Ironizando a política do “Big Stick” (“grande porrete”) praticada durante o processo de afirmação da liderança dos EUA sobre a América no início do século – e durante uns bons três quartos dele – passado, a Presidenta Dilma Rousseff disse, em entrevista exclusiva à agência alemã Deutsche Welle que o Brasil não vai tratar seus vizinhos “com um porrete na mão”
– Nós não seremos jamais um poder regional com o porrete na mão. Para ser poder regional não precisa ser um interventor, você tem que ser capaz de entender as sociedades e lutar pelas transformações de uma forma que não seja a intervenção. O mundo ficou muito acostumado com intervenções militares. Eu não creio que isso tenha levado à estabilidade das regiões. O Brasil tem que ser uma ponte para o diálogo, para o entendimento, contra todos os processos de intolerância. Obviamente, em relação a rupturas democráticas, nós teremos sempre uma posição muito firme de rejeição. Nós não aceitaremos rupturas democráticas, golpes na oposição ou golpes depondo governos.
Dilma reafirmou que i Brasil já ” tem posição a favor do acordo comercial negociado com a União Europeia mas que vai fazer posição comum com o Mercosul e recusou as cobranças de uma ação dura contra a Venezuela, como desejam os Estados Unidos e a Europa.
Ela voltou a reclamar da recusa dos EUA – com apoio da União Europeia – de promover as reformas de governança do Fundo Monetário Internacional, que concentram poder nas mãos das velhas potências, e as mudanças que o Brasil reivindica no Conselho de Segurança da ONU, “nós consideramos essencial a mudança no Conselho de Segurança da ONU. Nós fazemos parte do grupo, junto com a Alemanha, que sistematicamente luta por isso. Inclusive nós levamos isso a todos os nossos parceiros comerciais, na área internacional, na área de cooperação, “porque consideramos que a atual composição não reflete a realidade do mundo”.
– E, além de ela não refletir a atualidade, não tem resolvido os problemas que se apresentam.
8 respostas
Eu só posso pedir desculpas por qualquer impaciência com nossa PRIMEIRA DAMA!!
Muito boa a posição de Dilma na entrevista.
Apenas a lamentar que tais posições não sejam veiculadas para todos os brasileiros.
A palavra dela para os brasileiros, mais ainda a seus eleitores, é essencial para a condução da política como um todo. Ele deveria ter uma programação mensal, quinzenal ou mesmo semanal nas TVs para que todo o Brasil soubesse claramente suas posições, suas opções e seus caminhos.
Abandonando a arena política deixou que as manipulações se criassem.
Essa conversa de que saindo deixou seus adversários falando sozinhos é meio estranha. De fato isso aconteceu mas a que custo ?
A participação não significa entrar em discussões inúteis mas em mostrar sua visão para os problemas brasileiros e suas opções para solucioná-los.
A discussão ficaria para políticos corretamente alimentados com informações.
… Os fascigolpistas/terroristas não sossegam!…
Ah canalhas!…
################
CPI contrata empresa fantasma para fazer auditoria de corrupção na Copa
Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo
09/06/201517h19
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/06/09/cpi-contrata-empresa-fantasma-para-fazer-auditoria-de-corrupcao-na-copa.htm
DA SÉRIE ‘OS FASCIGOLPISTAS/TERRORISTAS, ANTINACIONALISTAS E CORRUPTOS CONTUMAZES NÃO SOSSEGAM A CRIMINOSA SANHA LESA-PÁTRIA’!
ENTENDA
###################
TUCANOS INSISTEM EM MUDAR AS REGRAS DO PRÉ-SAL
Comissão de Minas e Energia da Câmara, presidida pelo deputado Rodrigo de Castro (PSDB/MG), tentará aprovar na manhã desta quarta-feira o PL 4973/13, que altera as regras de partilha hoje em vigor para a exploração do pré-sal; o projeto, do deputado Jutahy Júnior (PSDB/BA), propõe o fim da obrigação da Petrobras de entrar com 30% de participação na exploração de todos os campos de pré-sal e de atuar como operadora única no setor, informa Tereza Cruvinel, colunista do 247; se for aprovado na comissão, projeto pode ir direto para o plenário; “Atento, o PT mobiliza aliados para barrar a votação”, diz a jornalista; há ainda um outro projeto, propondo as mesmas alterações, de autoria do deputado Domingos Savio (PSDB-MG), e o do senador José Serra (PSDB-SP), que aguarda emendas e parecer do relator
09 DE JUNHO DE 2015 ÀS 19:03
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://TEREZACRUVINEL.COM/2015/06/09/PSDB-TENTA-APROVAR-HOJE-MUDANCAS-PRE-SAL/
e quando estava tudo ao contrario com chile, peru e colombia?
Espere uns anos para ver o que o TPP faz com esses vizinhos… nOSSO pais nao aposta em cavalo que vai perder, aquele do norte mas sim no do oriente.
E vamos ver quem fica de pé.
ponhas na tua cabeça que o fim do dolar está a caminho e que militarismo nao é base para nada de duradouro. Napoleão bonaparte ja sabia disso.
É o fim da picada!
Como fala um besteira dessa!
Temos que ser justamente o contrário, imperialistas SIM!
Explorar a mulambada: Paraguai, Bolívia, Venezuela, Argentina etc..
Esta mulher a cada dia se supera.
Precisamos de alguém que crie uma grande nação, se tivermos que intervir ou explorar para que haja o bem de todos nós, que se dane os cucarachas!
Dilter Folha
DESPERTA BRASIL.
Tratar seres humanos como “mulambada”… francamente…
Seu nome lembra muito aquele alemão da suástica e seu discurso também.
Só pode ser ironia, Marcelo… Não acredito que alguém que leia o blog seja tão estúpido assim…