A direita feroz quer, agora, um “novo líder para a esquerda”?

mervalmuy

Mais que irônico, é revelador que os mais incondicionais defensores políticos do neoliberalismo estejam, agora, preocupados com o “isolamento” eleitoral do PT e de Lula, a quem sempre quiseram o mal e, se possível, pior ainda.

Ontem foi a vez de Merval Pereira dizer que, Lula – o malvado, o perverso, o “egocêntrico” – “persiste na ação de não deixar que uma nova liderança de esquerda surja à sua sombra”, e que por isso não estaria “deixando” que Ciro Gomes  “seja a alternativa à sua candidatura”.

Na tese do acadêmico “muy amigo” da esquerda, foi isso que o levou a escolher Dilma Rousseff como sua sucessora mas pasmem, até de “astuta” Merval chama Dilma, depois de ter atravessado anos a dizer que ela não tinha habilidade política.

(…) Lula escolheu Dilma porque pensava que poderia manipulá-la e, mais que isso, queria voltar na sua sucessão em 2014. Não contava com a astúcia dilmista, que se segurou na cadeira presidencial sem lhe dar alternativas. O poder, como se sabe, é o maior afrodisíaco, e Dilma partiu para seu calvário sem deixar que o grande líder a substituísse.

Merval, claro, ignora fatos de todos sabidos, desde que a conjuntura política de 2014 deixava abertíssima a porta para seu retorno (alguém se esqueceu do “volta, Lula” que tomou conta dos aliados e de boa parte do PT no início de 2013?).  Só faltou dizer que Gilmar Mendes impediu a ida de Lula para a Casa Civil na crise pré-impeachment por alguma impensável combinação com a então presidenta.

O ridículo é tanto que, acreditem, Merval chega a invocar até Brizola, por quem nutriu um ódio mortal – como “vítima” de Lula.

É evidente que Ciro Gomes não tem culpa nenhuma do que diz Merval Pereira.

Mas deveria refletir sobre o que as palavras do autoimaginado “Golbery da Globo” trazem de significado.

Há um erro fundamental na formulação mervalista e  na frase “vazada” sabe-se lá se verdadeira ou com que motivo, de que Ciro seria “um bom quadro, mas não um líder”: Ciro não é um bom quadro partidário – é só olhar sua trajetória nos partidos – , mas é, sim, um quadro com potencial de liderança: tem posições e linguagem forte e, mesmo diante da luz forte de Lula não se tornou uma pequena sombra, quase apagada na política.

E fez isso sempre mantendo, ao mesmo tempo, proximidade e independência com os governos petistas, inclusive na sua derrocada diante do golpe.

Não é diferente o que faz agora, embora tenha- o que hoje já não o faz – ido longe demais nas manifestações ásperas em relação a Lula, num tema muito sensível a qualquer pessoa: a defesa de sua honradez pessoal. Talvez, justamente, pela ânsia do agora candidato do PDT de mostrar-se distinto do PT.

Seja como for, a equação política Lula-Ciro-PT não se resolverá com conversas, mas no processo político.

Ambos precisam um do outro e, mais ainda, o processo de rejeição do golpe e de retomada da normalidade democrática precisa de ambos.

As pesquisas eleitorais, que seguem mostrando a liderança impávida de Lula, há dois meses encarcerado, desautorizam todas análises de que a manutenção de sua candidatura o enfraquece. O crescimento de Ciro, mais como alternativa do que como opção isolada, não significa um enfraquecimento do líder petista.

Acordos apressados, negociados na base do “isso é meu, isso é seu” são próprios da direita fisiológica, não de homens de Estado.

Estes devem ser pacientes e observarem os movimentos da sociedade, menos que o calendário dos afoitos.

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

70 respostas

  1. O fato de Ciro não ser um “quadro partidário” é ponto a favor dele, tendo visto a péssima qualidade de TODOS os partidos políticos brasileiros. Ele circulou por vários partidos e continuou sendo sempre o mesmo, goste ou não, aprove ou não. Mais digno do que ter um certo significado ideológico, identificável pelo eleitor a quem deve sua eleição e depois, em nome de doenças infantis como governabilidade e republicanismo, trair os votos e mancomunar-se com o que existe de pior na política brasileira, que é o que temos hoje governando o Brasil. E não faltaram avisos e evidências práticas das mais sórdidas traições, avisos reiterados feitos diretamente aos governantes pelo próprio Ciro. Interpretações justíssimas e pouco elogiosas feitas a este tipo chamado Merval Pereira, o fato é que quando diz que Lula sufoca lá do fundo do cárcere a união das esquerdas, ele tem razão, da mesma forma como relógio parado também dá as horas certas duas vezes ao dia.

    1. Com todo o respeito a seu direito de opinar, registro que esse tipo de comentário, somado a matérias do Merval Pereira e assemelhados, + manifestações verbais/não verbais de Ciro Gomes (no Roda Viva criticou + as políticas do PT, do que as do PSDB, por exemplo), é que fazem a militância petista ter dois pés atrás com a candidatura do Ciro. Se Lula “sufoca do cárcere a união das esquerdas”, Ciro não é prejudicado, uma vez que não é e nunca foi de esquerda. Ele está fazendo campanha num tom mais nacionalista que a maioria dos candidatos e só. Lula é inocente, é preso político e a militância petista não vai abandoná-lo por Ciro Gomes. #LulaLivre, #LulaPresidente (ou quem ele indicar).

      1. Lily, acrescento que ser nacionalista, para um político, não é mais do que a obrigação. Até Donald Trump o é, mas nem por isso tem minha simpatia. Infelizmente, nós brasileiros estamos tão acostumados com entreguistas que tomamos esse comportamento como “normal”.

    2. Boa essa do relógio parado!… Mas é Ciro crescendo cada vez mais, mesmo que alguns não queiram!

    3. Você deve ser um daqueles que dá o tapa e esconde a mão. Deve ser Cirista de Carteirinha, mas se eu tiver certo o “Coroné” nem pra vice do Lula vai servir.
      Esquece, é Lula ou é voto nulo.
      Somos milhões!

  2. O Merval pensou em fazer com a esquerda o que ele faz com o STF onde ele manda e desmanda. Só que não.

    1. Pergunta que não quer calar: Lula já está cumprindo pena pois seu processo transitou em julgado em segunda instância mas alguém sabe informar se seu recurso especial ao STJ que pode anular a condenação já saiu de Porto Alegre? Os advogados estão apenas cumprindo tabela e sendo enrolados pelo Flores? O STJ é a chance de derrubar a condenação, embora o relator Félix Fischer também seja maçom do Paraná.

    2. Como já disse a Gleyse Hoffman….foram mexer com o PT e não sabem com quem mexeram….Delenda est globo e pig

  3. A estratégia do Partido dos Trabalhadores está dando sinais de que está no caminho mais certo de todos. Lula cresce a cada dia, sua imagem se projeta cada vez mais mundo afora, e é ilimitado seu poder de crescimento no âmbito interno. Isto está causando muita preocupação, e em breve causará pânico nos golpistas.

      1. Exato. Os golpistas de esquerda são aqueles que, para aplauso dos mervais, se afastam da luta central para dividir a resistência progressista e legitimar a pseudo-democracia de exceção dos golpistas.

    1. Não há defesa pelo Ciro, eh apenas a tentativa de encaixar um discurso para compor com algum candidato. Uma análise rasa e superficial como essa sua levaria a aplicar a lei de Brizola ao próprio Lula que compôs com a Globo após a eleição de 2002, e imporia a você o voto no Bolsonaro, que eh quem a Globo quer afastar da presidência (daí isso o choro do merval)

      1. A Globo quer afastar Bolsonaro E Lula. Ambos, em lados opostos, atrapalham os negócios da empresa. E eu não fiz análise nenhuma, nem rasa nem profunda. Postei a frase de Brizola justamente para mostrar que não precisamos pensar muito para entender que candidato defendido pela Globo (e este é o cerne deste artigo: Globo defendendo Ciro Gomes, por mais que você se esforce em torcer os fatos) é prejudicial ao povo brasileiro.
        Tente outra vez…

    2. Perfeito outra vez. Tem caroço nesse angu. Tira os votos do PT e joga em Ciro, depois destroem Ciro e a esquerda fica órfã. Conhecendo Merval como conheço, se eu fosse Ciro eu colocaria as barbas de molho, já deve haver um plano contra ele. Não conseguiram destruir Lula, destruir Ciro seria bem mais fácil pois esse aí morre fácil pela língua afiada que tem.

      1. O PIG-Partido da Imprensa Golpista quer fazer com Lula em relação a ciro o mesmo que fizeram com Brizola em relação a Lula. Pautar naquele que consideram mais fácil de ser abatido no momento.

  4. Merdal é mais um nojento comentarista (sic) da Globosta que mente, mente e, de vez em quando, mente mais ainda. Nada do que esses pseudo-comentaristas globostas dizem pode ser levado à sério. Jornalismo lixo, tendencioso e mentiroso.

    1. Eu queria ver essa tal de Merdal fazendo um reportagem na rua para essa bosta conhecer a fúria do povo.

  5. Caramba ! Ciro deve estar desesperado com esse “cabo eleitoral” que caiu no seu colo. Rssss

  6. Como membro broxado da broxada ABL da Globo, a inteligência dele ainda não alcançou que é Lula ou guerra.

  7. Muito boa análise, Brito. O PIG perdeu a referência. Tá desnorteado e esquizo-paranóico. Parabéns ao Lula pela estratégia.

  8. Eu sabia que o nome do Ciro Gomes iria aparecer embaixo desse bigode horrível.
    #LulaInocente #LulaLivre #LulaPresidente

  9. Pois é, prenderam Lula esperando que ele desaparecesse como num passe de mágica, mas a jararaca tem mais vidas que um felino, começaram a bombar o Ciro – vejo vários comentaristas ditos de esquerda que defendem a tese – já que Lula ‘não vai concorrer’ – esse tipo de certeza é bem conhecida – ele tem de retirar o time de campo, aí temos um chihuahua que pensa que pit bull, tem menos votos que a invejosa da Marina e quer por que quer o apoio der Lula, Ciro seria muito mais esperto se fizesse o movimento contrário, mas seria pedir muito pra quem já passou por diversos partidos, começando na extrema direita até a esquerda de hoje, ou seja: Ciro não é confiável, e nunca vai levar meu voto, nem que seu nome esteja ao lado do bolsonaro no segundo turno, se isso acontecer nem saio de casa e pela primeira vez na minha vida de eleitor vou faltar a uma votação.

    1. Acho que você está sendo radical com Ciro, apesar do meu candidato ser o Lula ou em que ele mandar, mas vejo que Ciro pelo menos não é entreguista, no momento, ele somente está abaixo do maravilhoso Lula. Pense melhor!!!

      1. lamento, companheiro,decisão pensada, repensada. E não vou lamentar uma vírgula, já vivi a ditadura, levei muita porrada no lombo no final dos anos 70, portanto bolsonaro é fichinha. Me prometi não votar em quem não confio desde quando, pela única vez na vida, e contra a determinação do PT que pregava o nulo, dei meu voto pra um tucano: Mario Covas pra evitar Paulo Maluf no governo de São Paulo, hoje penso que se Maluf tivesse ganho não teríamos esse monstrengo sugando meu estado por 20 anos.

    2. Eu também tenho sérias dúvidas quanto a qual será meu comportamento nestas eleições , caso o Lula não venha a concorrer. E não vai. Talvez o melhor para todos nós e que Bolsotario seja eleito. Aí a direita coxa canalha vai se dar conta do brete em que enfiou o Brasil quando promoveu o criminoso impeachment de Dilma e a consequente prisão de Lula.

    3. Assino embaixo, companheiro. Voto no Lula ou em quem ele indicar, desde que não seja o Ciro.

  10. Brilhante análise da atualidade, vamos com solta Lula até o fim. Ainda bem que existe políticos como Ciro e Reaquião. Ora muitos outros também existem, cabe a nós, cada um em seu estado, votar em candidatos dignos, separando-os dos oportunistas e seus herdeiros políticos, não somos uma oligarquia, fora filhos e netos, desse e daquele mamador da coisa pública.

  11. Falam em Ciro como vice de Lula, mas, precisamos fazer uma reflexão: Imaginemos Lula eleito Presidente (isto não é uma previsão, mas, é uma quase realidade) e o Ciro vice, este (Ciro) na primeira oportunidade irá se unir as forças retrogradas e começará a conspirar contra o Lula. Pensem nisto, pois que já passou por tantos partidos e traiu a todos na certa irá trair o PT. Não dá pra confiar em quem tem um histórico deste. Ou é Lula ou será voto NULO!

  12. Se a globo começa a defender a candidatura ciro é bom desconfiar. coisa boa para o brasil não deve sair dali.

    Desde o início afirmo que não voto neste tucano nem se o Lula pedir.

  13. Ciro é o caminho mais curto para a direita manter-se no poder.

    O P$DB, se precisar, vai arrasar com Ciro Gomes, apenas utilizando o que ele já falou na TV e no rádio.

  14. Lembro que em 2014 este bandido a soldo do mercado que se esconde na globo chorou para que os eleitores não abandonassem o aécio, que na ocasião estava fora do segundo turno.
    Como o cheirador de pó foi para o segundo turno é um mistério para o qual minha explicação é FRAUDE.

    Roubaram votos na urna eletrônica inconfiável para levá-lo ao segundo turno e fizeram o mesmo no segundo turno quando acreditaram que tinham roubado votos suficientes para que o cheirador vencesse as eleições.

    Como não deu, este FILHO DA PUTA merdal defendeu o impeachment minutos depois de anunciada a vitória da dilma.
    Se a dilma fosse presidente de verdade teria mandado prender o miserável ainda no ar, mas ela era “republicana”e tomou um pontapé republicano no traseiro por isto.
    Agora o mesmo VAGABUNDO está chorando pelo ciro. Porquê?
    Porque ele sabe que o ciro está fora do segundo turno.
    O segundo turno será entre o poste do Lula e o bostanaro. O ciro é carta fora do baralho.
    Mas, pode ser que roubem novamente.
    Porque se tem uma coisa que a turma que este SAFADO defende sabe fazer bem é ROUBAR.

  15. A frase de que Ciro seria um bom quadro, mas não é líder, atribuida ao Lula, não combina com a personalidade dele que jamais atacou ou desqualificou a Marina e outros que deixaram o partido atirando de forma desleal. Mesmo antes de ser preso , quando Ciro chegou a insinuar varias vezes que Lula era conivente com a corrupção, nunca o ex presidente o atacou como deveria ter feito, na minha opinião. Tudo isso é fake news para tentar desgastar sua imagem. É o desespero em alto grau.

  16. Caro Brito Apenas devemos reconhecer a coerência de Merval: quando se é imbecil, se é imbecil continuamente…

  17. O problema de alguns blogs de centro é mesmo a burrice. Insistem em Ciro, todos os dias posts falando do Ciro, veja o caso do cafezinho, pha,…, etc.

    Vou resumir.

    Ciro nunca foi de esquerda.
    Nunca será confiável a esquerda, mesmo com esta mudança de discurso que adotou nos últimos dias. Não nos engana.
    Tem dna tucano, …, e tucano é assim, em cima do muro, plantam tempestade, colhem pobreza, miséria, desabastecimento.

    Parente nos fez lembrar o que é o psdb na presidência, o que é o dna tucano…

  18. LULA, ESTADISTA, NOSSO HERÓI do povo brasileiro, matando a pau esses nojentos, golpistas, extrema direita que estão destruindo o país! hahahahahahaha Vocês todos hão de pagar tudo que estão fazendo com as esquerdas no nosso país, assaltado por essa QUADRILHA miserável, TRAIDORES DA PÁTRIA! Ele sabe muito bem o que está fazendo, morram, se mordam, mas só vão saber na HORA CERTA!

  19. Na minha pobre opinião, o Ciro Gomes é muito pior para a direita que o Lula.

    Se o Ciro Gomes fizer metade do que está prometendo, o Brasil muda muito.

    Até acredito que a direita quer soltar Lula para fazer frente a Ciro. Já estão pesando os prós e contras.

  20. Peço licença aos iluminados, que entendem, ainda que minimamente, o que está havendo no país, categoria que eu gosto de me considerar incluso, para replicar um texto com algo que me impactou.

    Desde já me desculpo e aconselho a não ler, é um pouco longo para um comentário, e enfadonho como leitura. Posto um trecho, e o link no final, caso alguém se interesse em ver completo.

    ======================================================================================

    A visão de um “Marketeiro”

    Sei das minhas limitações intelectuais e cognitivas, e que não consigo ver o quadro todo, porém…

    Sei que o Brasil sofreu um golpe, sei que o objetivo ultimo é a apropriação de nossos recursos naturais, inclusive humano (é o petróleo, seu tolo), sei da guerra de informação / desinformação e dos discursos disputando minha mente. Percebo, hoje, aqueles “grotescos” ao meu ver, mas também aqueles que estão em sintonia com meu modo de pensar, percebo os oportunistas “abutres”, os oportunistas “por alinhamento” e as vozes do golpe. Os dois últimos, com uma linha muito tênue e nebulosa entre eles, quase impossível distinguir.

    Desligo esse “barulho” e vejo o golpe, não diviso exatamente onde começa ou acaba, mas o vejo em suas ações, e, de forma clara e cristalina, vejo quem são seus inimigos, a quem ataca com fúria bélica, tal qual invasores derrubando um muro, tijolo a tijolo…
    Não me pergunto porque esse muro é tão importante, apenas aceito que é o que temem, talvez o que os impeça de entrar completamente. Então me junto aqueles, a quem nunca tolerei, e começo pacientemente a colocar de volta os tijolos que me entregam, na tentativa desesperada de evitar ou retardar a destruição completa do muro.

    Junto, lado a lado, a essas pessoas, descubro uma face oculta do golpe, monstruosa, algo que não há como descrever, algo que só se mostra na linha de frente, no combate real, de vida ou morte, algo que escapa aos teóricos e aos jornalistas, salvo aqueles que estão lá e sentem na pele todos os arquétipos Junguianos, jogados contra “os cuidadores” do muro, em vínculos emocionais dos mais animalescos, lidando com medos, frustrações, ambições, fetiches… Criando realidades e fazendo seres humanos enxergarem outros seres humanos como insetos.

    Nunca vi esse fenômeno antes, em nada que estudei, li ou assisti. Vi varias referencias ao Nazismo sendo feitas, não posso fazer tais ligações, meus conhecimentos sobre nazismo resumem-se a romances e filmes. Mas, hoje, tal qual um promotor da lava jato, tenho 2 convicções, que estou do lado certo, porque o outro lado é um abismo infernal, e que nenhum apelo racional surtirá efeito sobre as massas cooptadas.

    Até saber o que fazer continuo lá, colocando tijolos. Porque, acredito, a luta contra o golpe é a proteção desse muro, todo o resto, me parece, a superestrutura, se alinhando, se moldando, para se estabilizar.

    =================================================================================

    Quando elegeram o PT como alvo, me elegeram como PTista.

    Lula Livre!

  21. A Globo quer alguém para se aliar. Joga a bola um pouco pro Ciro, mas tem a esperança de que surja outra. Eh interessante como já descartaram a Marina Silva, o q eh até cômico.
    A Globo morre de medo do Bolsonaro e precisaria de alguém pra vencê-lo na eleição. A composição da Globo com o Lula eh mais difícil, por isso o choro do merval. Mas o choro vem tb, do fato de que o Lula pode acabar sendo a última alternativa de composição da Globo com algum candidato. Esse eh o motivo maior do choro do merval: ter q escolher o Lula para evitar o bolsonaro

  22. Essa obsessão com o Lulopetismo vai estourar na cara dos brasileiros e quem vai pagar as contas não vai ser o Lula. Aliás, já estorou, temos um presidente que não se elegeria nem deputado, acabando com a vida dos mais pobres e vendendo o país e o nosso futuro.

    Irresponsável e irresponsáveis, todos os que defendem esse fanatismo ao Lula. No fim, o PSOL estava certo.

  23. Ciro prosseguirá apresentando suas ideias e propostas à sociedade, assim como todos os demais candidatos. A critica debochada e sem argumentos de seu nome por gente de direita e de esquerda mostra que ele está no rumo certo. Graduado, professor, deputado estadual e federal, ministro de Lula e Itamar, prefeito de capital e governador do Ceará, além de passagem exitosa pela iniciativa privada, Ciro reúne experiência pessoal, profissional e política para se apresentar candidato à presidência. Companheiro leal, Ciro apoiou Lula nos segundos turnos de 1998 e 2002, ficou ao lado de Lula na tentativa de golpe de 2005, o chamado mensalão, e apoiou-o na reeleição em 2006, assim como a Dilma em 2010 e 2014, mesmo sendo crítico à presença de Temer na chapa. Lula gosta de dizer que saiu da presidência em 2010 com 87% de bom e ótimo, mas o que ele fez com esse patrimônio político? Colocou os golpistas todos de 2016 em seu palanque, em detrimento do apoio aos candidatos a deputado e senador do próprio PT, elegendo candidatos de mdb, pp, pr e outros ao congresso, o mais conservador e corrupto após a redemocratização. Portanto, Ciro levará sua mensagem e seus compromissos e a sociedade decidirá, de forma soberana, o que é melhor para ela.

  24. Nem o PT e nem Lula precisa de Ciro. Isso é coisa de simpatizante da candidatura de Ciro, viu Fernando Brito? A militância do PT e os dirigentes mais importantes do partido, não nutre nenhuma simpatia por Ciro Gomes. E não é porque Ciro não defendeu a vida pessoal de Lula ou dos ataques à honra de Lula. Nada disso. É a diferença de projeto de Brasil. Para começar, você viu o Ciro reunir o PDT e as organizações próximas ao PDT, para elaborar o projeto de governo dele? Ele já saiu dizendo um monte de bobagens sobre o que vai fazer se for eleito. E o apoio ao que diz, vai ser pela imprensa? Não passa de um tecnocrata, vestido de político. Não tem, nenhum respaldo popular. Tanto é que não sai dos 5 a 7% de intenções de votos. E no Nordeste ele está empatado com Bolsonaro. Mesmo que Lula mande votar em Ciro, ele não terá todos o votos possíveis, nem dos militantes do PT e nem do povo que apoia a candidatura de Lula.

    1. Bem lembrado, Alberto! Ciro não congrega nem o próprio partido (usado por ele como legenda de aluguel) e ainda quer mandar no PT? E agora, com o luxuoso apoio… da Globo.

  25. O blog do Fernando Brito, agora censura os comentários, igual à globo. Acabei de postar um comentário e fui censurado. Absurdo!

  26. O grande Ciro(lembra o Brizola) tem que ter a humildade/grandeza de apoiar LULA.
    – Se não der(nunca se sabe) o PT e a esquerda terão que se unir para levar no primeiro turno mesmo.

  27. Sob o ponto de vista eleitoral FB, o PT não precisa de Ciro. Ciro seria um bom ministro progressista no ministério certo, numa troca de apoio nas casas legislativas. Ciro errou feio em não defender Lula com mais veemência (acho que de olho nos votos coxinhas), perdeu o apoio que teria dos eleitores de Lula e não ganhou os votos da direita como pretendia.

  28. Acho que a estratégia desesperada do golpismo é muito simples: como Lula é indestrutível, sobretudo quando o inimigo é do campo conservador, tentam agora uma divisão entre os progressistas para enfraquecer Lula, contando com o ego de Ciro para atingir esse objetivo. Não me surpreende se simulassem um apoio a Ciro (se ja não tiverem feito) para usá-lo contra Lula. O alvo é sempre Lula.

  29. Que “crescimento” houve na candidatura de Ciro Gomes nas últimas enquetes eleitorais? Que eu visse, nenhuma. E esta declaração do Merdal dá a pista que faltava: o candidato do PDT é o verdadeiro plano B da Globo que ainda tripudiará sobre seus inimigos dizendo que está apoiando um candidato “de esquerda”, o que Ciro Gomes não é e nunca foi.
    É Lula ou nada!

  30. Crescimento de Ciro Gomes? Deve ser os 3 ou 4% que tem mais 1% da Manuela. E tome o mantra histérico “unidade das esquerdas”, “unidade das esquerdas”, para quê afinal? Ora, ora defender Ciro Gomes. Muito ridículo mesmo.

    1. Neste caso, Wilson, não vejo como “dar importância”, mas como revelação de quem a Globo apoia.

  31. “um quadro com potencial de liderança: tem posições e linguagem forte”
    Desculpe-me discordar. Porque o Ciro não sobe um milímetro nas pesquisas? Ciro é um professor, e, como tal didático e brilhante. Mas não fala a linguagem do povo. Atinge intelectuais e afins, mas nunca o povão. Basta ir à rua e conversar com o dito cujo

  32. Parece que os elementos da direita feroz tem conhecimento de que ha baterias do Norte da America apontadas para eles e que a Senhora que ganhou as eleicoes em 2014 vai ser convidada a ocupar o lugar que lhe roubaram. Luz, muita Luz Brasil e EUA. Que vossos pahises sejam iluminados com a Luz da Sabedoria Divina.

  33. Infelizmente o Lula não vai poder disputar as eleições, ja que o julgamento dele é político e isso é óbvio pra todos. A única chance da esquerda voltar ao poder é o PT abandonar o orgulho e a arrogância e fazer aliança com Ciro Gomes.

  34. Num país em que as instituições fossem levadas a sério, já estariam presos delegados da PF, Moro com prisão decretada e preso, assim que pusesse os pés no Brasil, o Presidente do TRF4, que exorbitou de suas funções não estando nesse último domingo dia 08;07;2018 condições de atuar, pois oficialmente de férias! Esse definitivamente não é um pais sério e que não se leva a sério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *