Deus acima de tudo, Bolsonaro?

Por que Bolsonaro não pode ir a debates?

-Sr. Candidato, o seu slogan é Deus acima de tudo e o senhor repete todo o tempo que é católico. No entanto, o senhor chamou uma das pessoas mais respeitadas da Igreja, o cardeal D. Paulo Evaristo Arns, morto há dois anos, de de “desocupado”, “vagabundo” e “megapicareta” durante discurso no plenário da Câmara. O senhor acha que  quem se proclama católico pode falar assim de um dos mais altos líderes da Igreja Católica?

Não é “Fake News”. Está na página 19 do Diário da Câmara dos Deputados de 20 de março de 1998, que pode ser vista aqui.

Disse ele:

Como ainda tenho tempo, existe outro -megapicareta- chamado D. Paulo Evaristo Ams, que teve a cara-de-pau de publicar carta aos leitores do jornal Folha de S.Paulo de ontem, assinada por mais 155 desocupados como ele, criticando minha possível eleição para a Presidência da Comissão de Direitos Humanos. E apela a Fernando Henrique Cardoso para que tome as providências legais a fim de que eu não assuma a presidência daquela importante Comissão, que defende os direitos humanos de vagabundos, D. Paulo Evaristo Arns, que parece que têm as chaves da porta do céu. Na verdade, as chaves que ele tem na cintura são da porta do inferno.Então, esse D. Paulo Evaristo Arns deve recolher-se à sua insignificância, ao seu trabalho demagogo…

Advertido que seu tempo na tribuna estava acabando, ele prosseguiu:

Como ia dizendo, ele deve deixar que o Congresso Nacional e o Poder Executivo cuidem de suas obrigações, e ele que continue fazendo sua demagogia, que lhe é peculiar e que, no meu entender, não leva ninguém à salvação. Muito pelo contrário.

Como a Câmara não registra palavrões, o boletim ressalta que o “texto [foi] escoimado de expressões anti-regimentais”. Deixo a cada um imaginar o que eram.

Será que algum católico pode acreditar em quem chama D. Paulo de “picareta desocupado” e que seu cardeal levava as chaves do Inferno à cintura?

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

98 respostas

  1. “Porque há para todos nós um problema sério…
    Este problema é o do medo.”
    (Antonio Candido, Plataforma de Uma Geração)

  2. Mas insistir nesse aspecto moral, ético e comportamental só leva água ao moinho do candidato nazifascista, como ficou evidente com aquela cilada que foi o movimento “#Ele Não”. Mais grave: o tucano e bico vermelho, Fernando Haddad, está mendigando apoio de tucanos (como FHC), de Joaquim Barbosa, de Marina Silva e até mesmo de Henrique Meireles. Essa turma é da direita golpista e hoje não tem votos. Ao pedir o apoio dessa direita, Haddad dá ao adversário nazifascista os álibis de que precisa, colando no tucano de bico vermelho a pecha de “candidato do velho sistema político, que ele, nazifascista, procura derrubar”. Haddad é candidato imposto ao PT pelos golpistas, de dentro e de fora da máquina partidária; ele foi colocado como candidato para perder e faz a campanha exatamente para isso. Ouso dizer que no 2º turno o tucano de bico vermelho tenha menos votos que no 1º.

    1. João, se você me permite o conselho, vamos confiar no povo. Como as mudanças nesta era digital se sucedem muito rápido, pode ser que os grupos que concertaram a presente situação tenham de ajustar seus planos por não ser possível levar a cabo uma fraude que contrarie a vontade popular. Concordo com seu “otimismo da vontade e pessimismo da razão” e acho necessária a crítica (para não “passar um cheque em branco” ao candidato, caso eleito). Mas precisamos nos concentrar em quem pode mudar este quadro: o povo.

    2. para os católicos não
      nenhum católico vai gostar de saber disso

      e pare de falar merda
      não tem ninguém mendigando nada
      ou vc. ainda não sabe que esse merda do traste é um fascista perigosos e psicopata?

      1. Se não tem argumentos, não use palavras de baixo calão e xingamentos contra os outros.

        Eu tenho contato com pessoas militantes que ajudaram a fundar o PT; e converso com eles pessoalmente, não apenas por meio da internet. Sei o quanto é duro para elas ver desaparecer o chão que pisam e que por 35 anos ou mais acreditaram ser sólido.

        Bolsonaro é produto do golpe de Estado, da Fraude a Jato, do chamado “PT jurídico-judicial”, que criminalizou o PT operário, estudantil, guerrilheiro e comunitário de base. Não fiz juízo de valor sobre Dom Paulo Evaristo Arns, que foi mais do que um líder religioso, mas um ser humano dino de respeito e admiração. O que mostrei é que o discurso ético, moral ou e escandalizando coma brutalidade e os crimes de Jair Bolsonaro não sensibiliza quem vota nele nem os faz refletir sobre a insanidade que é elegê-lo presidente da república.

        Pedir apoio da direita golpista dá, sim, álibis a Bolsonaro para que ele associe Haddad ao “sistema político corrupto e apodrecido”. O que Haddad deveria fazer, mas não está fazendo nem fará é atacar o golpe, os golpistas, a Fraude a Jato, o desmonte o entreguismo, mostrando que Bolsonaro faz parte dessas quadrilhas que estão Destruindo o Brasil, sobretudo o Estado social e soberano.

        1. Eu sou militante fundadora do PT e não sei com quem vc anda falando mas acho esse seu papo o cúmulo do desconhecimento. É claro que ninguém está feliz com o rumo das coisas já que sofremos um golpe e Lula está preso. Mas achamos todos que nas circunstâncias de campanha, em plena vigência do golpe e com o anti-petismo massacrante que domina a mídia, foi uma conquista e tanto chegar ao segundo turno. O resto é papo de quinta coluna.

        2. até parece que será vc. que vai me dizer como e o que devo falar

          vá arrumar coisa útil pra fazer

          1. Ele tem “contato com pessoas militantes…”
            Eu tenho contato com o povão, gente que ganha salário mínimo, quando muito. É onde vivo e ninguém está preocupado com essa conversa boba mas sim de retornar aos tempos bons de antes e garantir suas conquistas. Ainda ontem, conversava com um rapaz de 23 anos, semi-analfabeto, que de vez em quando me ajuda. Como ele tem consciência da gravidade do momento. E, dentro de suas limitações, está correndo atrás. Espero e acredito que nas próximas semanas, após uma pausa para colocar as coisas no lugar, que o Haddad irá percorrer o país e jogar-se no meio do povo.

        3. Como cousinelizabeth,eu sou do Sion,fui delegado do Partido por nove anos,ajudei a fundar onze diretórios nas pequenas cidades do interior ao redor da que morei por muito tempo,onde me casei e nasceu meu filho,sempre fui considerado um xiita,sempre em polêmicas ideológicas o que era comum no PT,fui contrário a Carta aos Brasileiros,raramente minhas ideias prosperaram mas nunca esmoreci e sempre me curvei a democracia do PT uma democracia que errou ao dar independência total aos diretórios pois a meu ver a ideologia precisa de olhar crítico e educador constante. Mas hoje entendo ser necessário a união de todos contra o nazismo,todos que prezam a vida,a liberdade devem se unir para derrotar esse demônio que pode acabar com todo e qualquer resquício de humanidade que resta a Nação Brasileira.Que venha quem vier pois o Nazismo meu amigo,representado por esse verme e pelos que o apoiam é MIL VEZES PIOR QUE A DITADURA MILITAR DE ANTES POIS QUE JÁ É SEM PUDORES ANUNCIADO E POR MUITOS ACEITOS

      2. Tenho familiares e colegas de trabalho católicos/as, desses de ir sempre à missa, essas coisas. Estão com o coiso.

  3. Sob a mais grave ameaça já vista à nação brasileira, o fascismo, os verdadeiros democratas deveriam estar mobilizados pela eleição de Fernando Haddad representa, um símbolo perfeito da democracia. Perplexo, vejo um líder partidário que deveria estar na Frente Democrática optar pela omissão e pela evasão do país para evitar cobranças diárias que sofreria. Teria o ressentimento ou a inveja tanto poder assim em algum ser humano que se preze?

    1. Sempre o achei um CAMALEÃO !
      Agora se confirmou.
      Espero que os seus eleitores não sejam COVARDES como ele !

    2. Vc tem razão e mais perplexo ainda fico ao ver que alguns blogs ditos de esquerda não conseguem superar a derrota e ficam pondo mais lenha ainda na fogueira. Fica a dúvida se esse pessoal tem de fato alguma preocupação com o povo brasileiro. A hora é de todos batalharmos por votos, na família, no trabalho, na escola, na própria rede.

        1. É uma pena, gosto dele elLi durante muitos, muitos anos. Agora nem acesso mais, ficou um cara super tendencioso com uma arrogância que não cabe mais no bolso do paletó. Já faz algum tempo que nem se pode fazer mais comentários. Blog que não se pode comentar não dá. Parece o Globo , fica a impressão que a notícia, seja ela qualquer for , é uma verdade absoluta.

          1. É a mais pura das verdades, caro companheiro.
            Intragável !

  4. Parece que as chaves do inferno, na verdade, estão com Bolsonaro, que sempre incitou o ódio.

  5. Prá cada platéia, um discurso… É como a biruta de aeroporto, depende do vento….#ChegaDe171 #171TôFora

  6. OS “PASTORES” DE JUMENTOS DA UNIVERSAL DERRUBAM A CRUZ DE CRISTO E ERGUEM A SUÁSTICA.

  7. Quem vota num filho da puta desses, é um milhão de vezes pior do que o próprio.
    Um bando de DEMÔNIOS !

    1. A dureza destes vermes reacionários e que vota no Bozo é se acha o lado certo da história.

      1. Não serve de consolo mas as pessoas se esquecem do Aócio, do seu caso. Perdeu, partiu para o tudo ou nada , conseguiu o impeachment da Dilma e o país aí, no barranco. Pergunta hoje quem votou no Aócio? Ninguém!
        O Bolnossuaro tem tudo para dar errado, tudo mesmo. Desconhecimento, ignorância , truculência e amadorismo, aliados ao cenário interno difícil e ao externo preocupante de guerra comercial.

        1. Desculpe, mas como pode pensar assim? Eu nunca votei no PT mas não desejava que desse errado. O barco é um só e todos estamos nele. Afundando para mim, quem estiver nele irá junto. É o que acontece na Venezuela .

    2. perfeito !! A questão é preservar a democracia e marcar e processar todos os ‘fascistas” declarados e enrustidos dessa eleição 2018 !!

    3. Com certeza. Debilóides catequisados da Maçonaria, Ópus Dei, TFP, Pentecostais de Edir Macedo, seu cunhado R.R. Soares, Malafaia e outros lavadores mentais. Poucos raciocinam que Malafaia além de envolvido em corrupção em Royalties de Mineração ajudou Eduardo Cunha a lavar dinheiro sujo na Assembléia de Deus.

  8. Avisem para os pastores que 10 por cento de zero é nada. É o que eles vao ter com esse cara na presidência

    1. Que nada, Mahmud! Mesmo sem emprego, vão incentivar os fiéis a venderem o que tiverem dentro de casa, ou a trabalhar (de graça) para a igreja. Essa turma não dá ponto sem nó…

    1. kkkkkkkkkkkkkkkk
      eu tenho que rir dessa cara de idiota desse psicopata menitroso dos infernos

  9. Pois bem.
    Para quem ainda não teve o desprazer, vou relatar aqui.
    Leiam o editorial do Estadão de hoje, 12.10.
    Verdadeira picaretagem jornalística, má-fé absoluta e obra-prima de adesão ao fascismo.
    Atacam o PT, partido que “cresceu na democracia” nas palavras da insuspeita Miriam Leitão, mais uma convertida ao deus que manda nesse povo, Mercado, nome moderno para Mamom.
    O PT ataca a democracia , nas palavras do editorial, obra-prima do crime e da mentira, porque deseja , pasmem, uma NOVA CONSTITUIÇÃO.
    Como se a atual não tivesse sido ao longo das três décadas de vida, retalhada pelas mesmas forças do atraso que o Estadão e seus colunistas exaltam.
    Mas não para por aí.
    O PT também não respeita a democracia por não se deixar imolar pelo “reto, justo e imparcial” Poder Judiciário pátrio, mesmo que produziu entre outras aberrações, moro, witzel, fux, filha de fux, gilmar mendes, barroso , carmem lúcia e weber.
    Porque denuncia aquilo que até a ONU já denunciou, brutal e ilegal perseguição a LULA.
    Há mais um punhado de canalhice no texto que desnuda a adesão ao fascismo e à violência.
    Nada, absolutamente, NADA , contra a onda de violência que seu candidato propaga.
    Bem vemos onde vamos parar.
    A DITADURA JÁ É……como dizem nossos jovens.

  10. A campanha do Haddad vai mostrar o bispo da Universal chutando a Santa? Não só isso, mas o “dá ou desce “, entre outras histórias cavernosas da Universal. Edir Macedo, fora dos círculos da sua seita, é uma figura odiada. Necessário explorar o seu apoio ao Bozo.

    1. Leo, infelizmente isso pode ser um tiro no pé, pois esses vídeos de Macedo e aliados foram fartamente explorados, na época, pela… Globo. Para Bolso et caterva, cínicos como são, responderem dizendo que Haddad mostra esses vídeos “em conluio com a Globo” não custa.
      Todo cuidado é pouco. ????

  11. Lamentavelmente há vários católicos e católicas acreditando, apostando na violência e no ódio. Jesus Cristo deve estar estarrecido

  12. Ele não é mais católico . Por conveniência agora se diz evangelico. Foi batizado no rio Jordão pelo bispo Everaldo.

    1. Tem cego neste mundo que “esquece”, “não vê” (e portanto não pensa) que o desesperado ateu Haddad, premido pela sua situação antes do 2o turno, foi a um rito católico (missa, para quem não sabe !!!!) na Tem cego neste mundo que “esquece”, “não vê” (e portanto não pensa) que o desesperado ateu Haddad, premido pela sua situação como candidato à Presidência antes do 2o turno, foi a um rito católico (missa, para quem não sabe !!!!) na tentativa de angariar votos. Tadinho dele, católico ?temporário? e por pura conveniência. E daí que Bolsonaro tenha se convertido de modo ?permanente? à religião de sua esposa? Aguentamos anos e anos de desmandos, agora GUENTA e CHORA! Melhor, exerça seu direito constitucional de ir e vir e faça como o Jean Willys – expatrie-se! Fará um bem danado ao país que você queria que se transformasse numa Venezuela.

  13. Eu vi a capa da revista ‘inveja’ com Bolsonaro. Não sei o conteúdo da reportagem. Só posso dizer que uma das coisas que vai acontecer caso venha a se instalar um regime bolsonarista ditatorial fascista é o esgoto onde corre o
    jornalismo da revista secar. O que espera o jornalismo brasileiro é a mordaça ou falência.

  14. Sabe o que vai acontecer ? O povo vai se ferrar com Bolsonaro, pois ele detesta mais da metade do Brasil. Não gosta de negro, não gosta de mulher, não gosta de ateu, não gosta de homossexual, enfim, tem dezenas de preconceitos e só vai governar para o Brasil que tem a cara de suecos e de nórdicos. Nordestinos vão se lascar. O cara é megapreconceituoso.
    São sérios indícios que ele bolsonaro vai caga e anda para as minorias.
    Cada um é livre para fazer o que quiser, mas depois não adianta reclamar. Depois que pôs o cara lá, não tem como tirar. Ainda mais que a turma que vai entrar tem canhão, tanque de guerra, metralhadora. Não vão conseguir tirar facilmente como tiraram a Dilma e o Collor. Podem deitar e rolar que não vão sair, pois tem tanques com .ponto 50 para impor medo em quem ousar se manifestar.
    Quer votar vota, mas depois não adianta chorar sobre o leite derramado.

    1. “Cada um é livre para fazer o que quiser”
      Carlos Henrique, acho que há momentos na vida e na história em que não somos livres para fazermos o que quisermos.Conversa daqui, conversa dali, fica a impressão que um eventual governo da Besta seria um governo de direita qualquer ou um Temer um pouco pior. O cara vem dizendo o que pensa e o que faria e ele vai fazer, não se iludam

      1. Ele vai botar para quebrar. Tudo que o Temer fez contra o povo, Jair Bolsonaro votou a favor.
        É um hipócrita. O Mourão disse que o décimo terceiro dos trabalhadores é uma jabuticaba, e o Bolsonaro para consertar o estrago disse que vai dar o décimo terceiro para o pessoal do Bolsa família. Cascata. Ele sempre falou mal do bolsa família.
        É melhor Já ir se acostumando com mais cortes na seara trabalhista, mais conhecida como clt.

  15. só Malafaia e Edir Macedo e Malta e Feliciano são gente de bem
    cada um se alia aos que lhe são semelhantes
    eu iria ficar confusa se o traste elogiasse D.Paulo

  16. O Ciro é um burro. Se ele voltar da Europa e subir no palanque do PT ele será o candidato natural do centro esquerda em 2022. Haddad pode fazer um mandato de quatro anos e passar o bastão da presidência para o Ciro.

    1. O despeito e a arrogância falam mais alto que a democracia infelizmente. Essa atitude apenas confirmou que fiz certo em ouvir Lula e escolher #Haddad,

  17. O Bozo é num escroto a céu aberto.Dom Paulo Evaristo era respeitabilíssimo em todo meio social. Era um democrata por natureza.

    1. Dom Paulo sempre foi odiado pelos milicos golpistas e seus adeptos. Esse discurso do Coiso era típico da turma da TFP e toda a direitona católica de 64 porque Dom Paulo intercedia pessoalmente junto aos governantes e aos órgãos de segurança para defender os prisioneiros da ditadura. Casa perfeitamente com o seu perfil de milico reformado ressentido e admirador de torturadores.

  18. Já estão falando que o Lula é Cassius Clay ,.George Foreman bateu o tempo todo e perdeu a luta.

  19. Aos milhares de “ingênuos” e “inocentes” eleitores que pensam eleger o DIABONARO, em retribuição vão ganhar um inferno em suas vidas, mas aí será tarde demais para qualquer arrependimento, vão ver como um cão chupa manga!!!! Será que o “povo” brasileiro é tão cego que não enxerga um palmo a frente de seu nariz???? A grande maioria esmagadora da população ou é “pobre” ou é classe “média baixa” é acham que este tipo de gente vai fazer alguma coisa por eles????? Nunca será tarde para acordar e evitar o pior…..

  20. Tem que ligar o “foda-se” para esses pastores evangélicos mercenários.
    Gostei do HADDAD ter dado o nome do Edir Macedo, avalista do fascista Boçalnato. Outro detalhe: começar a pensar em cobrar imposto de igreja com canal de televisão. Isso não é religião, é comércio.

  21. A quem serve esse nazi-fascista???? A que interesses??? O RJ há muito tempo foi inundado por seitas e falsas religiões… E espalham-se Brasil afora, só em minha cidade que é próxima desse estado, existem quase trinta!!! igrejas… Não temos na cidade tantos comércios quanto igrejas… Vêm pastores de tudo quanto é lugar, em sua grande maioria do RJ (igrejas repetidas, mas o tal do ministério é outro…). Tem até pastor que cometeu crime grave em outra cidade e se arrependeu, mas logo que aqui chegou deu um jeitinho de participar ativamente da política local… Época de política ficam ouriçadíssimos e fazem as mais estapafúrdias coligações. Constroem seus templos com uma rapidez e semeiam, semeiam…

  22. Os católicos precisam saber quem realmente este crápula é. Já espalhei pra Deus e o mundo. Conhecendo os católicos como eu conheço, com uma ofensa deste tamanho a um dos principais lideres católicos brasileiros de todos os tempos, muitos votos poderao ser revertidos. O cara na primeira entrevista a Globo fez um agradecimento especial e apenas aos evangélicos, também com sessenta por cento deles no papo, não se poderia esperar outra coisa. Os católicos precisam saber que foram ofendidos e estão sendo desprezados por Bolsonaro. Revertendo oito por cento de votos entre os católicos, o jogo vira e vira mesmo. Bora gente, o que estamos esperando?

  23. ORAÇÃO DO DIA – (Apelo em prol dos insensatos):
    Senhor! Nesta fase tão importante para os destinos deste pobre país, rogamos-Lhe que ilumine a mente de nossos eleitores contra as forças malignas que estão tentando nos impor um regime satânico de governo, em que o sentido humanitário pregado por Cristo passa a ser vilmente desprezado, prevalecendo a lei do mais forte.

  24. O país está nas mãos dos crentes. Será o voto deles que irá decidir. A que ponto o país chegou.

  25. Para todos companheiros que ansiam a grande virada. Ela é de todo possível! Façamos uma oração propositiva, com o seguinte conteúdo: HADAD ESTÁ GANHANDO… Vamos repetir esse mantra dezenas de vezes, diariamente, num gigantesco coro nacional, coletivo. Vocês não imaginam o poder da oração! É transmissão de pensamento, de energia, de ondas magnéticas. A barbárie não vai prevalecer. Vamos à luta, pessoal, virtual, à procura do convencimento do outro, de muitos. Essa história de anti-petismo é balela, é arma do inimigo: as pesquisa indicam que metade do eleitorado voTA em Hadad, o que desmascara essa estratégia. VENCEREMOS!

  26. Esse cara é uma espécie de capeta disfarçado de cristão. É um oportunista , sobre todos os aspectos , que ora se utiliza da religião para agredir os outros e aliciar parte da sociedade, que anseia por soluções simplistas e grosseiras.

  27. O Bozo atacou Dom Paulo no passado e antes das eleições atacou ferozmente a CNBB, que nada fez. Por isso, acredito que para a igreja católica no Brasil a esquerda é pior que a turma do Bozo. São poucos os bispos que defendem abertamente as políticas sociais e econômicas voltadas para os pobres. Na maioria, sentem-se confortáveis com os seus privilégios. O Papa Francisco, outra voz isolada, bem sabe desses seus irmãos. Cristo nos alertou sobre o comportamento deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.