Delação assalariada: o recurso de Lula ao juiz Bonat

A briga, por dinheiro, entre Marcelo Odebrecht e seu pai, Emílio, acabou dando a Lula uma prova de que as delações feitas por dirigentes da empreiteira estão contaminadas por algo que deveria ser um vício insanável de origem e que, juridicamente, deveriam ser anuladas.

Por uma simples e comprovada razão, exibida pela própria empresa: os delatores foram brindados, para delatarem de acordo com os interesses de Odebrecht em firmar um acordo de leniência (perdão) por suas maracutaias, com “salários” mensais “pós-delação”, quase todos (75 de 78) acima de R$ 50 mil por mês , sendo 16 deles superiores a R$ 100 mil mensais, por um período, em geral, entre quatro e dez anos, além de terem pagas as multas judiciais que receberam e os gastos com advogados. Alem, é claro, de seguro de vida e auxílio-moradia.

Todos sabiam disso, claro, mas quando a Odebrecht ingressou com a planilha na Justiça, em meio à briga de pai e filho tornou isso material, sem possibilidade de discussão. E em qualquer tribunal do mundo “colaborador remunerado” (e muito bem remunerado) é algo que por si já bastaria para anular tudo o que diga, pois foi o dinheiro que o levou a dizer o que o dinheiro queria que dissesse.

São estarecedoras as narrativas, feitas pela própria Odebrecht da disposição de Marcelo em fazer depoimentos que interessassem por mais dinheiro ou, caso contrário “detonar” a empresa.

(…)o Sr. Marcelo Odebrecht enviou novo bilhete afirmando que “a própria empresa e os demais colaboradores (e não colaboradores) estão levando a uma situação onde acabarei ‘detonando’ a todos. Tanto aqui, quanto principalmente nos EUA”
O Réu também passou a ameaçar renegociar os termos de sua Colaboração Premiada com o MPF. A ameaça de renegociação está registrada em bilhete enviado pelo Sr. Marcelo Odebrecht em 14.7.2017 :

“Prazo até a semana que vem para a alienação de garantias aceitáveis (não venham me enrolar, para pagar minha multa). Caso contrário na outra semana já vou iniciar minha tentativa de renegociar meu acordo com a força tarefa. Alerto que o farei sem pestanejar, exponha a quem exponha, e será um caminho sem volta”

Diz a Folha que a Força Tarefa da Lava Jato, disse que o pagamento para delatar “está sendo discurtido em outro processo”. Ora, se a validade de seus depoimentos está sendo discutida, como eles puderam “valer” para fazer condenações?

O pedido da defesa está, informa o jornal, pendente de apreciação do juiz Luiz Antonio Bonat, no processo sobre o prédio do Instituto Lula, que nunca foi do Instituto Lula. No TRF-4, em recuso de embargo de declaração do caso do sítio de Atibaia foi ignorado com um “não vem ao caso” já tradicional por ali.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

      1. Tradução à la Google [Risos]

        Escândalo de lavagem de dinheiro no Brasil do inferno
        Sem ninguém ansioso para falar sobre as revelações, a questão é o que o ex-presidente Lula fará a respeito.

        “A Lava Jato começou no Banestado.” Por egrégio jornalista Pepe Escobar
        Nota: Pepe Escobar é um dos melhores jornalistas do mundo!

    1. Esse Romulus não me passa nem um pouco de confiança. Acompanhei o Duplo Expresso por um bom tempo, quando o Calazans ainda fazia dupla com ele, e o que vi não me soou muito bem. Será que alguma coisa mudou?

  1. Os togados maçônicos do trf4 são quadrilheiros da pior espécie.
    Quem conhece o ambiente jurídico daquele Estado ,sabe muito bem quem é que manda .É o chefe da loja de grau 33.
    Esses merecem muito mais ,que um processo ,sem duvidas.

  2. Tijolaço é um blog sério, com fica demonstrado pela matéria em questão. Mas tenho interesse em saber por que não aborda o pedido de Lula pelos documentos na Suiça ou pela lista do Banestado. Estranho, para dizer o mínimo, que toda mídia dita “progressista” esconda tais fatos.

      1. Agradeço por sua resposta, quero continuar acreditando que você defende, de fato, a soberania nacional.

  3. Só há uma chance para o Brasil e pro Lula: DISPONIBILIZAR para a sociedade a VERDADEIRA lista da Odebrecht que se encontra na Suiça!!!

  4. Num país decente, com um judiciário decente, os integrantes do tal TRF-4 já teriam sido cassados há muito tempo, porque lá se faz de tudo, menos justiça. Nem vou imaginar o que aconteceria com eles na China…

  5. o stj eh aquilo, esses dessa maneira… imagina se o bozo fica e poe o supremo do jeito q ele quer? ai nao vai haver salvacao possivel e tudo estara perdido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *