Depois do “solta-não solta” de Lula, as pesquisas sumiram

15 dias após o “imbroglio” do solta-não solta o Lula, ainda não há pesquisas nacionais sobre a intenção de votos.

Hoje ou amanhã sai a primeira, da Vox Populi, porque o único levantamento divulgado após aqueles fatos – ou não-fatos – foi o do Ipsos, que não mede intenção de voto, mas aprovação/reprovação.

Providencialmente, os grandes institutos de pesquisa não quiseram medir o impacto do intenso noticiário que tirou o ex-presidente da sombra onde o lançaram Justiça e mídia.

Casualmente conveniente, não é?

Claro que não se pode adivinhar se o quadro de preferências eleitorais – que tem se mantido praticamente imutável por meses – vá sofrer alterações significativas.

Mas, se acontecerem, dificilmente serão em outra direção senão a de aumentarem as menções a Lula.

Ibope e Datafolha ainda não registraram qualquer levantamento.

Na folha de registros de pesquisas do TSE, porém, uma delas chama a atenção.

É a encomendada pessoalmente por Henrique Meirelles, o candidato do PMDB, por R$ 42 mil e 500 entrevistados.

Nela, além das perguntas convencionais, discorre-se sobre o entendimento pela população das virtudes econômicas do ex-ministro, sempre frisando o fato de ter participado do governo Lula.

“Seu” Meirelles, mesmo sem ser marqueteiro, posso assegurar que, por aí, o senhor não arruma nada.

Até porque a turma que encheu as burras com a política de crescimento econômico de Lula não economiza na hora de odiar o ex-presidente.

Assim, aliás, como faz o senhor, que usa o cargo que ele lhe confiou para postular-se candidato de uma política econômica absolutamente inversa à que ele propõe.

Lula, para desmontar sua canidatura, nem precisa ser solto, basta um bilhetinho.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

46 respostas

  1. Nada, nada mesmo, em todos esse ano eleitoral, conseguiu levar tanto pavor aos golpistas do que estes levantes seguidos de “Lula Livre” nos mercados populares de Belo Horizonte e Curitiba. Devem estar queimando o bestunto para encontrar um meio de acabar com isso.

  2. Não seria melhor o Lula apoiar a Manuela de presidente e o Haddad de vice , e os outros esquerdista apoiarem ?

  3. Não seria melhor o Lula apoiar a Manuela de presidente e o Haddad de vice , e os outros esquerdista apoiarem ?

    1. Acorde você também, se a direita não vai deixar Lula ser presidente, você acha que vai deixar outro da esquerda ser ?
      A luta tem que ser em torno de Lula ou então não tem chance nenhuma.

      1. Por favor junte 300.000 mil pessoas para invadir Curitiba que o Lula será solto e eleito presidente . O que falta é a mobilização popular.

        1. Isto não é brincadeira de criança da classe média. O povo já fez milagres. Gente humilde, que depende de seu trabalho do dia a dia, saiu de sua labuta diária para montar o acampamento Lula Livre, e tomar tiro de fascista e chute de delegado da polícia federal. Esta manifestação já foi um apoio que nenhum outro candidato jamais poderia pensar em ter. O povo está quieto porque está esperando a eleição. Se houver urna, a hora da manifestação popular será nela. Vão enchê-la de Lula até a tampa.

          1. E esta manifestação vai, na prática, se dar como se não há o menor indício de que o nome Lula estará nas urnas?

          2. Enviei sem querer. Eu gostaria muito de acreditar no tal “povo”. Mas não tenho visto nada muito convincente a ponto de causar uma inflexão na ordem das coisas tal como foi planejado pelo golpe. Os golpistas não são bobos e esta tal manifestação (cá entre nós, bastante tímida até aqui) já está precificada. Uma coisa é desejo que eu também tenho e fervorosamente. Outra é a realidade.

    2. NAo sei se a coisa esta tao clara assim, se estivesse a imprensa nao estaria falando em plano B do PT todo dia, falando que Lula nao vai ser candidato etc.

      Vai registrar dia 15 agosto, ai vem os recursos, STF etc…
      Se chegar na eleição com nome dele na urna ja era…

    3. Também acredito que essa direitalha não vai deixar Lula ser presidente, nunquinha da silva. Tudo isso somente por um motivo: povo brasileiro muito bundão!

      1. A verdade que eles farão de tudo para Lula não ser candidato, pois deram o golpe para entregar a presidência a Lula. A chance de a esquerda ser novamente presidente é muito grande, o que vai contar será as estratégias para viabilizar isso.

  4. Nada, nada mesmo, em todo esse ano eleitoral, conseguiu levar mais pavor aos golpistas do que estes levantes seguidos de “Lula Livre” nos mercados populares de Belo Horizonte e Curitiba. Devem estar queimando o bestunto para encontrar um meio de acabar com isso.

  5. MINAS 247 – O INSTITUTO DOXA, DE MINAS GERAIS, DIVULGOU NESTA SEGUNDA-FEIRA 23 A PRIMEIRA PESQUISA QUE MOSTRA O EX-PRESIDENTE LULA COM MAIS DE 40 PONTOS, ABRINDO FRENTE DE DEZ PONTOS SOBRE TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS E COM VITÓRIA JÁ NO PRIMEIRO TURNO.

    De acordo com o levantamento, enquanto Lula registra 41% das intenções de voto, os outros pré-candidatos, somados, têm 31%. Bolsonaro tem apenas 15%, Marina Silva (Rede) e todos os outros aparecem na faixa de 6% a 1%.

    Concluída em 8 de julho, a pesquisa foi feita com 2.500 pessoas e tem nível de confiança de 95%. Os dados foram publicados na coluna da jornalista Raquel Faria, do jornal O Tempo, de Minas.

  6. Plantaram tucano e colheram Bolsonaro. Criaram um clima de ódio para tirarem o PT do poder. Achavam que com a ação integrada entre a força tarefa da lava-jato e a mídia hegemônica conseguiriam arrebentar a popularidade do Lula. Mas afastaram o PT com a narrativa de combate à corrupção e colocaram uma turma barra pesada no poder como Temer, Aécio, Moreia Franco, Eliseu Padilha. A desmoralização veio mais rápida do que eles esperavam. Perderam essa narrativa. Depois fizeram uma condenação super frágil do grande chefe de quadrilha (Lula), condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro de uma propriedade “atribuída”. Uma violência absurda do aparato policial e jurídico que resultou na perda dessa outra narrativa. Parte do STF está querendo sair dessa desmoralização. Com Lula solto eles sabem que só existem duas situações: Lula eleito no primeiro turno ou o candidato do Lula no segundo turno com Bolsonaro. Alckmin nem com tempo de TV do centrão tem salvação. Ou seja, na melhor das hipóteses estarão no palanque da extrema direita. Bolsonaro que ensina criança de colo a fazer um revolver com a mão terá o apoio dos Irmãos Marinho, FHC, Alckmin, Temer, Merval, Noblat, Otávio Frias, ACM Neto, Ronaldo Caiado, Mainardi, Miriam Leitão, Augusto Nunes, Eliane Cantanhede, Josias de Souza, Anastasia, Henrique Meireles,Moro, Deltan, Persio Arida, Marcos Lisboa,Marta Suplicy, Marina, Elio Gaspari… Tem vexame maior? Todo castigo para golpista é pouco

  7. Martinho da Vila falando do seu tormento em conseguir uma autorização para visitar o Lula. Um representante ilustre da nossa MPB sendo totalmente desrespeitado pelo arbítrio da justiça e da policia federal da lava jato. Mas continue com sua tenacidade e resistência, Martinho, Lula merece.
    https://www.youtube.com/watch?v=Yj4JqF-fxFk

  8. AUXÍLIO-MORADIA

    A pergunta que não quer calar: Dona Carmem Procrastinadora, a Sra. vai ou não vai colocar em votação a inconstitucionalidade do recebimento dos auxílios-moradia (acima do teto muitas vezes) aos juízes e promotores que já tem residência própria e/ou não mudaram de sede para justificar o recebimento???

    Falando nisso, bem que eles poderiam morar nestes terrenos que a Senhora acabou de desapropriar:

    “Cármen Lúcia no Planalto desapropria 11 imóveis para tribunais
    23/07/2018, 21:49, atualizado em 24/07/2018, 7:49
    Como presidente em exercício, ela também autorizou a AGU a promover a desapropriação dos imóveis e alegar urgência para o processo

    A presidente da República em exercício declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, 10 imóveis contíguos ao prédio do Fórum Trabalhista de Belém, localizados na Avenida Senador Lemos, na capital paraense. Eles serão destinados ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8).

    Em outro decreto, Cármen declarou a utilidade pública de um imóvel localizado na Avenida Oliveira Rezende, no município de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, seu estado natal. Esse imóvel será destinado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que tem sede em Brasília e possui sob a sua jurisdição o DF e outros 13 estados, como Minas.

    Ela também autorizou a Advocacia-Geral da União (AGU) a promover a desapropriação dos imóveis e alegar urgência para a realização do processo. Os dois decretos devem ser publicados na edição desta terça (24), do Diário Oficial da União.”

    https://www.metropoles.com/brasil/carmen-lucia-no-planalto-desapropria-11-imoveis-para-tribunais

  9. Resta à direita substituir as pesquisas de intenção de voto por pesquisas de indução de voto.

  10. O PÂNICO KOXINHA SE ALASTRA…
    CANDIDATURAS ACERTADAS RASGAM POUCOS DIAS DEPOIS DE ACORDADAS…
    OUTROS SEQUER CONSEGUEM CRIAR UMA “CHAPA ELEITORAL”!
    A LÓGICA APONTA: SERGINHO MORO VAI ACABAR ELEGENDO LULA OU OUTRO PETISTA!
    O SILÊNCIO DA GLOBO RESULTA NO PÂNICO DAS PESQUISAS DE OPINIÃO E NA QUEBRA DA AUDIÊNCIA…
    A ABRIL-VEJA JÁ FOI… ENTREGUE AOS BANQUEIROS PARA SALVAREM O RESCALDO DO INCÊNDIO DA FALÊNCIA!
    LULA 2018!
    PT 2018!

  11. Não existe democracia sem legitimidade governamental

    “Não existe democracia sem legitimidade governamental obtida de maneira tranquila e consensual. Portanto, sem eleições livres com a participação de todos os candidatos preferidos pelos diversos grupos populacionais o regime político será qualquer coisa menos democrático. A normalidade de faz de conta vai acabar se Lula não for autorizado a disputar a presidência. O golpe das eleições sem Lula não será recebido com a mesma passividade demonstrada até o presente momento. A reação violenta dos eleitores de Lula à exclusão dele da disputa é previsível e será inevitavelmente considerada justa pelos petistas. Com muito pouca legitimidade o novo desgoverno neoliberal que for eleito será obrigado a enfrentar uma verdadeira revolta civil que tem tudo para piorar o quadro de fuga de investimentos, prejuízos insuportáveis, redução de arrecadação tributária, desemprego e estagnação econômica que foram produzidas deliberadamente pelo usurpador Michel Temer. A paz civil abre caminho para o sucesso econômico. Ninguém vai pacificar o Brasil excluindo Lula da disputa.”

    https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/eleicoes-de-faz-de-conta-num-pais-muito-muito-muito-distante-por-fabio-de-oliveira-ribeiro

    1. Vejo por aí. Não podemos aceitar, de boa, a ausência de Lula.
      Eu e minha companheira não sairemos de casa se ele não estiver na “urna”.
      Ou Lula ou nada!

      1. Eu vou votar no LULA ou em quem o represente indicado por ele. Não deixarei de votar. Mas também não deixo de me indignar pela falta de legitimidade causada pelo GOLPE contínuo.

  12. Se a situação econômica” do País estive a céu de brigadeiro, poderia até ser que esta turma arranjasse alguma coisinha, mas bastou uma greve dos caminhoneiros para que tudo degringolasse. Desemprego altíssimo, Criminalidade nas nuvens,
    Criminalidade cada dia mais ativa.
    Então não dá pra pensar em eleger estes picaretas dos Tucano Demos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *