A direita feroz quer, agora, um “novo líder para a esquerda”?

Mais que irônico, é revelador que os mais incondicionais defensores políticos do neoliberalismo estejam, agora, preocupados com o “isolamento” eleitoral do PT e de Lula, a quem sempre quiseram o mal e, se possível, pior ainda.

Ontem foi a vez de Merval Pereira dizer que, Lula – o malvado, o perverso, o “egocêntrico” – “persiste na ação de não deixar que uma nova liderança de esquerda surja à sua sombra”, e que por isso não estaria “deixando” que Ciro Gomes  “seja a alternativa à sua candidatura”.

Na tese do acadêmico “muy amigo” da esquerda, foi isso que o levou a escolher Dilma Rousseff como sua sucessora mas pasmem, até de “astuta” Merval chama Dilma, depois de ter atravessado anos a dizer que ela não tinha habilidade política.

(…) Lula escolheu Dilma porque pensava que poderia manipulá-la e, mais que isso, queria voltar na sua sucessão em 2014. Não contava com a astúcia dilmista, que se segurou na cadeira presidencial sem lhe dar alternativas. O poder, como se sabe, é o maior afrodisíaco, e Dilma partiu para seu calvário sem deixar que o grande líder a substituísse.

Merval, claro, ignora fatos de todos sabidos, desde que a conjuntura política de 2014 deixava abertíssima a porta para seu retorno (alguém se esqueceu do “volta, Lula” que tomou conta dos aliados e de boa parte do PT no início de 2013?).  Só faltou dizer que Gilmar Mendes impediu a ida de Lula para a Casa Civil na crise pré-impeachment por alguma impensável combinação com a então presidenta.

O ridículo é tanto que, acreditem, Merval chega a invocar até Brizola, por quem nutriu um ódio mortal – como “vítima” de Lula.

É evidente que Ciro Gomes não tem culpa nenhuma do que diz Merval Pereira.

Mas deveria refletir sobre o que as palavras do autoimaginado “Golbery da Globo” trazem de significado.

Há um erro fundamental na formulação mervalista e  na frase “vazada” sabe-se lá se verdadeira ou com que motivo, de que Ciro seria “um bom quadro, mas não um líder”: Ciro não é um bom quadro partidário – é só olhar sua trajetória nos partidos – , mas é, sim, um quadro com potencial de liderança: tem posições e linguagem forte e, mesmo diante da luz forte de Lula não se tornou uma pequena sombra, quase apagada na política.

E fez isso sempre mantendo, ao mesmo tempo, proximidade e independência com os governos petistas, inclusive na sua derrocada diante do golpe.

Não é diferente o que faz agora, embora tenha- o que hoje já não o faz – ido longe demais nas manifestações ásperas em relação a Lula, num tema muito sensível a qualquer pessoa: a defesa de sua honradez pessoal. Talvez, justamente, pela ânsia do agora candidato do PDT de mostrar-se distinto do PT.

Seja como for, a equação política Lula-Ciro-PT não se resolverá com conversas, mas no processo político.

Ambos precisam um do outro e, mais ainda, o processo de rejeição do golpe e de retomada da normalidade democrática precisa de ambos.

As pesquisas eleitorais, que seguem mostrando a liderança impávida de Lula, há dois meses encarcerado, desautorizam todas análises de que a manutenção de sua candidatura o enfraquece. O crescimento de Ciro, mais como alternativa do que como opção isolada, não significa um enfraquecimento do líder petista.

Acordos apressados, negociados na base do “isso é meu, isso é seu” são próprios da direita fisiológica, não de homens de Estado.

Estes devem ser pacientes e observarem os movimentos da sociedade, menos que o calendário dos afoitos.

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (70)

  • O fato de Ciro não ser um "quadro partidário" é ponto a favor dele, tendo visto a péssima qualidade de TODOS os partidos políticos brasileiros. Ele circulou por vários partidos e continuou sendo sempre o mesmo, goste ou não, aprove ou não. Mais digno do que ter um certo significado ideológico, identificável pelo eleitor a quem deve sua eleição e depois, em nome de doenças infantis como governabilidade e republicanismo, trair os votos e mancomunar-se com o que existe de pior na política brasileira, que é o que temos hoje governando o Brasil. E não faltaram avisos e evidências práticas das mais sórdidas traições, avisos reiterados feitos diretamente aos governantes pelo próprio Ciro. Interpretações justíssimas e pouco elogiosas feitas a este tipo chamado Merval Pereira, o fato é que quando diz que Lula sufoca lá do fundo do cárcere a união das esquerdas, ele tem razão, da mesma forma como relógio parado também dá as horas certas duas vezes ao dia.

    • Com todo o respeito a seu direito de opinar, registro que esse tipo de comentário, somado a matérias do Merval Pereira e assemelhados, + manifestações verbais/não verbais de Ciro Gomes (no Roda Viva criticou + as políticas do PT, do que as do PSDB, por exemplo), é que fazem a militância petista ter dois pés atrás com a candidatura do Ciro. Se Lula "sufoca do cárcere a união das esquerdas", Ciro não é prejudicado, uma vez que não é e nunca foi de esquerda. Ele está fazendo campanha num tom mais nacionalista que a maioria dos candidatos e só. Lula é inocente, é preso político e a militância petista não vai abandoná-lo por Ciro Gomes. #LulaLivre, #LulaPresidente (ou quem ele indicar).

      • Lily, acrescento que ser nacionalista, para um político, não é mais do que a obrigação. Até Donald Trump o é, mas nem por isso tem minha simpatia. Infelizmente, nós brasileiros estamos tão acostumados com entreguistas que tomamos esse comportamento como "normal".

    • Boa essa do relógio parado!... Mas é Ciro crescendo cada vez mais, mesmo que alguns não queiram!

    • Você deve ser um daqueles que dá o tapa e esconde a mão. Deve ser Cirista de Carteirinha, mas se eu tiver certo o "Coroné" nem pra vice do Lula vai servir.
      Esquece, é Lula ou é voto nulo.
      Somos milhões!

  • O Merval pensou em fazer com a esquerda o que ele faz com o STF onde ele manda e desmanda. Só que não.

    • Pergunta que não quer calar: Lula já está cumprindo pena pois seu processo transitou em julgado em segunda instância mas alguém sabe informar se seu recurso especial ao STJ que pode anular a condenação já saiu de Porto Alegre? Os advogados estão apenas cumprindo tabela e sendo enrolados pelo Flores? O STJ é a chance de derrubar a condenação, embora o relator Félix Fischer também seja maçom do Paraná.

    • Como já disse a Gleyse Hoffman....foram mexer com o PT e não sabem com quem mexeram....Delenda est globo e pig

  • A estratégia do Partido dos Trabalhadores está dando sinais de que está no caminho mais certo de todos. Lula cresce a cada dia, sua imagem se projeta cada vez mais mundo afora, e é ilimitado seu poder de crescimento no âmbito interno. Isto está causando muita preocupação, e em breve causará pânico nos golpistas.

      • Exato. Os golpistas de esquerda são aqueles que, para aplauso dos mervais, se afastam da luta central para dividir a resistência progressista e legitimar a pseudo-democracia de exceção dos golpistas.

      • Perfeito Viviane. Eleição sem Lula é fraude e governo de exceção.

    • hahaha!!! A Primeira Lei de Brizola, no Brasil, é mais importante que a Primeira Lei de Newton!!!

    • Não há defesa pelo Ciro, eh apenas a tentativa de encaixar um discurso para compor com algum candidato. Uma análise rasa e superficial como essa sua levaria a aplicar a lei de Brizola ao próprio Lula que compôs com a Globo após a eleição de 2002, e imporia a você o voto no Bolsonaro, que eh quem a Globo quer afastar da presidência (daí isso o choro do merval)

      • A Globo quer afastar Bolsonaro E Lula. Ambos, em lados opostos, atrapalham os negócios da empresa. E eu não fiz análise nenhuma, nem rasa nem profunda. Postei a frase de Brizola justamente para mostrar que não precisamos pensar muito para entender que candidato defendido pela Globo (e este é o cerne deste artigo: Globo defendendo Ciro Gomes, por mais que você se esforce em torcer os fatos) é prejudicial ao povo brasileiro.
        Tente outra vez...

    • Perfeito outra vez. Tem caroço nesse angu. Tira os votos do PT e joga em Ciro, depois destroem Ciro e a esquerda fica órfã. Conhecendo Merval como conheço, se eu fosse Ciro eu colocaria as barbas de molho, já deve haver um plano contra ele. Não conseguiram destruir Lula, destruir Ciro seria bem mais fácil pois esse aí morre fácil pela língua afiada que tem.

      • O PIG-Partido da Imprensa Golpista quer fazer com Lula em relação a ciro o mesmo que fizeram com Brizola em relação a Lula. Pautar naquele que consideram mais fácil de ser abatido no momento.

        • Mudam-se os atores, permanece o "modus operandi". A política e a moda são cíclicas.

  • Merdal é mais um nojento comentarista (sic) da Globosta que mente, mente e, de vez em quando, mente mais ainda. Nada do que esses pseudo-comentaristas globostas dizem pode ser levado à sério. Jornalismo lixo, tendencioso e mentiroso.

    • Eu queria ver essa tal de Merdal fazendo um reportagem na rua para essa bosta conhecer a fúria do povo.

  • Caramba ! Ciro deve estar desesperado com esse "cabo eleitoral" que caiu no seu colo. Rssss

  • Como membro broxado da broxada ABL da Globo, a inteligência dele ainda não alcançou que é Lula ou guerra.

  • Muito boa análise, Brito. O PIG perdeu a referência. Tá desnorteado e esquizo-paranóico. Parabéns ao Lula pela estratégia.

    • Para quem tem como líder o kim mostrabunda... sem comentários

  • Eu sabia que o nome do Ciro Gomes iria aparecer embaixo desse bigode horrível.
    #LulaInocente #LulaLivre #LulaPresidente

  • Pois é, prenderam Lula esperando que ele desaparecesse como num passe de mágica, mas a jararaca tem mais vidas que um felino, começaram a bombar o Ciro - vejo vários comentaristas ditos de esquerda que defendem a tese - já que Lula 'não vai concorrer' - esse tipo de certeza é bem conhecida - ele tem de retirar o time de campo, aí temos um chihuahua que pensa que pit bull, tem menos votos que a invejosa da Marina e quer por que quer o apoio der Lula, Ciro seria muito mais esperto se fizesse o movimento contrário, mas seria pedir muito pra quem já passou por diversos partidos, começando na extrema direita até a esquerda de hoje, ou seja: Ciro não é confiável, e nunca vai levar meu voto, nem que seu nome esteja ao lado do bolsonaro no segundo turno, se isso acontecer nem saio de casa e pela primeira vez na minha vida de eleitor vou faltar a uma votação.

    • Acho que você está sendo radical com Ciro, apesar do meu candidato ser o Lula ou em que ele mandar, mas vejo que Ciro pelo menos não é entreguista, no momento, ele somente está abaixo do maravilhoso Lula. Pense melhor!!!

      • lamento, companheiro,decisão pensada, repensada. E não vou lamentar uma vírgula, já vivi a ditadura, levei muita porrada no lombo no final dos anos 70, portanto bolsonaro é fichinha. Me prometi não votar em quem não confio desde quando, pela única vez na vida, e contra a determinação do PT que pregava o nulo, dei meu voto pra um tucano: Mario Covas pra evitar Paulo Maluf no governo de São Paulo, hoje penso que se Maluf tivesse ganho não teríamos esse monstrengo sugando meu estado por 20 anos.

    • Eu também tenho sérias dúvidas quanto a qual será meu comportamento nestas eleições , caso o Lula não venha a concorrer. E não vai. Talvez o melhor para todos nós e que Bolsotario seja eleito. Aí a direita coxa canalha vai se dar conta do brete em que enfiou o Brasil quando promoveu o criminoso impeachment de Dilma e a consequente prisão de Lula.

    • Assino embaixo, companheiro. Voto no Lula ou em quem ele indicar, desde que não seja o Ciro.

Related Post