Depois do “solta-não solta” de Lula, as pesquisas sumiram

15 dias após o “imbroglio” do solta-não solta o Lula, ainda não há pesquisas nacionais sobre a intenção de votos.

Hoje ou amanhã sai a primeira, da Vox Populi, porque o único levantamento divulgado após aqueles fatos – ou não-fatos – foi o do Ipsos, que não mede intenção de voto, mas aprovação/reprovação.

Providencialmente, os grandes institutos de pesquisa não quiseram medir o impacto do intenso noticiário que tirou o ex-presidente da sombra onde o lançaram Justiça e mídia.

Casualmente conveniente, não é?

Claro que não se pode adivinhar se o quadro de preferências eleitorais – que tem se mantido praticamente imutável por meses – vá sofrer alterações significativas.

Mas, se acontecerem, dificilmente serão em outra direção senão a de aumentarem as menções a Lula.

Ibope e Datafolha ainda não registraram qualquer levantamento.

Na folha de registros de pesquisas do TSE, porém, uma delas chama a atenção.

É a encomendada pessoalmente por Henrique Meirelles, o candidato do PMDB, por R$ 42 mil e 500 entrevistados.

Nela, além das perguntas convencionais, discorre-se sobre o entendimento pela população das virtudes econômicas do ex-ministro, sempre frisando o fato de ter participado do governo Lula.

“Seu” Meirelles, mesmo sem ser marqueteiro, posso assegurar que, por aí, o senhor não arruma nada.

Até porque a turma que encheu as burras com a política de crescimento econômico de Lula não economiza na hora de odiar o ex-presidente.

Assim, aliás, como faz o senhor, que usa o cargo que ele lhe confiou para postular-se candidato de uma política econômica absolutamente inversa à que ele propõe.

Lula, para desmontar sua canidatura, nem precisa ser solto, basta um bilhetinho.

 

Fernando Brito:

View Comments (46)

  • Nada, nada mesmo, em todos esse ano eleitoral, conseguiu levar tanto pavor aos golpistas do que estes levantes seguidos de "Lula Livre" nos mercados populares de Belo Horizonte e Curitiba. Devem estar queimando o bestunto para encontrar um meio de acabar com isso.

  • Não seria melhor o Lula apoiar a Manuela de presidente e o Haddad de vice , e os outros esquerdista apoiarem ?

  • Não seria melhor o Lula apoiar a Manuela de presidente e o Haddad de vice , e os outros esquerdista apoiarem ?

  • Gente, acordem para a vida , a direita do judiciário não deixará o Lula ser candidato!!!!

    • Acorde você também, se a direita não vai deixar Lula ser presidente, você acha que vai deixar outro da esquerda ser ?
      A luta tem que ser em torno de Lula ou então não tem chance nenhuma.

      • O Lula vai ser declarado inelegível, a Manuela não , e muito menos o Haddad.

      • Por favor junte 300.000 mil pessoas para invadir Curitiba que o Lula será solto e eleito presidente . O que falta é a mobilização popular.

        • Isto não é brincadeira de criança da classe média. O povo já fez milagres. Gente humilde, que depende de seu trabalho do dia a dia, saiu de sua labuta diária para montar o acampamento Lula Livre, e tomar tiro de fascista e chute de delegado da polícia federal. Esta manifestação já foi um apoio que nenhum outro candidato jamais poderia pensar em ter. O povo está quieto porque está esperando a eleição. Se houver urna, a hora da manifestação popular será nela. Vão enchê-la de Lula até a tampa.

          • E esta manifestação vai, na prática, se dar como se não há o menor indício de que o nome Lula estará nas urnas?

          • Enviei sem querer. Eu gostaria muito de acreditar no tal "povo". Mas não tenho visto nada muito convincente a ponto de causar uma inflexão na ordem das coisas tal como foi planejado pelo golpe. Os golpistas não são bobos e esta tal manifestação (cá entre nós, bastante tímida até aqui) já está precificada. Uma coisa é desejo que eu também tenho e fervorosamente. Outra é a realidade.

    • NAo sei se a coisa esta tao clara assim, se estivesse a imprensa nao estaria falando em plano B do PT todo dia, falando que Lula nao vai ser candidato etc.

      Vai registrar dia 15 agosto, ai vem os recursos, STF etc...
      Se chegar na eleição com nome dele na urna ja era...

    • Também acredito que essa direitalha não vai deixar Lula ser presidente, nunquinha da silva. Tudo isso somente por um motivo: povo brasileiro muito bundão!

  • A esquerda esqueceu que teve um golpe justamente para não deixar o Lula ser candidato.

      • A verdade que eles farão de tudo para Lula não ser candidato, pois deram o golpe para entregar a presidência a Lula. A chance de a esquerda ser novamente presidente é muito grande, o que vai contar será as estratégias para viabilizar isso.

  • Nada, nada mesmo, em todo esse ano eleitoral, conseguiu levar mais pavor aos golpistas do que estes levantes seguidos de "Lula Livre" nos mercados populares de Belo Horizonte e Curitiba. Devem estar queimando o bestunto para encontrar um meio de acabar com isso.

  • MINAS 247 - O INSTITUTO DOXA, DE MINAS GERAIS, DIVULGOU NESTA SEGUNDA-FEIRA 23 A PRIMEIRA PESQUISA QUE MOSTRA O EX-PRESIDENTE LULA COM MAIS DE 40 PONTOS, ABRINDO FRENTE DE DEZ PONTOS SOBRE TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS E COM VITÓRIA JÁ NO PRIMEIRO TURNO.

    De acordo com o levantamento, enquanto Lula registra 41% das intenções de voto, os outros pré-candidatos, somados, têm 31%. Bolsonaro tem apenas 15%, Marina Silva (Rede) e todos os outros aparecem na faixa de 6% a 1%.

    Concluída em 8 de julho, a pesquisa foi feita com 2.500 pessoas e tem nível de confiança de 95%. Os dados foram publicados na coluna da jornalista Raquel Faria, do jornal O Tempo, de Minas.

Related Post