Os dois números – turismo versus inflação – devem ser contrastados, por várias razões. A principal razão é silenciar os que tentam abafar o sucesso da Copa com prognósticos sombrios de inflação.
Não é o que aconteceu. Nem o que vai acontecer.
Segundo a Polícia Federal, quase 700 mil turistas estrangeiros entraram no Brasil em junho, por terra, mar ou ar. A grande maioria veio para a Copa, segundo a própria PF.
Esse número é 131% superior à quantidade registrada no mesmo período do ano passado.
Não sou apenas eu que digo. É a capa da Folha de hoje:
Só a prefeitura de São Paulo estima que turistas injetaram R$ 1 bilhão na cidade. E os custos operacionais da mesma prefeitura não ficaram acima de R$ 40 milhões, segundo a mesma.
Empresários do Rio de Janeiro, por sua vez, estimam que o número de turistas que vieram à cidade superaram em 50% os 400 mil previstos pela Embratur. A taxa de ocupação nos hotéis para este fim de semana está em 97,4%, contra 86% no último reveillon – “o maior espetáculo do planeta”.
Segundo matéria publicada na Folha de hoje, um eufórico Pedro de Lamare, presidente do SindRio, sindicato que reúne hotéis, bares e restaurantes, afirmou que “isso cria um novo patamar de possibilidades”. Os empresários asseveram que o maior ganho do Mundial foi a descoberta da cidade pelos latino-americanos.
Enquanto o turismo sobe, a inflação, por sua vez, declina.
O blog já trouxe um post sobre o assunto dois dias atrás, mas agora eu reproduzo algumas tabelas colhidas no site da Fundação Getúlio Vargas. E houve divulgação ontem do IPC-1, que mede a inflação para famílias de baixa renda.
O IPC-1 de junho ficou em 0,35%, contra 0,58% em maio. Mais uma queda, portanto, puxada sobretudo pelo item Alimentação.
Na tabela 3, vemos que o índice só não foi melhor por causa de itens sob influência direta da Copa, como “refeições em bares e restaurantes”, aluguel e hotel.
O FGV também encerrou a apuração sobre o primeiro decêndio de julho (primeiros dez dias), e detectou deflação (inflação negativa) de 0,50%.
Conclusão: é evidente que a Copa não resolveu todos nossos problemas, e também que a inflação permanece uma preocupação central para o governo e a sociedade. Mas não é honesto fazer terrorismo com isso, forjando um clima de alarmismo que não corresponde à realidade.
5 respostas
São os senhores da mentira e da desinformação com sua sócia, a velha mídia.
E dizer que o economista de meia tigela Celso Ming,vive falando de inflação,sempre detonando o governo,está agora falando dos turista da copa,de hotéis vazios,que não é este,o sucesso,que não rendeu tudo isto,este é um despeitado,vendido,só para segurar seu emprego.
Um absurdo o que a grande mídia da casa grande faz… Eles não informam o POVO, eles ALUCINAM !!! LEI DE MÍDIAS, JÁ !!
“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÉ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! ******* “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
Nao importa o que a oposiçao diz e sim o que somos. Conduzir o país para uma sociedade, mais justa e igualitaria é o que interessa a maioria dos brasileiros, isto o PT vem fazendo em grande estilo.