Desde quando dar um número de telefone é crime?

O “auê” em torno do fato de que a ex-deputada Manuela Dávila deu o contato de Glenn Grenwald a alguém que se dizia possuidor de informações relevantes é apenas a exploração política vazia de quem não pode responder ao conteúdo das mensagens tornadas públicas pela “Vaza Jato”.

Qual é o crime de dar o número de um Telegram ou Whatsapp de alguém?

Manuela não procurou o hacker, foi procurada por ele e repassou o contato a um jornalista, qual o problema?

Se tivesse repassado o telefone deste modesto blogueiro – que nem Telegram tem – eu teria entrado em contato do mesmo jeito e mergulhado nos arquivos para confirmar sua veracidade, exatamente como o The Intercept fez.

O que esperavam que um jornalista fizesse? Dissesse “ai, meu Deus, é sobre o Sérgio Moro, não quero não, é heresia?”

Se há informação e é possível aferir se a informação corresponde à realidade, é jornalismo.

O resto é antagonismo.

 

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Continuamos teorizando sobre a narrativa deles.
    Ainda não ouví o que Manoela tem a dizer.
    As fontes neste caso ,A PF DE MORO E ESSA OPERAÇÃO TABAJARA DOS HACKERS, NÃO MERECE O MÍNIMO CRÉDITO. ,

  • Antes de ser política, Manuela é jornalista. Ponto. O hacker a procurou por ela ser jornalista e pelo assunto ser grave e de interesse público, e, também, político, é claro!. E daí? Manuela apenas repassou o número de um jornalista fera para fazer as denúncias.Agora vem a pergunta que não se cala nem a poder de reza: tendo conhecimento de fatos graves envolvendo a coisa pública, e que afeta o espectro político o qual abraça, sendo que um ex-presidente da república - idoso e que fez muito por esse país - está preso injustamente e , ainda por cima, foi tirado a fórceps da corrida presidencial, tinha ela o dever legal de ser omissa quando podia fazer alguma coisa? Ou, inclusive, na qualidade de jornalista tinha ela que fazer exatamente o contrário? Que eu saiba Manuela, diferentemente de Moro e Deltan - que têm algo a esconder - não negou o fato e ainda abriu seu sigilo. Ponto final. Manuela é ética. Moro e Deltan não são. Parabéns Manuela. No seu lugar eu teria feito a mesmíssima coisa. Você tem brilho próprio. Brilho não faz mal a ninguém. Falta muito para uma Tábata chegar aos seus pés.

    • Quero ver quando saírem as conversas à respeito da morte de Teori.

  • A propósito, será que eu entendi bem? O Fux era Presidente do TSE e estava dando palestra para investidores em sigilo em pleno período eleitoral? É isso mesmo? Não é a toa que depois de ignorar os abusos da Lava-jato - responsável pela prisão sem provas do líder da esquerda, favorito absoluto para eleição presidencial - , ele - Fux - cassou a liminar de um dos seus pares para impedir jornalista da Folha de São Paulo de entrevista-lo. Ora, o digníssimo ministro pode torcer para o espectro político que quiser. Mas como integrante da corte suprema, e especialmente, como presidente do TSE, não podia ter usado o cargo para beneficiar nenhum lado do espectro político, quanto mais o de seu apreço. Não podia como juiz que estava apitando o jogo marcar um pênalti fora da área para beneficiar seu time, no caso, eleitoral. A verdade é que Moro conspirou contra Lula. O TRF conspirou contra Lula. A câmara de gás do STF conspirou contra Lula. E Fux ,na direção do TSE, conspirou contra Lula. Em suma, o Poder Judiciário das três instâncias conspirou contra Lula. De fato, Jucá tinha razão: O troço era "com o supremo e tudo". E depois ainda tem gente achando que Manuela não podia ter passado o telefone de um colega de profissão retado para 'denunciar isso tudo daí'. Então tá.

  • Há muito tempo só leio as matérias do Fernando Brito, jornalista que admiro muito. Mas ficou impossível não comentar o fecho da matéria acima: final de mestre. Toda a ironia(Sobre a hipocrisia atual) numa única frase.

    "Se há informação e é possível aferir se a informação corresponde à realidade, é jornalismo.

    O resto é Antagonismo".
    O a maiúsculo foi por minha conta.

    PARABÉNS!

  • Se for verdade, ela ganhou pontos comigo. Pelo menos ela está fazendo alguma coisa contra o Golpe. Ao contrário de membros da Esquerda, que estão pecando pela passividade. Um exemplo José Cardozo , Não fez nada contra a Lei da Fixa limpa, não barrou o golpe judicial quando era ministro da justiça, não ganhou uma defendendo Dilma como advogado e ainda aconselhou lula a se entregar.

Related Post