Datafolha: a ilegalidade “legal” da mídia desinforma os brasileiros

Os resultados da pesquisa Datafolha sobre os vazamentos dos diálogos de Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato e a suposta maioria que defenderia que é “justa” a prisão de Lula a partir de um processo ilegalmente conduzido, precisam, até que sejam divulgados os dados detalhados, com uma reserva essencial, sob pena de trabalharmos com conclusões falsas.

É que apenas 53% dos entrevistados definem-se como “bem” ou “mais ou menos” informados sobre o que foi revelado, enquanto 37% não tomaram conhecimento e mais 8% se dizem “mal informados”.

Não é exagero, portanto, dizer que quase a metade (47% das pessoas) não formou opinião por, simplesmente, ser composta de pessoas desinformadas do que se descobriu.

Bastaria isso para fazer um libelo condenatório à imprensa brasileira que, em um mês, deu tão pouco destaque à maior crise já enfrentada pela Lava Jato que, um mês depois de ter surgido, teve uma cobertura tão pouco clara e eficaz que um em cada dois brasileiros diz não saber nada ou muito pouco sobre isto.

O pouco que fez – mesmo quando se tratou dos veículos que divulgaram o atropelo da legalidade – foi sempre com a ressalva que não se criticava a lava Jato, que se defendia a operação, que ela era o “o maior golpe contra a corrupção da história”, etc e blá-blá-blá conhecidos.

Como escreveu deste blog, logo em seguida às primeiras notícias, o “Ilegal, e daí”.A hipocrisia do jornalismo ‘lavajatista’

Ou seja, que era “legal”, no sentido de bom, ainda que ilegal quanto a esta bobagem chamada devido processo legal.

Ainda assim, é preciso observar a quantas andam os números para a parcela que tomou conhecimento do caso, que vai se ampliar – e muito – à medida em que as revelações continuem e se agravem, como aconteceu com os trechos publicados pela Veja, cujos efeitos ainda não surgiram na pesquisa.

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • BOMBA!
    (O Fernando Collor de Mello também estufava o peito e dizia: "ninguém me tira daqui!"
    E lá o que havia era um Fiat Elba!)

    Folha e Veja aguardam perícia em áudios da Vaza Jato
    Blog da Cidadania
    ...

    • Não existe termo de comparação entre os dois casos. No caso de Collor, existia um amplo apoio institucional e social para derrubá-lo. No caso de Lula e da Lavajato, justamente o contrário. A mídia ficou desde 2004 dando pau no PT em Lula e em Dilma e todas as instituições estão contra Lula e o partido. Ainda mais, não existe apoio social dos trabalhadores ao menos articulado e de rua, no sentido de defesa de Lula e seu partido.

  • Não faz nenhum sentido que menos de um ano depois de Lula aparecer nas enquetes como o candidato a presidente favorito até para ganhar no primeiro turno seja considerado um criminoso passível de prisão por uma outra suposta "maioria" atual. Alguma coisa está muito mal lida nessa enquete de um instituto de pesquisa golpista.

    • LULA acabou! FOI corrompido pelo poder...com provas reais!! Reconhecido no mundo todo como o grande chefe idolatrado, endeusado pela esquerda brasileira!!! E ponto!

  • Cá entre nós . Quem imaginava que o jornalismo ia voltar ao leito da decência e da imparcialidade , está redondamente engandos . Band , folha , veja e outros , todos eles estão jogando um xadrez em cima das informações do The Intercept . A narrativa anterior não será sobrepujada pela nova , simplesmente porque eles mesmos podem derrubá la , como iniciou a folha com a pesquisa .Teremos várias outras com o mesmo perfil . " Ele errou , com relação a Lula foi um acerto " . Isso vai muito de encontro ao comportamento do nosso povo . " É a famosa " lei de Gerson " em ação .

  • A grande imprensa tem a mesma credibilidade que a operação que ela mesmo ajudou a colocar de pé. Zero. Se os membros da operação são os executores do crime contra a Democracia brasileira, estão longe de serem seus autores intelectuais: se for dar nomes aos bois não teria nenhuma dúvida em colocar Fernando Henrique Cardoso, seu "partido" e "sua" grande imprensa "amiga" (sócios nos silêncios) no centro desse projeto criminoso. O outro autor intelectual não tem rosto público e gosta de se apresentar como "entidade", o Mercado, na verdade aqui o que temos são muitas caras escondidas atrás dessa "misteriosa" entidade. E disponíveis para executar o crime muitos, muitíssimos "funcionários" públicos (como os da "operação") e privados (os membros da contra-revolução arrivista canarinha), espécie de nobreza doutoral da Bruzundanga.

  • Isso é o que eles golpistas queriam que a maioria aprovassem a prisão de Lula. O temor que os golpistas demonstram com a soltura do homem desmente a pesquisa, ou seja, manter preso quem não representa mais perigo.

  • eu estou começando a achar que a profecia dos idiotas, está se realizando, eles são mais numerosos. e talvez caiba a gente honesta, sair do país. pois estamos chegando a um nível inacreditável de estupidez neste país.

  • O maior problema é que o grande capo desse golpe internacional judiciário no Brasil de hoje é o chefe da polícia. Quem irá prende-lo? Um cabo e um sargento?

  • Reitero : A "grande mídia" brasileira se comporta como uma CADELA NO CIO para agradar a elite de MERDA !

Related Post