Dilma lança P-58 e visita “fábrica” de plataformas para o pré-sal

Agora de manhã, além de presidir a cerimônia de conclusão do navio-plataforma P-58 – feito, como a maioria do seu tipo, a partir de um antigo casco de superpetroleiro, o  Welsch Venture, Dilma Rousseff visitará uma das mais importantes iniciativas que o pré-sal está permitindo à indústria naval brasileira: uma fábrica de navios-plataforma de petróleo gigantes, conhecida como Projeto Replicantes.

Os replicantes serão oito navios do tipo FPSO – que recebem, processam, armazenam e transferem para petroleiros a produção de diversos poços de petróleo interligados – construídos em série. Como são montados com peças idênticas, um ao lado do outro, num imenso dique seco na cidade gaúcha de Rio Grande, a velocidade de construção é maior e o custo cerca de 25% menor que uma obra naval equivalente feita pelos métodos convencionais.

Além disso, por não se tratar de uma estrutura adaptada – única, portanto – a economia de projeto e execução – e, futuramente, de manutenção – atinge também as instalações dos equipamentos de convés. Na foto acima, você vê o primeiro dos replicantes, a P-66, já com suas formas bem definidas e, ao lado, o início da montagem da P-67.Esta, e apenas esta, terá algumas partes vindas da China, para acelerar o processo de fabricação. Ou outros seis replicantes, cada um deles medindo 288 metros de comprimento, serão inteiramente montados no Brasil, até 2018.

As P-66 e 67 vão para o campo de Lula, produzindo a partir de 2016, cada uma, 150 mil barris de petróleo por dia.

Já os 330 metros de comprimento do casco da P-58, a partir da semana que vem, começam a receber  as estruturas adicionais de processamento de óleo, fabricadas em Niterói (RJ) e transportadas para o Rio Grande do Sul por balsas. Quem passar pela ponte Rio-Niterói e observar, logo após a Ilha de Mocanguê, dia e noite, guindastes imensos movimentando torres de tanques e tubos cinza e amarelos, fique sabendo que daqui a alguns meses por ali vão estar passando por ali  petróleo e gás do pós e do pré-sal do campo de Parque das Baleias, na porção capixaba de Bacia de Campos.

Portanto, quem não perceber que, daqui a pouco, o que vai acontecer não é uma simples solenidade de visita a obras não está entendendo o quanto isso significa de progresso e afirmação para a indústria, a engenharia, o emprego e a economia de um Brasil que, até pouco tempo, comprava no exterior todos os equipamentos de produção de petróleo.

Sob os aplausos, aliás, dos que diziam que “lá fora é mais barato”, esquecendo que o mais barato é o que fica em casa, dando trabalho a seu povo e riqueza ao seu país.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Hoje me orgulho de ser Brasileiro.

    Agradeco ao Lula e a Dilma por reacender a chama do nacionalismo brasieiro.

    Nao somos vira latas.

  2. Veja a documentário da transformação das cidades aonde estão sendo construída as usinas hidrelétrica no norte do pais, aonde não era nada se transformando em desenvolvimento. isso e so começo do que pais estar mudando! sua economia

    1. O Brasil Esta no caminho certo o negocio é bloquear a corrupção é fácil, na hora que todos estiverem trabalhando serio a coisa muda, tem que ajustar, algumas coisas, e conscientizar todos a praticarem o bem.

  3. No governo dos trabalhadores se fala em construir riquesas, no governo larápio do psdb se fala em contenção de despesas, desemprego, arrocho salarial, juros mais altos, privatização a preço de banana, fechar estatais, encerrar universidades, terceirizar a saúde, pedágios, e por aí vai.

  4. É isso que dá orgulho de ser brasileiro, uma indústria naval que foi ressuscitada pelo lula depois de ser sucateada pelo FHC, agora construindo imensos navios petroleiros, plataformas e se quiséssemos poderíamos também, com essa tecnologia, fabricar navios de guerra, porta aviões, etc…gerando renda e emprego isso é sem dúvida uma questão de segurança nacional.

  5. Esta notícia não está no G1 !!! Porque será ?

    Seu Djalma: a Petrobras não está falida. Empresa falida não dá lucro. Este ano, o lucro foi baixo: só R$32 bilhões. Assim, uma OGX, sabe ?

  6. É o governo do PT que assumiu o compromisso de suspender a exportação de nossos empregos, diferente de como como fizeram os desgovernos do Collor e do FHC, que encomendavam nossas plataformas e navios lá fora. O governo do PT priorizou realizar as obras no País e incrementou as encomendas para o setor Naval, recuperando uma indústria estratégica para o desenvolvimento da Nação.

  7. E ainda tem uns cabeças de bagres, que não percebem mudanças que está acontecendo no Brasil. Isso é lamentável principalmente, a Imprensa partidarista que só ver a desgraça. Ajudaria e muito se pelo menos os fatos mostrado. Mas eles fazem questão de negar o óbvio.

  8. Esse é o BRASIL que você não vê no PIG. Parabéns LULA, parabéns DILMA, parabéns ao povo brasileiro.

  9. Agora alidentro do TCU, tem os brasicanos(mistura de brasileiro com americano)nem um pouquinho nacionalista, fazem de tudo para atrapalhar o desenvolvimento do País, paralisando obras e um deles e o ministro do TCU Valmir Campelo. O Sr. Valmir Campelo que é uns dos ministros do TCU, é cria da ditadura e aliado do Ex-governador de Brasília Jaoquim Roriz, devem muitos favores um pro outro e acredito que tenha bastante ódio do PT. Com certeza, devem fazer de tudo para atrabalhar o governo da Presidente Dilma.

  10. Agora alidentro do TCU, tem os brasicanos(mistura de brasileiro com americano)nem um pouquinho nacionalista, fazem de tudo para atrapalhar o desenvolvimento do País, paralisando obras e um deles e o ministro do TCU Valmir Campelo. O Sr. Valmir Campelo que é uns dos ministros do TCU, é cria da ditadura e aliado do Ex-governador de Brasília Jaoquim Roriz, devem muitos favores um pro outro e acredito que tenha bastante ódio do PT. Com certeza, devem fazer de tudo para atrapalhar o governo da Presidente Dilma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *