Deus acima de tudo, Bolsonaro?

Por que Bolsonaro não pode ir a debates?

-Sr. Candidato, o seu slogan é Deus acima de tudo e o senhor repete todo o tempo que é católico. No entanto, o senhor chamou uma das pessoas mais respeitadas da Igreja, o cardeal D. Paulo Evaristo Arns, morto há dois anos, de de “desocupado”, “vagabundo” e “megapicareta” durante discurso no plenário da Câmara. O senhor acha que  quem se proclama católico pode falar assim de um dos mais altos líderes da Igreja Católica?

Não é “Fake News”. Está na página 19 do Diário da Câmara dos Deputados de 20 de março de 1998, que pode ser vista aqui.

Disse ele:

Como ainda tenho tempo, existe outro -megapicareta- chamado D. Paulo Evaristo Ams, que teve a cara-de-pau de publicar carta aos leitores do jornal Folha de S.Paulo de ontem, assinada por mais 155 desocupados como ele, criticando minha possível eleição para a Presidência da Comissão de Direitos Humanos. E apela a Fernando Henrique Cardoso para que tome as providências legais a fim de que eu não assuma a presidência daquela importante Comissão, que defende os direitos humanos de vagabundos, D. Paulo Evaristo Arns, que parece que têm as chaves da porta do céu. Na verdade, as chaves que ele tem na cintura são da porta do inferno.Então, esse D. Paulo Evaristo Arns deve recolher-se à sua insignificância, ao seu trabalho demagogo…

Advertido que seu tempo na tribuna estava acabando, ele prosseguiu:

Como ia dizendo, ele deve deixar que o Congresso Nacional e o Poder Executivo cuidem de suas obrigações, e ele que continue fazendo sua demagogia, que lhe é peculiar e que, no meu entender, não leva ninguém à salvação. Muito pelo contrário.

Como a Câmara não registra palavrões, o boletim ressalta que o “texto [foi] escoimado de expressões anti-regimentais”. Deixo a cada um imaginar o que eram.

Será que algum católico pode acreditar em quem chama D. Paulo de “picareta desocupado” e que seu cardeal levava as chaves do Inferno à cintura?

 

Fernando Brito:

View Comments (98)

  • "Porque há para todos nós um problema sério...
    Este problema é o do medo."
    (Antonio Candido, Plataforma de Uma Geração)

  • Mas insistir nesse aspecto moral, ético e comportamental só leva água ao moinho do candidato nazifascista, como ficou evidente com aquela cilada que foi o movimento "#Ele Não". Mais grave: o tucano e bico vermelho, Fernando Haddad, está mendigando apoio de tucanos (como FHC), de Joaquim Barbosa, de Marina Silva e até mesmo de Henrique Meireles. Essa turma é da direita golpista e hoje não tem votos. Ao pedir o apoio dessa direita, Haddad dá ao adversário nazifascista os álibis de que precisa, colando no tucano de bico vermelho a pecha de "candidato do velho sistema político, que ele, nazifascista, procura derrubar". Haddad é candidato imposto ao PT pelos golpistas, de dentro e de fora da máquina partidária; ele foi colocado como candidato para perder e faz a campanha exatamente para isso. Ouso dizer que no 2º turno o tucano de bico vermelho tenha menos votos que no 1º.

    • João, se você me permite o conselho, vamos confiar no povo. Como as mudanças nesta era digital se sucedem muito rápido, pode ser que os grupos que concertaram a presente situação tenham de ajustar seus planos por não ser possível levar a cabo uma fraude que contrarie a vontade popular. Concordo com seu "otimismo da vontade e pessimismo da razão" e acho necessária a crítica (para não "passar um cheque em branco" ao candidato, caso eleito). Mas precisamos nos concentrar em quem pode mudar este quadro: o povo.

    • para os católicos não
      nenhum católico vai gostar de saber disso

      e pare de falar merda
      não tem ninguém mendigando nada
      ou vc. ainda não sabe que esse merda do traste é um fascista perigosos e psicopata?

      • Se não tem argumentos, não use palavras de baixo calão e xingamentos contra os outros.

        Eu tenho contato com pessoas militantes que ajudaram a fundar o PT; e converso com eles pessoalmente, não apenas por meio da internet. Sei o quanto é duro para elas ver desaparecer o chão que pisam e que por 35 anos ou mais acreditaram ser sólido.

        Bolsonaro é produto do golpe de Estado, da Fraude a Jato, do chamado "PT jurídico-judicial", que criminalizou o PT operário, estudantil, guerrilheiro e comunitário de base. Não fiz juízo de valor sobre Dom Paulo Evaristo Arns, que foi mais do que um líder religioso, mas um ser humano dino de respeito e admiração. O que mostrei é que o discurso ético, moral ou e escandalizando coma brutalidade e os crimes de Jair Bolsonaro não sensibiliza quem vota nele nem os faz refletir sobre a insanidade que é elegê-lo presidente da república.

        Pedir apoio da direita golpista dá, sim, álibis a Bolsonaro para que ele associe Haddad ao "sistema político corrupto e apodrecido". O que Haddad deveria fazer, mas não está fazendo nem fará é atacar o golpe, os golpistas, a Fraude a Jato, o desmonte o entreguismo, mostrando que Bolsonaro faz parte dessas quadrilhas que estão Destruindo o Brasil, sobretudo o Estado social e soberano.

        • Eu sou militante fundadora do PT e não sei com quem vc anda falando mas acho esse seu papo o cúmulo do desconhecimento. É claro que ninguém está feliz com o rumo das coisas já que sofremos um golpe e Lula está preso. Mas achamos todos que nas circunstâncias de campanha, em plena vigência do golpe e com o anti-petismo massacrante que domina a mídia, foi uma conquista e tanto chegar ao segundo turno. O resto é papo de quinta coluna.

        • até parece que será vc. que vai me dizer como e o que devo falar

          vá arrumar coisa útil pra fazer

          • Ele tem "contato com pessoas militantes..."
            Eu tenho contato com o povão, gente que ganha salário mínimo, quando muito. É onde vivo e ninguém está preocupado com essa conversa boba mas sim de retornar aos tempos bons de antes e garantir suas conquistas. Ainda ontem, conversava com um rapaz de 23 anos, semi-analfabeto, que de vez em quando me ajuda. Como ele tem consciência da gravidade do momento. E, dentro de suas limitações, está correndo atrás. Espero e acredito que nas próximas semanas, após uma pausa para colocar as coisas no lugar, que o Haddad irá percorrer o país e jogar-se no meio do povo.

        • Como cousinelizabeth,eu sou do Sion,fui delegado do Partido por nove anos,ajudei a fundar onze diretórios nas pequenas cidades do interior ao redor da que morei por muito tempo,onde me casei e nasceu meu filho,sempre fui considerado um xiita,sempre em polêmicas ideológicas o que era comum no PT,fui contrário a Carta aos Brasileiros,raramente minhas ideias prosperaram mas nunca esmoreci e sempre me curvei a democracia do PT uma democracia que errou ao dar independência total aos diretórios pois a meu ver a ideologia precisa de olhar crítico e educador constante. Mas hoje entendo ser necessário a união de todos contra o nazismo,todos que prezam a vida,a liberdade devem se unir para derrotar esse demônio que pode acabar com todo e qualquer resquício de humanidade que resta a Nação Brasileira.Que venha quem vier pois o Nazismo meu amigo,representado por esse verme e pelos que o apoiam é MIL VEZES PIOR QUE A DITADURA MILITAR DE ANTES POIS QUE JÁ É SEM PUDORES ANUNCIADO E POR MUITOS ACEITOS

      • Tenho familiares e colegas de trabalho católicos/as, desses de ir sempre à missa, essas coisas. Estão com o coiso.

  • Sob a mais grave ameaça já vista à nação brasileira, o fascismo, os verdadeiros democratas deveriam estar mobilizados pela eleição de Fernando Haddad representa, um símbolo perfeito da democracia. Perplexo, vejo um líder partidário que deveria estar na Frente Democrática optar pela omissão e pela evasão do país para evitar cobranças diárias que sofreria. Teria o ressentimento ou a inveja tanto poder assim em algum ser humano que se preze?

    • Sempre o achei um CAMALEÃO !
      Agora se confirmou.
      Espero que os seus eleitores não sejam COVARDES como ele !

    • Vc tem razão e mais perplexo ainda fico ao ver que alguns blogs ditos de esquerda não conseguem superar a derrota e ficam pondo mais lenha ainda na fogueira. Fica a dúvida se esse pessoal tem de fato alguma preocupação com o povo brasileiro. A hora é de todos batalharmos por votos, na família, no trabalho, na escola, na própria rede.

        • É uma pena, gosto dele elLi durante muitos, muitos anos. Agora nem acesso mais, ficou um cara super tendencioso com uma arrogância que não cabe mais no bolso do paletó. Já faz algum tempo que nem se pode fazer mais comentários. Blog que não se pode comentar não dá. Parece o Globo , fica a impressão que a notícia, seja ela qualquer for , é uma verdade absoluta.

  • Parece que as chaves do inferno, na verdade, estão com Bolsonaro, que sempre incitou o ódio.

  • E como tem canalhadas defendendo o Ciro Gomes neste país de merda e bananas.

  • com o Lula preso eu duvido que alguém consiga governar este país. Estou falando sério.

Related Post