Congresso dos Engenheiros: soberania nacional está ameaçada

Trecho da Carta da Engenharia Brasileira, aprovada no final de semana, no 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, realizado em Curitiba:

Com a consolidação do golpe ao mandato da presidenta Dilma Rousseff, a engenharia brasileira sofre um inaceitável processo de criminalização, com empresas nacionais fechadas, obras paralisadas e milhares de profissionais demitidos. Estas são consequências intoleráveis, frutos da crise política capitaneada pela Operação Lava Jato. Repudiamos a corrupção e exigimos a responsabilização de todas as pessoas envolvidas em desvios de conduta, sem a penalização das empresas nacionais.

A engenharia é o motor da economia de todo país, uma vez que amplia a capacidade produtiva e de investimentos. A desnacionalização da economia, em curso no Brasil, aprofunda o desmonte da engenharia brasileira, a subordinação ao capital estrangeiro, as desigualdades sociais e ameaça a soberania nacional. Repudiamos, ainda, a entrega do território brasileiro e também a privatização da Eletrobras, dos Correios, da Casa da Moeda. Reivindicamos a defesa da Petrobras pública e estatal como elemento estratégico para o desenvolvimento social. É imperativo o investimento em ciência e tecnologia, impedindo a chamada “fuga de cérebros”. Um país sem ciência e sem tecnologia é um país sem soberania nacional. A engenharia brasileira possui acúmulo tecnológico para pensar, formular, construir, projetar e inovar soluções de melhoria de condições de vida para a população.

Os delegados de sindicatos de engenheiros prometeram assumir “a tarefa histórica de resistir e lutar em defesa da engenharia, da democracia e da soberania nacional”.

Fernando Brito:

View Comments (26)

    • Nem adianta rebobinar, a opinião de muitos aqui combina com os fascistas em todos os pontos. Escolhas seletivas onde só o que eles escolhem é "política". O que estiver fora disso não conta como prioritário. Viseira de esquerda dominada pela direita.

  • O dígito verificador da conta corrente escrito no quadro amarelo está errado (é X e não 0). Sugiro correção para evitar desistência na hora do depósito.

  • Defesa da soberania nacional, evitar privatizações p/tapar rombos, defender a Petrobrás e as estatais, bem como meios de evitar que sejam cabides de emprego e custeadoras de campanhas eleitorais como foi do PT/PMDB e provedoras de contas secretas na Suiça, Panamá, Ilhas Cayman, etc, tudo bem! Vamos preservar inclusive as grandes empreiteiras, deixando-as trabalhar, mas sem soltar seus líderes que tanto prejuízo deram ao país. E lembrem-se, o Temer está propondo um grande estrago sim, mas quem afundou pra valer a Petrobrás foi o PT e seus mandatários (PMDB, PP, etc). Afinal, nos governos de Lula e Dilma, quem nomeava os Diretores das estatais que hoje devolvem milhões ?(é claro que ainda preservam valores iguais ou maiores em outras contas). A Lava jato prendeu pessoas, não prendeu empresas. E para que elas voltem às concorrências públicas devem ser passadas a limpo. Não é para isto os acordos de leniência? Querem simplesmente acabar com a Lava Jato e deixar a corrupção solta com as empresas superfaturando obras? Será que é isto que estão propondo?

    j

    • Você vai se dar muito mal na vida. Sabe por que? Porque seu raciocínio é típico do sujeito que vende o carro pra comprar gasolina, ou vende a televisão pra comprar videogame. Mas, enfim, você só está escrevendo aquilo que lhe mandaram escrever.

    • Sobre a Petrorás: "O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse à Folha que o modelo de gestão da empresa no governo tucano (1995-2002) reduzia a exploração petrolífera, desmembrava a área de refino, inibia investimentos e deixava o custo para a empresa e o lucro para o setor privado. Há inclusive documento no Fundo Monetário Internacional que comprova a tentativa do governo tucano de privatizar a estatal. A receita da Petrobras, no ano de 2002, era de R$ 69,2 bilhões. Em 2012, saltou para R$ 281,3 bilhões." http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2009/11/10/em-oito-anos-a-petrobras-cresce-1350-em-valor-de-mercado/

      • Vende a casa para pagar dívida no cheque especial ou cartão de crédito, vende a empresa pra pagar fornecedor, vende a mãe pra pagar dívida de jogo... O tal rombo arrombou-se de vez para que o "chefe do governo e amigos" que os coxinhas e trolls defendem não sejam presos. Então, vende uma das maiores empresas de petróleo do mundo para comprar apoio.

    • Eu estive presente nesse Congresso. A responsabilidade de debatermos a soberania nacional, com investimentos na infraestrutura, para o desenvolvimento social e econômico, encontrando soluções que beneficiem a sociedade e o cidadão brasileiro, vai muito além do minimalismo desse joguete de estabelecer uma relação PT-PMDB. Inclusive porque o que está destruindo o país é justamente a falta de um projeto popular, que era realizado pelo PT e foi destruído por essa quadrilha entreguista. Estamos nas mãos dos ratos do PMDB em perfeita harmonia com vermes do PSDB, DEM, PSC, MBL, CIA, et caterva.

  • Por que será que essa categoria importantíssima do Brasil não começou a se manifestar desse modo desde 2014 quando a Farsa Jato surgiu para ser cabo eleitoral de Aécio Neves?

    Outra coisa:será que Garotinho teria sido preso pela Polícia Federal se ele estivesse no ar pela rádio Globo?

    A rádio Tupi,segundo pesquisas,tem mais audiência no Rj que a rádio Sérgio Globo.

  • A Soberania Nacional começou a morrer ao som dos golpes nas panelas de madame, desfiles com camisas da seleção brasileira, por pura pirraça de Aécio.
    O escript foi dado pela Globo e executado por "uma Câmara de bandidos presidida por um bandido".
    Cai uma presidente honesta, legitimamente eleita, e botam no colo de Trump esse boneco de ventrículo. E as panelas do povo estão ficando vazias. No fim, a gente paga o pato.

  • Como engenheiro, posso afirmar o seguinte sobre minha classe: não passam de um bando de coxinhas hipócritas.

    Tanto no meio acadêmico quanto no profissional, é difícil encontrar pessoal mais fanático pela ideologia fascista. Afirmo sem dúvidas: engenheiros, em sua esmagadora maioria, odeiam pobres, odeiam minorias e adoram uma farda. É triste, mas é verdade. Posso apostar que os mesmos que agora falam de soberania nacional ensinam seus alunos de graduação que o Brasil não vale nada e estaríamos melhor lambendo as botas do Tio Sam. Essa preocupação fingida é porque perceberam que o Golpe vai atacar seus empregos.

    Assim, como médicos e advogados, não tenho a menor simpatia pela minha classe, porque sei como pensam. Que se fodam, de verde e amarelo.

  • AGORA?!... Eu que não sou engenheiro e vendo tudo que essa farsa-jato fez e faz já sabia que esta é uma operação lesa-patria e que, tirar Dilma e inabilitar Lula era condição para que o interesse dos EUA - através da CIA - se consolidasse, como só agora estes senhores dizem isso?

    Por que só agora petistas de alto calibre denunciam a farsa-jato e o cafajeste de primeira instância?

    Por que só hoje - e dia de semana !!! - marcam de fazer ato em frente a globo?

    Há quanto tempo não sabem que a Matrix, a "mão que balança o berço" é a globo?

    Não percebem que ao detonar a ALCA, proporcionar a criação dos BRICS, fortalecer o MERCOSUL e tentar criar um mundo multipolar integrando também a África, Lula comprou uma briga com os terroristas do norte?

    Não percebem que Lula foi percebido como grande liderança mundial e que isto é péssimo para o controle econômico e político dos EUA? Nunca perceberam?

    Nunca viram que a globo é o braço midiático dos EUA e que esta também recebe ordens para destruir Lula porque esses terroristas do norte querem nossas riquezas e destruír nossa soberania?

    Nunca se deram conta que mesmo a globo ganhando dinheiro à rodo durante os anos de prosperidade social nos governos petistas, o patrão do norte manda isso às favas, porque são suas empresas que têm que explorar e expropriar nossas riquezas?

    Dá p´ra entender que o ódio que inocularam em grande parte da população mesquinha, ingrata, canalha e egoísta, não é por conta dos programas sociais apenas, mas, principalmente, porque este gigante tem que ficar deitado, desacordado e pronto para ser saqueado?

    Tá difícil entender que são eles - os EUA - os financiadores do golpe? E que agora os comprados foram não apenas os milicos (cadê eles, os "nacionalistas") mas o judiciário? O que faz e fez Janot, Moro e Dallagnol nos EUA tantas e tantas vezes?

    E Barroso? Outro cachorro da CIA, participando de um tal think tank ligado aos centros de "inteligência" dos EUA, defendendo as tais "reformas" e atacando as leis trabalhistas, elogiando moro e mostrando que quem manda é o judiciário e a mídia... Claro, mandam como gerentes. O patrão é o Estado estadunidense.

    Fico pasmo em saber que o país acabou e eles - com uma síndrome de barrichello (perdoe-me o piloto) - dizendo aquilo que desde 2013 com as tais jornadas "espontâneas", já era mais que sabido. Destruiram a popularidade de Dilma, criaram uma operação que não lava nada mas que serviu para golpear nossa frágil e débil democracia, derrubaram avião do Eduardo Campos um dia após ele - na globo - não se apresentar como alternativa ao projeto petista, logo, Dilma venceria fácil no primeiro turno, caso a providenCIA "divina" não colocasse marina, derrubaram o avião do Teori, que serviou ao golpe mas mexeu com moro ao acusar suas práticas de medievais e iria investigar tucanos... e aí, petistas e clube de engenharia vêem dizer que... a soberania está ameaçada!!!!... faz-me rir, companheiros. Tinham que ter feito essa denúncia antes, em 2014. Ficaram melindrados em acusar a farsa-jato e serem chamados de petralhas, de corruptos... pois é... vamos vender pipoca e apertar parafusos. Sem empresas, sem empregos, sem leis trabalhistas, sem soberania, tecnologia... sem alma.

    • eu fui engenheiro. deixei de ser no desmonte collor/fhc.
      a engenharia brasileira foi desmontada ,da mesma maneira que está sendo, no reinado fhc.
      Lula ressuscitou o cadaver e conseguiu uma engenharia ressuscitada melhor e mais forte que a falecida.
      matar a engenharia de um país é a receita certa para garantir que o país, morto, não ressuscite.

  • Agora é tarde. Os profissionais certamente pensaram que tudo que estava ocorrendo não os atingiria.
    DORIA ou Bolsonaro representa o mesmo destino.
    Talvez agora aprendam que todo político não é igual.

  • Nem vem que não tem. Esses engenheiros, assim como a maior parte do resto da burguesia são um bando de paneleiros! Responsáveis diretos pela situação.

Related Post