Dilma não vai entregar o ouro. Quantas divisões tem Eduardo Cunha?

cunha

Os moralistas da imoralidade.

Este poderia ser o título de um post mais conceitual sobre o que aconteceu na Câmara dos Deputados.

Ou será que há uma pessoa no Brasil que ache que os deputados do PMDB, do PR, do PTB e do PSC que votaram e aprovaram o requerimento de investigações sobre a Petrobras não querem cargos, posições e favores, a apenas sete meses de uma eleição onde, até  que fatos novos possam dizer o contrário, o Governo é favorito.

(Aliás, que investigações sobre a Petrobras?  A empresa abriu uma sindicância sobre as notas publicadas nos jornais e o Ministério Público da Holanda, sede da empresa denunciada, diz que , por enquanto, estão analisando os documentos e não existe uma investigação sobre as denúncias. Nem mesmo confirmam que existe menção à Petrobras.)

Isso são escaramuças eleitorais levadas ao mais baixo nível das práticas políticas.

Sérgio Cabral, tentando o que sabe já ser impossível: evitar que o PT tenha candidatura própria no Rio de Janeiro.

Geddel Viera Lima, com sua candidatura de enfrentamento a Jaques Wagner, o governador petista.

Sandro Mabel, exigindo que o PT apóie o empresário Júnior Friboi em Goiás.

O PMDB de Roseana Sarney, tentando salvar seu candidato Luís Fernando Silva.

Tirando o Ceará, onde de fato Eunício Oliveira tem força eleitoral, mas o Governo tem um compromisso com Cid e Ciro Gomes, e Goiás – onde os argumentos da Friboi fizeram até Roberto Carlos voltar a comer carne – , o resto é cavalo matungo, embora com dinheiro e poder.

Geddel, na Bahia, até tem alguma expressão, mas sabe que será esmagado pelo favoritismo de Paulo Souto (do DEM e que será o candidato de Aécio) e um candidato petista apoiado por Wagner e Lula.

Os mais de 40% que Dilma ostenta nas pesquisas lhe dão poder de fogo para colocar pressão sobre estas forças.

Não que vá atirá-los pela janela, mas também não vai entregar a rapadura, que é doce e todos eles querem.

O “Blocão” já cumpriu sua função.

Amanhã começa a romaria.

De um lado,  no Governo, oferecendo arrependimento.

De outro, a Eduardo Cunha, cobrando os mundos e fundos que ele diz ser capaz de mobilizar.

E a nossa imprensa, “ética”, que inviabilizou a proposta do plebiscito para a reforma político-eleitoral com a qual nada disso estaria acontecendo, acorrendo a Cunha, o novo Varão de Plutarco, guia moral da vida pública brasileira.

Talvez, porém, o episódio ajude a melhorar a política brasileira.

Algumas ausências na campanha de Dilma são daquelas que preenchem uma lacuna.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Pronto, conseguiram dar um folego para as votações, já que o jogo já estava ganho…
    JURO POR DEUS, parece coisa combinada, estes @#$%#%, são uns lazarentos. ainda afundam este meu país…
    Não arredo o PÈ…e vou lembrar destes nomes….
    A mídia POLICIAL, hoje colocou os nomes de quem votou contra a maioridade de 16 anos, não sei porque não colocaram quem votou a favor!!!PQP..

  2. É simplesmente inacreditável! Acho que nem a oposição esperava receber esse presentão de mão-beijada da própria base! Além disso, o PMDB está em vias de aprovar novos requerimentos para a convocação de ministros de seu próprio partido como o Edison Lobão(PMDB-MA), Ministro das Minas de Energia para audiência pública. A cúpula do PMDB já tinha sido alertada pelo governo, ainda no ano passado, de que a indicação do Eduardo Cunha(PMDB-RJ) para líder da bancada na câmara seria um ato de ”insanidade”. Entretanto, os caciques assumiram o risco afirmando que ele estaria sob controle. Ele também já tinha sido o grande responsável a anos atrás pela derrota da prorrogação da CPMF que tirou R$ 40 Bilhões da saúde no Governo Lula porque atrasou propositalmente um parecer de sua autoria numa comissão da câmara! Por isso, e por tantas que problemas que criou ele nunca inspirou confiança no Planalto. Agora ele volta a aprontar das suas! Deu no que deu! O cara é um louco incendiário. Completamente irresponsável. E está totalmente fora de controle. Já ameaçou em “romper” a aliança com o Governo Dilma e comandar a derrubada do Projeto de Marco Civil da Internet, que beneficia os usuários da Internet. Portanto, agora cabe a “quem pariu Mateus que o embale!”. Com a palavra o Michel Temer, o Valdir Raupp, o Renan Calheiros, o Henrique Alves e todos aqueles “caciques” que têm a responsabilidade de conduzir o que ainda resta dessa “aliança”. Foram todos, literalmente, “tratorados” e “humilhados” pelo Cunha! Um deputado “obscuro”, “fisiologista”, e nunca me canso de repetir, Inimigo Número da Cidadania! Agora é juntar os cacos e tentar recuperar alguma autoridade. Se é que essas “velhas raposas” ainda tem algum controle sobre o partido na câmara. Ok? Por outro lado, pela sua personalidade, nada indica que a Dilma irá ceder nesse embate. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

  3. Temos que mobilizarmos nossos amigos e amigas, para nesse ano votarem de ponta a ponta nos candidatos do PT. É a lição que podemos dar. Com essa atitude a Presidenta talvez possa ficar um pouco mais livre dessas pressões indesejadas.

    1. Apolônio, acontece que, a Presidenta Dilma, não poderá pedir à população, em cadeia nacional de rádio e tv, que vote somente nos candidatos do PT. O motivo são as coligações nos estados onde o PT não tem candidato próprio. Espero que a população entenda e vote nos deputados e senadores, aí sim, somente do PT.

  4. As vezes acho o pt partido mente seca,poucas ideias nao e possivel que nao chamaram temer a responsabilidade ja mete o lobao pra rua,acorda dilma.

  5. Se o Temer não controla a Base, qual é o papel desse cretino?
    Acha que a Dilma colocou-o como vice pela sua integridade e beleza?
    Não, panaca, é pra controlar a Base! Se não controla, não tem serventia!

  6. Véspera de eleição é evidente que um partido como o PMDB – recheado de chantagistas, fisiologistas e carrascos – que sempre foi aliado de seus interesses e não do Governo, muito menos do Brasil, chegue agora para pressionar a presidenta. Eduardo Cunha tem sido daqueles ‘aliados do governo’ que trabalha contra tudo. Que bom seria se o povo deixasse muitos desses peemedebistas de fora do congresso. Que Deus nos ilumine!

  7. Em se falando de ginga política a Dilma, como é sabido, não tem nenhuma, porém com uma base aliada dessas, não há necessidade de inimigo algum, muito menos adversários políticos, a própria base estraga tudo!!!! Mas já que é pra PHODER o negócio agora é ir em frente e peitar os inimigos, ou seja, a parte podre da base aliada! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!

  8. Fernando,há tempos estou alertando que a bala de prata poderá sair dentro dos partidos da base do governo. A oposição está fraca e não morta.

  9. Rompe com o PMDB e lança Lula como candidato, pedindo aos eleitores que votem apenas em candidatos do PT. Dilma voltaria em 2018. Seria uma jogada imbatível.

    1. Pedro, isso é tudo que a oposição deseja. Não pode acontecer. A oposição diria que a escolha de Lula foi errada há 4 anos atras e Dilma perderia força pra concorrer em 2018. Lula poderia ter vindo como candidato ao governo de SP mas aí ele ficaria imobilizado para apoiar os candidatos nos outros estados. Quando começar a campanha Lula vai andar pelo país fazendo o que de melhor pode fazer ou seja, apoiar Dilma onde ela desejar e precisar. E ninguém tem a força do Lula. Abraços.

  10. Cunha estaria bem mais à vontade no DEM. Cunha tem fortes compromissos com interesses empresariais por vezes inconfessáveis, como no caso da votação da lei dos portos, onde não aparecia quem realmente estava sendo defendido por Cunha. Nomes não surgiram, só apelidos: Tio Patinhas. Por isso são inconfessáveis. Por outro lado, Cunha é do PMDB carioca, onde o PMDB como grande partido popular nacional que é não existe mais. Nele o interesse político voltado para as camadas populares não existe mais. Tanto que no Rio há até deputado peemedebista pregando apoio à candidatura de Aécio Neves. Cunha e boa parte da bancada governista na Câmara mantinham com arrogância um pé atrás desde as manifestações de Junho, porque sentiram naquele momento que o governo havia sido fragilizado. Sentiram com isso abrir-se um leque de oportunidades. Com a recuperação da popularidade de Dilma, esta posição de pé atrás começou a fazer água, mas isso não os tornou menos arrogantes, senão mais. Ainda acreditavam em desfechos inesperados no caso do mensalão, para o governo se manter fragilizado. O fim de Barbosa como ator político, deixou-os sem armas externas de fragilização do governo, e agora só contam com as armas deles mesmos. Estão por conta própria e ainda tentam fragilizar o governo, sem se aperceberem que estão se afastando do marco ideológico popular para o marco ideológico de mercado perigosamente, negando as origens do partido. Este caso da Petrobras revela a quanto havia chegado o compromisso conjunto desses deputados que parecem querer desistir da defesa das aspirações populares para constituir um novo PFL. Qualquer um que acompanha o Congresso deve ter notado que todos eles e mais os de outros partidos da aliança governista que os acompanham neste novo rumo se comportavam como gente da oposição, já que não sabiam com quantos nós o vento golpista iria soprar, e queriam estar bem posicionados no caso de naufrágio do governo. Os ventos golpistas não enfunaram sequer a vela do Barbosa. Isso os deixou tontos, sem saber como saciarem o apetite que foi despertado. E agora começam a fazer tolices, e pior, tolices enfáticas, como esta bobagem da comissão para de algum modo atacar a Petrobras. Todos estão por conta do cérebro privilegiado de Cunha, já que parecem não saber mais racionar por conta própria. Mas eles que não deixem o PMDB carioca falar pelo grande PMDB popular do resto do país, ou terão que se haver com seus eleitores ainda em 2014 e necessitarão mesmo que refundar um novo partido, o PMDB do C, ou seja, do Cunha.

  11. Gozado que eu sempre comentei. O maior problema do país são o zé povinho, PMDB , ORGANIZAÇÕES (?) GLOBO E A JUSTIÇA (?). O QUE FAZER?

  12. Vou de PT de cabo a rabo, senador, federal, governador, estadual e presidente, mas investigar a Petrobras é bom, quem não deve não teme, olhe a cara do barbosa, e é porque ainda não abriram o processo 2474 e o laudo 2828, deixe investigar é bom para a democracia.

  13. Quando leio “Cunha” lembro da Emenda Tio Patinhas, recordo a Lista de Furnas e me pergunto se o PMDB ainda é o partido do bravo Requião, e do (já foi) honesto Pedro Simon. Estou na campanha do PT e não abro! De cima abaixo, na cédula eleitoral, 13.

  14. o PT deveria rompe com o PMDB, nenhum brasileiro aguenta mais este partido de oportunistas, todo governo brasileiro é refém deste partido de corruptos… em larga escala. O PMDB pensa que pode tudo, porém eu afirmo, nem aqui onde Eunicio aparece bem vai levar a eleição, no ceará é comum os eleitores mudarem seu voto no ultimo momento.

  15. O Governo tem de parar de ter medo destes pilantras do PMDB , e enfrentar pra ver aye onde eles aguentam. E quando chegar na campanha dizer com todas as letras quem e estes filhos da puta.

  16. É o poder de 60 bilhões azuis Marinhos mais os bilhões das Teles que comprou o “bloco 267”, simples gente. Bufunfa bastante para custear o carnaval eleitoral e derrubar o MARCO CIVIL REGULATÓRIO DA INTERNET, e a Globo para emparedar a PETROBRAS e sugar -seu passatempo favorito- mais verbas publicitárias da empresa, simples “modus operandis global” !
    Se fizer uma pesquisa, creio que 90% dos internautas Brasileiros não sabem o que é e nunca ouviram falar em MARCO CIVIL REGULATÓRIO DA INTERNET, que se passar como a GLOBO E AS TELES QUEREM, vai meter a mão no bolso e no modo como todos usam a rede. Aí eu pergunto e a SECOM…existe ainda, ou a Helena PSDB destruiu a Secretaria e deixou um gabinete para fofocar sobre as novelas da Globo. A WEB está aí, ou é proibido o governo divulgar nos “Blogs Sujos” e outros tantos meios de comunicação.

  17. Por favor, alguem tem o email do nosso Vice presidente, gostaria de enviar uma menssagem para Michel Temer:
    Nunca vi um parlamentar de um partido do governo (o PMDB tem o vice-presidente da república) ameaçar fazer oposição. Oposição ao governo dele mesmo? A mídia insiste em dizer que o PMDB é o maior “aliado do governo”, quando na verdade o PMDB “é governo”. Ou o vice vai renunciar?

  18. Sou PT e não abro,mas tem que investigar.Não podemos ser igual aos Tucanalhas em São Paulo.Lembro também que não devemos ficar refém do PMDB.

  19. Carta para a Dilma
    Desista presidenta !
    Acho que a senhora está perdendo seu tempo
    Não merecemos o esforço que a senhora está fazendo por nós.
    Esse nosso povo não vale nada ! Esse nosso povo não vale nem a comida que come !
    Pare com essa idéia de gastar dinheiro do Pré-sal com educação. Puro desperdício !
    A senhora está levando esse Brasil muito à sério !
    Os donos do mundo e os donos do Brasil não vão permitir nada muito sério por aqui
    Sua luta é causa perdida !

    Pare de enfrentar esse Congresso, pare de ser chantageada, desista de enfrentar a mídia.
    Não se iluda em peitar os americanos e os bancos.Vão gastar bilhões para derruba-la nas eleições;
    Tudo que a senhora tem feito, será revertido se caso um deles ganhar a eleição

    -Faça como a maioria dos políticos: Fique rica ! Aproveite a situação
    -Entregue o que quiserem e exija comissão. “O usual é 20%”. Exemplos :
    -Faça um acordo com os bancos. Deixe aumentarem os juros quanto quiserem.
    -Privatize a Petrobrás.
    -Faça as pazes com os EUA entregando o Pré-Sal
    -Não faça nenhum esforço para ganhar a eleição.Etc, etc, etc

    Quando o mandato terminar, com o bolso cheio, vá para Paris e tire umas férias. Descanse bastante !
    Lá, a senhora já deve começar a receber homenagens como “uma das maiores estadistas sulamericanas”.
    Certamente, será convidada da rainha inglesa para um chá num daqueles castelos antigos.
    Nos EUA será convidada para fazer palestras em universidades.
    Discursará no Congresso americano com casa cheia.

    De volta ao Brasil, a senhora vai perceber que as TVs e os jornais esbanjam elogios ao seu governo.
    Homenagens por todo lado.Seu governo foi ótimo ! A Copa do Mundo foi um sussesso.
    Que tal a Academia Brasileira de Letras ?

    Agora, se a senhora não seguir meu conselho, veja o que vai acontecer :

    -Hordas de vândalos pagos vão infernizar a Copa do Mundo. Quebradeira, fogo, baderna por todo lado.
    -A mídia (TVs, rádios e jornais) transmitindo e disseminando a bagunça repetidamente para todos os cantos do Brasil. Muitos noticiários novos foram posicionados de um ano para cá.
    -Indivíduos pagos espalhando boatos entre a população assustada.
    -Panfletos e jornalzinhos distribuídos de graça espalhando desinformações.
    -Compra descarada de votos.
    -Edições extraordinárias dos telejornáis à todo momento
    -Etc, etc, etc

    Resultado: a senhora perde a eleição.
    Passo seguinte : Começam a aparecer “descobertas” de coisas ocorridas em seu governo e no governo de LULA.
    Resultado possível : Lula e Dilma podendo ser acusados disso ou daquilo mesmo sem provas.
    Fizeram isso no Mensalão, e farão de novo para que, tão cedo, o PT não volte a participar de eleições.
    Abram bem os olhos ! .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *