Como diz o ditado, os cães passam…
Essa reportagem do Diário do Nordeste, importante jornal do Ceará, indicada pelo leitor Cícero, está realmente muito boa. Faz exatamente aquilo que se espera de uma imprensa honesta e imparcial. Em vez de se ater às declarações coxínicas dos corporativistas, os repórteres viajaram para onde os médicos cubanos já iniciaram seus trabalhos. E detectaram uma grande aprovação popular ao trabalho deles.
Trecho da matéria:
O agricultor Benevides Vieira fez a primeira consulta com queixa de dor de cabeça e incômodo na garganta. “Gostei muito e entendi tudo”, disse. “Agora ficou bem melhor porque antes a gente tinha que ir para Quixelô, atrás de um médico”.
No início da tarde desta quinta-feira, Ivan Rodriguez fez duas visitas domiciliares. É a quinta em apenas uma semana. “Aqui na comunidade nunca trabalhou um médico e imagina vir um aqui na minha casa. Meu Deus, isso é muito bom, nunca imaginei que isso pudesse acontecer”, disse a aposentada, Francisca Moreira de Carvalho que foi consultada no alpendre de casa. Diariamente, os médicos cubanos percorrem centenas de quilômetros entre a sede do município e a UBS. Chegam por volta das 9 horas e só saem às 17 horas. Não há limite de consultas. “Nós cubanos somos prestativos e viemos aqui para trabalhar, para atender as pessoas pobres, que necessitam dos nossos serviços”, disse Ivan Rodriguez.
View Comments (31)
Emocionante.
Vendo uma coisa dessas, da ate vontade de ir la, tomar injecao pra gripe. Saude. Povo Brasileiro.
Uma idéia maravilhosa de Dilma. Uma resposta a altura aos anseios do povo.
Quando que os médicos brasileiros vão trabalhar de 9 as 17h (cumprindo carga horária), e sem limites pra consulta?
O PSF funcionava assim... vai pra comunidade na zona rural, atende quem aparecer e tchau. Nunca cumpriram carga horária.
Sejam bem vindos médicos cubanos!
Espero que a PRESIDENTA DILMA traga milhares de médicos cubanos para atender o nosso povo necessitado e que ela ganhe mais quatro anos de governo para fazer muito mais pelo povo brasileiro.
Alguém em sã consciência, pensou por um minuto apenas que os "doutores" brasileiros iriam largar sua boa vida atendendo pacientes por R$ 200,00 a consulta, para atender em domicílio em algum lugar perdido nos confins desse nosso gigante Brasil?
É até emocionante ler isso. Dá um ânimo a mais. #Dilma2014
nossos medicos poderiam copiar este exemplo....mas são ensinados a serem coxinha de jaleco....
pobres medicos brasileiros...
Aqui e em outros blogs já foi explicado, até por entrevistas dos próprios médicos cubanos, que eles, primeiro, concordam com a parte retida por seu governo para soluconar, em parte, o poblema da falta de divisas causada pelo criminoso bloquio norte-americano e porque é uma forma de retribuir o que o governo gastou com a educação deles e de ajudar seu povo, segundo, o que resta de salário é muitíssimo mais do que ganham em Cuba, onde o custo de vida é baixíssimo e saúde e educação,melhores do que do chamado primeiro mundo, são gratuitas.Portanto, não se acham coitados. Informe-se mais, Erika.
Quando se trata da melhoria da qualidade de um povo desassistido, não importa a nacionalidade do profissional o que importa e a sua qualificação e o AMOR pelo que está fazendo. Fico muito feliz!!!