Delação assalariada: o recurso de Lula ao juiz Bonat

A briga, por dinheiro, entre Marcelo Odebrecht e seu pai, Emílio, acabou dando a Lula uma prova de que as delações feitas por dirigentes da empreiteira estão contaminadas por algo que deveria ser um vício insanável de origem e que, juridicamente, deveriam ser anuladas.

Por uma simples e comprovada razão, exibida pela própria empresa: os delatores foram brindados, para delatarem de acordo com os interesses de Odebrecht em firmar um acordo de leniência (perdão) por suas maracutaias, com “salários” mensais “pós-delação”, quase todos (75 de 78) acima de R$ 50 mil por mês , sendo 16 deles superiores a R$ 100 mil mensais, por um período, em geral, entre quatro e dez anos, além de terem pagas as multas judiciais que receberam e os gastos com advogados. Alem, é claro, de seguro de vida e auxílio-moradia.

Todos sabiam disso, claro, mas quando a Odebrecht ingressou com a planilha na Justiça, em meio à briga de pai e filho tornou isso material, sem possibilidade de discussão. E em qualquer tribunal do mundo “colaborador remunerado” (e muito bem remunerado) é algo que por si já bastaria para anular tudo o que diga, pois foi o dinheiro que o levou a dizer o que o dinheiro queria que dissesse.

São estarecedoras as narrativas, feitas pela própria Odebrecht da disposição de Marcelo em fazer depoimentos que interessassem por mais dinheiro ou, caso contrário “detonar” a empresa.

(…)o Sr. Marcelo Odebrecht enviou novo bilhete afirmando que “a própria empresa e os demais colaboradores (e não colaboradores) estão levando a uma situação onde acabarei ‘detonando’ a todos. Tanto aqui, quanto principalmente nos EUA”
O Réu também passou a ameaçar renegociar os termos de sua Colaboração Premiada com o MPF. A ameaça de renegociação está registrada em bilhete enviado pelo Sr. Marcelo Odebrecht em 14.7.2017 :

“Prazo até a semana que vem para a alienação de garantias aceitáveis (não venham me enrolar, para pagar minha multa). Caso contrário na outra semana já vou iniciar minha tentativa de renegociar meu acordo com a força tarefa. Alerto que o farei sem pestanejar, exponha a quem exponha, e será um caminho sem volta”

Diz a Folha que a Força Tarefa da Lava Jato, disse que o pagamento para delatar “está sendo discurtido em outro processo”. Ora, se a validade de seus depoimentos está sendo discutida, como eles puderam “valer” para fazer condenações?

O pedido da defesa está, informa o jornal, pendente de apreciação do juiz Luiz Antonio Bonat, no processo sobre o prédio do Instituto Lula, que nunca foi do Instituto Lula. No TRF-4, em recuso de embargo de declaração do caso do sítio de Atibaia foi ignorado com um “não vem ao caso” já tradicional por ali.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Os togados maçônicos do trf4 são quadrilheiros da pior espécie.
    Quem conhece o ambiente jurídico daquele Estado ,sabe muito bem quem é que manda .É o chefe da loja de grau 33.
    Esses merecem muito mais ,que um processo ,sem duvidas.

  • Tijolaço é um blog sério, com fica demonstrado pela matéria em questão. Mas tenho interesse em saber por que não aborda o pedido de Lula pelos documentos na Suiça ou pela lista do Banestado. Estranho, para dizer o mínimo, que toda mídia dita "progressista" esconda tais fatos.

      • Agradeço por sua resposta, quero continuar acreditando que você defende, de fato, a soberania nacional.

  • Só há uma chance para o Brasil e pro Lula: DISPONIBILIZAR para a sociedade a VERDADEIRA lista da Odebrecht que se encontra na Suiça!!!

  • ate o reino mineral sabe que trata-se de um arranjo para extirpar o PT...

  • Lula solicitou os arquivos da Odebrecht na Suiça. Trf4 e MPF-PR tão se borrando de medo.

  • No Brasil, justiça acontece como efeito colateral, nunca como regra.

  • Num país decente, com um judiciário decente, os integrantes do tal TRF-4 já teriam sido cassados há muito tempo, porque lá se faz de tudo, menos justiça. Nem vou imaginar o que aconteceria com eles na China...

Related Post