O resultado da pesquisa de boca de urna do referendo que decidiu sobre a união da Criméia à Rússia representa uma derrota histórica para o Governo norte-americano.
Os 93% de aprovação, mesmo que sejam um pouco menos no resultado da apuração, revela que não foi apenas a maioria de 60% dos habitantes de origem russa que votou pelo fim da associação do país à Ucrânia, depois da ascensão do governo filo-nazista que assumiu o governo de Kiev com o apoio do Ocidente.
Diante deste resultado, como dizer que é ilegal a manifestação do povo da Crimeia?
O comparecimento às urnas foi, segundo as informações disponíveis, de mais de 80 por cento.
Como sustentar que é liberdade e democracia ficar contra a manifestação de 9 entre dez cidadãos de uma comunidade que nem sequer é, historicamente, parte da Ucrânia?
Putin sai vitorioso e Obama, derrotado.
Pior: o resultado vai colocar o próprio território ucraniano em grave instabilidade, pois, como você vê no mapa ao lado, na maioria de seu território a língua mais falada é o russo, sendo que no Sul e no Leste esta proporção supera os 80%.
O teremos a democracia retraduzida como “o governo da minoria”?
PS. Depois de escrever o post, leio que o resultado do referendo, indicam as primeiras parciais, foi de 95,5%. Acachampante. E também uma lição sobre a desinformação em que a mídia nos manteve, apresentando uma Crimeia dividida.
View Comments (38)
A Ucrania vai perder o contato com as aguas do Mar Negro..
Vai não, ainda tem Odessa, grandes portos.
Não. A crimeia é só a peninsula
Agora vão dizer que o resultado foi supreendente e vão colocar o referendo sob suspeita. Nossa imprensa caro Brito. Tão previsível!...
Vão encontrar 1 neo-nazista da Crimeia para dar entrevista, que falará algo sobre ter sido coagido, o cachorro dele teria sido sequestrado por forças comunistas, obrigando-o a votar a favor da Rússia e coisas do tipo, rsrssr
E os EUA que interferiram descaradamente na Ucrânia e patrocinaram um golpe contra seu presidente constitucional e democraticamente eleito, não é uma flagrante afronta ao Direito Internacional? E fizeram pior, levaram ao poder de fato (mas não de Direito) na Ucrânia um bando de neofascistas que já estão promovendo barbaridades semelhantes às dos nazistas na Alemanha de Hitler. E achavam que a Rússia iria assistir passivamente a colocação de misseis da OTAN no seu quintal? A processo foi muito mais democrático do que o que os EUA fizeram no Iraque, na Líbia, no Afeganistão, na Síria, na Bósnia e querem fazer na Venezuela, no Irão, na Coréia do Norte, etc. A Rússia deu um verdadeiro "drible de vaca" nos arrogantes estadunidenses e demonstração de sabedoria política e de diplomacia internacional usando um processo democrático, o plebiscito, contra a ideia da violência perpetrada pelos norte-americanos e alguns países europeus na Ucrânia. A Rússia não deve reconhecer o governo ilegítimo que se instalou em Kiev e, quem sabe, romper relações diplomáticas com seu vizinho até que os neonazistas devolvam o governo ao seu legítimo ocupante, o presidente da Ucrânia. Os ucranianos deveriam estar muito preocupados pelo grau de dependência que teem do gás russo, que não está sendo pago e cuja dívida com os russos já ultrapassou 2 bilhões de dólares.
E os EUA que interferiram descaradamente na Ucrânia e patrocinaram um golpe contra seu presidente constitucional e democraticamente eleito, não é uma flagrante afronta ao Direito Internacional?] Eles pensaram que seria tão fácil como foi aqui contra Collor, bastando pintar a cara de um bando de estudantes idiotas e colocar na rua como se fosse povo, tal qual inspirado no mesmo estão fazendo na Veneuela
A Russia deveria fechar as torneiras do gaz e cobrar a dívida a não ser que a Ucrânia devolva o governo aos que estavam no poder. Quer ocupar o poder, candidate-se, ganhe e assuma. Fora disso é golpe e golpe deve ser combatido sempre. Atenção Brasília!
Parabéns ao povo da Criméia e também à Putin. Impressionante como os EUA e as antigas potências imperialistas decadentes ainda se sentem donos do mundo. Quebraram a cara!
XEQUE-MATE!
chega a ser criminoso os estados unidos dizerem que não reconhecem o plebiscito, que é ilegal, mas reconhecem o golpe dos neonazistas como legítimo, e isso tudo é dito na maior cara de pau do planeta. será que pensam que só existem idiotas no mundo?
O reconhecimento ou não por parte dos EUA já não tem mais a importância que tinha para o mundo, principalmente em regiões de influência russa ou chinesa e quiçá brasileira no caso da Venezuela.
Inda nao acabou.
Ja teve Kossovo e até porto rico.
mas o mundo dá voltas.
Hoje Crimeia.
Amanha Taiwan.
Legal são os Estados Unidos invadirem o Vietnã, o Afeganistão, o Iraque, apoiarem golpes militares do Brasil, do Chile, da Argentina e por aí vai.
Alguém precisa colocar 'ordem' no mundo ...
"O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”