Ontem, por diversos problemas técnicos, o blog teve dificuldades de acesso e, por isso, recoloco aqui o conteúdo da postagem que fiz, à tarde, sobre o imbroglio do julgamento de Geddel Vieira Lima pela Comissão de Ética da presidência da República.
O conselheiro José Leite Saraiva Filho, que pediu vistas e, depois, voltou atrás, permitindo a abertura do processo não encerrou ali as suspeitas que sua presença tem na análise das pressões feitas pelo Ministro da Secretaria de Governo sobre o demitido Ministro da Cultura, Marcelo Calero, para que este revogasse as restrições impostas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, à construção de um espigão de 107 metros de altura em área histórica de Salvador.
Ao contrário, a menos que se afaste do exame desta questão terá comprometido inapelavelmente a própria Comissão de Ética.
É que Saraiva não apenas é afilhado político do investigado quanto ele próprio advogou até pouquíssimo tempo atrás para um grupo diretamente interessado na liberação de construções, a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia.
É o que consta do julgamento do Agravo em Recurso Especial n° 967.633 -BA do Superior Tribunal de Justiça (processo 2016/0214627-7) e justamente contra, entre outros, o Iphan.
A menos que haja um homônimo completo, também advogado, também com interesses na Bahia – o Dr. Saraiva é representante da OAB baiana em Brasília – ele é, portanto, não apenas amigo do acusado como representante legal dos interessados na liberação de obras imobiliárias em Salvador.
Não é um detalhe, é motivo de impedimento (interesse no tema ) e de suspeição (amizade com o investigado). Isso são as regras éticas que a Comissão impõe e, se ela própria não as cumprir, que tipo de Ética merecerá em seu nome?
6 respostas
A culpa é da herança maldita do PT. Por trás de cada investigação de falcatrua aparecem nomes do PMDB, do PSDB e de outros partidos golpistas e a turma do abafa corre para colocar panos quentes. Mas, o que é essa herança maldita? Ter tirado o Brasil da 13a. economia mundial para a 7a, ultrapassando a Inglaterra? Ter criado centenas de escolas técnicas e dezenas de faculdades? Ter tecnologia para explorar o pré-sal a custos baixos? Ter sobrevivido 6 anos à maior crise mundial desde o crash de 1932? Ter criado 20 milhões de empregos? A cegueira é tão grande que não vêem que a roubalheira está enraizada desde a década de 80 em nossas estatais. Derrubaram um governo por que sabiam que a lava jato chegaria até eles, os verdadeiros ladrõds do país. Com a midia e nossos politicos corruptos é fácil colocar a culpa no PT. Culpa essa que condena por dominio de fato e por convicção, nunca com provas. E agora estamos diante do maior desmonte já feito nesses país, desde a era FHC. Esse governo veio para terminar o que o gagá começou: vender tudo.
Quer saber? Quero que vendam tudo. BB, Caixa, Petrobrás, BNDES, tudo que ainda resta. E quando atingirmos níveis estratosféricos de desemprego e a classe média (que pensa que é milionária) começar a comer merda, vão se dar conta de que serviram de massa de manobra oata os verdadeiros ladrões do Brasil. E, nesse dia, eu direi: vocês colheram o que plantaram: bem vindos ao inferno
Faço minha suas palavras. Nunca imaginei que o meu País se tornasse esta vergonha. Fora togados!! Que permitiram o vergonhoso 17 de abril com o CUnha ladrão e 31 de agosto com o stf/renan Canalhas! Canalhas! Canalhas!
O Skaf pato amarelo, agora é presidente do Senai. Presente dos golpistas. Enquanto isso, o desemprego bate a porta dos funcionarios do Banco do Brasil. Depois os funcionarios da Caixa. Interessante que vao privatizar o setor mais rentavel, que é a divisão de loterias. Eu quero que tudo se exploda de verde e amarelo.
Embora o judiciário seja, como diz Senadora Kátia Abreu (conheço pouquissimos homens que, politicamente, fazem juz às caçlas que vestem como essa senhora honra as suas saias!!!) – referindo–se ao juciciário : ” Ter renda acima do que diz a Constituição também é corrupção”, eu hoje li sobre uma palestra doministro Barroso, na qual ele fala umas verdades, ainda que veladamente. Procurem conhecer
O Brasil está como náufrago se apegando a qualquer coisa que boia…O governo do Mi Shel Temer está no momento tutelado pelas forças armadas, todavia, sem nenhuma legimidade constitucional pois foi fruto de um golpe parlamentar-judicial-midiático. Hoje privatizam o patrimonio do povo, amanhã desempregam os militares. Vamos aguardar para confirmar.
Hoje 25.11, uma quase uma semana depois… o Calero ja acusa o próprio Temeroso de agir pro Geddel e contra o Iphan.
A acusação tem sua lógica mesmo precisando provar, mas teeempo depois de sua saida de ministério, qual é a do Calero afinal?
E a sede acusatória do PIG ao centro do poder neste episódio, é algo suspeita, non é vero?
Quanto ao grande quadro, veja-se a brutal diferença entre Lula-Dilma e este Mordomo bucéfalo de Troia:
Os primeiros, republicana e ingenuamente FORTALECIAM os orgaos e instituições pra diminuir o espaço de corrupção, o último DETONA e enfraquece um orgão porque ele se colocou no caminho de seus apaniguados.
Os historiadores das proximas décadas não terão dificuldades: os contornos estão cada dia mais claros para que formulem suas teses e dirimam suas duvidas.