Decisão de Fux põe Supremo ante rendição a Moro

A decisão de Luiz Fux de suspender, até as calendas gregas, o trecho do “pacote anticrime” que institui o juiz de garantias, joga luz sobre as posições no jogo de xadrez num país onde o Judiciário deixou, faz temo, a posição de mediador e se tornou ativíssimo personagem da disputa política.

Em menos de nove meses, se cumprido o rodízio tradicional, Fux será o presidente do Supremo.

E não há dúvidas de que, lá, será a longa manus de Sérgio Moro, a quem – provam-no os vazamentos do The Intercept – é parceiro ou cúmplice, conforme se olhe.

Jair Bolsonaro sabe que esse será um trunfo para o jacaré que mantém em seu quintal, o Governo. E que, ao contrário do maneiroso Toffoli, não é ao presidente da República – ou não a ele somente – que haverá obséquios e gentilezas.

E Rodrigo Maia que Fux, na cadeira hoje de Toffoli, será – como demonstrou agora – uma espada sobre qualquer “insubordinação” do Legislativo ao ministro.

Os demais integrantes do Supremo sabem, igualmente, que Fux manobrará prazos e pautas até que um “terrivelmente evangélico” venha a ocupar a cadeira agora de Celso de Mello.

As peças estão dispostas para a guerra e Fux, na semana que tem de exercício na presidência do Supremo já sinalizou que será, no cargo, o bispo de um rei não coroado.

Nas contas dele, não ainda.

Fernando Brito:

View Comments (9)

  • o que foi mesmo que o supremo fez, quando o marreco se deu ao trabalho de interromper suas férias pra suspender a decisão de Favreto no HC a Lula?

    • nada....a Carmem desaparecida Lúcia...entubou qualquer crítica....é um escárnio!!

  • Esqueçam Celso de Mello, aquele que terá "Aqui jaz o juiz de merda" escrito na sua lápide. Marcou uma cirurgia para esses dias. Ou sai dessa cirurgia para a melhor, na pior hipótese, ou sai direto para antecipar a aposentadoria, para não dar voto a favor de Lula sobre a suspeição de Moro. Com isso, a enrolação de Gilmar Mendes para manter cassados os direitos de Lula será bem sucedida. Como sempre foi o desejo de Mendes, que, em vez de dar o seu voto a respeito, continua deitando trololó, dando trocentas trevistas, para falar "Oh, Lula merece um julgamento justo" ou "Oh, vamos ver essa suspeição" ou qualquer outra picaretagem. E o que dói mais é ver certa esquerda, depois disso, ainda dizer que Gilmar Mendes é um democrata e garantista, PQP.

  • Se há ou não divergência no tribunal , isto está se tornando irrelevante já de algum tempo . A maioria do tribunal é de políticos de direita e extrema direita .É um engano achar que eles defendem a constituição , eles estão defendendo os seus polpudos contra cheques e mais os por fora .

  • E nesse quadro, vemos o Dino "dialogando" com a direita e querendo formar frente com FHC e Huck. Não falta muito pra ele começar a dizer: "Lula tá condenado babac...".
    ETA PAISINHO PRA GERAR TRAIDORES !

    • Penso que não. É correto o posicionamento do governador Flávio Dino. Conversar não é alinhar. Pragmatismo e convergência são necessários se quisermos barrar o obscurantismo.

  • É grave. Não gostou do juiz de garantias e se achou no direito de legislar. Primeiro tínhamos o Juiz de acusação que resultou em desembargadores de exceção. E agora o Juiz Legislador. Um horror de Justissa (com dois esses mesmo, faz mais sentido).

  • Depois da surpreendente exibição nazista da semana passada, surge algo ainda mais surpreendentemente nazista na ribalta da colônia: o Supremo Legislador, aquele que consolidará o Direito Penal do Inimigo como doutrina hegemônica, para gáudio do Imperador.

  • Fux,fux,fux !Valeu Dilma !!! mais uma de tuas "façanhas" !!!
    Mas,a culpa não é tua Dilma,mas sim de quem te indicou ,Lula.
    Nada existe nesse projeto do juíz de garantías ,que GARANTA que os delinquentes de toga não virem parceiros de críme.
    O exemplo da gang do Moro em Curitiba ,e seus parceiros gaúchos ,a quadrilha do trf4,é bem claro.
    O que incomoda é o CRIMINOSO VAGABUNDO SERGIO MORO,ter atendidos seus desejos fascistas de controle absoluto.
    o d

Related Post