Cubanos fazem sucesso no sertão nordestino

Como diz o ditado, os cães passam…

Essa reportagem do Diário do Nordeste, importante jornal do Ceará, indicada pelo leitor Cícero, está realmente muito boa. Faz exatamente aquilo que se espera de uma imprensa honesta e imparcial. Em vez de se ater às declarações coxínicas dos corporativistas, os repórteres viajaram para onde os médicos cubanos já iniciaram seus trabalhos. E detectaram uma grande aprovação popular ao trabalho deles.

Trecho da matéria:

O agricultor Benevides Vieira fez a primeira consulta com queixa de dor de cabeça e incômodo na garganta. “Gostei muito e entendi tudo”, disse. “Agora ficou bem melhor porque antes a gente tinha que ir para Quixelô, atrás de um médico”.

No início da tarde desta quinta-feira, Ivan Rodriguez fez duas visitas domiciliares. É a quinta em apenas uma semana. “Aqui na comunidade nunca trabalhou um médico e imagina vir um aqui na minha casa. Meu Deus, isso é muito bom, nunca imaginei que isso pudesse acontecer”, disse a aposentada, Francisca Moreira de Carvalho que foi consultada no alpendre de casa. Diariamente, os médicos cubanos percorrem centenas de quilômetros entre a sede do município e a UBS. Chegam por volta das 9 horas e só saem às 17 horas. Não há limite de consultas. “Nós cubanos somos prestativos e viemos aqui para trabalhar, para atender as pessoas pobres, que necessitam dos nossos serviços”, disse Ivan Rodriguez.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Quando que os médicos brasileiros vão trabalhar de 9 as 17h (cumprindo carga horária), e sem limites pra consulta?

    O PSF funcionava assim… vai pra comunidade na zona rural, atende quem aparecer e tchau. Nunca cumpriram carga horária.

    Sejam bem vindos médicos cubanos!

  2. Espero que a PRESIDENTA DILMA traga milhares de médicos cubanos para atender o nosso povo necessitado e que ela ganhe mais quatro anos de governo para fazer muito mais pelo povo brasileiro.

  3. Alguém em sã consciência, pensou por um minuto apenas que os “doutores” brasileiros iriam largar sua boa vida atendendo pacientes por R$ 200,00 a consulta, para atender em domicílio em algum lugar perdido nos confins desse nosso gigante Brasil?

  4. nossos medicos poderiam copiar este exemplo….mas são ensinados a serem coxinha de jaleco….
    pobres medicos brasileiros…

  5. Aqui e em outros blogs já foi explicado, até por entrevistas dos próprios médicos cubanos, que eles, primeiro, concordam com a parte retida por seu governo para soluconar, em parte, o poblema da falta de divisas causada pelo criminoso bloquio norte-americano e porque é uma forma de retribuir o que o governo gastou com a educação deles e de ajudar seu povo, segundo, o que resta de salário é muitíssimo mais do que ganham em Cuba, onde o custo de vida é baixíssimo e saúde e educação,melhores do que do chamado primeiro mundo, são gratuitas.Portanto, não se acham coitados. Informe-se mais, Erika.

  6. Quando se trata da melhoria da qualidade de um povo desassistido, não importa a nacionalidade do profissional o que importa e a sua qualificação e o AMOR pelo que está fazendo. Fico muito feliz!!!

  7. A medicina que eu imaginava quando criança. Quando me deparei com a medicina nossa de cada dia, pensei: e agora? quem poderá nos salvar?

  8. Érica sinto pena da sua pequenez. Ou você é totalmente desprovida de informação, ou se informa pela revista veja, ou é tucana ou por outro lado é uma grande leviana. Eu não sei o que passa por sua cabeça, é pela sua resposta que saberei. Geralmente são contra tudo que o governo faça e deve ser adoradora dos norteamericanos, de suas bombas, suas mortes. A quantos governos já passamos e qual foi que fez o que esse está fazendo. Você não lê estatísticas, não lê pesquisa, não viu nenhum relatório da ONU, UNICEF sobre a mortalidade infatil e a drástica queda que houve a partir de LULA. Acho que já sei que voltará com todo ódio ao dar a resposta.

  9. Parabéns, a questão não é ser contra os médicos Cubanos, mas sim pela forma que este programa mais médicos foi conduzido, milhões de reais sendo enviada a Cuba através desse programa, enquanto milhões aqui passam fome, professores em greve na tentativa de ter o minimo de dignidade salarial, educação e segurança a beira da falência, enfim não tenho duvida da competência desses médicos que aqui vieram o problema é a forma que todo este processo foi conduzido.

    1. Milhões de reais dos nosso impostos são gastos para financiar os estudos de medicina de jovens da classe média e rica deste nosso Brasil. Que maravilha se todos os profissionais, não só os médicos, formados em Universidade Estatais tivessem esta atitude dos médicos cubanos: não ficar esperando serem procurados, mas ir ao encontro e trabalhar para os mais necessitados, que também ajudaram a pagar seus estudos!

  10. Por conhecer um pouco a prática profissional de médicos cubanos, verificada em sua própria terra (A Isla) e na África, onde tive excelentes colaboradores atuando em situação extremamente adversas , logo imaginei que meu Ceará reagiria com sensibilidade e surpresa ao serem atendidos por médicos que tratam as pessoas como seu semelhante e que respeitam a sua opinião, que são construtivos e aconselhadores e não apenas prescritores de fármacos. Na verdade o que conheço deles é que decidem com base na história, na escuta e no exame clínico.
    Isso é questão de valores de uma sociedade, valores nada humanísticos.
    Um colega outro dia me contou que na universidade que ele leciona, um grupo de pais pagantes, se reuniram para avisar aos professores que parassem de “incutir essas ideias de médicos de atenção primária” nos seus filhos…(leia-se médicos pobres ).
    Viva Hipócrates! e as raras excessões entre os médicos brasileiros.
    Médicos cubanos, sim até que seja necessário, que o governo e a iniciativa privada (com fins lucrativos) equipe e organize melhor o sistema de saúde, que remunere decentemente professores e médicos. Digo isso para não confundir humanismo com trabalho voluntário ou semi-escravo..mas o povo vai ficar “mal acostumado a ser tratado como gente” ah isso vai!

  11. Agora é ampliar o projeto e cobrir as carências,ainda imensas,de médicos de nosso Brasilzão.É o começo,mas já mostra o caminho a seguir.Boa sorte para todos que pensam e trabalham para ajudar quem precisa.

  12. Os medicos cubanos são solidario, porque eles foram educados para ser solidario e ver no proximo um ser humano um verdadeiro irmão.Cuba não permitio que houverse a inverção de valores que há aqui no nosso Brasil.

  13. Parabéns pelas notícias e crônicas que você escreve. Este escândalo da privatização das Teles está bem colocado no livra “Príncipe da Privataria”. Só uma pequena correção: UIT é União Internacional de Telecomunicações.
    Forte abraço, e continue nos dando a informação que não sai na mídia de direita.

  14. Até agora, se isso é verdade, nao entendi como pode a “chapa” Campos/Marina possa ter sucesso. Afinal no contexto político brasileiro um cargo de vice é muito valorizado em uma negociacao de apoio, o que é fundamental em uma eleicao. Por isso nao consigo entender como essas pessoas calejadas, expontaneamente possam seguir como reses ao matadouro.

  15. Até agora, se isso é verdade, nao entendi como pode a “chapa” Campos/Marina possa ter sucesso. Afinal no contexto político brasileiro um cargo de vice é muito valorizado em uma negociacao de apoio, o que é fundamental em uma eleicao. Por isso nao consigo entender como essas pessoas calejadas, expontaneamente possam seguir como reses ao matadouro.

  16. também, esperar o que, deste Brasil “brasileiro”, e de uma classe profissional altamente elitista, como estes que foram protestar na chegada destes honestos profissionais, afinal de contas, serviços médicos para quem precisar, tem que madrugar nas portas de atendimento publico, estes mesmos (publico) que sustentam estas prestações de serviços, com seus impostos. Eu, particularmente, acredito que um dia este país, vai se tornar sério.

  17. “Os médicos cubanos cumprem carga horária de 40 horas semanais. Isto é, são oito horas diárias. Esse fato surpreende os moradores. Os médicos brasileiros que atendem em postos do Programa Saúde da Família não passam mais do que uma hora e meia.” Primeiro que que na verdade existem 8 horas de estudo segundo o programa e 32 horas na UBS. Mas dizer que o médico brasileiro não passa mais que uma hora e meia é justo? Até porque tem médico brasileiro no programa. Então é justo insultar os médicos que trabalham honestamente dessa forma? Acho que não.

  18. É nestes gestos que se conhece quem é quem., no discurso na mídia politica, na proposta é possível enganar por um tempo, mas os fatos é que derrubam a mascara daqueles que enriquecem promovendo a injustiça, a doença pra eles é um produto de comercio. viva o novo!!!!

  19. Uma noticia bos, mas podem crer, vão fazer de tudo para denegrir o trabalho deles, assim como fazem com a bolsa familia e com todas as açoes do governo.

  20. Vamos “confiscar” estes humanitários médicos de Cuba e não deixá-los nunca mais sair do Brasil.

  21. È animador quando a gente le matéria como essa. Isso faz a gente acreditar num Brasil melhor. Vida longa para nossa Presidente que teve a coragem e garra para enfrentar os contras à esse programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *