Depois da Folha, Estadão também descobre que água de SP está por dias…Não espalhem…

canta1

Existe algo pior que a falta de chuvas em São Paulo.

É a sua imprensa.

O Estadão, em sua página 21, sem uma mísera linha de chamada na capa dá a seguinte “noticiazinha”, de somenos importância para a população:

Represa tem mais 5 dias de volume morto – Responsável por atender a Grande São Paulo há três semanas, Atibainha, do Cantareira, chega a 6% da capacidade

Asssim, discretamente. A foto nem é do jornal impresso, tirei da internet.

Há três dias – e a mais de 400 quilômetros de distância – este blog havia dito que “o reservatório do Atibainha, de onde está vindo toda a água retirada hoje do Sistema Cantareira, tem míseros 60 centímetros – três palmos! – de água, até que seja atingida a cota mínima – já com todo o bombeamento – de 777 metros sobre o nível do mar. Nove bilhões de litros, água para seis dias, no ritmo atual de retirada.”

E ainda tem cinco – ou quatro, porque esta conta é de ontem –  porque a Sabesp voltou a retirar água do reservatório do Jacareí, onde, também dizia o post, as comportas haviam sido completamente fechadas há dez dias, sem que isso implicasse uma recuperação de sua situação caótica.

Não quer dizer que São Paulo vá ficar sem água na semana que vem, porque há “restinhos” a tirar do Jacareí (em tese, mas muito “em tese”, porque o empoçamento é imenso, 35 bilhões de litros e mais uma parte do pequeno reservatório de Cachoeira, que não pode esvaziar porque interromperia o fluxo de água daquele.

Está tudo na “rapa do tacho”, uma irresponsabilidade inacreditável com, palavras do Estadão, com “o abastecimento de água de 6,5 milhões de habitantes da Grande São Paulo que ainda dependem do Sistema Cantareira”.

Tudo agora é tecnicamente difícil, porque as represas chegaram a um ponto em que não se pode ter mais planejamento, apenas improvisos. Ter alguma água não quer dizer que essa água possa ser captada, porque tudo virou um lodaçal.

Vejam o que diz a matéria:

“O Estado apurou que há três semanas a Sabesp estava com dificuldade de captar o volume morto na região por causa da seca, que fez das represas um córrego. A Sabesp afirmou que fazia manutenção no sistema. Nesta quinta, as bombas foram religadas”.

É, simplesmente, mentira da Sabesp a tal história de “manutenção” das bombas.

Desde o dia 19 elas pararam de tirar água do Jacareí porque o “córrego” que ele virou não tinha mais profundidade operacional, por conta da necessidade de dragar canais para verter a água “empoçada” em áreas que foram ficando isoladas do ponto de captação.

Nestes pouco mais de 20 dias, só o que se conseguiu, com as comportas fechadas, foram aqueles 4 bilhões de litros e 25 centímetros de elevação no nível das águas.

A tal “segunda cota” do volume morto, aliás, consiste na instalação de bombas, que está sendo feita, para sugar a água da maior daquelas poças, distante do ponto de captação normal, onde a água já não chega.

O cinismo do governador, porém, é tanto que, dia 29, chegou a dizer que “talvez nem precise” apelar para a poça restante.

Parece não haver limites nem para a loucura eleitoreira de Geraldo Alckmin nem para a cumplicidade dos jornais paulistas, que sabem que o racionamento começará logo após as eleições.

É quando surgirá o que aparece em qualquer imagem das represas do Cantareira: lama.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

  1. Não acredito nas pesquisas, acredito que teremos 2º turno em SP, e aí o bicho vai pegar. Padilha vem pra ficar com pelo menos 26 ou 27%.

  2. 5 dias? Tá bom! É pra depois das eleições. Se não fosse trágico, seria divertido ver o PiG na próxima semana anunciando essa falta d’água, racionamentos mil e, ainda por cima, inocentando os tucanos e colocando a culpa em São Pedro e até na população. É só aguardamos para assistir a isso.

    1. Vão colocar a culpa é no PT e no governo federal, periga ainda complicar o segundo turno, se houver, pra Dilma. E o “inteligentíssimo” eleitor paulista fará coro com a mídia de negócios e o governo de plumados.
      Infelizmente aqui no coração da besta as coisas funcionam assim.

      1. É uma desgraça, mas tenho que concordar… realmente , aqui é o Coração da besta…Não tem argumento racional que rompa a carapaça de reacionarismo e ignorância… F@#$#@….

  3. Decepcionada com os paulistas!
    Aqui em Minas, ficamos sabendo como foi a administração do governo tucano/Aécio Neves e ficamos tão decepcionados, que nós mineiros mostraremos nas urnas a nossa insatisfação. Aécio/Pimenta da Veiga estão perdendo muito aqui em Minas Gerais.
    E o mineiro estava sem saber direito como tinha sido na realidade a administração do Aécio e com a campanha política, pudemos ver e concluir que foi uma decepção!
    Por que vocês, paulistas, não fazem o mesmo no próximo domingo? Mostrem a suas insatisfações para com o governo do Alckmin!
    Mostrem que vocês sabem demonstrar nas urnas o que é realmente melhor para vocês!

    1. O ódio irracional ao PT, inoculado pela mídia, faz com que muitos ainda prefiram acreditar nos tucanos. Ódio! Esse é o motivo… mas Padilha cresce e estará no segundo turno. E a partir de então, venceremos em SP. Na pesquisa de sábado à noite eles vão dizer que Alckmin tem em torno de 42%, Skaf 18% e Padilha 15%. Com os 2% dos nanicos, a diferença fica – segundo eles – de apenas 7%. Claro, Padilha já terá ultrapassado Skaf e terá em torno de 18-20%. E na boca de urna, a “surpresa” é que Alckmin terá entre 37-38%, Padilha 25-27% e Skaf 16-18%. Ficou feliz?… Pois anote, é isso que vai acontecer.

      1. Minas não é anti-petista.

        Não tem como comparar com São Paulo, o berço do anti-petismo.

        Dilma vai ganhar aqui e Pimentel também vai. Esse no primeiro turno.

    2. Maria, infelizmente a maioria dos paulistas é preconceituoso, em relação ao PT e a tudo o que se refere à classe trabalhadora.
      Vai levar muito tempo até que o povo daqui se conscientize e chute o traseiro dos tucanos pra longe daqui.
      Vai levar muito tempo mas um dia chegamos lá.

  4. Pois é!! São Paulo concentra uma enorme população bastante limitada politicamente. Seus grandes homens foram ADEMAR (o roubo mas faço), Maluf. o construtor do túnel FARAÔNICO (coitado do AIRTON), Jânio (o cara das jogadas loucas), entre outros. A a máfia do entreguismo nacional, que treina nos órgãos públicos paulistas, engordando as multinacionais e seus diretores (e os envolvidos nas CONCORRÊNCIAS VICIADAS).

    1. Todos os votos dos paulistas haverão de cair na sua cabeça, faltou na lista Pitta, Collor de Melo, e agora Marina.
      São Paulo junto com o Paraná agora impedem Dilma de vencer no primeiro turno.
      A educação fornecida pelo PSDB há vinte anos só podia produzir este tipo de eleitor.
      Um único lugar do mundo poderia abrigar em seu território três veículos de desinformação e deformação reacionária na província dos bandeirantes: vejinha, folhinha e estadinho.
      A burguesia paulista é isto aí sem por e nem tirar.

  5. Repito meu “mantra gaudério”: Burro de canga, se acostuma a varada nas ancas, a andar na lama e a usar tapa olho, andando em círculos…acreditando que caminha para a frente…fazer o quê…lamentar!!!

  6. Não. Não acredito! Não pode ser! São Paulo sem agua? Deve haver algum engano. O Governador Alckmim não deixaria jamais que isso acontecesse! Ele é o melhor Governador do Brasil. Deve ter sido pego de surpresa. Ninguem avisou a ele? obs:Recebi essa no meio da lata de um coxinha babaca. Bem feito. Quem manda dar conversa pra esses bundões.

  7. Se o picolé de chuchu se eleger no domingo, segunda a chapa começa a esquentar(ainda mais) pros paulistas. E eu acho bem feito, apesar de pagar o preço também. Ferra sem dó, pinóquio!

  8. Será que os paulistas e paulistanos terão que ficar com sede para ver
    como o PSDB é competente para governar tendo como comparação o Tucano Mór, o FHC, o pior presidente do Brasil. Acordem!!!!!!!!!!!

  9. Meu Deus, a Polícia não vai algemar esse indivíduo que ainda posa de governador e levar pra trás das grades e tomar uma providência???? O que estão esperando???? a reeleição, claro, eu sei… mas e o povo??????????
    O povo não invade o gabinete do governador e arrasta ele pra cantareira e manda ele assumir sua covardia????? Onde estão os paulistas? sua tradição política… viraram essa massa amorfa e anencéfala?

  10. Uma análise detalhada do problema da água em São Paulo:

    http://jornalggn.com.br/blog/sergiorgreis/crise-hidrica-a-historica-incompetencia-gerencial-de-alckmin-por-sergio-reis

    Preocupante. Já li e reli umas três vezes. Pelo visto, o governador atual, que dizem que está para se reeleger, espera que caia um dilúvio em sua terra. Isto é gestão temerária. Ainda que caia água dentro dos limites atuais, SP vai sofrer, muito, e eu não sei as consequências disto em nossa economia.

    Sou nordestino. De Pernambuco. E por mais que tenha sentido discriminação quando estive lá, eu torço para que este problema se resolva. Pois além do sofrimento que levará para a população (acho que já está levando), pode afetar a nossa economia a nível nacional.

    Sinceramente, o melhor é que ele ganhe. Eu não queria pegar esta bucha de canhão.

    1. Na verdade se ele ganhar é muito pior, pois por pior que seja a crise, daqui a 4 anos a reputação tucana já estaria devidamente restaurada com o trabalho diário do PiG.

  11. Prezado Fernando Brito,

    Trocando em miúdos, você quer dizer que a imprensa está enganando a população, ao blindar Geraldo Alckimin.

    Mas, indiretamente, você também leva o seu leitor a concluir que a população aprova tanto a imprensa quanto o governador. Ou seja, a população de São Paulo coloca todo um preconceito acima das suas próprias agruras.

    Como pode isso acontecer ?

    Ora, foi assim também em 1932, quando os jovens de São Paulo estavam sendo massacrados pelas forças federais.

    A imprensa da época, incluindo o jornal “O Estado de São Paulo”, noticiava justamente o contrário e dava conta de que São Paulo estava “ganhando a guerra contra o restante da federação”.

    Se eles não aprenderam desde 1932, como demonstrariam aprender agora?

    —————

  12. São Paulo não tem água nem para limpar ficha suja do tucanato. Natura, dos colegas da MariNeca lucrará, vendendo muito perfume. Jardins e Higienópolis serão a Paris paulistana:muitos sem banho e perfume no ar. Chiquérrimo…

  13. Moro em Campinas (SP) desde 2005 e NUNCA transferi meu Título Eleitoral para cá pois já imaginava a “tortura” que seria escolher “um” entre tantos “iluminados” políticos paulistas!
    Sendo assim, em todas as recentes eleições justifiquei o meu voto.
    Esse ano, para não correr riscos (vá que falte apenas UM VOTO…), terei o máximo prazer em votar (em transito) na PRESIDENTA DILMA!
    PS. Nessa modalidade só posso votar para presidente, mas se fosse possível votar para deputado, minha melhor opção seria mesmo o TIRIRICA, pois como diz seu slogan, nessa terra “PIOR NÃO FICA”…

  14. Torço muito p/ que os Paulistano otários, ao abrirem suas torneira, só encontre vento. Quero rir muito destes trouxas que gostam do Estadão, da Folha, Veja e outros lixos que costumam chamar de imprensa.

  15. Sinceramente, não dá para acreditar no que esta acontecendo. Isso é um pesadelo? Isso é irracional. São milhões de seres humanos, muitas vidas. A economia da cidade cidade. E a imprensa esconde essa loucura? Vão deixar secar a última gota dágua? Alguém teria que fazer alguma coisa. Os próprios paulistanos deveriam ter feito, mas os paulistanos parece estar anestesiados. Eles sabem que a água vão acabar, mas nem estão aí, vão deixar o Alckmin gastar a última gota em prol do ódio petista?

  16. terei pena do novo governador de sp. ele terá que arregaçar as mangas e trabalhar. mas eu disse novo… se o psdb sair vitorioso, não espero nada… tiveram dez anos para fazer algo… apenas na crise hídrica!

  17. Isto que é imprensa competente e rápida, demorou um ano para descobrirem o que todo já sabe.

    kkkkkkkkkkkkkkk

  18. Isto me faz lembrar da musica: Lata d’água na cabeçaaaa.. lá vai o paulista, lá vai paulistaaa. Sobe o morro e não se cansaaa, que é prá não levar criançaaa. Lá vai o paulistaaa… É tétrico para não dizer patético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *