Dilma e a corrupção: coragem para bater de frente na televisão

corrupcao

Desde que me entendo por gente, nunca vi um programa de propaganda de quem está no governo se dedicar a tratar, sem meias-palavras, o problema da corrupção.

Mas foi o que, ousadamente, fez hoje o programa de Dilma Rousseff (se você não viu, assista ao final do post).

Didático, com informação mas, sobretudo, com coragem.

Sem mi-mi-mi, mostrando que combate à corrupção não é retórico, não é na base da “garantía soy yo” , mas na criação de mecanismos institucionais de contrle.

Foi, claro, uma “trava” na exploração do caso da denúncia premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que a mídia explora seletivamente contra a Presidenta, mesmo sabem do que foi ela quem o afastou e que não tergiversa, pessoalmente, com qualquer tipo de desvio.

Não tenho, sob o aspecto da efetividade, como avaliar este tipo de mensagem, até porque é raríssima no campo da comunicação.

Mas posso afirmar que o programa não passa a ideia de alguém que está encurralada, amedrontada, assustada com a situação criada na mídia.

E, ao contrário, fecha o discurso com a denúncia da hipocrisia, da suposta “moralidade” que encobre a maior das imoralidades: a entrega do país ao controle dos que têm dinheiro, muito dinheiro.

Não sei se dá certo, mas sei que dá gosto.

E quando se vive e se fala as coisas com gosto, em geral se acerta.

 

 PS: No final, você vai ver que, também, o programa toca no principal problema de Dilma: São Paulo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

64 respostas

    1. Você tem ideia, noção, do que seria 61% dos votos validos no primeiro turno? Já passou pela sua cabeça em fazer a conta e ver o absurdo que você escreveu?

      1. Seria algo em torno de 60 milhões de votos. Só faltou combinar a sua imaginação com a vontade do eleitor (principalmente os eleitores de SP que não podem ouvir o nome Dilma Rousseff).

        1. Pode até ser que seja absurda a matemática do Messias mas que D. DILMA merecia, isto sim, merecia. Pelo tanto que batalhou e trabalhou diuturnamente durante todos esses anos, lutando a favor do BRASIL e dos brasileiros, contra tudo e todos os filhos de belzebu. Não teve um pingo de sossego, durante todos os dias de sua gestão e nunca a vi falar ou ter uma atitude hostil ou desanimada. BEM QUE ELA MERECIA. SE ALGUNS BRASILEIROS NÃO FOSSEM MAL-AGRADECIDOS, bem que poderia ser, para acabarmos de vez por toda com essa palhaçada de DONA MARIA OSMARINA.

          1. Merecia sim, mas com as comoções sociais de junho de 2013 e com a pluralidade cultural e política brasileira, acho difícil que uma eleição nacional seja novamente decidida no primeiro turno, tal como na época do FCH. Isso, é claro, não tira o mérito do governo dela.

        2. Não é absurdo. Se fizermos um plebiscito no blog pra saber se te entregamos ou não ao Malafaia, deve chegar perto dos 100% sua internação para tratamento. Veja bem como voce é querido pelo povo.

        3. Não se engane, há muita gente em São Paulo que vai votar na Dilma. Podem até não ser a maioria,mas mesmo assim são muitos.

          1. Normalmente o PT sempre teve algo em torno dos 30% do eleitorado paulista.

            Deve obter novamente esse patamar ou ficar o mais próximo dele aqui.

        4. Chora,Salvatore…

          Com ou sem segundo turno,Dilma será reeleita,o povão começa a acordar do transe Marina a que foi lançado e deixa a tucana falando sozinha.

          Se o Brasil tivesse uma mídia e justiça decentes,os tucanos e Marina agora estariam na cadeia e inelegíveis por muitos e muitos anos e Dilma reeleita em primeiro turno.

          Avançamos muito na questão do combate a corrupção,mas só daremos um salto verdadeiro nessa questão no dia em que os tucanos forem condenados pelos seus crimes.

  1. Pra aqueles que não viram! O DÉCIMO programa eleitoral da Dilma exibido em 9 de setembro, terça-feira à noite, conseguiu o que parecia impossível. Abordou o tema CORRUPÇÃO e superou TODOS OS DEMAIS! Demonstrou de forma didática e esclarecedora como se faz para combater a corrupção. Vai direto ao ponto e lista ações concretas tomadas nos últimos anos, como a aprovação de legislação específica sobre o tema, e os órgãos responsáveis pela fiscalização e a investigação em nível federal: PF, CGU, COAF, Ministério Público. Dilma foi dura e sincera na abordagem, mas sem ofensas de caráter pessoal, desmontou a hipocrisia tucana e de seu candidato, Aécio Neves, no debate público a respeito de corrupção. Afinal, o governo de FHC foi omisso e “varreu a sujeira para debaixo do tapete” nomeando um Engavetador Geral da República. E num recado direto a candidata Marina Silva, deixa claro que não é com “salvadores da pátria” que a questão será resolvida, mas SIM com o fim da impunidade. E, novamente, aborda e desmascara a polêmica proposta de Maria Silva que propõe a Independência do Banco Central e a associa aos “desvios das riquezas da nação para o bolso de uns poucos privilegiados” com decisões econômicas erradas. O programa termina listando uma série de investimentos e programas federais em São Paulo e no Brasil. Em resumo, A-R-R-E-B-E-N-T-O-U! Vai que é tua Dilma! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=YEk6f9RpnOM

    1. Estou gostando dos últimos programas do PT, especialmente desse e do anterior, que criticou o programa da Marina nas propostas de independência do banco central e não priorização do pré-sal. Acho que o PT acerta ao politizar o debate! O caminho é esse mesmo.

      1. É verdade! Quando você politiza o debate torna quase irrefutável seus argumentos para o seu opositor. E o programa da Dilma de fato fez isso. Para receber nota dez somente achei que faltou listar o número de operações da PF no governo FHC também.E não somente os números dos Governos Lula/Dilma. Aí ficaria escancarada a diferença entre os dois governos. Mas talvez aqui a razão talvez tenha sido NÃO dar margem a “direito de resposta” por parte da campanha do Aécio. Acho eu!

    2. Concordo, e apesar de sermos suspeitos, meu sentimento “isento” foi de que programa foi EXCELENTE!
      Quem ainda está na dúvida, e tiver realmente intenção de fazer a MELHOR escolha, acho que já começa a definir seu voto na DILMA!
      Essa estratégia de ESCLARECER e LIMPAR todo o LIXO jogado contra o PT, tem que ser continuar até a vitória final.

  2. É isso aí. O horário eleitoral deveria explorar muito mais esse tema da corrupção, mostrando que hoje se tem muito mais casos investigados, apurados e punidos, não porque haja mais corrupção, mas porque não se acoberta mais como governos anteriores faziam. E mostrar que, ao contrário do governo federal, os governos estaduais nas mãos da oposição continuam prommovendo a impunidade e acobertando tudo, como faz o governo tucano de SP, e fazia o governo de Aécio em Minas, que sempre impediram a instalação de cpi’s e aparelharam as polícias estaduais e o Ministério Público. Mostrar como um procurador de SP arquivou “por engano” um documento por 3 anos, levando as autoridades da Suíça arquivarem uma investigação sobre o trensalão tucano por falta de colaboração do MP paulista tucanizado. O programa podia citar um a um (se o tempo disponível fosse suficiente) os pedidos de CPI em SP e em MG que foram negados. Mostrar a impunidade que houve no caso da privataria, do mensalao tucano, trensalão, etc.

  3. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER. PARABÉNS PRESIDENTE LULA, PARABÉNS PRESIDENTE DILMA EU E MINHA FAMILIA VOTA 13 DILMA DE NOVO PARA O BRASIL CONTINUAR MELHORANDO. QUE DEUS TE ABENÇÕE. DILMA.

  4. Era isso o que a maioria Dilmista esperava, ENFRENTAMENTO, com nível, qualidade, feitos e efeitos positivos. Parabéns aos marqueteiros e a todos os envolvidos. É isso, simples, curto e grosso como se diz no RGS, sem meias palavras nem “invenções coloquiais” que nada dizem ou que dizem indescritíveis com o claro intuito de enganar as pessoas mais humildes e menos letradas e que são a maioria neste Brasil. Mas que já começa a mudar, daí o fundamental do Pré-Sal para a EDUCAÇÃO E A SAÚDE. Vou dormir feliz hoje com o PT.

  5. Muito bom. Senti falta de falar brevemente a expressão telhado de vidro pra falar dos outros candidatos.

  6. Dilma Falando de frente e olhando para câmera, com olhar de sinceridade é imbatível.Falar sobre corrupção não é pra qualquer político, não pode ter telhado de vidro. O programa sobre corrupção estar irretocável. Com a força do povo Dilma de novo.

  7. Dilma foi ótima. Corajosa ao botar no ar o que pensa dessa turma que vive batendo. Só idiota é que não entenderá o recado. Corruptos, corruptores, hipócritas, cuidem-se, Dilma não se rende tão fácil.

  8. O governo de FHC, do PSDB, aquele que comprou no Congresso a reeleição, assim que assumiu o cargo acabou com a comissão que havia sido criada por Itamar Franco para combater a corrupção. O PSDB é o partido da impunidade.

    “Decreto 1376/95 | Decreto nº 1.376, de 19 de janeiro de 1995

    Extingue a Comissão Especial criada pelo Decreto nº 1.001, de 6 de dezembro de 1993.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, DECRETA:

    Art. 1º Fica extinta a Comissão Especial, criada pelo Decreto nº 1.001, de 6 de dezembro de 1993.

    Art. 2º O acervo documental proveniente de diligências e investigações realizadas pela Comissão fica sob a guarda do Ministério da Justiça.

    Art. 3º Os procedimentos sobre diligências e investigações, a propósito de fatos, atos e contratos, relativos a órgãos ou entidades da Administração Pública Federal direta e indireta integram as competências da Secretaria Federal de Controle do Ministério da Fazenda.

    Art. 4º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 19 de janeiro de 1995; 174º da Independência e 107º da República.

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO”.

  9. Pode ter certeza que dá certo Brito, o programa foi na veia, mostrou quem é que combate a corrupção e quem vive de demagogia. O João Santana está fazendo uma leitura muito real do que está acontecendo, direcionando a presidente para o temas que a população quer ver respostas: combate a corrupção e obras realizadas em seu mandato. Além disso, ainda bateu na ideia de independência do Banco Central, que está efetivamente fazendo um estrago na campanha da Marina. É continuar assim, mostrando o que fez, o que vai fazer e aos poucos ir mostrando as contradições das propostas da Marina, como independência do Banco Central, o desprezo pelo pré-sal (não é citado na parte de energia), a revisão da política de conteúdo nacional, o fim do crédito direcionado (que na prática acaba com a subsídio a casa própria), a terceirização do trabalho e o fim do direito do trabalhador entrar na justiça de forma individual. Caso a campanha continue nesse caminho, podemos ganhar ainda no primeiro turno.

    1. Essa eleição será decidida no segundo turno, mas concordo com tudo o que você disse. O trabalho do Santana e equipe está ótimo! Não é por acaso que Dilma sobe nas pesquisas.

  10. Foi show!
    Didático, claro, objetivo,colocando tudo em seu lugar.
    Combater corrupção não é discursar, é fortalecer as instituições e criar os mecanismos de punição do servidor público e das empresas privadas.
    ENGAVETADOR SÓ NA ERA E GOVERNOS TUCANOS.
    XEQUE MATE!

  11. O mais importante desse programa foi transmitir a noção de que a corrupção não será resolvida votando em A ou B, mas realizando mudanças no sistema. Essa noção, quando largamente difundida na sociedade, pode se transformar no embrião da reforma política, que depende de participação popular para ocorrer.

  12. Mais um vídeo BRILHANTE da campanha de Dilma, pois aborda de frente o combate á corrupção e á mídia CANALHA, HIPÓCRITA. Tão BRILHANTE quanto o vídeo anterior ( o vídeo 09), que abordou a INGÊNUIDADE, DESPREPARO, SINISMO E CARA DE PAU do programa de Marina Silva, mostrou trechos de um comício em que Lula fala grosso contra os que querem tirar a prioridade do PRE-SAL. É isso aí Messias! DILMA no primeiríssimo turno com 61% DOS VOTOS VÁLIDOS!!!!!!

  13. Tenho orgulho de ter Dilma como Presidenta do meu amado Brasil. Mulher digna com história de vida incomum. Que Deus a abençoe, coração valente.

    1. Parabéns e obrigado Brito,

      Sendo o eleitorado de Sao Paulo um desafio na campanha de Dilma, porque nao pôr o seu vice, o paulista Michel Temer?

      Se o PIG paulista conseguiu colar a rejeicao no PT e na Dilma, tem que mostrar o peemedebista Michel Temer em primeira pessoa (com sotaque paulista e tudo) defendendo os feitos do (também seu) governo em SP…

      ps: tendo essa ou outras ideias/constatacoes pessoais, quais seriam as formas que um “nao filiado” pode fazer chegar sugestoes para a campanha?

      Abracos

      1. Desconfiado, tenta o próprio site do PT oficial. Certamente deve ter uma equipe ou alguém responsável por acompanhar a web. E deixa eu “desmistificar” esta questão de filiado. A grande maioria dos eleitores não são filiados a partido nenhum no Brasil, inclusive eu. Já fui filiado ao PT, e me desfiliei, por falta de tempo e por eleger prioridades. Simples, porque para ir à reuniões e participar inclusive com sugestões e definições, ninguém precisa se filiar, falo pelo PT, que conheço de carteirinha. A filiação é cobrada, nas votações eletivas, com a finalidade de evitar fraudes e tornar o processo sério e democrático, caso contrário um Tucano iria na eleição de um diretório do PT e votaria, imagina? Qaulquer partido está de braços abertos para receber simpatizantes e apoiadores, e isto é salutar no processo democrático, e ninguém deveria se sentir constrangido em participar da vida partidária. O fenômeno no Brasil, é que a Mídia Golpista, demoniza diariamente os políticos, como se eles fossem enviados do inferno pelo próprio capeta -se isto fosse verdade, seria bom, pois a própria idéia do capeta é revolucionária e desmente todas as religiões-. E a demonização dos políticos ocorre, exatamente porque a Mídia Golpista e os “donos do mundo -leia-se clube dos 30 tenta se apropriar do processo da eleições mundo afora, para manter seu Poder, cooptar os Estados e pautar os atos dos governos. Esta prática ocorre neste momento no Brasil, capitaneada pelas três principais MÁFIAS MEDIÁDICAS:

        – FAMIGLIA MARINHO -ORGANIZAÇÕES GLOBO;
        – FAMIGLIA FRIAS – FOLHA, Instituto Datafolha, UOL;
        – FAMÍGLIA CIVITA – GRUPO ABRIL “cultural???”;

        Ontem 09/09 a pauta principal era o Paulo R Costa e a “corrupção” na Petrobrás; Como levaram um coça da Dilma e sua Campanha, hoje já mudaram…é a Educação no Brasil que está , segundo os 3MS- péssima, claro que eles não olham doze anos para trás…

        Amanhã a Dilma dá a resposta sobre a Ecucação no Governo PT…deixaram a bola cicando pra ela…é só fazer gol.

  14. Dilma cresce, encorpa, quando enfrenta os temas mais difíceis e polêmicos sobre ela e isto se dá porque sobre eles agiu com todo o empenho e honestidade. Talvez, se persistirem os ataques infundados ou mal fundados sobre a Petrobras, caiba fazer um programa só sobre a estatal. Considerando que Pasadena foi uma boa compra e surpreendentemente existe, está lá funcionando e lucrando muito com o novo bum da exploração de petróleo dos EUA.

  15. São Paulo sempre decepciona, não prenderam nada, já que deram vitória a Collor.
    Para os saudosistas daquela época, André Lara Rezende, tá aí, firme e forte na campanha de Marina.

  16. Sendo o eleitorado de Sao Paulo um desafio na campanha de Dilma, porque nao pôr o seu vice, o paulista Michel Temer?

    Se a mídia conseguiu colar a rejeicao no PT e na Dilma, tem que mostrar o peemedebista Michel Temer em primeira pessoa (com sotaque paulista e tudo) defendendo os feitos do governo em SP…

    ps: tendo essa ou outras ideias/constatacoes pessoais, quais seriam as formas que um nao filiado pode sugerir para a campanha?

    Abracos

  17. Parabéns e obrigado Brito,

    Sendo o eleitorado de Sao Paulo um desafio na campanha de Dilma, porque nao pôr o seu vice, o paulista Michel Temer?

    Se o PIG paulista conseguiu colar a rejeicao no PT e na Dilma, tem que mostrar o peemedebista Michel Temer em primeira pessoa (com sotaque paulista e tudo) defendendo os feitos do (também seu) governo em SP…

    ps: tendo essa ou outras ideias/constatacoes pessoais, quais seriam as formas que um “nao filiado” pode fazer chegar sugestoes para a campanha?

    Abracos

  18. AO QUE PARECE, SOMENTE ‘debaixo de vara, muita vara (judicial) A “FADINHA DA FLORESTA” PODERÁ DIZER TUDO SOBRE OS AVIÕS FANTASMAS.

  19. Essa é a Dilma que queremos. Vai pra cima deles sem medo de ser feliz. O Brasil precisa e merece uma pessoa coma a Dilma.

  20. Como essa reta final será de emoção pura, eu colocaria o famoso jingle de 89 na campanha da Dilma: ‘Dilma lá…’; esse ano a coisa tá feia no quesito jingle.

  21. Pessoas! DIA 15 PROXIMO, ATO NO TEATRO CASA GRANDE, LEBLON as 19 horas. Bem no reduto do Aecinho… Vamos lá!!!!! Tem detalhes no Blog do Emir Sader, na Carta Maior.

    1. o PT precisava levar ao vídeo algum jovem artista declarando voto em Dilma. Os jovens despolitizados (e desmiolados) nem sabem quem é Sargento, Monarco ou Nepomuceno. Olham o vídeo e pensam “quem são esses aí?”
      Agora, já imaginaram levar ao vídeo uma declaração de voto de Neymar ou Kaká?, por exemplo.

  22. Está faltando lançar o programa Cadeia para Tucano, esse programa está difícil de sair.Só assim será possível passar o Brasil a limpo. Furnas, mensalão tucano, privataria tucana,Rouboanel,trensalão.

  23. Sem exagero. Acho que foi o melhor programa eleitoral que já vi em meus 36 anos. Didático, facilmente compreensível e mostrando o que a mídia esconde, tocando no tema corrupção de um forma nunca dantes realizada. Qual efeito terá? Não sei, até mesmo porque a audiência dos programas eleitorais baixou muito. Mas foi na veia e com certeza deverá captar votos de indecisos. Parabéns ao João Santana e demais responsáveis pelo marketing.

  24. Companheiros, eu só não concordo é ver todo este debate na TV e o Lula ficar de fora. Pois não tem pessoa que mais entenda da politica nesta país que o Lula.
    Acho que uma simples palavra do Lula faz um verdadeiro terremoto em toda a direita e consequentemente em toda mídia e encoraja toda população pobre de nosso país. Digo isto porque sem duvida nenhuma o Lula é considerado o Pai dos pobres do Brasil.

  25. É por aí. Tem que partir para a política em vez de insistir apenas naqueles programas bonitinhos. Tem que escancarar para o povão que corrupção é uma praga que sempre infestou o país, mas que sempre foi empurrada para debaixo do tapete pelos governos militares e, depois, de direita. Se hoje até aquela revistinha tem uma delação premiada pra servir de matéria prima é exatamente por isso, porque o caso não foi abafado pelo governo. Que os programas continuem assim. Não só por causa da eleição, mas para que o povão e nova classe média entendam a realidade “real”, não aquela realidade “paralela” divulgada diariamente pela mídia. O correto é afirmar: nunca se esclareceram tantos casos de corrupção como nos governos Lula e Dilma.

  26. só uma palavra: sensacional! Jogo aberto e franco, coisa que eles do pig/pasdb nunca poderão fazer.
    Obrigado Dilma!

  27. Quando a mídia menciona corrupção , propositadamente e convenientemente é ignorada a palavra corruptor. Ora , sabemos que o ato de corromper não é unilateral . O corruptor é o sujeito ativo da corrupção , ou seja, é aquele que na maioria das vezes toma a iniciativa de praticar a corrupção , enquanto o corrupto é o sujeito passivo, ou seja, é aquele que aceita a corrupção. Por outro lado é o corruptor que financia as campanhas eleitorais dos corruptos, ou seja , no fringir dos ovos são os corruptores quem coloca os corruptos no poder como seus representantes. Históricamente , raramente um corruptor é punido no nosso país.

  28. “Reformularemos o mercado de crédito de tal forma que, gradualmente, se eliminem os direcionamentos obrigatórios.O trecho está na página 61 do programa de governo da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva. E é dessa forma, com discrição e economia de palavras, que o documento propõe nada menos do que o fim do crédito direcionado no país.Pode ser o fim do acesso ao financiamento habitacional da CEF, do setor rural do BB e da indústria por meio do BNDES”.Brasileiros e Brasileiras que quiserem comprar casa própria,agricultores e empresários que quiserem empréstimos que façam um CDC em 48 meses.Bancos particulares vão se esbaldar e CEF,BB e Bancos Estaduais vão ser aniquilados…

  29. Concordo, também, que este programa tem que ser repetido e o tema corrupção tem que ser levado ao ar o quanto puder, pois muito, muitíssimo do ódio irracional que foi inoculado em parte da classe média foi devido a associarem a corrupção ao PT. Para os mesquinhos, amesquinhados e até para os que não são pois pagam seus impostos, não querem ver alguns se dando bem com sua contribuição. Por isso, o programa foi acertado. Acho também, que Dilma deveria fazer um programa falando do que foi feito para a classe média, não apenas o quanto ela ganhou, mas linkar com os projetos e ações do governo. Ex. concursos públicos, FIES, Ciência sem Fronteiras.

  30. Dá gosto mesmo de ver. Chega de hipocrisia, chega de rodeios, ao ataque , já dizia isto há meses. E em sum Paulo , é uma vergonha, como o pT explica?………alias o Pt paulista esta naquela tua tese……se mela com a direita hipocrita….imaginando transformar o leao em herbívoro……Getulio Vargas, ja mostrou como se deve lidar com a elite paulista…….e o que de fato eles entendem……..eheheheh

  31. Tenho observado que a lamparina sem querosene para todos, nunca se refere a energia hidrelétrica. Alguém teria de provocá-la nos debates e aparições na TV. Creio que ficaria numa saia bem justa, pois atrasou o quanto pode a liberação de licenças ambientais para a construção das três usinas: Jirau, Sto Antonio e Belo Monte. A última atraiu até jejuns do Bispo Caprio (?) e de globais de novela.

  32. Dilma vem surpreendendo cada dia mais.

    O caminho da reeleição está pavimentado,resta saber se será em primeiro ou segundo turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *