Depois de Merval Pereira é a vez de Eliane Cantanhêde se associar à tese de que faz o Supremo confirmar ou reformar a decisão que deu em duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade, as 43 e 44, vem a ser uma conspiração para livrar Lula da execução imediata da pena imposta pelos desembargadores do TRF-4:
A defesa de Lula descobriu, e soprou aos ouvidos de ministros, que o acórdão da liminar (na verdade os de ambas) nunca tinha sido publicado e isso abria uma brecha para a revisão. Ora, ora, o acórdão acaba de ser publicado agora, em 7 de março, abrindo prazo de cinco dias úteis para a apresentação de recursos.
Já demonstrei aqui que escandalosamente irregular era não terem sido publicados, pois a Resolução n° 536/2014, bem anterior a tudo isso, previa que acórdãos deveriam se publicados em até 60 dias e o julgamento em plenário das medidas cautelares se deu em setembro de 2016, quando nem mesmo sentença contra Lula havia.
Mas veja-se se “a defesa de Lula descobriu” e ainda que “soprou aos ouvidos de ministros”.
Um dos requerentes das ADIs é, simplesmente, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados (o outro é o Partido Ecológico Nacional). Os advogados que atuam pelos oito amicus curiae (interessados na causa) de cada uma delas são um grupo onde estão nomes da primeiríssima linha da advocacia: Antonio Carlos de Almeida Castro, Lênio Luiz Streck, Técio Lins e Silva, Fábio Simantob e vários outros, representando nada mais nada menos que os institutos de Advogados do Brasil, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Instituto de Ciências Criminais, as defensorias públicas da União, e do RJ e SP.
Ora, um caso desta repercussão é “descoberto”? Foi uma ação que ambos os lados definiram como histórica,do conhecimento até de estudantes de direito, porque virou ao contrário a tradição de décadas da Justiça brasileira!
E pedir que seja julgada, em sede de embargos, é “soprar” aos ouvidos dos juízes ou pedir o cumprimento da lei?
A ministra Carmen Lúcia está, sim, sob pressão e, até agora, aceitando-a. Quem acha que a recusa a aceitar a violação do princípio constitucional que impede a prisão até o trânsito em julgado das sentenças é coisa “da esquerda”, ouça o voto, que reproduzo abaixo, do conservadoríssimo ministro Celso de Mello que, ao lado da fundamentação histórica do preceito, cita o fato de que perto de um terço dos recursos apresentados ao STF é reformado e um quarto termina em absolvição do réu.
Então o Supremo vai se prestar a mandar passar meses ou até anos na cadeia aqueles que, depois, vai absolver?
View Comments (40)
Um dono de jornaleco de bh, cronista social e beija bunda de empresários e empresas, diz hoje no Tudobh, que o ministro celso melo não vai participar desta farsa a favor do LULA, o que macularia sua biografia.
Pergunta-se: estes senhores já pensaram como ficarão, se é que já não ficou, suas biografias com a dezena de livros, artigos de juristas renomados e até cursos avançados em universidades nacionais e estrangeiras sobre o golpe e os golpistas??????
Não é incrível? O que os leva a toda esta cara de tranquilidade?
Abusam sempre do poder, achando que são eternos. Por isso teremos que extinguir o supremo de merda em Assembleia Constituinte.
Os assassinos de Marielle e Anderson são inocentes até o trânsito em julgado do processo criminal. Será que vocês não enxergam o óbvio,de que a leniencia e permissividade da lei são um estímulo à criminalidade?
A Globo ( através do ministro Merdal ) e a Folha ( ministra Tucanhêde ) bancam uma aposta de risco, na qual Carmen Lúcia e Fachin são adeptos. Vamos ver se eles tem culhão prá sustentar o rabo do foguete.....
Fachini se tem culhões não os usa.
Gostaria de chamar a atenção do seguinte: 1-a ambição de Carmem Lúcia de ser Presidente da República e o fato de ser ela a preferida da Globo para este posto no curso do processo do Golpe; 2- as ações-operações articuladas do trio Carmem /Barroso/Fachin. Carmem e Fachin focados na prisão de Lula, Barroso trabalhando em nova denúncia de Temer...Esta semana circulou em grupos de whatsapp um áudio atribuído a um ativo Senador da República no qual se diz de um golpe no golpe com participação direta do exército pelo qual Temer seria deposto,Rodrigo Maia preso, Carmem empossada na Presidência, Congresso fechado e ...convocação de eleições gerais!!! Abstraídos os elementos disparatados dessa salada,restam a ambição da Carmem. o projeto Globo para o país e o trabalho sincronizado do três ministros de stf.
Gostei, ai sim. Esses togados não tem saco roxo, nem a pau.
Nós não podemos deixar que a mídia tupiniquim, com seus interesses escusos e querendo fabricar um/a candidato/o a presidente, impeça que a Constituição seja cumprida. Ministra Carmem Lúcia, analise calmamente o que está acontecendo.
Carmem Lúcia faltou a essa aula ou estava no celular sendo comunicação que receberia o prêmio " Faz a diferença 2018" , pela rede globo ?.
Através da aguçada percepção de juristas que não se venderam ao golpe, está sendo registrada a verdadeira história do golpe midiático-judicial imposto ao povo deste país. Teremos, a curto ou médio prazo, as relações nominais dos que entraram pela frente ou pela porta dos fundos da história. Quem viver, verá!
É incrível a fixação que esses dois “jornalistas” tem no Lula. Chega a ser patológico. Vão procurar tratamento, pô!
Só esses?
Não se vê um artigo sequer em lugar algum da imprensa (sic) que não fale mal do Lula. Aqui no sul, então...
Pq o Lula respeita essa 'justissa' sionista???
Essa 'justissa' que prende uns e seus comparsas não???
Va ao enfrentamento Presidente, não se entregue a esse sistema corrompido do judiciário sionista.
Membros da justissa está alinhado aos sionistas da conib.
O Brasil não pode se render a meia dúzia de velhos avarentos e parasitas.
Normalmente no mercado, qnd se tem um salario alto, a responsabilidade é maior jutamente com as sancoes.
Quando um juiz comete um erro, ele se aposenta, pede desculpa ou existe alguma punicao ?
Num congresso onde é dito que não se deve escutar o povo, o que podemos esperar ?