Desmatamento: dizer verdades para esconder mentiras.

 

A fala de Paulo Guedes “enfrentando” os gringos, ao dizer que eles devastaram florestas e aniquilaram os índios é o desenho da verdade sendo usada para sustentar a crueldade, tal como assim o são as frases de Bolsonaro a diz que “todo mundo morre um dia”, a fim de justificar a desídia com que aqui se trata (ou não se trata) a pandemia do novo coronavírus.

É óbvio que são verdades, mas é igualmente evidente que não são respostas para os desafios que estão colocados diante do Brasil.

A Amazônia não está sendo desmatada para produzir feijão, farinha de mandioca ou tomates. O desmatamento em grande escala – em pequena escala, sempre ocorreu e ocorrerá – deve-se à extração de madeira, ao garimpo e mineração e, ainda, à agropecuária em escala industrial.

Ou alguém acha que os inimigos da floresta são os grupos de índios munducurus que estão sendo usados como biombo para o garimpo ilegal? Será que eles compraram aquela dezena de máquinas pesadas que o Ibama incendiou vendendo miçangas e artesanatos?

A corrupção na Amazônia não é só ambiental: é também a degradação das milenares culturas indígenas, atropeladas pelo dinheiro e pela religião.

O gráfico do desmatamento nos últimos cinco anos mostra bem que no período Jair Bolsonaro não são “um pouco” piores, mas imensamente mais devastadores do que os anteriores. A melhora de junho para julho deste ano, depois que o general Hamilton Mourão começou a fazer uma certa “média” com os estrangeiros deixa, ainda assim, a derrubada de mata na segunda pior marca da história recente.

Os números do Impe, divulgados hoje, vão correr mundo e ter repercussão, sobre um país onde o governo mata e desmata.

Fernando Brito:

View Comments (4)

  • "Terceiro mundo, se for
    Piada no exterior
    Mas o Brasil vai ficar rico
    Vamos faturar um milhão
    Quando vendermos todas as almas
    Dos nossos índios num leilão"
    (Legião Urbana)

  • Fiquei com medo do enfrentamento do guedes aos americanos, fiquei com medo que ele dissesse que eles destroem países como o Iraque, a Líbia, o Afganistão, que morrem de medo pela Russia e a China, que eles controlam o negócio da droga a nível mundial, que eles gravam e chantageiam todos os "amigos", e que eles acham o próprio guedes e o bolsonaro idiotas que eles desprezam mas são muito úteis, etc, etc.
    Felizmente ele se conteve. Ufa. Inda bem.

  • Ué ? Não são eles quem dizem que não escravizaram e portanto não tem dívidas com o povo negro e que eles estão se “vitimizando”? Quer dizer, pra ações afirmativas não pode usar o argumento da escravidão, mas pra desmatar usam o argumento de que os europeus desmataram. Cinismo é pouco!

  • Verdade? Apesar de todos os filmes de bang-bang, existe um número muito maior de indígenas nos Estados Unidos da América do que no Brasil. Só para ficar no rasteiro da coisa, olha o que diz a Wikipédia sobre o assunto, "Segundo um censo de 2010, existem cerca de 2 932 248 índios nos Estados Unidos. Se somados os descendentes misturados com outras raças, esse número sobe para mais de 5,2 milhões." Já no Brasil do Guedes e do Bozo, o meu e o seu, o número de sobreviventes indígenas aos 500 anos de massacre, segundo a própria Funai citando o IBGE, é assim, "O Censo Demográfico 2010 contabilizou a população indígena com base nas pessoas que se declararam indígenas no quesito cor ou raça e para os residentes em Terras Indígenas que não se declararam, mas se consideraram indígenas. O Censo 2010 revelou que, das 896 mil pessoas que se declaravam ou se consideravam indígenas, 572 mil ou 63,8 %, viviam na área rural e 517 mil, ou 57,5 %, moravam em Terras Indígenas oficialmente reconhecidas."

    Paulo Guedes, tchutchuca canalha, VTNC!

Related Post