Dilma: o Brasil não teve momento tão venal quanto agora

 

Trecho da entrevista de Dilma Rousseff à Carta Capital:

CartaCapitalComo a senhora recebeu a declaração do doleiro Lúcio Funaro de que houve compra de votos a favor do impeachment?

Dilma Rousseff: Não me surpreende. E está claro que não foi só este milhão citado pelo doleiro. O Cunha pavimentou sua ascensão ao comando da Câmara com métodos corruptos semelhantes. Isso lhe garantiu o controle de uma parte substancial do Congresso. O próprio Cunha se vangloriava de ter a sua bancada de 140 a 160 deputados. Todo mundo sabia. Da mesma maneira ele financiou sua eleição à presidência da Câmara. A mídia tem escondido sistematicamente esses fatos. De qualquer forma, o relato do doleiro coloca outra questão na mesa.

CC: Qual?

DR: Esse método de cooptação explica a contumaz impunidade do presidente ilegítimo Michel Temer. Quem garante essa impunidade? Os 140, 160 deputados do Cunha formam o cerne da base de apoio do Palácio do Planalto. É um método lamentável que ganhou essa proporção com o ex-presidente da Câmara, grande operador da corrupção.

CC: Diante das afirmações de Funaro, a senhora se sente reabilitada à frente das acusações de inabilidade para lidar com o Congresso? Seria possível negociar com um Parlamento corrompido?

DR: A partir do fim do governo do presidente Lula e durante o meu primeiro mandato, o Brasil perdeu o centro democrático, formado a partir da Constituição de 1988. O PMDB, de uma forma ou de outra, manteve a coesão desse centro ao longo do tempo. Bastante fisiológico, é fato, mas impossível de ser classificado como totalmente corrupto. Tampouco ultraconservador, contrário aos avanços civilizatórios. Com a ascensão do Cunha, houve uma mudança na hegemonia do PMDB. O Temer foi beneficiado pelos métodos do Cunha. E não só ele, mas todo o grupo que orbita atualmente no Palácio do Planalto. Viceja um outro tipo de política, se assim podemos chamar o fenômeno. Esse grupo, composto pelo Cunha e por aqueles que estão no poder, tramou um assalto ao Estado. Não há na nossa história nenhum outro momento tão abertamente venal. A compra e a venda de votos, de posições, torna-se sistemática e o intuito é impedir que as leis sejam operadas. Surgem os “jabutis” nas medidas provisórias, emendas e projetos de lei, enxertos para atender a interesses particulares. Havia a ambição de controle do aparelho do Estado. Eles não ousaram tanto antes do meu governo.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Já já algum dos vermes que apoiou o golpe de estado comprado vai aparecer por aqui escrevendo as mesmas merdas de sempre. É só esperar. O irônico é que entre os tubarões do golpe rolaram milhões e milhões, enquanto os vermes os defendem a troco de migalhas.

  • com certeza nunca tinha ainda havido ninguem que dissese não a corrupção , pessoas que nasceram dentro dum povo que nunca cunheseu mais nada que foi roubar ,,tudo isto tinha que se dar , o povo não istá preparado para contribuir com pessoas honestas ,querendo fazer do Brasil um país para todos com dignidade , por isso só podemos dar Glorias a Deus por nos ter concedido Dilma ,para mostrare ao mundo ,que o Brasil tambem tem pessoas honestas /// Viva Lula colaboradores , Volta Dilma vem nos tirare das garras do diabo

  • Em 25/03/16, eu disse a Presidenta, citando Paulinho da Viola: "FAÇA COMO O VELHO MARINHEIRO QUE DURANTE O NEVOEIRO LEVA O BARCO DEVAGAR" e que depois a verdade viria a tona. O tempo é FIEL

  • O sofrimento faz parte do aprendizado e assim e somente assim será que a Nação continental vai aos se livrando da ignorância e o ódio, aprender, aprender e aprender é o combustível do futuro do Povo, volta Dra. Dilma és parte da Nave, e a nave vá.

  • O golpe segue a galope.
    Os golpista seguem agindo impunemente, protegidos pelos seus financiadores.

  • É realmente para chorar de raiva,mas o povo merece Temer-Globo-Lava Jato-Aécio-Dórian-Paulo Skaf-Jair Bolsonaro-Marina Silva e Marcola(desculpe compara-lo a essa gente),já que não amadureceram com o golpe de 64,essa é mais uma oportunidade e não precisamos sofrer mais 20 ou 30 anos com Bolsonaro,Marina Silva ou Dórian para enfim criarmos vergonha na cara.

    Agora a piada do mês vem de um juiz do TRF2 dizendo que Bretas é evangélico igual a Sérgio Moro.

    Sérgio Moro,evangélico!

    Esse novo quadro estréia na Quinta-feira,26/10,na Praça é Nossa,depois do João Plenário.

    Depois de 23 anos atacando os políticos com João Plenário,o tal redator e apresentador do humorístico que de santo só tem a cara, liberou um quadro para mostrar aos analfabetos políticos que existe corrupção também no judiciário e também com banqueiros tipo PANAMERICANO.

    A fonte:Algum fofoqueiro do troféu imprensa que morre de medo de votar contra a rede Globo.

  • Boa tarde,

    Vou repeti, para as próximas eleições Lula vir com paz e amor eu voto, mas tem que depois matar esse fdp todos. Ou terá uma guerra civil e os dois primeiros que quero será cheirinho é o filho de MT, mesmo lá fora. Ou faça e para de acordos torpe ou não adianta eleição em 2018 deixa como esta que é melhor!

    • entao Helber Fagundes nao vota Lula que nem ele nem no's vamos querer este compromisso de barbaridade A direita è atrasada , obscura e
      barbara non a esquerda

  • Agora Querida ??? Por que raios não atirou antes ??? Vai pra m.....!!!!

    Erro crasso do PT lançar a Dilma para um segundo mandato, deu no que deu a politicalha de pacificação.

Related Post