em uma era marcada pelo comunicação estruturada. Daqui a pouco a mentira irá prevalecer.

Vivi 15 anos no mundo da comunicação corporativa (hoje trabalho do outro lado do balcão, como se diz na imprensa), dirigi assessorias e nunca presencie tanto desleixo com a comunicação em um governo, estando certo ou errado.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

48 respostas

  1. Não adianta insistir. Dilma ouve, apenas, Mercadante e Cardozo, ou seja, ZERO + ZERO. Vai afundar abraçada aos dois. Merece. E muito.

    1. E o pior é que leva junto, os que votaram nesse projeto com ela. É muita sacanagem com os que votaram nela. Estamos perdendo a vitória por causa desse governo inerte. Que capacidade de desmobilizar o povo, meu Deus! Será que ela acredita que sendo boazinha e humilde com a direita eles vão deixar ela em paz? Tô de saco cheio.

      1. A única coisa decente de comunicação que essa m… de governo fez foi o Muda Mais.

        E acabam de acabar com o Muda Mais!

        Eu quero ver a cara de b… da #Dilmautista quando for derrubada . . .

    2. Autismo politico. É a doença cronica que acomete Dilma que vai acabar matando ou paralisando a paciente e seu governo. Tragédia a vista. A vítima será a democracia. Dilma não tem o direito de trair 53 milhões de eleitores.

      1. né autismo não… é que apanhou muito na ditadura e tinha que ficar quieta e agora apanha muito e fica…

  2. Enaura! Fiz como você e, atualmente, penso exatamente como você. Não dá para ver o que ocorre. Lula realmente colocou um POSTE na Presidência da República. É uma pena com o trabalhismo.

    1. Não podemos pensar negativamente. O tempo dirá se Dilma esteve a altura da tarefa de Hércules para a qual foi por Lula escolhida, dar continuidade ao governo Lula, as mudanças estruturais que possibilitarão o país ser inserido no primeiro mundo. Até agora mostra que esta deixando a desejar. Seu segundo governo, arduamente conquistado não obstante os erros crassos cometidos, dará o veredito. Rezo para que ela corresponda desta vez.

  3. muitos podem pensar porque nos votamos nela , agora ta todo mundo atacando ela. nao é porque votamos nela , temos que aceitar tudo calado, nao existe isso. se nao fossemos nos povo e os movimentos sociais , a essa hora o playboi tava comemorando junto com o pig e a direita. ela nos deve sim satisfaçao e nao nos jogar na lata de lixo, como esse governo faz depois que ganham as eleiçoes. uma cansa pres.e pt. eles nos devem satisfaçao sim e nao governar com a direita e execrar os movimentos sociais com ela faz. esse governo ta caminhando para o abismo e eles proprios estao ajudando nisso. o povo ta cansado de feito de palhaço e uma dessas vira todo mundo odiar a pres e o pt, ai eles vao ter a coragem de perguntar porque. ai ja é tarde demais. nao é so a comunicaçao que é pessima nesse governo , é muitas coisas que esta errado a muito tempo.

    1. Votei nela porque tinha certeza que o playboy eleito seria mais do que um retrocesso. Organização criminosa no poder, perrelas e cia ltda. O México seria aqui.

      Confio nela para pelo menos manter as conquistas. Não podemos pautar seu governo. Governar este país é uma tarefa complexa. Principalmente com a direita promovendo diuturnamente terrorismo midiático, visando o golpe. Getúlio nessas condições se suicidou. Jango foi defenestrado do poder com um golpe que lançou o Brasil em 21 anos de ditadura cuja politica de governo era a tortura dos opositores. Não é fácil. Nunca foi. E se o senhor(a) acha que é vai lá e faz…

      1. Entendo que em determinadas áreas ela deve ser conservadora, como a econômica. Lula foi escolhendo Pallocci e Meireles. Isto não impediu que programas sociais fossem criados e 40 milhões retirados da pobreza. Dilma dará as diretrizes do governo. Não concordo com Katia Abreu acho um desgaste desnecessário. As Comunicações deve ser dado para alguém da esquerda competente e especialista na área. Assim como o Ministério da Justiça e a PF. Tomara que Dilma consiga vencer seu autismo politico. Não adianta fazer que o terrorismo midiático diuturno dos jornais e Tvs não é com ela. O governo dela é o alvo. E o objetivo é o impeachment.

  4. Acorda Dilma! Amanhã poderá ser tarde demais para agir. O ambiente está prá lá de contaminado para viabilizar o tão desejado golpe que vem sendo armado pela direita. O Aécio extrapolou todos os limites da civilidade.Um partido que aceita ser chamado de ” organização criminosa” e por extensão seus eleitores é porque perdeu a capacidade de enfrentamento. Dizer que vai processar o infame playboy é muito pouco. Como se sabe a justiça não fará nada, como sempre, contra Aécio ou qualquer membro do PSDB . O caso do mensalão e do recente Trensalão tucano é prova de que para a justiça tucano sempre é e será inocente. Há um silêncio cúmplice daqueles que são pagos pelo povo brasileiro para defender o estado de direito. Enquanto isso, os golpistas agem à luz do dia com a parceria escandalosa de servidores públicos membros do TSE, PGR,PF, STF e com apoio total da mídia.

  5. Outro dia li “Castelo de Papel” da Mary del Priore, hoje estou lendo “1822” do Laurentino Gomes. o primeiro conta parte da História do segundo Reinado dando destaque para o casamento da Princesa Isabel com o Conde Deu, o segundo fala do Processo de Independência do Brasil, nesses dois maravilhosos livros, temos um parte importante da História do Brasil e, além dos destaques históricos chama-me a atenção ambos os autores destacarem a corrupção como um problema de Governo e de como os entes governamentais, aplicam seus “golpes” mantendo a sociedade “fora” das grandes decisões como se esta fosse um incapacitada e a forma como a mídia já naquela época manipulava os fatos , mentia , distorcia tudo ao bel prazer de seus interesses e dos interesse daqueles que ela representa. Fazendo a transposição para os dias de hoje, temos um governo que trabalha para sociedade, pela primeira vez anos alguém investe nessa nação, mas a sociedade permanece letárgica e se comporta como uma incapacitada, não sabendo identificar o que é verdade ou mentira, não distinguindo quem investe nela e quem a explora. Caro Fernando Brito, discordo com você, com o jornalista que escreveu o texto que você e Nassif indicam e com qualquer outra pessoa que o atual Governo tem problema de comunicação. Quem tem problemas somos nós , Sociedade, porque somos incapazes de saber porque nossa vida mudou, somos incapazes de detectar que se hoje obras são realizadas, investimentos são feitos, financiamentos para habitação, educação, saúde e segurança são realizados é porque alguém está tentando combater a corrupção para dar um destino social as verbas públicas. Outro dia li um ditado de Sêneca que ilustra bem o que estou dizendo “os ventos nunca sopram a favor de quem não sabe para onde vai.” O problema está na sociedade e não no governo, que continua a acreditar insistentemente na mesma mídia a 514 anos sem avaliar o mundo a sua volta. PT é só um partido que ao sair do Governo voltará para o seu papel de antes, Dilma , Lula são apenas figuras políticas que passarão e entraram para a História para o bem ou para o mal como qualquer outra figura política, mas a Sociedade, essa continuará ai e se for da mesma forma , sem reconhecer aquele que investe nela e aquele que a explora, será permanentemente uma perdedora e terá apenas lampejos de progresso como já os tivemos no passado e temos agora.

  6. Parece que os bastidores fervilham, uma constatação vejamos, não se fala mais em quem será o presidente da câmara, ou estão em conversas adiantadas ou já se chegou ao nome certo, se discute nomes dos novos ministros, claro que sim. Entendo que ai, nos bastidores, é que tudo está acontecendo. Aécio ainda em campanha e Dilma com a certeza que já ganhou. Pensem, alguém do governo falou qualquer coisa sobre as contas da campanha da Dilma estar com Gilmar???

    1. Adicionando outra informação, do Blog do Felipe Moura Brasil (Veja):

      ”Lista dos parlamentares que votaram a favor da fraude fiscal de Dilma e limparam a cena do crime”.

      http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/12/04/lista-dos-parlamentares-que-votaram-a-favor-da-fraude-fiscal-de-dilma-e-limparam-a-cena-do-crime/

      Agora eu pergunto a vcs, a veja não era a que seria enquadrada pela novo governo Dilma? eles estão que nem bandido, matam pq sabem que ficarão impunes.

  7. Chama o LULA. chama logo o LULA. URGENTE!!!
    A vaca está indo para o brejo.Impeachment a vista!!!
    Chama o LULA. URGENTE!!!!!
    S.O.S. !!! Socorro LULA!!!!

  8. Acho que estruturar a comunicação leva algum tempo, minha esperança é que ela esteja .. estruturando!

  9. diz que a globo quebrou a tupi e virou o que virou pela ditadura que precisava de comunicação e a tupi não se sujeitava…

  10. imaginemos por um instante , se a presidenta perder o poder numa dessas,
    o que ocorrerá com o FUTURO politico dos congressistas do PT… e de varios proeminentes do pmdb e da base.
    nao precisa ser mae dinah pra saber.

  11. Confiava em Dilma. Vejo, hoje, que perdi meu voto. O PT está totalmente mal assessorado, nunca vi tanta apatia de uma presidente que confiei para trazer mudanças significativas. Agora pouco me importo se ela sofra um impeachemant, apesar de que a esperança é a ultima que morre. PT nunca mais.

  12. Ela vai cair e nos levar junto… Tudo isso por arrogância e auto-suficiência… A Dilmá está se tornando uma figura a qual eu estou começando a ter aversão e a já partir para a hostilização… O PT está de mãos amarradas a essa senhora, que não recebe e não ouve os caciques do partido.. O Pior é que ela impôs a própria candidatura ao PT pulando na frente do Lula.. Ela está redondamente (nos dois sentidos) enganada.. A cada dia a Dilma está mais decadente… ou seria decadentA ???

  13. “mangalô pé de pato três vez”, mas, do jeito que o governo vai (vai?), Dilma não toma posse em janeiro. E o pior, seus eleitores (nós) não vão reclamar.

  14. kkkkkkkkkkkkkk….nova composição- psdb-pt…Mercadante e Cerra governador.Pt-dem…presidente…Lula e Caiado!Olhem,estamos perto!

  15. Nunca vi e não me lembro de ter visto um governo tão covarde e submisso quanto este da Dilma (não só o novo governo, a gestão 2010/2014 também). É dia e noite apanhando. O tempo todo, seja ligando televisão, abrindo jornal ou acessando o noticiário da grande mídia é a mesma coisa: pau no governo. Apanham, apanham, e apanham. É acusação de quadrilha criminosa, esfregam na cara dela que querem o impeachment, chamam a cúpula de incompetente, etc. Aécio e a ala barulhenta do PSDB nem se envergonham de flertar com o golpismo: sabem que não vão receber enfretamento algum, por isso falam o que querem e na hora que querem. É quase uma Praça É Nossa quando vemos o “enfrentamento”, se podemos chamar assim, quendo vem à público Rui Falcão ou o sonolento Cardozo. É vergonhoso, cômico e pífio o discurso deles. Entrar na justiça contra Aécio? Pffff… risos para um fim de semana inteiro! Pagam zilhões de assessores pra tudo quanto é atividade, penduram zilhões de terceiros para “ajudar” nas atividades, e não conseguem estruturar uma só maldita equipe de comunicação. Uma só! Não queremos um canal estatal com dicursos diários da presidenta. Mas pelo menos mostrem que estão vivos, que estão ouvindo e respirando. Passamos semanas a fio achando que foram todos abduzidos. Semanalmente, quando muito, vemos uma notinha ridícula em algum blog progressista com algum argumento de Rui Falcão. Que também não fala nada com nada, ficasse em silêncio a vida continuaria igual. De fato é vergonhoso e revoltante ver a paralisia que a cúpula do PT sofre, é uma aula de covardia e resignação

  16. Poderia escalar para a comunicação o Ciro Gomes,Luciana Genro e o Requião
    para responderem de imediato todas as acusações feitas ao Governo

  17. Alguém ai, que tenha acesso, pode levar essa constatação ao conhecimento do Lula? Talvez ele possa colocar a coisa pra andar. Enquanto isso, vamos refletir sobre como tomar mais algumas bandeiras da direita.

    Algumas delas encontram eco nos medos e anseios da Classe C, que precisa ser reconquistada pelo governo, especialmente a do Centro-Sul do país. O governo pode se apossar de algumas delas como já fez antes? Como fazê-lo? É importante debater a questão? É o que o texto do link abaixo procura fazer: refletir a respeito.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR5.html

  18. Há algum tempo atrás li sobre um americano considerado genial em matéria de manipulação e propaganda, o qual, na década de quarenta já aconselhava que era necessário sempre estar um passo a frente no relacionamento com o Brasil, senão a única opção seria a guerra. Não lembro o nome da criatura. Sabemos que o golpe militar de 64 foi tramado, organizado, incentivado e financiado pelos americanos e alguns dos piores líderes políticos da atualidade foram contra ou lutaram contra a ditadura, tais como fhc josé serra, aluisio 300 mil (como diz o PHA). No exílio o josé serra, pasmem, conseguiu se abrigar nos eua, o fhc teve um exílio dourado na Europa. Diz a história que a Dilma foi presa pelos ditadores e ficou nas masmorras cerca de 3 anos, onde sofreu torturas inimagináveis, (sim, pois acredito que torturadores não aliviavam pra ninguém!). Então ela foi estuprada, sofreu no pau-de-arara. Mas estranhamente teve sorte que muitos outros companheiros não teve, não morreu ou enlouqueceu. Agora o que eu considero o mais chocante… A incrível foto dela altivamente sentada frente aos seus juízes militares, os quais curiosamente escondem o rosto! Oras, se eles escondem o rosto é porque sabiam que estavam sendo fotografados. E se sabiam que estavam sendo fotografados, por quê deixaram o fotógrafo ficar com as fotos. Sim, fotos, pois certamente foram tiradas outras fotos. Onde estão elas? É esta a arma mortal que mantém a Dilma refém? Quando vi a foto pela primeira vez, quase tive uma epifania, pois antes de racionalizar eu entendi todos os motivos da foto estar assim, circulando no momento certo, mostrando a Dilma Coração Valente. Acho que o LULA foi vítima da pior arma dos americanos; a competência em armar golpes de longo prazo, décadas e assim como o personagem esquerdista serra e o fhc foram criados por eles para serem usados no momento certo, acho que a Dilma, por ser a mais inteligente, competente e paciente, foi reservada para, se necessário, dar o golpe de misericórdia. Pobre de nós que acreditamos tanto.

  19. Como se dizia antigamente, a Dilma está dormindo no ponto. Acho que ela pensa que a tentativa de golpe se dissolverá sem necessidade de qualquer ação contrária. Oh santa inocência!
    josé maria

  20. 14 escândalos de corrupção envolvendo Aécio, o PSDB e aliados. Bilhões e mais bilhões
    O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, se apresenta como o candidato da ética e da moralidade, mas são muitos os escândalos de corrupção que lançam suspeitas não apenas sobre ele, mas também sobre seus colegas tucanos e aliados. Escândalos esses em torno dos quais o PSDB opera para que não tenham destaque da mídia e não sejam investigados.

    Confira aqui 14 deles:

    1 – Escândalo da Petrobrás: valor ainda não contabilizado

    O candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, adora criticar a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, pelo suposto envolvimento de petistas no escândalo da Petrobrás. As investigações, entretanto, apontam também para o possível envolvimento de lideranças tucanas. Em depoimento, o ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa, afirmou ter pago propina ao ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que morreu este ano, para ele ajudar a esvaziar uma CPI criada em 2009 para investigar a Petrobrás.

    2 – Desvio das verbas da saúde mineira: R$ 7,6 bilhões

    Na última terça (14), no debate da Band, a presidenta Dilma acusou Aécio Neves de desviar R$7,6 bilhões da saúde quando foi governador de MG. O tucano disse que ela estava mentindo e, então, Dilma convidou os eleitores a acessarem o site do Tribunal de Constas do Estado (TCE). Naquela noite, o site saiu do ar, segundo o TCE devido à grande quantidade de acessos. Nesta quarta (15), o site voltou, mas os documentos citados por Dilma desapareceram por cerca de 4 horas, até a imprensa denunciar a manobra. A presidenta do TCE, Adriane Andrade, foi indicada por Aécio e é casada com Clésio Andrade (PMDB), seu vice-governador no primeiro mandato.

    3 – Aecioporto de Cláudio: R$ 14 milhões

    Quando era governador de Minas Gerais (2003-2010), Aécio construiu cinco aeroportos em municípios pequenos, todos eles nas proximidades das terras de sua família. O caso mais escandaloso foi o de Cláudio, com cerca de 30 mil habitantes e que já fica próximo a outro aeroporto (o de Divinópolis, há apenas 50 Km). A pista, que foi construída a 6 Km da fazenda do presidenciável, fica nas terras do tio-avô de Aécio, desapropriadas e pagas com dinheiro público. Quem cuida das chaves do portão são os primos de Aécio. Custou R$ 14 milhões aos cofres mineiros.

    4 – Relações com Yusseff : R$ 4,3 milhões

    O doleiro Alberto Yousseff ficou conhecido nacionalmente devido ao seu envolvimento no escândalo da Petrobrás. Mas a Polícia Federal também investiga os serviços prestados palas empresas de fachada do doleiro para uma outra estatal, a mineira Cemig, controlada há anos pelo PSDB de Aécio Neves, principal líder do partido no Estado. As suspeitas é que a Cemig tenha sido usada para engrossar o caixa do grupo, através da parceria com a empresa Investminas, uma sociedade de propósito específico, criada para construir e operar pequenas hidrelétricas, cuja única operação comercial foi uma parceria firmada com a Cemig. Vendida à Light, a participação na sociedade rendeu à Investminas, em poucos meses, R$ 26,586 milhões, um ágil surpreendente de 157%. Três semanas depois, R$ 4,3 milhões foram depositados pela Investminas na conta MO Consultoria, empresa de fachada usada por Yousseff. As suspeitas é que tenham sido destinados a pagar os agentes públicos envolvidos na operação. O caso ainda está sob investigação.

    5 – Favorecimento aos veículos da Família Neves: valor não contabilizado

    Nem Aécio Neves e nem o governo de MG divulgam qual a fatia da publicidade oficial do estado foi parar nos meios de comunicação da família do presidenciável, de 2003 até agora. E a falta de transparência, claro, gera suspeitas. A família Neves controla a Rádio Arco Íris, retransmissora da Jovem Pan em Belo Horizonte, e as rádios São João e Colonial, de São João del Rei, além do semanário Gazeta de São João del Rei. Aécio é sócio da Arco Íris com a mãe e irmã mais velha, Andrea que, quando ele foi governador, era coordenadora voluntária do grupo de assessoramento do governo que tinha como atribuição estabelecer as políticas de comunicação do governo e aprovar os gastos em publicidade.

    6 -Nepotismo em Minas

    Aécio diz que é a favor da meritocracia, mas, além de receber pelo gabinete do pai, em Brasília, quando morava no Leblon, de 1980 a 1983, não deixou de empregar parentes quando governou Minas. A lista é longa. Oswaldo Borges da Costa Filho, genro do padrasto do governador, foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico e Minas Gerais. Fernando Quinto Rocha Tolentino, primo, assessor do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG). Guilherme Horta, outro primo, assessor especial do governador. Tânia Guimarães Campos, prima, secretária de agenda do governador. Frederico Pacheco de Medeiros, primo, era secretário-adjunto de estado de Governo. Ana Guimarães Campos e Júnia Guimarães Campos, primas, servidoras do Servas. Tancredo Augusto Tolentino Neves, tio, diretor da área de apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Andréia Neves da Cunha, irmã, diretora-presidente do Serviço de Assistência Social de Minas Gerais (Servas). Segundo Aécio, o trabalho da irmã era voluntário.

    7 – Mensalão tucano: pelo menos R$ 4,4 milhões

    Trata-se do esquema de desvio de verbas de empresas públicas armado em Minas Gerais, em 1998, para favorecer a reeleição do então governador tucano Eduardo Azeredo. Além dos políticos tucanos, os acusados são os mesmos responsabilizados pelo chamado “mensalão petista”: o publicitário Marcos Valério e os diretores do Banco Rural. Entretanto, embora tenha acontecido antes, o esquema tucano ainda não foi julgado. E mais, não o será pelo STF,
    mas pela justiça comum. O processo está engavetado há tanto tempo que vários envolvidos já se beneficiaram pela prescrição. Pela denúncia feita pelo Ministério Público, foram desviados pelo menos R$ 4,4 milhões. Mas os valores são discutíveis: como as operações de algumas empresas públicas, como a Cemig, ficaram de fora da denúncia, há quem defenda que possa ser bem maior.

    8 – Mensalão tucano II: R$ 300

    As conexões dos tucanos com o esquema de Marcos Valério são profundas. O candidato derrotado ao governo de Minas Gerais pelo PSDB nas eleições deste ano, Pimenta da

    Veiga, é alvo de um inquérito da Polícia Federal que investiga porque ele recebeu, em 2003, um total de R$ 300 mil de agências de publicidade de Marcos Valério.

    9 – Máfia do Cachoeira: valor não contabilizado

    Em 2012, o Congresso instalou uma CPI para investigar as relações entre a máfia do bicheiro Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. Entre os públicos, estavam o ex-senador Demóstenes Torres (à época filiado ao DEM), o então governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusado de prevaricar ao descontinuar as investigações da Polícia Federal. Entre os agentes privados, destacaram-se veículos de imprensa, como a revista Veja, e empreiteiras, como a construtora Delta. Em função da pressão política dentro do parlamento, para aprovar seu relatório final, o deputado Odair Cunha (PT-MG) teve que retirar os pedidos de indiciamento de jornalistas e do ex-procurador geral. O mandado de Demóstenes no Senado foi cassado, mas, por decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, o mais afinado com o ideário tucano, ele teve o direito de reassumir sua vaga de promotor em Goiás.

    10 – Cartel dos metrôs de SP e DF: pelo menos R$ 425 milhões

    O escândalo vem de longa data, mas até agora nenhum político foi punido. Envolvem dois casos diferentes, mas com relações entre si: o Casol Alston, a multinacional francesa que teria subornado políticos ligados ao governo Alckmin para ganhar o contrato da expansão do metrô de SP, e o Caso Simiens, a empresa que admitiu ter formado cartel com outras 13 para fraudar as licitações do metrô de SP e do DF. A Simens entregou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma série de documentos que comprovam que o governo tucano tinha conhecimento da formação do cartel. Reportagem da Istoé estimou em R$ 425 milhões de reais os prejuízos para os cofres públicos. No Caso Alston, a PF indiciou, por corrupção passiva, o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), ex-ministro do governo FHC.

    11 – Privataria tucana: R$ 124 bilhões
    Registradas e documentadas no livro “A Privataria Tucana”, de Amaury Ribeiro Junior, as denúncias revelam os descaminhos do dinheiro público desviado pelos tucanos na era das privatizações, instaurada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu então ministro da Fazenda, José Serra. Resultado de 12 anos de investigação do ex-jornalista da Isto É e de O Globo, o livro irritou o ninho tucano. Serra o classificou como “lixo”. FHC, como “infâmia”. Aécio Neves, como “literatura menor”. Pelos cálculos do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), delegado da Polícia Federal que atuou no caso, o montante desviado dos cofres públicos pelos tucanos para paraísos fiscais chega a R$ 124 bilhões.

    12 – Emenda da reeleição de FHC: valor não contabilizado

    Em 1997, durante o governo FHC, a Câmara aprovou a emenda que permitiria a reeleição presidencial. Poucos meses depois, começaram a pipocar as denúncias de compra de votos pelo Executivo para aprovação da matéria. Um grampo revelou que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, ambos do PFL do Acre, receberam R$ 200 mil cada um. Na gravação, outros três deputados eram citados de maneira explícita e dezenas de congressistas acusados de participação no esquema. Nenhum foi investigado pelo Congresso nem punido. Apesar das provas documentais, o então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, engavetou as denúncias. No ano seguinte, FHC se reelegeu para um novo mandato. Brindeiro foi nomeado para um segundo mandato no cargo.

    13 – O caso da Pasta Rosa: US$ 2,4 milhões

    Em 1995, servidores do Banco Central que trabalhavam em uma auditoria no Banco Econômico encontraram um dossiê com documentos que indicavam a existência de um esquema ilegal de doação eleitoral, envolvendo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Antônio Calmon de Sá, dono do Econômico e ex-ministro da Indústria e Comércio da ditadura. O esquema apontava a distribuição ilegal de US$ 2,4 milhões dos bancos a 45 políticos que se candidataram nas eleições de 1990, entre eles o José Serra (PSDB), Antônio Magalhães (do antigo PFL, hoje DEM) e José Sarney (PMDB). O ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá foi indiciado pela Polícia Federal por crime contra a ordem tributária e o sistema financeiro, com base na Lei do Colarinho-Branco. Nenhum político foi punido por causa do escândalo.

    14 – Caso Sivam: valor não contabilizado

    Primeiro grande escândalo de corrupção do governo FHC, o Caso Sivam, que estourou em 1995. envolve denúncias de corrupção e tráfico de influência na implantação do Sistema de Vigilância da Amazônia. O ponto alto foi quando o vazamento de gravações feitas pela Polícia Federal expôs uma conversa entre o embaixador Júlio César Gomes dos Santos, à época chefe do cerimonial de FHC, e o empresário José Afonso Assumpção, representante da empresa norte-americana Raytheon no Brasil, em que ambos defendiam os interesses dessa última no Sivam. E foi justamente a Raytheon que arrematou, sem licitação, o contrato de US$ 1,4 bilhão. O escândalo também envolvia ministros e outros assessores de FHC, além de empresas brasileiras. Em 1996, o deputado Arlindo Chinglia (PT-SP) protocolou pedido de instalação de uma CPI, que só saiu em 2001, mas de forma esvaziada. Como tinha maioria no parlamento, o governo FHC conseguiu abafar as denúncias. Ninguém foi punido.

    (CartaMaior)

  21. Que tipo de chantagem o filho do r. marinho foi fazer à Dilma. Porque ela não comentou sobre a visita dele. E o zé das couves, o que ainda está fazendo no governo?
    E a turma da polícia federal, juiz, e os Delegados da PF, um bando de cretinos desonestos, subordinados ao zé das couves, que se faz de morto.
    O que será que estão escondendo ou não podem falar???????

  22. *************

    ****

    *************.

    * . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  23. Se o governo não comunica, não esclarece, não se defende, não contrapõe; se o partido não age, não será eu que farei. Durante a campanha eleitoral me expus em defesa do projeto de reeleição da presidenta ao ponto de perder leitores. Querer que este pobre mortal aqui o faça é querer demais. Vejam por exemplo no que o tucanato transformou a TV Cultura: um ninho de tucanos.

  24. Falta um discurso coeso dos parlamentares e dos integrantes do governo.

    Sempre deixam a oposição gostar do jogo…

    Há um excesso de moderação, excesso de Montesquieu…

    Falta um pouco, um tiquinho que seja, de Robespierre.

    Não que se deva pensar em cortar cabeças, até porque “cabeça” não é o forte da direita.

    O enfrentamento é mais do que necessário, é, obviamente, salutar numa democracia. Só nas ditaduras se faz política com o silêncio obediente.

    A oposição chegou à conclusão que só vai voltar ao poder se fizer campanha contra o governo 24 horas por dia…

    Enquanto isso o governo não faz a sua obrigação, fazer campanha 24 horas por dia se defendendo, atacando e criando uma agenda positiva.

  25. No topo deste blog há uma cambada de fdp que criticam a Dilma, porque não é uma calhorda como a Marineca ou o Ah!esim. Esses grandes comunicadores… Se não votaram nessas opções, deveriam ter votado.

  26. *************

    Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    *************

    ****
    *************

    * . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  27. http://www.viomundo.com.br/denuncias/deputado-paulo-pimenta-denuncia-grupo-que-invadiu-plenario-da-camara-revoltados-online-e-fascista-diz.html
    Denúncias
    Pimenta denuncia grupo que invadiu plenário da Câmara

    Deputado Pimenta (PT-RS) desmascara grupo que invadiu o plenário da Câmara dos Deputados

    via assessoria

    O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) denunciou a verdadeira identidade dos líderes do grupo que tumultuou a sessão plenária de ontem (2), na Câmara dos Deputados.

    Trata-se de Marcello Reis e Mauro Sheer, comandantes do movimento Revoltados Online, que atua, especialmente, a partir do Facebook.

    O grupo é conhecido por defender o regime militar, disseminar o preconceito contra nordestinos, e contra minorias, como gays, de liderar manifestações pelo impeachment da Presidenta Dilma, e ter se associado à campanha de Aécio Neves para presidente.

    “É um grupo de extrema-direita, que se diz representante do povo, que está tumultuando o trabalho do Congresso Nacional”, acusou Pimenta.

    O líder do Revoltados Online, Marcello Reis, é o autor do Habeas Corpous número 125655, protocolado hoje (3) no Supremo Tribunal Federal para garantir a ocupação das galerias da Câmara à “coletividade interessada em assistir à sessão do Congresso Nacional”.

    No plenário, o deputado Paulo Pimenta fez um alerta à oposição. “Não se abracem a essa organização, porque se trata de uma organização fascista”, disse.

    Durante toda essa quarta-feira, Marcello Reis postou fotos ao lado do cantor Lobão, pedindo doações em dinheiro e divulgando contas bancárias para dar continuidade à “guerra entre o Bem e o Mal”, pois “não temos ninguém por trás de nós”.

    Além disso, o grupo Revoltados Online comandou ameaças e impediu a entrada de diversos parlamentares no Congresso Nacional ao longo do dia.

    Quem é Marcello Reis, o fundador do Revoltados Online

    Antes de iniciar o Revoltados OnLine, o fundador Marcello Reis criou diversos sites com oportunidades de negócio “incríveis”.

    Desde ofertas de precatórios federais, créditos de ICMS e até mesmo vendas de apartamentos no exterior. Marcello Reis possui extensa “ficha corrida” de tentativas de golpe pela Internet.

    Nas ações de Marcello Reis, é possível verificar diversos indícios de fraude. Em todos eles, Reis utiliza símbolos de órgãos do Governo tentando vincular sua imagem a instituições reguladoras, como Banco Central, CVM e Receita Federal.

    Além disso, alega fazer parte de uma organização formada por “renomados” profissionais.

    Os blogs que Marcello Reis administra têm algo em comum: todos têm a palavra online, assim como o Revoltados Online.

    http://ativosfinanceirosonline.blogspot.com.br

    http://precatoriosonline.blogspot.com.br

    http://brasilbusinessonline.blogspot.com.br

    https://www.facebook.com/pages/Ativos-Financeiros-ON-LINE/134420486629575

  28. Acredito na sabedoria da Presidenta! Nós podemos e temos o direito de ficar preocupados, mas, temos que sermos equilibrados. Não podemos entrar no jogo dos derrotados. Vencemos! Dia primeiro de janeiro irei a Brasília
    Presidenta! Tamos juntos! Viva o Brasil! Viva Dilma! Viva Lula

  29. UFA, até que enfim, palavras e pensamentos vivos, de verdade.
    O “pacote” que o Governo carrega não é seu, É NOSSO, da maioria do povo brasileiro.

  30. Considerando a maioria das intervenções, pode-se concluir que esse segundo mandato já começa desmoralizado. Os únicos que não estão ainda desmoralizados são os três ministros que chegaram agora para integrar o novo governo e, certamente porque não são do PT. Com esse nível de rejeição alimentada pela mídia golpista esse governo não termina o primeiro ano. É inacreditável e paradoxal a debilidade e covardia de um PT que acabou de ganhar a eleição para a Presidência da República.

  31. Concordo que a COMUNICAÇÂO do Governo é uma BOSTA !!, mas acho que estamos superestimando o ANTIPETISMO, impingido peça TUCANALHA GLOBOÇAL do breZeew ao BRASIL. O povo não é besta… Estão todos assistindo e vendo claramente que todos esses ataques ao PT só tem ‘1’ único objetivo: Servir de cortina de fumaça para todas as bandalheiras da OPOSIÇÂO POLÍTICO-MIDIÁTICO-PRIVADA inimputável do país. A ‘elite’ que pensa que pode se manter e manter o gigante na ilegalidade. Não deixaram a faxina começar com a OPERAÇÂO SATIGRAHA que foi ‘engavetada’ pelo STF BRINDEIRO do gil-MAU, Toffoli & Cia, será que vão deixar agora, com a VAZA-JATO, digo, ‘lava-jato’ !?! Está óbvio que querem pegar o PT para CRISTO, e tirar os seus da reta … A pregunta óbvia é: O POVO vai permitir essa canalhice !?!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    1. Ou não …

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  32. A direita tá agindo como o predador que sente a fraqueza da presa. Quanto mais o governo se encolhe, mais a oposição vai pra cima.

    Só há uma maneira de mudar isso que é indo pra cima deles com tudo! Uma reviravolta! Uma imensa campanha de contra ataque. A imprensa não pode tratar o governo de uma maneira e a oposição de outra!

  33. Aconteceu com o Mapa da Fome e voltou a acontecer, agora, com um relatório da OIT mostrando que Brasil e Argentina foram os países que mais reduziram o abismo abissal entre os menores e os maiores salários. O relatório destaca a política governamental para recuperar o poder de compra do salário mínimo. Golaço de placa dos governos Lula e Dilma.
    Procurei informações ontem nos sites do governo, na Agência Brasil. Nada. Os jornalões não têm interesse em divulgar ou levantar o debate sobre temas assim.
    Um erro lamentável da comunicação do governo Dilma. Talvez pelo dia de divulgação do relatório da OIT – uma sexta-feira.
    Pelo visto tem muito assessor de imprensa ganhando dinheiro sem fazer jus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *