O Dr Rodrigo Janot teve hoje uma catarse, na abertura de um seminário promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público
Disse, segundo O Globo:
— Há pessoas que acusam o Ministério Público e a Lava-Jato de abuso. Afirmam que o Brasil está se tornando um estado policial, um estado de exceção. Só dois tipos de pessoas adotam e acolhem esse tipo de discurso. Os primeiros, nunca viveram em uma ditadura, eu vivi. Não conhecem, por experiência própria, o que representa vida sem liberdade. Militam, portanto, na ignorância. Para esses, o esclarecimento dos fatos é mais do que suficiente. Mas há também aqueles que operam no engodo, os que não tem compromisso verdadeiro com o país. A real preocupação dessas pessoas é com a casta privilegiada da qual fazem parte. Empunham a bandeira do Estado de Direito, que vergonha, mas desejam defender os amigos poderosos com os quais se refestelam nas regalias do poder. Para essas figuras não há esclarecimento suficiente, porque a luz os ofusca, fogem da verdade com pavor dos que vivem no embuste. Escondem-se nas cavernas sombrias de seus mesquinhos interesses .
Viveu a ditadura, Dr. Janot?
Sou da sua geração, a vivi também. E ela moldou meu juízo, fez-me odiar o arbítrio, a prisão, a condenação sem provas, a alcaguetagem.
Sabe, Doutor, mesmo sem provas, tinham a convicção que eu era um elemento subversivo.
Não tive a sorte de conhecer a valentia do Ministério Público – sim, ele existia, não é? – quando gente era presa na escuridão, sequestrada, torturada, morta…
O Ministério Público não nasceu na Constituição de 1988, que lhe dá os poderes que agora tem. Vem de antes, mas não vejo a crítica necessária ao papel sabujo que teve. Isso, embora os senhores sempre lembrem que os admitidos antes dela possam advogar para privados.
Não faço parte de “uma casta privilegiada” como é o Ministério Público, ganhando polpudos vencimentos, acrescidos de penduricalhos, auxílios isso e aquilo que não despertam sua indignação republicana e igualitária. Vivo – e o senhor pode acionar seus mecanismos de espionagem para verificar – do Google e das contribuições dos leitores.
Mas não sou hipócrita, como o senhor, que descobriu, já quase na sexta década da vida, que a política tem o dinheiro como combustível, queira-se ou não. A política, aquela que o levou, com os amigos que agora rejeita, ao cargo que tem.
O senhor diz, tonitruante:
-Basta de hipocrisia. Não há mais espaço para a apatia, ou caminhamos juntos contra essa vilania que abastarda a política ou estaremos condenados a uma eterna cidadania de segunda classe servil e impotente contra aqueles que deveriam nos representar com lealdade.
Ela começou ontem, Dr. Janot, a vilania na política?
Eu tenho mais tempo de vida pública que o senhor e, ao contrário do senhor, nenhuma estabilidade ou vitaliciedade. Certo, não fui ungido por um concurso público. Não posso quebrar seu sigilo bancário, embora o senhor possa quebrar o meu.
Não tenho medo por mim, Doutor, mas tenho medo quando vejo alguém, como o senhor, se erigindo em moralista universal.
Os pecados de seu Ministério Público, nestas três décadas em que tudo pôde e nada fez, não podem ser, simplesmente, esquecidos.
As instituições são dinâmicas e nem sempre o que aconteceu no passado devem condená-las ad eternum.
E a disputa do poder não é, senão nas mentes miúdas, uma disputa do riquezas e vantagens, cargos e posições.
E se a ira santa contra o que o senhor viu, quieto, durante três décadas e agora torna emblema, não é possível esquecer a pusilanimidade com que deixou de agir em defesa da única legitimidade democrática, a do voto, quando ela precisou da coragem da qual agora o senhor finge ostentar?
É porque sua valentia se dá sob o pálio da Globo, sem a qual o senhor estaria reduzido à estatura moral que de fato tem.
27 respostas
É muita hipocrisia.
Otima entrevista do prof. Ricardo Musse sobre o PT. Gostaria que os progressistas pensassem mais no que interessa em vez de seguir essa novela nauseante todos os dias. Essa entrevista mostra muito bem como os progressistas não param de se pautar pelas palavras de ordem da direita. O chicote sempre afiado no lombo do PT, Lula e Dilma; enquanto isso os ditos “esquerdistas” vomitam alegres e se apropriam das narrativas da direita como verdadeiros moralistas de esquina de botequim.
http://apublica.org/2017/06/roupa-suja-se-lava-em-casa-diz-professor-ricardo-musse-sobre-pt/
Parabéns Fernando Brito.
Realmente, é um tal de Dalanhar e Janotar que faria inveja a qualquer militar do final do século passado.
ESSES PORCOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E JUIZES TEM QUE PERDER É A MORDOMIA. ACABAR COM ESSA MERDA TODA. CHEGA DE O POVO PAGAR O SALÁRIO DESSES VAGABUNDOS DESGRAÇADOS. CHEGA DESSA MERDA. VAMOS ACABAR COM ESSA MERDA. O POVO PODE. VAMOS ACABAR. CHEGA DE TRABALHAR PARA SUSTENTAR ESSA CASTA DE HIPÓCRITAS. ACORDA BRASIL.
AÉCIO DO PÓ quer MATAR?
Para o tucanalha Sérgio Moro (PSDB-PR), NÃO VEM AO CASO!
Bravo! Aplausos de pé. Lendo seu texto se pode ver consubstanciado o grande embate dos dias de hoje: a integridade, de um lado (o nosso, o do povo brasileiro); a hipocrisia do outro (o deles, o da casa grande).
Entregou o Genoíno mesmo sabendo que era inocente,Aragão seu companheiro de MPF nos conta naquela carta aberta,ali foi revelado a quem o Sr servia.Quando a democracia mais precisou dos Srs do MPF,a democracia não contou com os Srs,foi abandonada e entregue a uma quadrilha.Nao vivemos uma ditadura militar ,mas estamos caminhando para uma ditadura,juridica-midiática,qual a pior?Quem julgará os Srs?seus pares?
Exatamente! Para quê golpes militares, com derramamento de sangue e outras “sujeiras”, se posso fazer o mesmo com os meios mais “limpos” e sem gastar muito dinheiro?
Me lembrei do ditado: “O homem que se vende recebe muito mais do que ele vale.”
Sem gastar muito $ ? O que já se gastou com essa farsa-jato aqui em terras tupiniquins, meu nobre colega, já daria para termos resolvido muitas coisas. Só a bolsa-toga que o desMOROlizado já ganhou de benesses, já teria pago o 13º dos servidores do Estado do RIO rs. Vivemos um momento onde a hipocrisia judicial é algo que transcende a qualquer delírio carnavalesco.
É isso aí, Brito, apontar os fariseus e os marinhos do golpe.
Assino embaixo o mais que apropriado texto, em maiúsculas.
Parabéns, pois é disso que precisamos.
:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) dos e das canalhas direitistas…
.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
,
E MAIS :
Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção
O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo
O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria
Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!
A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres
O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora
.
…
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
…
.:.
Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :
L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida
I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira
L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro
D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano
S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
.:.
.:.
NÓS
A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…
Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?
………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
B………………………………A
…..I………..………………I
………S………………C
………….T………N
…………..….Â
tele……………………..visão
tele……………………..vazão
tele……………………..vazio
………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
ReXistência
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
Globo
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
.:.
Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )
.:.
( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )
.:.
( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )
.:.
A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
Lindo, Fernando Brito! Como eu gostaria de ter a certeza, que Rodrigo, de fato, leu esta peça. Mas é reconfortante, da mesma forma, a ter lido. Bravo!
Mas, como é essa estória de Cunha dizer que ele, Joesley e LULA se encontraram em 2016 para discutir o impeachment de Dilma? Qual teria sido o teor dessa discussão?
Obviamente, Lula e seu “parça” Joesley foram discutir um polpudo valor para que Cunha nao desse seguimento ao processo de impeachment de Dilma Rousseff !
Cunha não aceitou a oferta…
Ninguem serio responde, dai vem o ernesto e escreve merda.
Quando se sentem acuados disparam bobagens como os “Dallagnois”.
Belo texto! Parabéns Fernando Brito. Ainda acredito q derrubaremos essa turma hipócrita.
Excelente texto Fernando Brito, você é um jornalista e pessoa de categoria superior.
Brito, suas palavras fazem a alegria das minhas manhãs. Sempre um bom texto!????????????????
Quem conhecia ou conhece o Janot era o Aragão , ex amigo e hoje procurador aposentado . A moral e a ética de Janot caiu para o amigo quando disse que não se reeleger ao segundo mandato na PGR , bem como o fez a um petista frequentador de sua casa , que há época do mensalão do PT foi incriminado sem provas pela PGR , esse petista como presidente do partido há época assinou a documentação de empréstimo no Banco Rural uma operação legal e tinha que assinar como presidente do partido . Estou falando de José Genoino . Essas informações em texto de Eugênio Aragão .
Janot pousando de dono verdade absoluta e um moralismo confuso que não difere em nada de Michael Temer e Gilmar Mendes , e outros .
Na fala de Janot ficou subentendida a terceiro tipo de pessoas as que acreditam no trabalho da lava jato , como Aécio Neves que defendeu a não aprovação ao projeto de lei contra abusos de autoridade e, e sempre em suas falas defendia a a lava jato :tem o quarto tipo de pessoas como o “cajú “, o senador Romero Jucá que queria o fim dessa ” porra ” : tem o quinto tipo de pessoas podemos perder doze milhões de emprego , fechar milhares de empresas mais vamos prender meia dúzia de corruptos ; tem o sexto tipo de pessoas que já tem um salário acimo do teto e mais vários penduricalhos que estão aumentando seus ganhos com palestras cobradas a peso de ouro com informações públicas do seu trabalho não permissíveis pela sua instituição ; tem o sétimo tipo …………, tem o oitavo……………,…………..
R$ 164 mil Reais saem de onde para pagar o Janot?
R$ 115 mil Reais para o Moro?
Dois médicos ruins que administram um remédio que está matando o doente.
O CRM deveria cassar a licença dos dois e do resto da tchurma.
Tiranos, inconsequentes, imorais, farsante, entreguistas, apátridas!
É o que são…
FATO.
Caralho!!!!!! Que texto.
Joanete é uma desgraça!
Este é mais um Aécio, vende moralidade até ser preso. Espero que um dia ele pague pelos seus crimes.