Dilma e a corrupção: coragem para bater de frente na televisão

Desde que me entendo por gente, nunca vi um programa de propaganda de quem está no governo se dedicar a tratar, sem meias-palavras, o problema da corrupção.

Mas foi o que, ousadamente, fez hoje o programa de Dilma Rousseff (se você não viu, assista ao final do post).

Didático, com informação mas, sobretudo, com coragem.

Sem mi-mi-mi, mostrando que combate à corrupção não é retórico, não é na base da “garantía soy yo” , mas na criação de mecanismos institucionais de contrle.

Foi, claro, uma “trava” na exploração do caso da denúncia premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que a mídia explora seletivamente contra a Presidenta, mesmo sabem do que foi ela quem o afastou e que não tergiversa, pessoalmente, com qualquer tipo de desvio.

Não tenho, sob o aspecto da efetividade, como avaliar este tipo de mensagem, até porque é raríssima no campo da comunicação.

Mas posso afirmar que o programa não passa a ideia de alguém que está encurralada, amedrontada, assustada com a situação criada na mídia.

E, ao contrário, fecha o discurso com a denúncia da hipocrisia, da suposta “moralidade” que encobre a maior das imoralidades: a entrega do país ao controle dos que têm dinheiro, muito dinheiro.

Não sei se dá certo, mas sei que dá gosto.

E quando se vive e se fala as coisas com gosto, em geral se acerta.

 

 PS: No final, você vai ver que, também, o programa toca no principal problema de Dilma: São Paulo

Fernando Brito:

View Comments (63)

  • ... Primeiríssimo turno, 61% dos votos válidos, A Magnífica!...

    BRASIL

    • Você tem ideia, noção, do que seria 61% dos votos validos no primeiro turno? Já passou pela sua cabeça em fazer a conta e ver o absurdo que você escreveu?

      • Seria algo em torno de 60 milhões de votos. Só faltou combinar a sua imaginação com a vontade do eleitor (principalmente os eleitores de SP que não podem ouvir o nome Dilma Rousseff).

        • Pode até ser que seja absurda a matemática do Messias mas que D. DILMA merecia, isto sim, merecia. Pelo tanto que batalhou e trabalhou diuturnamente durante todos esses anos, lutando a favor do BRASIL e dos brasileiros, contra tudo e todos os filhos de belzebu. Não teve um pingo de sossego, durante todos os dias de sua gestão e nunca a vi falar ou ter uma atitude hostil ou desanimada. BEM QUE ELA MERECIA. SE ALGUNS BRASILEIROS NÃO FOSSEM MAL-AGRADECIDOS, bem que poderia ser, para acabarmos de vez por toda com essa palhaçada de DONA MARIA OSMARINA.

          • Merecia sim, mas com as comoções sociais de junho de 2013 e com a pluralidade cultural e política brasileira, acho difícil que uma eleição nacional seja novamente decidida no primeiro turno, tal como na época do FCH. Isso, é claro, não tira o mérito do governo dela.

        • Não é absurdo. Se fizermos um plebiscito no blog pra saber se te entregamos ou não ao Malafaia, deve chegar perto dos 100% sua internação para tratamento. Veja bem como voce é querido pelo povo.

        • ai Luis, quantos votos brancos e nulos pra fechar essa sua conta? hein hein?

        • Não se engane, há muita gente em São Paulo que vai votar na Dilma. Podem até não ser a maioria,mas mesmo assim são muitos.

          • Normalmente o PT sempre teve algo em torno dos 30% do eleitorado paulista.

            Deve obter novamente esse patamar ou ficar o mais próximo dele aqui.

        • Chora,Salvatore...

          Com ou sem segundo turno,Dilma será reeleita,o povão começa a acordar do transe Marina a que foi lançado e deixa a tucana falando sozinha.

          Se o Brasil tivesse uma mídia e justiça decentes,os tucanos e Marina agora estariam na cadeia e inelegíveis por muitos e muitos anos e Dilma reeleita em primeiro turno.

          Avançamos muito na questão do combate a corrupção,mas só daremos um salto verdadeiro nessa questão no dia em que os tucanos forem condenados pelos seus crimes.

  • Pra aqueles que não viram! O DÉCIMO programa eleitoral da Dilma exibido em 9 de setembro, terça-feira à noite, conseguiu o que parecia impossível. Abordou o tema CORRUPÇÃO e superou TODOS OS DEMAIS! Demonstrou de forma didática e esclarecedora como se faz para combater a corrupção. Vai direto ao ponto e lista ações concretas tomadas nos últimos anos, como a aprovação de legislação específica sobre o tema, e os órgãos responsáveis pela fiscalização e a investigação em nível federal: PF, CGU, COAF, Ministério Público. Dilma foi dura e sincera na abordagem, mas sem ofensas de caráter pessoal, desmontou a hipocrisia tucana e de seu candidato, Aécio Neves, no debate público a respeito de corrupção. Afinal, o governo de FHC foi omisso e “varreu a sujeira para debaixo do tapete” nomeando um Engavetador Geral da República. E num recado direto a candidata Marina Silva, deixa claro que não é com “salvadores da pátria” que a questão será resolvida, mas SIM com o fim da impunidade. E, novamente, aborda e desmascara a polêmica proposta de Maria Silva que propõe a Independência do Banco Central e a associa aos “desvios das riquezas da nação para o bolso de uns poucos privilegiados” com decisões econômicas erradas. O programa termina listando uma série de investimentos e programas federais em São Paulo e no Brasil. Em resumo, A-R-R-E-B-E-N-T-O-U! Vai que é tua Dilma! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=YEk6f9RpnOM

    • Estou gostando dos últimos programas do PT, especialmente desse e do anterior, que criticou o programa da Marina nas propostas de independência do banco central e não priorização do pré-sal. Acho que o PT acerta ao politizar o debate! O caminho é esse mesmo.

      • É verdade! Quando você politiza o debate torna quase irrefutável seus argumentos para o seu opositor. E o programa da Dilma de fato fez isso. Para receber nota dez somente achei que faltou listar o número de operações da PF no governo FHC também.E não somente os números dos Governos Lula/Dilma. Aí ficaria escancarada a diferença entre os dois governos. Mas talvez aqui a razão talvez tenha sido NÃO dar margem a "direito de resposta" por parte da campanha do Aécio. Acho eu!

    • Concordo, e apesar de sermos suspeitos, meu sentimento "isento" foi de que programa foi EXCELENTE!
      Quem ainda está na dúvida, e tiver realmente intenção de fazer a MELHOR escolha, acho que já começa a definir seu voto na DILMA!
      Essa estratégia de ESCLARECER e LIMPAR todo o LIXO jogado contra o PT, tem que ser continuar até a vitória final.

  • É isso aí. O horário eleitoral deveria explorar muito mais esse tema da corrupção, mostrando que hoje se tem muito mais casos investigados, apurados e punidos, não porque haja mais corrupção, mas porque não se acoberta mais como governos anteriores faziam. E mostrar que, ao contrário do governo federal, os governos estaduais nas mãos da oposição continuam prommovendo a impunidade e acobertando tudo, como faz o governo tucano de SP, e fazia o governo de Aécio em Minas, que sempre impediram a instalação de cpi's e aparelharam as polícias estaduais e o Ministério Público. Mostrar como um procurador de SP arquivou "por engano" um documento por 3 anos, levando as autoridades da Suíça arquivarem uma investigação sobre o trensalão tucano por falta de colaboração do MP paulista tucanizado. O programa podia citar um a um (se o tempo disponível fosse suficiente) os pedidos de CPI em SP e em MG que foram negados. Mostrar a impunidade que houve no caso da privataria, do mensalao tucano, trensalão, etc.

  • O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER. PARABÉNS PRESIDENTE LULA, PARABÉNS PRESIDENTE DILMA EU E MINHA FAMILIA VOTA 13 DILMA DE NOVO PARA O BRASIL CONTINUAR MELHORANDO. QUE DEUS TE ABENÇÕE. DILMA.

  • Era isso o que a maioria Dilmista esperava, ENFRENTAMENTO, com nível, qualidade, feitos e efeitos positivos. Parabéns aos marqueteiros e a todos os envolvidos. É isso, simples, curto e grosso como se diz no RGS, sem meias palavras nem "invenções coloquiais" que nada dizem ou que dizem indescritíveis com o claro intuito de enganar as pessoas mais humildes e menos letradas e que são a maioria neste Brasil. Mas que já começa a mudar, daí o fundamental do Pré-Sal para a EDUCAÇÃO E A SAÚDE. Vou dormir feliz hoje com o PT.

  • Muito bom. Senti falta de falar brevemente a expressão telhado de vidro pra falar dos outros candidatos.

Related Post