Ao contrário do que, mais cedo, indicavam os números do Idea Big Data publicados pela Veja, a vantagem de Jair Bolsonaro sobre Fernando Haddad aparece, na pesquisa Datafolha, em situação mais pronunciada, mais perto do que seria, a meu ver o patamar irreversível dos 60% para o candidato da extrema direita.
Dá 58% dos votos “válidos” ao ex-capitão e 42%, no mesmo critério, ao candidato da frente antifascista.
Nos votos totais e numéricos, o resultado pode ser mais bem compreendido.
Bolsonaro passa dos 42,1% que recebeu na primeira volta eleitoral para 49%. Ou, em números, de 49,3 milhões para 57,3 milhões. Mais 8 milhões de votos.
Haddad, que recebeu domingo 26, 7% dos votos totais, passou para 36%, segundo o Datafolha. Ou, em números absolutos, de 31,3 milhões para 42,1 milhões de votos, um acréscimo de 10, 8 milhões de votos.
A diferença seria de 15,2 milhões de votos.
Há, segundo a pesquisa, 6%de indecisos, ou sete milhões de votos. E 8% de brancos de nulos/brancos, o equivalente a 9,4 milhões de votos. Os “não-voto”, portanto, somam algo acima de 16 milhões de votos, um pouco mais do que a diferença entre os dois candidatos.
Evidente que este contingente não irá para um único deles, nem mesmo irá todo para algum dos candidatos, mas parte dele, sim.
Mas não será o bastante se não houver reversão na tendência de voto em Bolsonaro.
Sua ausência dos debates, confirmada hoje, pode ser a ponta a se puxar para isso.
Afinal, para usar as palavras do próprio Jair Bolsonaro, “soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde”.
View Comments (50)
Datafolha nao é confiavel foi o que passou mais longe do resultado do primeiro turno.
também concordo..... essas pesquisas nunca foram confiaveis
O que a pesquisa mostra mesmo é que o brazil é um país de primeira mas seu povo é de quinta categoria. Independente do resultado final, a ignorância já venceu. Quem puder ir embora, vá. Este lixo de povo não merece qualqer preocupação ou consideração. Lamento muito que Lula tenha se preocupado com este lixo de nação e esteja pagando o preço por isso. O povo merece o relho e a canga que está pedindo pra receber.
Cara povo não a classe média e os ricos o povo tá fudido.
Concordo plenamente. Um povo mal agradecido que vai sentir na pele, na chicotada mesmo, o peso da ignorância e do preconceito que tem praticado. Sinto muito pelo Lula, muito mesmo, todo dia penso nele com tristeza, por ver esse povo, ao qual ele dedicou a vida, agir dessa forma tão repugnante.
Concordo em partes. Porque infelizmente os únicos que tem condições de fugir são o eleitorado do coiso. Eles farão a merda de eleger o ridículo, ele fará o maior caos, e quando tudo tiver na merda vão fugir pra Europa ou EUA lavar prato por lá porque tá difícil demais aqui. Não perdem por esperar também porque o clima de xenofobia por lá é alto e a crise financeira está pra chegar no Primeiro Mundo e vão ter um duro choque de realidade.
Uma coisa é reconfortante pelo menos. Numa reportagem da valor econômico hoje, nas cidades em que os homicídios per capita são maiores, o coiso perde. Então o povo lá entendeu o que é o plano de governo dele. Porém, nos municípios que a violência é bem menor, ele ganhou. Então não foi a violência em si que puxou votos pra ele, mas a sensação de violência por quem deve nem ter sofrido violência.
Se chama medo!! E se a esquerda não souber usar ele bem, vão ficar em larga desvantagem!
Quem está votando em peso no Capitão Caverna é a classe alta e média alta, com alta escolaridade, conservadora, falso moralista, hipócrita. Aquela massa cheirosa. A que enche a cara de whisky, mas acha feio beber cachaça. A que vai ao clube, mas não vai à praia. Que só anda de carro, odeia transporte público, mas acha chique passear no metrô de NY. Que tem nojo de fumante no Brasil, mas acha cult fumar num café em Paris. Que nunca foi ao Museu Nacional no Rio, mas já pisou no Louvre umas três vezes, mesmo não entendendo nada do que vê por lá, e ficou brava quando a Quinta da Boa Vista pegou fogo, botando a culpa no petê. A que quer mais disciplina nas escolas e está preocupada com livros "comunistas", mas deixa seus filhos aos cuidados de terceiros e largados com celular e playstation com acesso a porcarias de todo tipo na internet. Que está preocupada com a sexualidade dos outros, se é gay ou não é, mas escolhe não ver a traição do seu próprio cônjuge pra manter um casamento de mentira. Que vê que sua vida é uma tremenda de uma hipocrisia, uma grande mentira, mas espera que um capitão apareça para te salvar, pois assim transfere a responsabilidade de teu fracasso pessoal para um agente externo, um presidente que vai fazer a mágica de resolver tuas mazelas (hahahaha...). Agora, ponha mais um botox, abra um champagne e celebre a tua vida patética, votando no Collor da vez.
Então!
Só a título de curiosidade (mórbida no caso) pra quem não sabe, o YouTube tem um botão chamado "Em Alta". Nele, ao invés de ver o que é sugerido ao seu perfil ou aquilo em que você está inscrito, há os vídeos mais vistos pelo público em geral. E lamento informar, mas já há muito tempo os vídeos fascistas são os campeões de audiência. Como um dos mais vistos hoje que diz: "Vazou o áudio de Haddad e Manuela tramando contra as Forças Armadas". Mais uma fake news, mas está Em Alta, e até ser tomada alguma providência o estrago já foi feito e a galera estúpida acredita, pois não verifica fontes. Triste. Trágico.
Rapaz, estive por lá. O áudio é um trecho curto de fala do Haddad dizendo que não vai tolerar nenhuma sabotagem à democracia. A única voz feminina deve ser provavelmente da jornalista que fez as perguntas. Nada de Manuela, nada de trama. É um áudio absolutamente normal, mas os comentários são inacreditáveis; totalmente raivosos. Não podem se referir ao áudio. Ou é um bando de energúmenos incapaz de interpretar o que escutou, ou são robos, sei lá. Muito esquisito. Acho que criam títulos bombásticos para garantir as visualizações que os colocam no 'em alta'. Como será que os coordenadores de campanha do Haddad estão tratando essas questões?
Acertou em cheio. São energúmenos com a arma apontada para o próprio crânio. PQP!!!
Isso só indica como o jogo é pesado, caro Gurgel. Mas é preciso reconhecer que num jogo pesado como esse, chegamos a esta situação milagrosa, quando com mais quatro pontos assumimos a dianteira da eleição. Estamos muito bem, mas em lugar de parar, devemos disparar. Devemos produzir muitos vídeos de contra-ataque, com a mesma virulência das Fake News do inimigo, enfiando-os onde puder e como puder, mas com material muito melhor, porque seu conteúdo será verdadeiro. Mãos à obra, que o tempo está passando.
Eu quero ver o circo pegar fogo e só sobrarem alguns postos de trabalho pra representar o setor. Aí faz uma realocação sem critérios por perfil, gera um depósito de um grupo desvalorizado e transfere os gênios para uma salinha no ministério. O trabalho fica uma zorra, mas economizou com aluguel de um prédio. Melhor fazer logo home office, que a economia é com energia e manutenção também. Pronto, futuro governo do Coiso vai atender as demandas da população a distância. Assim, economiza com aluguel.
Não chame sua nação de lixo. Isso só mostra que você, lamentavelmente, está sendo mais uma vítima da monstruosidade em que a mídia e o judiciário de direita transformaram o país e seu povo. Esta eleição seria vencida de cabo a rabo pela esquerda, não apenas pelo PT. O PSOL também seria vitorioso por toda a parte. Para evitar isso, a mídia e o judiciário, que já vinham agindo politicamente desde 2013 e até bem antes, demonizaram ao máximo os políticos da esquerda com métodos nojentos. Aconteceu então que, quando boa parte do povo que ainda acreditava na mídia e no judiciário descobriu que a direita era tão ou mais imunda do que a esquerda que ela falsamente chamava de suja, pareceu-lhe que não restava mais nenhuma alternativa. Nem esquerda nem direita. Foi então que decidiu cair nas garras de uma quadrilha bem articulada de vigaristas, que se posicionou no quadro político como uma extrema-direita falsa e repleta de piratas oportunistas e sem qualquer escrúpulo, como bem mostram seus métodos de embriagar o povo simplório com o veneno das suas fake-news. Tudo muito natural. Esta parte do povo ficou quase sem saída e as eleições estavam chegando. Este foi o caminho que apareceu à sua frente. O importante é que está havendo reação, e forte reação a isto, pela outra parte do povo que não acreditou cegamente na mídia e nem no judiciário. Com esta reação, estamos em ótima posição no segundo turno, faltando apenas conquistar quatro pontos de quem foi iludido pela falsa extrema-direita. O Brasil é maior do que tudo isso que está acontecendo e vai superar este momento de terror. Isto tudo ainda vai terminar na construção, em Curitiba, de um prédio monumental chamado "Memorial do Horror Jurídico-midiático do pós 2016", onde se guardará toda a memória destes dias difíceis, com estátuas de cera perfeitas de seus maiores protagonistas, como Temer, Moro, Bolsonaro e Aécio Neves.
E o pior de tudo é que essa ignorância nunca é reconhecida... nunca se é reavaliado os bostas que eles colocam lá ...
Até hoje os tontos que votaram no aécim, no santo, no careca, no cunha continuam fazendo a mesma merda... e se achando o profundo conhecedor de política...
Perfeito!
Um país que fez, está fazendo e ainda fará de mal ao presidente Lula, merece passar pela trágica experiência do nazismo sob a égide do troglodita BOSTAnossauros!
Mesmo porque golpe não tem retorno!
E na nossa derrota acachapante, até o vermelho do sangue e da alma esquerdista está sendo renegado!
Triste e sombrio Brasil!
Tirar o vermelho é estratégia so lula para atrair o anti petismo
Venceremos!
Cara, este avatar ficou escondido no 1º turno. Sem debates e sem confrontos. Isso fez com que o avatar roubasse votos lulistas se posando de antissistema. Precisamos recuperar estes votos com o horário eleitoral. A mídia tradicional escondeu o seu projeto, o PT tem a obrigação de escancarar esta farsa. Meus Deus do céu que coisa horrível estão fazendo com a população brasileira.
Quanto primarismo tirar o vermelho e amarelar a campamha, se o amarelo é a cor deles, tirar o Lula da sala e esconder no quarto, se foi graças ao líder petista que Haddad foi pro segundo turno. Todo mundo sabe que este segundo turno será dificilimo, pois o primeiro mostrou que o discurso do ódio foi o grande vencedor, sabedor disso a campamha do coisa ruim vai continuar nessa trilha como já veio com tudo nesses primeiros dias de embate. Estava na cara que eles iam aproveitar o atentado até não poder mais e iam contar com o apoio da midia golpista, Band e RedeTV suspenderam os debates e alguém tem dúvida que Edir Macedo bolsonarista não vai fazer o mesmo, resta o da Globo, o de maior audiência, é melhor não se iludir com os Marinhos. O cenário para Haddad é dificílimo e o melhor a fazer é não amarelar ou correr pro centro, mas sim tentar uma jogada no horário eleitoral de TV, o Haddad simularia um debate e mostraria uma cadeira vazia em que ele se dirijiria a Bolsonaro fazendo perguntas e questionamentos que ficariam sem respostas, demonstrando assim a covardia do adversário de enfrentar o mano a mano, o olho no olho. Seria uma forma de desmitificar e mostrar a covardia do dito valentão.
Isso mesmo, tem que provocar candidato venha para o debate!
Me desculpe se for isso esquece!!!!! O cara não vai a um debate e vai continuar mantendo esse sistema de fakenews e o PT vai continuar sendo republicano ao invés de começar a disparar na mídia que ele é um covarde ,fujão e todos os possíveis adjetivos para tentar trazer qq outro eleitorado. Realmente estamos caminhando para o facismo com a provável instalação de um ditadura ou algo proximo com o fechamento do Congresso, bastando para isso que no próximo ano ele não consiga passar medidas ou projetos do interesse dele.
o Data mexe com a margem de erro!....
Vocês estão se iludindo. Acho que o Haddad deveria renunciar para o Ciro, que tem menor rejeição, tentar derrubar esta ameaça à democracia.
Deve-se brigar para "desmitificar" o "mito". Tentar não só ganhar votos, mas também tentar aumentar os nulos de quem votaria no "capitão". Como agora ele fugindo dos debates, e a viralização do #bolsonarocagão, a campanha de Haddad deve atacar a macheza do coiso. Acho que seria a melhor forma de afetar ele. Quem é macho não arrega duma briga. Por exemplo, Haddad pode dizer "como bolsonaro vai negociar com outros chefes de estado se nem de um debate ele participa?" ou "não tem atestado pra evitar falar com Trump". Também mostrar a violência causada pelos eleitores do coiso. Mostrar pros eleitores mais racionais dele que a violência não tá partindo do campo esquerdo mas sim do dele. Tem que se tirar votos dele. Haddad tem que ser mais brigão agora. Infelizmente o brasileiro foi criado a muito Programa do Ratinho e gosta de uma baixaria. Então ir pro ataque é possível e pode ser eficaz. Mas Haddad tem que tomar um banho de povo como já disseram para poder falar diretamente, olho no olho com o povão, sem palavras difíceis. E infelizmente o único mais eficiente nisso é Lula que foi forçado a ficar calado.
Pesquisa mostra Haddad com 52% no Nordeste, muito pouco terá no minino 60%.
Queria pensar como você Brito, mas acho a visão muito otimista. Não consigo pensar em nenhum fato novo que possa reverter a situação. A população está encantada com a mistificação do Bolsonaro e o sentimento anti-sistema/política. Quanto a ele não ir a debates, não acho relevante, no primeiro turno não foi a quase nenhum e cresceu mesmo assim. Infelizmente o povo vai eleger um novo fake, promovido por fake News.