A decisão da Executiva do PMDB de dar apoio formal à candidatura de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara coloca o Governo Dilma e o PT em um impasse.
Ou aceitam uma composição, com compromissos que serão cumpridos se e até quando as recompensas que puderem obter forem interessantes. ou partem para um confronto e suportam as consequências – gravíssimas – de uma situação de minoria no Congresso.
Eduardo Cunha, por um destes “milagres do mal” que acontecem ao nosso país, tornou-se um “intocável”.
Denúncias, que se acumulam às dúzias contra ele, jamais viram escândalos.
Cunha, cuja carreira começou distribuindo malas – não pensem tolice, eram maletas de telefone celular , um monstrengo naquele início dos anos 90 – a políticos, quando era presidente da Telerj no Governo Collor – sempre foi um “carrapato” político que se permitia aderir às administrações, porque resolvia “problemas” numa área onde há receio de porem-se as mãos.
As lágrimas de Garotinho por indicá-lo – e foi uma das razões do rompimento entre ele e Brizola – “dono” da área de habitação em seu governo no Rio de Janeiro arriscariam recuperar os níveis do Cantareira.
Nos governos petistas, repetiu-se o processo.
Um pedido de audiência de Eduardo Cunha fazia tremer os ministros.
De ódio ou de prazer, conforme o caráter e as ambições de cada ministro.
A atuação de Cunha resume-se a fazer lobbies por interesses, negociais e empresariais.
Cunha não tem ideias, tem interesses.
A denúncia de um dos agentes da rede criminosa da Alberto Youssef de que lhe entregou dinheiro foi, rápida e pressurosamente desmentida pelo advogado que negocia sua delação, como fez com todos os políticos que não são governistas.
Não fosse o belo trabalho do incansável repórter Chico Otávio, de O Globo, não se saberia que a casa onde foi feita a entrega existe e pertence a um agente político do líder do movimento “Aezão” no Rio, Jorge Picciani, parceiro de Eduardo Cunha.
Não é possível afirmar que Michel Temer desejou dar a Cunha o comando real do PMDB ou se o fez apenas para reduzir-se o tamanho de sua derrota.
Mas é necessário dizer que foi, no mínimo, uma impropriedade presidir a punhalada.
O fato, para os que não compreendem o “ecletismo” de Dilma ao compor seu Ministério, é que há a clara tendência de que o Congresso seja conduzido pela Oposição ou, para que não seja, ceder a todas as pressões, exigências e chantagens.
É o preço que se paga pelo silêncio e pela ideia, errônea, de que a polêmica nos enfraquece.
Conceder, compor, tudo isso é necessário e é positivo, porque nos elimina a auto-suficiência no poder.
Mas há um limite: aquele em que o inimigo real é o aliado.
Porque se o Governo estiver com Cunha, o até agora intocável, será Governo.
E o Governo responderá por tudo o que ele, agora o protegido da mídia, tiver revelado amanhã, quando já tiver exercido seu papel.
54 respostas
O que eu queria saber é como que um crápula desses se elege, já que o povo bate tanto no peito contra os políticos que se vendem.
Fernando e como fica o acordo de cavalheiros PT/PMDB sobre os dois anos de presidência da casa? Acho que foi pro espaço né? Vcs viram que a juíza deu prazo de 10 dias pra investigar como ocorreu o vazamento da delação sobre Eduardo Cunha? Vazar pro PT pode e ninguém pede investigação. Fernando, estou começando a ficar preocupado, o certo não seria o PT enrolar o PMDB pelo menos por 2 anos?
Caro o Márcio!
A m… está nesse povo despolitizado que ainda vota por uma receita médica, uma conta de luz, um saco de cimento etc.
Quem dá um trocado leva o seu voto. Foi assim que se elegeu esse crápula, com muito dinheiro.
Passo seguinte, após eleito, vem o tal governo de qualizão e se não fizer não governa.
E dentro deste balaio de gatos que é o congresso e a quantidade de partidos que o compõe, está essa vibora. Esse elefante na loja de cristais.
É impressionante observar como a presidenta está mal assessorada . Dá para sentir seu cacife eleitoral , tal qual o Cantareira , lentamente diminuir . Com o Cunha , será o início do fim de seu segundo mandato , mal tendo começado . Nem tatu agüentará as ” negociações ” nos próximos anos.
FFBB, há várias legislaturas é assim. O Poder Central fica refém de cada ‘coisa’. Mas não se briga com a população que sempre escolhe o PMDB. http://refazenda2010.blogspot.com
Quem mandou tirar o ministério dos transportes do PMDB,a pata dos ovos de ouro dessa turma….deu nisso.
Como um LIXO desse EDUARDO, pode chantagear um país e ninguém faz nada….. o justiça VAGABUNDA desse país….. um ENORME LIXO !!!!!!
A presidenta Dilma poderia fazer uso das táticas do PMDB , ou seja fazer uma traição bem no estilo deles , afinal a eleição já foi e ela poderia sim dar um pé na bunda do PMDB , tenho certeza que o povão apoiaria sem pensar.
Eu costumo ser otimista,mas se até o Temer tá apunhalando Dilma,é PQ tá feio o trem! É,acredito que estejamos ferrados! Vivas ao MPL e seus parceiraços da extrema-esquerda/”anarquismo”,fizeram tudo de acordo com a cartilha do “tio” Soros/CIA,dando forças ao conservadorismo e empurrando o atual governo contra um muro de espinhos afiadíssimos!! Vivas ao PT/governo,que em 2006,quando da redenção de Lula no pós-mensalão,preferiu não partir pra cima da grande mídia e seus patrocinadores,permitindo que chegássemos a situação de agora!!! O que nos resta é torcer para que os ganhos até aqui amealhados pelos brasileiros não sejam jogados na lata do lixo,pois defender em público qualquer movimento (necessário,diante do contexto que se desenha) de Dilma vai ficar complicado de agora em diante,com TODOS os canhões,inclusive do seu próprio partido,pra ela apontados. Vai ser heróico e digno de registros na nossa História se a PresidentA conseguir chegar à 2018 inteira,elegendo seu sucessor (Lula ou quem quer que seja),com o País re-arranjado e com as reformas prometidas na campanha realizadas.
Penso que eles ainda não partiram para o impeachment, porque precisam que a justiça antes, torne o LULA inelegível, a isto serve matar um coelho com o PETROLÃO… o outro coelho sera morto depois, com a PRIVATIZAÇÃO da PETROBRAS que o CHEVRON_Boy_do_Leblon conduzirá em seguida! Com auxílio da mídia venal de sempre (TIME-LIFE) groubo!
É exatamente como eu penso também. Acho que voce disse tudo.
Abandonaram a idéia do impeachment para dar tempo a justiça de tornar o LULA inelegível para 2018.
E o PETROLÃO é a arma escolhida para cumprir esse papel importante de “quebrar” com a Dilma, com o PT, com a volta do Lula e, de quebra, ainda conseguirao entregar a Petrobrás aos estrangeiros.
Também acho que a PRIVATIZAÇÃO da PETROBRAS será conduzida pelo CHEVRON_Boy_do_Leblon apoiado pela mídia de sempre com a globo na linha de frente.
E o povo burro apoiará toda essa tragédia.
Acho que estamos ferrrados mesmo..
Será o fim da Dilma, do Lula, do PT e o início da desgraça do povo.
Pena de nós!
O PMDB é um partido de traíras e corruptos. Haja vista o Sarney votando no Aécioporto na maior cara de pau. Não se deve confiar nesse partido.
É o golpe.
é isso mesmo , é golpe , é golpe via pmdb , é mole ou quer mais.
O carioca é mestre em eleger este tipo de deputado, mestre….Dêem uma olhada rápida pro passado e verão que em matéria de eleição, o carioca é um gozador irresponsável.
Se fosse diferente estaria estranho, não é?
Antônio o paulista é mais cego que o carioca diga o PSDB há mais de 20 anos no poder roubando e atrasando o crescimento do estado. Pelo menos, aqui no Rio PSDB não ganha nada.
Paulistas fazem merda também. VEJA o governador mentiroso que temos. Se eles tentarem acuar a Presidenta, basta o Lula falar vamos Companheiros. Iremos. Não ficará pedra sobre pedra.
Temer pisou no tomate!
Segundo mandato como vice e vai contra o governo que faz parte? Negócios a vista? É o preço que a Dilma paga por não prestigiar o PT, discutindo em casa suas decisões. É também o preço que o PT paga por NÃO apoiar a Dilma e o governo dos trabalhadores. Depois da AP470 na qual os políticos eleitos pelo PT ficaram nas cordas, se escondendo para não defender o próprio partido e os colegas do MENTIRÃO, o povo já desembarcou do Suplici, agora vai deixar a Marta no próximo porto e assim por diante.
Só há uma opção para os governos progressistas: TELESUR !
Há que se governar como Nicolás Maduro, O dia todo na Tv. Para isso Dilma precisaria uma tv para chamar de sua e uma assessoria de imprensa que entendesse do riscado e abrangesse todas as mídias.
O resto é o golpe.
vamos falar a verdade , o pt ta pagando um preco caro pela covardia e omisso. esses bundoes que envergonham a estrela vermelha ta nas maos de um m………………………….que nao significa nada para o pais , ta prisioneiro de uma sigla que representa o que a de pior nesse pais. nao enfrentou o debate pt, agora paga caro. quem mandou se esconder e nao enfrentar a realidade. culpado disso tudo é a pres. dilma e o pt, sem choro.
Antes dela, o LULA se deixou chamar na chincha por um crápula como o gilMA que até hoje não apresentou o áudio do grampo que diz ter sido vítima, e defenestrou o Paulo Lacerda, não fez LEI DE MEDIOS e manteve as taxas de juros lá em cima, obedecendo Meirelles e Palocci, para agradar os banqueiros, achando que eles se satisfariam com menos do que TUDO e virariam seus amiguinhos. Agora inês é morta …
“Ei, REDE GLOBO, vamos mostrar para o Povo, os TUCANOS que aparecem na LAVA-JATO !?!?! NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO !!! ISSO NUNCA !!!!”
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
perfeito, como sempre, Yacov!
Pessoal aí de cima, boa noite.
Alguns de vocês já trabalharam em algum órgão federal, estadual, municipal ou empresa pública??
Possuíram algum cargo em comissão???
Concordo com muito do que vocês expressam nos blogs, especialmente o Yacov.
Camaradas, vcs não imaginam o que trabalhar em um órgão público e ter pensamentos de esquerda, querer a regulamentação da mídia, não ser leitor de InVeja.
Camaradas, quem pensa como vocês é trucidado pelos conservadores que trabalham nas 3 esferas do governo.
Dilma, Lula e muitos outros, sejam de qq partido, e que pensam com viés de esquerda são vitoriosos porque é PHODDA (muito di fícil) ser de esquerda em uma instituição pública.
Pensem nisso!
Meu receio é que Temer seja a estrela e protagonista maior do House of Cards Brasileiro. Cunha talvez seja apenas um artista secundário nesta série versão nacional.
Pura verdade!
É de (t)Temer a situação atual, com o vice do PMDB, que tem o Senado, tem a Câmara, tem a oposição e tem a mídia para qualquer armação contra o governo.
Este homem tá lotado de processos e eles não são julgados? É isso? Expliquem-me, por favor, como se eu tivesse oito anos.
Agora cabe o PT mostrar se o PMDB é quem manda realmente ou se o PT term forças para mostrar a essa quadrilha do PMDB que ele PT pode e deve presidir a Câmara.
assino em baixo , ou faz isso ou pmdb junto com o pig , os demonios tucanos seus verdadeiros aliados e a elite e todo o poder desse pais, vai tomar conta do governo de uma vez por todas. para min é a mesma coisa de um golpe de estado, porque os poderosos e toda sua laia vao mandar e desmandar. se nao sair da defensiva vai ser dai para pior.
o que todos nos esperavamos aconteceu , o pmdb tucano ,vendedor de patria, traior , m……………….,b………………. mostrou a cara. isso infelizmente é bom , para mostrar a esse pt bundao covarde , sair da defensiva e partir para o confronto contra esses vermes traidores. como pode um pais e uma pres ficar refem de uma sigla que nao significa m……….nenhuma para o pais e sim a elite. se o pt ceder vai ficar refem de uma vez por todas desses lixos, vermes. nao tem outra alternativa , é ir para cima junto com o povo. se no fizer eles mandam de uma vez por todas. isso tudo é consequencia da falta de debates que o pt bundao nao fez la atras , ficou borrando de medo , agora aguenta as consequencias e nos infelizemente tambem.
Cunha vai chegar à presidência da república pela via da linha de sucessão na presidência do Congresso Nacional. A ideia mais podre é abreviar a linha de sucessão mediante o impeachment de Dilma com seu encaixe no Lava Jato. Os tucanos andam todos com um sorriso que insiste em escapar pelo canto do bico.
detesto reconhecer, você tem toda razão! nem preciso comentar nada mais, você tem a lucidez que eu gostaria que a população tivesse em outubro e votasse no PT ao invés de eleger os lesa-pátria de sempre do CENTRÃO (pmdb) e od PARTIDO SÓCIO DE BICHEIRO!
Meu caro Brito, se o Governo Dilma não for para cima nessa disputa na Câmara, deverá se declarar um Governo MORTO NO NASCEDOURO.
Se esse PICARETA MOR, como se refere a ele o CIRO GOMES, não for colocado no lugar que deve estar, na cadeia, podemos afirmar que um governo que nem começou… já morreu!!!
Não quero acreditar na eleição desse,como qualifica Ciro Gomes,PICARETA!!!
Esse crápula deve ter o rabo desses outros malandros todos nas mãos. O ideal seria poder descartar a todos em uma penada só.
Se Temer teme ser derrotado entre os seus e só é vice de Dilma porque nós votamos nela, Dilma é que não pode trair a todos nós, nessa altura. Vamos enfrentar a situação e, se houver derrota, cairemos de pé, não de joelhos.
Depois da vitória em uma eleição acirrada, as primeiras decisões do governo vão ao encontro do que defendia a oposição. Com Cunha ou sem Cunha não me parece que vá alterar muito as decisões desse governo. Para o governo Cunha será a desculpa que precisará para justificar o desastre que já se anuncia à maioria dos brasileiros com as primeiras medidas de “ajuste” da economia.
Infeliz uma nação que precisa submeter-se a subterfúgios desta natureza. Triste mesmo!
E você, nobre e inteligente amigo, acha que o Temer representa a quem? … O cara é ligadíssimo a mídia, tem escritório de advogado que defende a mídia, quer o quê? … Outro que não tem idéias, tem interesses. Se amam, os dois, e se merecem. Nós é que não merecemos nem um dos dois.
Muito mais do que amigo de Picianni, o Dr.Francisco, dono da tal casa amarela é amigo e ex-sócio de Eduardo Cunha.Com várias transações “comerciais” entre eles.
Os Bovinos os elegeram, manipulados por uma Imprensa Golpista, que manipula o povo que acredita em tudo que vê e ouve, Lei das Mídias já, porém com o Eduardo eleito Presidente da Câmara, esquece!!
Vai ser idolatrado, santificado pelo PIG (partido imprensa Golpista)
Mais um Severino Cavalcante na presidência da câmara.
Mas será que o Cunha leva a presidência?
O Chinaglia vai ter os votos do PT, PSD, PDT, PRB, PROS, de parte do PR e PP, até o PSOL deve votar em segredo.
Se houver segundo turno, a maioria do PSB – que tem interesses práticos nos estado que governa – deve ficar com o candidato petista.
Mesmo deputados de outros partidos, em negociação com o Kassab, podem escolher o candidato do governo.
Evidente que o Cunha, sabedor do que os seus colegas fizeram no verão passado, é um candidato forte, mas não tem o favoritismo todo que a imprensa lhe confere.
E o governo tem obras a inaugurar, deputados precisam de convites para essas inaugurações, precisam ser vistos. Sem contar as emendas.
Concordo com o Léo.
Deveremos ganhar com 265 votos para Chinaglia e 248 votos para o Eduardo Lava Jato. Ou seja, 51,64% a 48,36%. Lembram desses percentuais? É isso!
O circo já está sendo armado para cassação da presidenta… é tudo uma questão de negociatas e chantagem feita pelo PSDB… afinal, existem diversos nomes do PMDB no caso do Moro… O PMDB tem tudo a ganhar… afinal, se a Dilma for cassada, quem assume é o vice!!!
PODER MEIA BOCA .. É o PT, um partido negociador, diplomata, bom-moço, do “deixa pra lá”, se fudendo. De preto e branco. Quer saber? Bom … tem que se ferrar! A gente fica aqui se esgoelando, defendendo o partido e nossos governistas/parlamentares petistas pisando em ovos. Quer mais essa regulação da mídia? O PT é um partido medrozão. Infelizmente. Não chega nem pertinho daquele partido que ia pra cima. Adianta estar no poder assim, tomando salsichada na cara?
Dane-se, tem que ir pro pau contra essa corja. Que porcaria é essa de ganhar e não levar, de deixar os perdedores determinarem a pauta? Enquadra o PMDB Dilma!!!
Com 288 bilhões em juros e amortizações de janeiro a novembro pouco importa quem será o presidente da Câmara.
O PT colhe os frutos da covardia, da falta de enfrentamento e de governos de costas para as bases.
Corre-se o risco daquela velha fórmula – ganhamos mas não levamos !
Tudo o que estamos vendo foi planejado, o mercado, Oposição, PIG e os entreguistas, não elegeram seu candidato, mais ficou uma situação que governam no grito e indicam com ameaças sub liminar.
Decepção todos nós que acreditamos no Brasil temos, porem poderia ser pior, como nas história da democracia Brasileira sempre com 4 poderes.
Porra! Só tem histérico aqui?
O PT vai levar de barbada essa Câmara pois a Dilma não é trouxa.
Queria ver vocês irem lá pro lugar dela e fazer melhor.
Saco…
Fernando, eu nunca me enganei com o “MICHEL TOMA”. A cara de falso diz tudo. Lamento que no discurso de posse a Presidenta Dilma tenha chamado esse traíra de meu Amigo. É muita ingenuidade da Presidenta. Ele é “Amigo da Onça”. E não pára no “MICHEL TOMA”: a “ONÇA” obrigou a Dilma a montar seu ministério com o que há de pior na política brasileira. A área de comunicação do governo é composta de surdos, mudos e cegos. Na área econômica todos são tucanalhas. Acho que o PT precisa de um presidente capaz de tirar o partido do silêncio imposto pela MÍDIA CRIMINOSA, pelo ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA e pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDORENTO. Estou começando a perder minha paciência com a Dilma.
Durante todo o tempo estranhei a posição de Temer. Afinal, ele é o vice presidente eleito e é o presidente do PMDB.
Me ocorre que uma nova modalidade do golpe, até agora mal sucedido, pode estar surgindo. Se impicham a Dilma o Temer vira presidente.
De tanto ver a tucanalha agir, os PMDBs podem ter resolvido adotar os mesmos expedientes. Não sei se estariam ou não mancomunados com a tucanalha.
Deus nos livre de tal peste.
Estou arrependido do meu voto em Dilma. Jamais cometerei novamente tamanha sandice. Fosse para ver isto tudo teria votado no Aécio. Assim teríamos farinha de qualidade, importada da Bolívia ou da Colômbia, no país e não esta fabricada no nordeste do Grande Lula, e estaríamos no primeiro mundo.
A FISIONOMIA DO VICE PRESIDENTE DIZ TUDO!!!!!!
Primeiro de tudo, com a campanha mais cara de todos os tempos e com uma base aliada tão grande, o PT, tem sim maioria no congresso. “Ah mas o congresso e conservador!” Azar, vejam a quantidade de políticos eleitos que compuseram a chapa presidencial e verão que não minto. Depois de tudo que lemos sobre esse cara, você demonstra leniência com esse sujeito chamado Cunha, tenha dó. Chega! Entremos no jogo, e que o PT pare de se acovardar.
O maior conflito existente na relação entre o Governo e os partidos da base aliada, é o que cada um deseja para o Brasil. Um quer o desenvolvimento do País, e para isso olha para o que é melhor para o País. Enquanto o outro quer atender seus próprios interesses, sem observar o que é do interesse do Brasil e dos brasileiros. Na agenda do Governo, são os interesses do País que devem estar acima dos demais. Fazer barganhas a qualquer custo em busca de governabilidade, em detrimento do Brasil, não é o caminho desejado. Os Ministérios precisam cumprir o que é do interesse do Brasil. O PMDB é um partido e também é Governo; administrar seus interesses, sem que isso prejudique os interesses do Brasil, é uma tarefa que vale não apenas para o PMDB, mas para todos os partidos. A função do Governo é defender os interesses do País, que é mais importante do que os partidos.
Cabe a cada partido definir o que quer, todos os partidos tem independência para sua atuação política. O Governo não deve interferir na escolha das lideranças e muito menos oferecer favores a qualquer partido na definição dessas lideranças. A relação política do Governo com os partidos não deve ser definida por esse tipo de coisa. Mas pela responsabilidade de cada um com o Governo e com o País.