Há movimentos ainda não plenamente percebidos ocorrendo sob a aparente divisão “nós contra eles” que é a aparência que o bolsonarismo acaba dando à política.
Do lado da situação, os embates entre a ala “pragmática” (militares, centrão e burocratas) do governo e a parte aguerrida das falanges bolsonaristas (que mais propriamente seriam chamadas de ‘odiológica’ que de ‘ideológica’) sempre estiveram em confronto por espaços junto ao “chefe”, contando estas últimas com a imensa influência dos filhos do capitão.
Sim, esta disputa é real, mas não é mortal, salvo pela perda de peças de um lado e de outro, na qual, até agora, esta ala perdeu menos – o histriônico Abraham Weintraub e o inexpressivo secretário de cultura de visual nazista – do que aquela, onde tombaram Gustavo Bebianno e Santos Cruz. Moro não é de nenhuma delas, é um projeto individual, ambicioso e que percebeu que não seria mais palatável permanecendo na trupe.
De outro lado, a direita não-bolsonárica bate cabeça sem rumo: como se escreveu tantas vezes aqui, a porta está fechada, porque o processo de imbecilização coletiva e de desqualificação da acabou por devorá-los de tal maneira que não têm mais sequer estruturas partidárias, seja no PSDB – que se resume a Doria -, seja no DEM – restrito a Rodrigo Maia e, talvez, a ACM Neto – ou nas legendas que sempre lhe foram auxiliares, como o PSD e o Republicanos, acoitados com o governo, e o Podemos, agarrado ao projeto morista.
A debacle da Lava Jato – parece que, afinal, definitiva – é uma sentença sobre este projeto, muito abalado com a perda do cargo e dos adeptos bolsonaristas pelo seu já indisfarçado candidato presidencial.
Há sinais de que, pela falta de perspectivas, o conservadorismo não alucinado pode estar querendo retomar o diálogo político. O artigo do ex-diretor de O Globo, Ascânio Seleme, hoje, emite alguns deles.
Seleme tem horror – a palavra é esta – ao petismo e a Lula, com quem teve até mesmo uma disputa judicial. No entanto, mesmo que tenha sido num talho pretensioso visível já no título – “É hora de perdoar o PT” – , sinaliza aos navegantes dos mares da direita que o antipetismo não só deixou de ser discurso político suficiente como, também, passa a ser apenas combustível ao bolsonarismo.
(…)o ódio dirigido ao PT não faz mais sentido e precisa ser reconsiderado se o país quiser mesmo seguir o seu destino de nação soberana, democrática e tolerante. Não pode se esperar essa boa vontade dos que carregam faixas pedindo intervenção militar e fechamento do Supremo e do Congresso, um grupelho ideológico, burro e pequeno que faz parte da base do presidente Jair Bolsonaro. Mas é bastante razoável ter esta expectativa em relação a todos os outros, sejam eles de direita, de centro-direita ou de centro.
Convite mais explícito não consigo imaginar.
E isso, claro, passa pela possível anulação dos processos em que Moro condenou – ou preparou a condenação – o ex-presidente.
E também sinal evidente, para quem tem acesso a informações que não vêm a todos, de que a força político eleitoral da esquerda, que tem – queiram os demais atores deste campo ou não – tem Lula como núcleo., não está anulada, como tanto se apregoa.
View Comments (43)
Fazer como eles, esses hipócritas que querem o lobo a perdoar os três porquinhos. Aceitem o "perdão", reassumam o poder e, primeira medida após a posse, toca a implantar no país uma rigorosa legislação que destrua desmonte e previna a existência de oligopólios midiáticos.
Que tal fazer jornalismo. Abrir os crimes da lava-jato, para começar. Discutir a sentença do trf4.
A globo tem que mudar de lado enquanto é tempo.
Seus crimes contra o PT e LULA com a campanha de ódio, agora sabem, deu origem ao bolsonaro e toda desgraça ao povo e ao país, e de quebra para a própria globo.
Acho que a dívida da globo com a sociedade brasileira, deu nisso a campanha do ódio, é impagável. Mas antes de ser enterrada ela tem que tentar algo. Sugiro que comece pela auto-crítica e a entrega da criminosa lava-jato. Ela deve saber que sem esta entrega não há o que ser feito. Seu crime voltou contra vocês, era de esperar.
Comece rápido globo. Não lhe resta nada mais do que tentar redimir tanto e tão impagável crime. Rápido. É o oxigênio que ainda lhe resta. Rápido.
O golpe, a globo, destruiu o país. Tentem, tentem, reverter o que é possível, merecer o improvável perdão, mas rápido.
https://uploads.disquscdn.com/images/35b74bf673abed0ed54bdc1ea4a1e9d4d3447217cb65802f116542036c5bf425.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/c4e819e36644bca6136a0c95345dc39e8bc146c3b637f4ede58f80d76758e658.jpg
O espaço é para textos com comentários e não memes. Tenha educação e respeite os demais leitores.
Com todo o respeito, Antonio.
Como você fez a mesma coisa comigo dias atrás, me sinto autorizado a fazer uma observação....
O colega não está desrespeitando ninguém. Não cabe a você repreender os demais comentaristas.
Até onde eu sei, quem tem autoridade para moderar este espaço é o editor do site.
Charles, fico feliz e agradecido por vc ter defendido o direito democrático de expressão.
Você está certo. Mas o comentarista acima é dado a repreender inclusive o Fernando Brito. Por vezes o vi criticando o jornalista por previsões sobre o número de mortes decorrentes da Covid-19. Considerava os textos alarmistas.
Isso mesmo Charles: "não cabe a você repreender os demais comentaristas". Eu também já fui repreendido por este Antônio e independentemente da correção do que escrevi, pensei a mesma coisa: quem esse Antônio Passos pensa que é?
Faço charges e cartuns pros movimentos populares ha bem uns 50 anos. O Antonio se refere chamando "meme", é ao que fiz acima ? Se o Brito, em algum momento , me pedir, paro de postar meus "memes". Se não, continuarei.
Também cabe quando de boa qualidade e inteligente. Gosto muito do tom e oportunismo nos temas........
Não entendi, Antonio, deve ter sido algum mal entendido, acompanho seus comentários e eles nunca se mostraram antagonizar com a charge.
Acho um luxo ter o Berze neste espaço, que só se enriquece com sua arte.
Não me consta haver neste blog restrição a charges. No caso específico, Berze HQ tem postado charges que, além de acrescentar um agradável conteúdo gráfico ao blog, trazem mensagens de humor e crítica que em nada desrespeitam os demais leitores.
O porta-voz da oligarquia marinho calcula que o Partido dos Trabalhadores já não tem mais força para incomodar a plutocracia. No máximo, será como aquela oposição comportada e consentida pela Ditadura Militar.
Pelo discurso macio de certos petistas, o cenário previsto não está longe da realidade.
EU NÃO PERDOO A REDE GLOBO
SEM PERDÃO !!!!!
Perfeito !!! O que mais me chamou a atenção é para a real perspectiva de Lula ser, finalmente, absolvido. A Globo pode estar enfraquecida, mas ainda tem linha direta com o STF e a direita "civilizada".
Presidente Lula: Vamos cozinha-los em banho maria. Deixem esta turma de picaretas se moerem no cacete. Não interessa nem um pouquinho alguém do campo progressista dar nenhum sinal de paz. Aquele que fizer isto será considerado um traidor. Traidores por traidores temos o Ciro Coroné, Marina das Pererecas, Verdes, Tarso Genro, José Cardoso. Que querem fazer acordo até com Capeta. Deixem eles no abraço de afogados.
Eu chamo isso de "a audácia da caucasidade". É a casa-grande dizendo à senzala que a perdoa por querer a liberdade. Em outras palavras, é sem-vergonhice pura!
Eu chamo isso de "a audácia da caucasidade". É a casa-grande dizendo à senzala que a perdoa por querer a liberdade. Em outras palavras, é sem-vergonhice pura!
mas é o cúmulo da inversão de valores: quem deveria estar suplicando por perdão é quem se propõe a perdoar! E por quanto querem vender esse "perdão"?