Cristovam não virou vinho, virou vinagre

cricristovam

A frase que se atribui ao Papa João XXIII – Os homens são como o vinho – alguns viram vinagre, mas outros melhoram com a idade – bem cabe para colocar o Senador Cristovam Buarque na categoria de “alguns”, não na de “outros”.

A destilar seu fel e seu ressentimento, ao reduzir o momento dramático do discurso de Lula pouco antes de seu encarceramento a uma observação azeda e “despeitada” sobre a suposta “demagogia” de permitir o acesso de pessoas mais pobres à Universidade porque, segundo ele, seria preciso antes haver um “bom ensino médio”, como se isso fosse uma excludente e – pior ainda – a condenação de quem não o teve a não poder ter um curso superior, recuperar as deficiciências e tornar-se um profissional de boa qualidade ou desenvolver as virtudes que o ambiente universítário e seus espaços de conhecimento e convívio oferecem.

O castigo à pequenez do senador, porém, veio depressa.

Em uma enxurrada de tuítes  de gente que se beneficiou do que ele chamava de “demagogia”, mas que foi essencial em suas vidas, que reproduzo abaixo numa coleta feita por uma moça lá das Alagoas de meus avós paternos.

Talvez piores para Cristovam nem sejam as palavras de João XXII, mas as de Cora Coralina, que falava da ação dos tempos sobre os homens dizendo que a uns transformavam em água – capazes do que ele não foi, da “ajuda em hora difícil de um amigo, mesmo estranho” – outros em vinho – “arrolhado seu espírito de conteúdo excelente em todos os sentidos” e que “não improvisa — estuda, comprova”.

Pois, no poema de Cora, Cristovam não cabe nestas categorias, faz parte de outra:

Há de permeio o homem vinagre,
uma réstia deles,
mas com esses, não vamos perder espaço.
Há lugar na vida para todos.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

63 respostas

      1. Sobre Cristóvão Buarque pode-se parodiar que “nada [feito por Lula] vale a pena”…” porque a alma [de Buarque] já é pequena” … talvez por inveja e/ou ressentimento pretensioso…

    1. Se existe uma coisa que a elite (e uma parte da classe média que se acha nobre) não perdoa, é que o pobre invada seus “territórios” (o aeroporto, o shopping, a universidade, as estradas, os hotéis etc….). Lembra nos tempos do PT a raiva dessa turma com os aeroportos “lotados parecendo uma rodoviária”, com os shoppings sendo visitados por gente da periferia, com as faculdades se enchendo de jovens filhos de operários (se misturando com os “nossos filhos”) etc.. etc.??.O ódio dessas pessoas não tem nada a ver com a corrupção (que existe desde os tempos de D.Pedro I), mas sim em ter que compartilhar seus
      espaços de privilégio. Como bem resumiu uma madame: ” comprar smartphone perdeu a graça, qualquer filho de empregada tem um…..”

  1. Buarque, Hélio Bicudo , Marta Suplicy e Blábláblárina Silva usaram o PT e o Lula depois cuspiram como se fosse o bagaço.

  2. Pois eu afirmo,para todos os que postaram comentários ao respeito do senador,que anões intelectuais,não merecem nem respostas.E o pior,é que esse lixo,foi ate reitor de escola pública.

  3. Caso exista o inferno de Dante, CB passará um bom tempo em cada vala. E, pior: farão companhia a ele a Martaxa, a Blablarina, o Roberto Freire, o José Anibal e tantos outros seres desprezíveis que não valem as roupas que vestem!

  4. Cristovam Buarque se tornou um NADA. Um porra nenhuma. E assim morrerá…uma lápide apagada pelo vinagre.

    1. Se tiver oportunidade, algum dia , mijarei no túmulo dele e de outros golpistas..será um turismo interessante….

  5. Cristovam Buarque, uma figura que definha a cada dia, sem perder a mesquinhez jamais.

    Um ídolo de barro da Educação nacional, que passa despercebido até na Universidade de Brasília, seu outrora berço intelectual e político.

    Golpista de fraque e bengala, mas tão ou mais vil que um Romero “com o Supremo e tudo” Jucá.

    Cristovam é uma excrescência moral em franca, lenta e gradual decomposição. Sumirá no pó das nulidades.

  6. Morre de inveja do Haddad e, principalmente, do lula. O senador é um mini cidadão, um anão moral. Ele é o retrato de uma elite medíocre e entreguista.

    1. Nem para retrato desta elite serve, é um serviçal. É apenas o homem do cabungo (tonel de madeira onde a elite defecava e urinava antes que houvessem redes de esgoto e que era recolhido pelos homens do cabungo para serem esvaziados). Cristóvão serve apenas para despejar os dejetos dos valores morais e do caráter desta elite escravocrata, Cristóvão toma conta do cabungo de suas consciências e despeja o seu conteúdo a céu aberto.

  7. Cristovam é burro-com-força, como o pessoal diz aqui em Uberaba. Nesses casos, os títulos são só um disfarce.

  8. Nossa esperança é que esses que conseguiram entrar nas universidades, Amanhã sejam os juizes e Advogados deste país, e trabalhem pelo país e pelo seu povo, tirando essa oligarquia do poder.

  9. E quantos aos prêmios internacionais e pesquisas associadas de brasileiros com profissionais de universidades de ponta com incentivo de CAPES, CNPq e outras agências nacionais e internacionais? O intercâmbio de jovens da educação média. O ex-reitor tinha, no meu tempo, um bordão: “o pacto da mediocridade: o professor faz que ensina; o aluno finge que aprende”. Esse bordão não produziu nada de bom; só aumento de nossos complexos.

  10. Os despeitados de sempre: FGagáC, marina silva, cristovan e agora tem também o ciro boca-de-latrina.

  11. Duas filhas e uma enteada que estudaram em escolas públicas. Duas já
    formadas e a terceira formando esse ano. Uma esolheu ser nutricionista,
    outra engenheira e outra o direito penal. Essa, estudando muito visando
    o futuro. Os “acadêmicos” de merda, entre eles esse senhor e o tal
    fgagac, com suas invejas doentias, perseguem o Lula, um homem que
    quando na presidência, preocupado com os menos favorecidos desse
    país, proporcionou oportunidades antes negadas pela pseudo elite, a
    parasitária que sempre mamou e que quer continuar mamando, nas tetas
    da mãe pátria. Para eles, dar essas oportunidades é ser demagogo, é “não
    descer do palanque eleitoral”, é ser “populista”. Querem medir o Lula,
    pelas suas réguas. Desconhecem que o verdadeiro siginificado dessa
    palavra: Populismo, termo composto por “povo” e “ismo”, SIMPATIA pelo povo.
    Sentimento que fingem ter somente em vésperas de eleições. Querem esses
    palhaços golpistas, serem os donos dos destinos de milhões de
    brasileiros. Que sejam, mas dos alienados pela mídia fajuta, dos coxinhas imbecilizados,
    dos midiotas e dos patos mani”fantoches” da paulicéia.

  12. Eu votei em Cristovam para o eleger governador de Brasília em 1994. Repeti o voto em 1998, quando ele perdeu para Roriz por uma ínfima quantidade de votos. Em 2002 votei para eleger Cristovam Senador da República, e fiz nova repetição de voto para reeleger Cristovam em 2010. Dessa última eleição Cristovam está encerrando seu mandato neste 2018. Ano que vem Cristovam deverá se internar num asilo para debilitados morais e éticos. EU SOU CULPADO DOS DIVERSOS MANDATOS DE CRISTOVAM. Um de seus eleitores, um dos culpados. Eu me penitencio. Eu peço desculpas a todos aqueles aos quais pedi votos para eleger e reeleger Cristovam. Assistir e ouvir Cristovam hoje produz em mim uma dor profunda. Ainda bem que arrependimento não mata, só nos ensina. Senão estaria fulminado por eleger e reeleger um crápula, vil, mesquinho, podre, cínico, hipócrita, canalha, covarde, sujeito menor que não merece nem um túmulo pra ser sepultado. Cristovam merece o mais veemente repúdio de todos aqueles que foram enganados por sua pseudo humanidade, agora revelada como a maior empulhação havida na capital da República. Nojento, asqueroso, um verme. Por isso, não joguem terra quando esse corpo virar cadáver, pois ele vai se decompor em minutos. O verme do Cristovam vai se transformar num amontoado de vermes decompondo o Cristovam verme.

  13. Um dos belos atos de Lula, demitir este crápula por telefone, foi um deles. entre tantos do seu governo. #LulaLivre, #Lulasábio

  14. Cristóvão, heloísa, marina, marta… Todos escolheram alguns pequenos ilusórios instantes de holofotes e a fantasiosa trégua da globo. Depois, o ostracismo e a convivência com o próprio ódio e ressentimento, consigo mesmos, e mais ninguém sequer pra conversar, afinal, quem confia em traidores? E Lula e o PT? Seguem lutando, fortes, ainda constantemente atacados pela globo, pelo sistema, como sempre, com a mesma coragem e persistência.

  15. Acho que Cristóvão é cego. Só um cego não consegue enxergar o que se passou há dois dias lá em São Paulo, especificamente dentro da Sede do Sindicato que deu origem ao Líder mundial, chamado Lula. Por certo também se transformou num ser alienado, pra não atentar para as reações do Planeta contra as arbitrariedades cometidas pela nossa injustiça, ou pelos parlamentares que acatam suas tiradas infelizes, como essa última. Ficou muito feio pra ele, haja vista o resultado com tais depoimentos, que servem como uma tapa na cara desse homem estúpido.
    Tem gente que quer aparecer a qualquer custo.

  16. ESSE SENADORZINHO CRISTOVAM BUARQUE GOLPISTA E UM CANALHA MESMO , LAMBEU AS BOTAS DE LULA E AGORA O ESTA CRITICANDO , O QUE ESSE CAFAJESTE FASCISTA FEZ DE BOM PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL COMO O LULA , QUAL O GRANDE FEITO QUE ESSE SENADORDIZINHO DECREPITO FEZ PELA EDUCAÇÃO DO BRASIL , REALIZOU O PIOR GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL , FOI DEMITIDO POR LULA POR INCOMPETÊNCIA EM PORTUGAL , E CLARO QUE ELE POSSUI UM ODIO MORTAL DE LULA .

  17. LULA LIVRE JÁ! Penso que nem vinagre o senador Cristovam Buarque merece ser chamado. Num momento como esses, esse senador (além de outros) merecem ser chamados de esgoto, de chorume de lixão, pois é isso que este senador golpista-canalha virou.

  18. -Ei, pssit, você aí…! Não concluiu um bom ensino médio? Pois então lhe prometo um diploma universitário muito loco, feito na hora…! Sinceramente, como é que alguém algum dia acreditou que esse Cris era sério?

  19. Quando li o que esta figura disse me embrulhou o estomago, partia pra uma resposta à altura ( difícil se curvar a tanto…). Mas o texto do Brito me poupou, eu não teria estatura (agora honesta e cruamente) para o fazer tao bem. Vade retro, coisa ruim.

  20. CRISTOVAM BUARQUE É A MOSTRA NO QUE SE TRANSFORMARAM OS GOLPISTAS…. ESTÃO TODOS DERRETENDO!
    BUARQUE É APENAS MAIS UM DOS TRAIDORES DA DEMOCRACIA E DO POVO BRASILEIRO QUE APOSTOU QUE A GLOBO IRIA “PAUTAR” A CONSCIÊNCIA NACIONAL!
    AGORA, SUBITAMENTE O MENTIROSO SE DEU CONTA DE QUE OS ELEITORES SABEM O QUE ELE FEZ…
    TCHAU, COLEGA DOUTOR…. BYE, BYE…

  21. Um pequeno arrogante, um anão que desapareceu em si, é como se fosse um buraco negro sideral, foi engolido por si, pela prepotência e arrogância. Quem irá lembrar de você daqui uns tempos: ?! ” Talvez os que passarão em frente a sua lápide”.

  22. SEGUE O GOLPE
    A Rede Globo não foi destruída,
    O Congresso ao fascismo se rendeu,
    De forma escancarada e descabida
    A maioria dele se vendeu.

    Sob as asas da Águia Americana,
    Do nosso Mundo a grande predadora,
    A barbárie nos mostra a face insana,
    Abrindo aqui a Caixa de Pandora.

    Com Parlamento, Supremo, com tudo,
    O golpe outro ladrão já confessou,
    Tendo as Forças Armadas como escudo;

    Como a direita teve sempre aceso
    Um vil desejo que nos suplantou
    Estamos vendo o nosso Lula preso!
    Tarcísio Arruda
    09/04/18

  23. Ia escrever alguma coisa sobre este homem… Mas já de início, vi que não valia a pena perder tempo com isso… Vamos versar sobre coisas boas…

  24. Ele não se conforma, em ter perdido na candidatura para Presidente, para o LULA, considerado analfabeto. E ficou em 4º lugar, no 1º turno.

  25. Meus três filhos estudaram em escola pública de uma cidade pequena do interior. O primeiro e o segundo formaram-se em educação física e medicina, em universidades particulares. O terceiro, cursou o Cefet e está terminando seu bacharelado em uma universidade pública. Sou muito agradecido às escolas públicas de nossa pequena cidade do interior. Principalmente, àquela que os recebeu no ensino médio. Esse senador não pára de destilar seu ódio golpista. Que Deus tenha piedade desses fariseus!

  26. O seu lugar ele sabe bem, é do lixo da história, sua amargura vem do fato de Lula te-lo destituído do ministério da educação por telefone e em seu lugar colocado Tarso Genro. Lula alegou a Cristovam, que o estava demitindo porque a reforma universitária pretendida pelo governo necessitava de alguém de fora do ambiente acadêmico. Em conversas reservadas com aliados, Lula se queixava das críticas do ex-ministro ao governo e reclamava que ele é ‘um bom formulador e um mau gestor’. Alguém saberia dizer o que esse homem, em todos esses anos fez pela educação? Lula que modificou radicalmente o panorama da educação no Brasil ao perceber que não conseguiria nada do que fez com esse sujeito.

  27. Que hipocrisia do Senador. Quer dizer que um bom ensino médio não é possível de fazer em escolas públicas? a mesma escola pública que havia quando o senador foi Ministro da Educação no governo Lula. Não deveria acreditar nem em sua competência como ministro à época, já que com estas palavras contribui para denegrir o ensino público. Está querendo dizer então, que somente sendo aluno das escolas particulares, e por conseguinte pertencentes às “melhores famílias” que o sujeito pode ter o direito de entrar em uma universidade?

  28. Este golpista decrépito é um ressentido, um pústula que passará o resto de seus dias procurando ninharias para atacar os feitos de Lula/ Dilma/ PT…

  29. Sinceramente não sei o que é mais destrutivo para quem o cultiva: o ódio ou o ressentimento. Ambos emburrecem, cegam, envenenam a mente e alma. O ódio animaliza o ser humano tornando-o agressivo e violento. Acaba por sufocar o indivíduo e tirar-lhe a capacidade de agir racionalmente. Já o ressentimento, é mais lento. Filho de egocentrismo exacerbado, ele cresce quando esse ego hipertrofiado entra em choque com uma realidade adversa. e vai aos poucos tomando conta do frustrado. Seu veneno é bem mais lento que o do ódio mas igualmente danoso. Ele traz a amargura, incapacidade de encarar a realidade objetivamente, o desejo de vingança e a decadência moral. Temos alguns exemplos muito recentes de ressentidos que puseram a perder tudo o que construíram durante toda uma vida: hélio bicudo, marina silva, martha, e cristovam, são os casos mais evidentes! Triste, muito triste!

  30. E pensar que um dia quase votei nele por ter como slogan de campanha a Revolução pela Educação… Mais um hipócrita!!!

  31. E pensar que quase votei nele devido ao slogan da Revolução pela Educação!… Mais um hipócrita!!!

  32. Deixem esse golpista afogar-se em seu oceano de ressentimentos e amargura, temos assuntos mais importantes para discutir, esse senhor aí? passou…………

  33. O senhor, Cristovam é isso mesmo, um cara sem identidade,foi eleito graça ao PT, só que a mamata acabou,hoje ele não se elege a síndico do bloco aonde mora.O partido dos trabalhadores o tirou do anonimato lhe deu visibilidade,foi um reitor medíocre,como professor suas aulas davam sono até ele, dormia em sala de tanta monotonia,como governador foi um desastre para o PT e para o DF,tentou incutir na cabeça das pessoas um discurso frágil e sem consistência sobre educação,como nunca ele foi um educador a coisa não andou,logo perdeu as eleições para o Roriz sem saber explicar por que foi preterido,tentou creditar o seu fracasso aos professores do DF, mesmo assim o PT e Lula o nomeou ministro da educação,por pura incompetência foi demitido por telefone e, é aqui onde reside, todo ódio de Cristovam, ao maior presidente de todos os tempos,LUIS INÁCIO DA SILVA.A proposito, o traíra hoje estar no partido certo,composto por fascistas e invejosos,quando falar de LULA lave essa boca nojenta seu merda.

  34. não custa lembrar que qdo ministro o sujeito se recusou a implementar o PROUNI, por ele os milhões de bolsistas contemplados estariam até hj esperando a qualidade do ensino médio

  35. Eu ainda pensei um dia: -“Coitado do professor Cristovam Buarque, …nessas alturas dos acontecimentos, deve estar arrependido do caminho que tomou”!…Mas não, o ex-reitor da UnB não aprendeu nada com os próprios erros e se apresenta a cada dia mais amargo!…Talvez, um dia, seus olhos se abram de repente e ele se veja muito mal!…Mas é melhor que seja logo!…

  36. Sou filho de servidor público e conquistei 2 títulos acadêmicos, egresso de escola pública. Na minha época não tinha Cristovam Buarque. Parafraseando: – “Triste Fim de Policarpo Buarque”.

  37. Muitos homens são vinagres , deles se aprende muito . Numa entrevista que Pedro Bial fez a Paulo Coelho , deu para ver tem muita gente parecida . O então petista ou simpatizando Paulo Coelho diz : ” Que Lula em visita ao Rio de Janeiro em uma das favelas aonde ele tem um projeto social , passou perto e não visitou o seu projeto social “. Deixou a entender que sempre ajudou o o PT e o ex presidente , e que agora não fede e nem cheira para ele .” Não ajudo mais também não atrapalho “. Na entrevista também foi perguntado sobre José Dirceu e desconversou e lançou um desconhecido a candidato a presidência . As pequenas mágoas e as grandes revelam caráter . Maktub é uma farsa , assim Como Cristovam .
    Obs : Assistam no Youtube ( Entrevista de Paulo Coelho a Pedro Bial – Glbonews )

  38. Lula recebeu ontem mais um título de Dr. de uma Universidade de Rosário, na Argentina. Cristovam merecia perder o dele.

  39. “A ingratidão provém, com certeza, da impossibilidade de pagamento da dívida.” (Honore de Balzac)

  40. Excelente FB. Diploma não é mérito, é direito. Da mesma forma como é direito ser atendido num hospital quem quebrou o dedo e quem quebrou a coluna, não importa como se machucaram, não importa o que estavam fazendo.

  41. A que ponto pode chegar uma pessoa que se diz educadora, sendo ele representante de uma parcela de pessoas que confiaram nele sua arma mais poderosa ,o voto. Este ser não é o vinagre e muito menos o vinho , ele conseguiu ser o chorume de uma decomposição moral.

  42. Ele apenas é um oportunista, cresceu nas costas das esquerdas. Cospe no prato que muito comeu, somou muito pouco por lá, agora faz o que sabe, subtrai.

  43. Esse é embusteiro decrépito, sempre usou o discurso da educação com viés político para obter dividendos eleitorais. Mas.. o povo aprendeu mais que ele em toda sua carreira, e responde à altura a suas baboseiras..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.