E agora, Obama? Criméia Russa, 93 x Ucrânia, 7. E é ilegal?

crimeareferendo

O resultado da pesquisa de boca de urna do referendo que decidiu sobre a união da Criméia à Rússia representa uma derrota histórica para o Governo norte-americano.

Os 93% de aprovação, mesmo que sejam um pouco menos no resultado da apuração, revela que não foi apenas a maioria de 60% dos habitantes de origem russa que votou pelo fim da associação do país à Ucrânia, depois da ascensão do governo filo-nazista que assumiu o governo de Kiev com o apoio do Ocidente.

maioriafalaTambém muitos cidadãos de origem ucraniana e tártara decidiram assim, por se sentirem historicamente ligados a Moscou.

Diante deste resultado, como dizer que é ilegal a manifestação do povo da Crimeia?

O comparecimento às urnas foi, segundo as informações disponíveis, de mais de 80 por cento.

Como sustentar que é liberdade e democracia ficar contra a manifestação de 9 entre dez cidadãos de uma comunidade que nem sequer é, historicamente, parte da Ucrânia?

Putin sai vitorioso e Obama, derrotado.

Pior: o resultado vai colocar o próprio território ucraniano em grave instabilidade, pois, como você vê no mapa ao lado, na maioria de seu território a língua mais falada é o russo, sendo que no Sul e no Leste esta proporção supera os 80%.

O teremos a democracia retraduzida como “o governo da minoria”?

PS. Depois de escrever o post, leio que o resultado do referendo, indicam as primeiras parciais, foi de 95,5%. Acachampante. E também uma lição sobre a desinformação em que a mídia nos manteve, apresentando uma Crimeia dividida.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

    1. Vão encontrar 1 neo-nazista da Crimeia para dar entrevista, que falará algo sobre ter sido coagido, o cachorro dele teria sido sequestrado por forças comunistas, obrigando-o a votar a favor da Rússia e coisas do tipo, rsrssr

  1. E os EUA que interferiram descaradamente na Ucrânia e patrocinaram um golpe contra seu presidente constitucional e democraticamente eleito, não é uma flagrante afronta ao Direito Internacional? E fizeram pior, levaram ao poder de fato (mas não de Direito) na Ucrânia um bando de neofascistas que já estão promovendo barbaridades semelhantes às dos nazistas na Alemanha de Hitler. E achavam que a Rússia iria assistir passivamente a colocação de misseis da OTAN no seu quintal? A processo foi muito mais democrático do que o que os EUA fizeram no Iraque, na Líbia, no Afeganistão, na Síria, na Bósnia e querem fazer na Venezuela, no Irão, na Coréia do Norte, etc. A Rússia deu um verdadeiro “drible de vaca” nos arrogantes estadunidenses e demonstração de sabedoria política e de diplomacia internacional usando um processo democrático, o plebiscito, contra a ideia da violência perpetrada pelos norte-americanos e alguns países europeus na Ucrânia. A Rússia não deve reconhecer o governo ilegítimo que se instalou em Kiev e, quem sabe, romper relações diplomáticas com seu vizinho até que os neonazistas devolvam o governo ao seu legítimo ocupante, o presidente da Ucrânia. Os ucranianos deveriam estar muito preocupados pelo grau de dependência que teem do gás russo, que não está sendo pago e cuja dívida com os russos já ultrapassou 2 bilhões de dólares.

    1. E os EUA que interferiram descaradamente na Ucrânia e patrocinaram um golpe contra seu presidente constitucional e democraticamente eleito, não é uma flagrante afronta ao Direito Internacional?] Eles pensaram que seria tão fácil como foi aqui contra Collor, bastando pintar a cara de um bando de estudantes idiotas e colocar na rua como se fosse povo, tal qual inspirado no mesmo estão fazendo na Veneuela

  2. A Russia deveria fechar as torneiras do gaz e cobrar a dívida a não ser que a Ucrânia devolva o governo aos que estavam no poder. Quer ocupar o poder, candidate-se, ganhe e assuma. Fora disso é golpe e golpe deve ser combatido sempre. Atenção Brasília!

  3. Parabéns ao povo da Criméia e também à Putin. Impressionante como os EUA e as antigas potências imperialistas decadentes ainda se sentem donos do mundo. Quebraram a cara!

  4. chega a ser criminoso os estados unidos dizerem que não reconhecem o plebiscito, que é ilegal, mas reconhecem o golpe dos neonazistas como legítimo, e isso tudo é dito na maior cara de pau do planeta. será que pensam que só existem idiotas no mundo?

    1. O reconhecimento ou não por parte dos EUA já não tem mais a importância que tinha para o mundo, principalmente em regiões de influência russa ou chinesa e quiçá brasileira no caso da Venezuela.

  5. Legal são os Estados Unidos invadirem o Vietnã, o Afeganistão, o Iraque, apoiarem golpes militares do Brasil, do Chile, da Argentina e por aí vai.

    1. Alguém precisa colocar ‘ordem’ no mundo …

      “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  6. O governo estadunidense anda tão preocupado com a legalidade mundo afora que irá mandar soltar imediatamente as centenas de pessoas que estão presas ilegalmente em Guantanamo há mais de uma década…!!!

  7. conforme afirma craig roberts, tendo eles fracassado na crimeia podem ter outro objetivo,mais sinistro. E por isso mesmo, o urso putin, nao tenha duvida alguma, vai acelerar, refinar e, especializar
    o seu ja forte programa de rearmamento.

  8. Se os EUA se acham mais democráticos do que a Russia, por que não promove um plebicito na Ucrania como um todo? Será que a maioria dos ucranianos gosta de ser dirigida por fascistas que comotem barbaridades a torto e direito? Agora,cá pra nós, pena que o Putin não acordou antes e impediu o assassinato do Sadam e do Kadafi assimn comomo de milhões de civis e a destruição de ambos os países. Ele tinha todo o poder para impedir essas barbaridades.

  9. Os EUA recolheram o seu rabo e, cabisbaixo, retornaram para a sua casa.

    Os russos mostraram que os EUA hoje é um país em decadência política, militar e econômica.

      1. Tal qual U$Americanos, os alemães, os japoneses, os ….

        “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  10. nasce uma nova ordem no mundo pela qual, por exemplo, o Leblon ou mesmo só os moradores de um prédio quiser ser anexado a cidade de New York, basta fazer uma votação entre eles. Que maravilha TCE!!!!!

    1. Acho que há fundamento em seu argumento. O povo que mora lá já foi muito brasileiro, mas agora quer pertencer não a New York, mas a Miami City. Só que cabem todos em um jumbo, que deveriam pegar e se mudar definitivamente para lá.

  11. Os argumentos imperialistas dos EUA são tão frágeis que chegam a ser um insulto a inteligência. Eles agora dizem que tem que respeitar a integridade do território da Ucrânia. Mas acham que as pessoas ao redor do mundo são tolas e controladas pela mídia subserviente a eles. Ele simplesmente pegaram TODA A UCRÂNIA e entregaram para um líder que eles colocaram no poder com o uso de um grupo de determinada região da Ucrânia e não por toda Ucrânia (grupo esse infiltrado de mercenários, além de nazistas e ultranacionalista). Ou seja, derrubaram um presidente eleito democraticamente e colocaram alguém aclamado por um grupo (inexpressivo eleitoralmente) que estava na praça da Ucrânia (ao lado do senador Maccain dos EUA) e agora vem falar em respeitar a integridade da Ucrânia por conta da Crimeia? Justamente eles que entregaram a Crimeia, ao arrepio da lei e da legitimidade a alguém que lhes serve de capacho? O que eles pensam que somos? Ignorantes. Estão muito enganados.

    1. Um grupo reunido na praça de Kiev, escrevi praça da Ucrânia por engano. Agora, quem em são consciêcia pode dizer que aquele grupo que aprovou o governo interino por aclamação tem a menor representatividade eleitoral em relação ao todo território da Criméia? Nos tratam como se fossemos ignorantes, mas se enganam muito.

  12. Porque não podemos ter no Brasil pelo menos o mesmo nível de informação que tem Portugal? A Folha enviou um repórter para cobrir as votações na Crimeia, Sua reportagem foi razoável, mas no fim repetiu o que algumas agências ocidentais falavam, que a votação tinha sido amadoristicamente organizada. Até aí tudo bem. Mas não pôde deixar de haver uma contribuição jabuticaba, quando as últimas palavras falavam de uma seção na qual filas de votantes se misturavam no mesmo espaço com urnas, um “completo caos”. Quem quiser ver uma reportagem modesta, mas realmente séria sobre o plebiscito da Crimeia, assista ao vídeo da Rádio Renascença:
    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=142257

  13. Já que a moda é votações separatistas, que tal fazer tais referendos na Venezuela ou em Cuba.

  14. Segundo revelou Edward Snowden, os EUA listaram um conjunto de países como “inimigos permanentes” que são: Venezuela, Iraque, Irã, Coréia do Norte, China e Rússia. Se eles acham que os russos são inimigos permanentes como é que o governo deveria da Rússia deveria agir diante da iminente instalação de misseis da OTAN de baixo do seu nariz? Ficar olhando passivamente?
    Ficou claro também que há métodos diferentes quando os mais fortes querem impor sua vontade a países soberanos: a Rússia preferiu reconhecer o plebiscito promovido pela Criméia, já os EUA preferem promover invasões territoriais, guerras, enviar mercenários, desestabilizar política e economicamente os países que pretende saquear e outros métodos primitivos. É preocupante para o Brasil estar a uma proximidade relativa dos EUA e possuir tantas riquezas naturais.

  15. Notou que o assunto Criméia saiu das letras garrafais e agora está timidamente embaralhado nas noticias do dia a dia?
    E porque até o momento o governo golpista da Ucrânia não convocou eleições gerais, como deveria, se procura democracia? Ditadura nazista,isso sim.
    Tudo o que acontecer a partir de agora por lá é responsabilidade direta do Obama.

  16. Por isso a Russia não se mexeu, pra defender o Ex-presidente Victor da Ucrânia. Melhor retomar a Crimeia, do que ajudar um aliado.

  17. ISSO PODE E TEM AVAL DA ONU E EUA.
    Malvinas aprovam domínio britânico.
    11/03/2013
    Moradores querem que território permaneça sob domínio do Reino Unido.
    ‘Sim’ teve 98,8%, mas Argentina considerou votação ilegal.

    ISSO NÃO PODE. NÃO TEM AVAL DA ONU E EUA. 17/03/2014.
    O resultado da pesquisa de boca de urna do referendo que decidiu sobre a união da Criméia à Rússia representa uma derrota histórica para o Governo norte-americano.
    Os 93% de aprovação, mesmo que sejam um pouco menos no resultado da apuração, revela que não foi apenas a maioria de 60% dos habitantes de origem russa que votou pelo fim da associação do país à Ucrânia, depois da ascensão do governo filo-nazista que assumiu o governo de Kiev com o apoio do Ocidente. COERÊNCIA, A GENTE NÃO VÊ POR AQUI !!

  18. Por que mesmo com uma vitória com esse percentual, os EUA insistem em dizer que a Rússia sofrerá sanções devido a esse referendo?

    Fica explícito que os EUA querem aplicar ‘castigos’ na Rússia de qualquer forma, e esse não fosse por esse motivo, armariam outro.

    Acho que seria mais inteligente se procurassem outra razão mesmo, porque vem sendo patético esse papel a que se prestaram os americanos; querer considerar ilegal e quase declarar uma guerra a uma nação, porque 95% da população de uma penísula querem se anexar a essa nação.

    Os americanos e seus aliados vão de mal a pior.

  19. Na Ucrania a maioria é russa porquê na década de 30, quando Stalin fez o cerco à Ucrânia matando 10 milhões de ucranianos de fome, mandou milhares de partidários comunistas viverem nas casas dos cadáveres produzidos pelo comunismo russo. Todos estes que querem se anexar à Rússia só querem porque são: RUSSOS! Não entendo porque eles não saem da Ucrania invadida por seus pais e avos comunistas e voltem pra sua Rússia amada de 30 graus negativos?! Comunista é tudo igual: ser russo só é bom na terra dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *