Cristovam não virou vinho, virou vinagre

A frase que se atribui ao Papa João XXIII – Os homens são como o vinho – alguns viram vinagre, mas outros melhoram com a idade – bem cabe para colocar o Senador Cristovam Buarque na categoria de “alguns”, não na de “outros”.

A destilar seu fel e seu ressentimento, ao reduzir o momento dramático do discurso de Lula pouco antes de seu encarceramento a uma observação azeda e “despeitada” sobre a suposta “demagogia” de permitir o acesso de pessoas mais pobres à Universidade porque, segundo ele, seria preciso antes haver um “bom ensino médio”, como se isso fosse uma excludente e – pior ainda – a condenação de quem não o teve a não poder ter um curso superior, recuperar as deficiciências e tornar-se um profissional de boa qualidade ou desenvolver as virtudes que o ambiente universítário e seus espaços de conhecimento e convívio oferecem.

O castigo à pequenez do senador, porém, veio depressa.

Em uma enxurrada de tuítes  de gente que se beneficiou do que ele chamava de “demagogia”, mas que foi essencial em suas vidas, que reproduzo abaixo numa coleta feita por uma moça lá das Alagoas de meus avós paternos.

Talvez piores para Cristovam nem sejam as palavras de João XXII, mas as de Cora Coralina, que falava da ação dos tempos sobre os homens dizendo que a uns transformavam em água – capazes do que ele não foi, da “ajuda em hora difícil de um amigo, mesmo estranho” – outros em vinho – “arrolhado seu espírito de conteúdo excelente em todos os sentidos” e que “não improvisa — estuda, comprova”.

Pois, no poema de Cora, Cristovam não cabe nestas categorias, faz parte de outra:

Há de permeio o homem vinagre,
uma réstia deles,
mas com esses, não vamos perder espaço.
Há lugar na vida para todos.

 

Fernando Brito:

View Comments (63)

  • O sujeito é muito amargo. É um fel. Decrepitude ficou e se instalou.

      • Sobre Cristóvão Buarque pode-se parodiar que "nada [feito por Lula] vale a pena"..." porque a alma [de Buarque] já é pequena" ... talvez por inveja e/ou ressentimento pretensioso...

    • Que triste final de vida terá esse MERDA Cristovam Buarque. Vai colher o que plantou!

    • Se existe uma coisa que a elite (e uma parte da classe média que se acha nobre) não perdoa, é que o pobre invada seus "territórios" (o aeroporto, o shopping, a universidade, as estradas, os hotéis etc....). Lembra nos tempos do PT a raiva dessa turma com os aeroportos "lotados parecendo uma rodoviária", com os shoppings sendo visitados por gente da periferia, com as faculdades se enchendo de jovens filhos de operários (se misturando com os "nossos filhos") etc.. etc.??.O ódio dessas pessoas não tem nada a ver com a corrupção (que existe desde os tempos de D.Pedro I), mas sim em ter que compartilhar seus
      espaços de privilégio. Como bem resumiu uma madame: " comprar smartphone perdeu a graça, qualquer filho de empregada tem um....."

  • Buarque, Hélio Bicudo , Marta Suplicy e Blábláblárina Silva usaram o PT e o Lula depois cuspiram como se fosse o bagaço.

  • Pois eu afirmo,para todos os que postaram comentários ao respeito do senador,que anões intelectuais,não merecem nem respostas.E o pior,é que esse lixo,foi ate reitor de escola pública.

  • Caso exista o inferno de Dante, CB passará um bom tempo em cada vala. E, pior: farão companhia a ele a Martaxa, a Blablarina, o Roberto Freire, o José Anibal e tantos outros seres desprezíveis que não valem as roupas que vestem!

    • Certamente, o pior dos infernos é aquele destinado aos traidores.

  • Cristovam Buarque se tornou um NADA. Um porra nenhuma. E assim morrerá...uma lápide apagada pelo vinagre.

    • Se tiver oportunidade, algum dia , mijarei no túmulo dele e de outros golpistas..será um turismo interessante....

  • Cristovam Buarque, uma figura que definha a cada dia, sem perder a mesquinhez jamais.

    Um ídolo de barro da Educação nacional, que passa despercebido até na Universidade de Brasília, seu outrora berço intelectual e político.

    Golpista de fraque e bengala, mas tão ou mais vil que um Romero "com o Supremo e tudo" Jucá.

    Cristovam é uma excrescência moral em franca, lenta e gradual decomposição. Sumirá no pó das nulidades.

  • Morre de inveja do Haddad e, principalmente, do lula. O senador é um mini cidadão, um anão moral. Ele é o retrato de uma elite medíocre e entreguista.

    • Nem para retrato desta elite serve, é um serviçal. É apenas o homem do cabungo (tonel de madeira onde a elite defecava e urinava antes que houvessem redes de esgoto e que era recolhido pelos homens do cabungo para serem esvaziados). Cristóvão serve apenas para despejar os dejetos dos valores morais e do caráter desta elite escravocrata, Cristóvão toma conta do cabungo de suas consciências e despeja o seu conteúdo a céu aberto.

  • Cristovam é burro-com-força, como o pessoal diz aqui em Uberaba. Nesses casos, os títulos são só um disfarce.

  • Nossa esperança é que esses que conseguiram entrar nas universidades, Amanhã sejam os juizes e Advogados deste país, e trabalhem pelo país e pelo seu povo, tirando essa oligarquia do poder.

  • E quantos aos prêmios internacionais e pesquisas associadas de brasileiros com profissionais de universidades de ponta com incentivo de CAPES, CNPq e outras agências nacionais e internacionais? O intercâmbio de jovens da educação média. O ex-reitor tinha, no meu tempo, um bordão: "o pacto da mediocridade: o professor faz que ensina; o aluno finge que aprende". Esse bordão não produziu nada de bom; só aumento de nossos complexos.

Related Post