E agora, para onde caminhar?

mafalda

A duras penas e com imenso risco para a continuidade do regime democrático, o Governo Dilma parece ter retomado – convenhamos, meio à força – a ideia de que o poder político precisa, para se manter, da política, embora a política seja hoje a mixórdia que a mídia e o poder econômico dela fazem.

O monstro golpista, embora já visíveis os contornos de sua face larval, não mostrou – talvez, ainda – capacidade de romper a frágil casca da legalidade e assumir sua forma horrenda sem disfarces “institucionais”.

Mas está vivo, vivíssimo e não poderá ser detido apenas pelos arranjos políticos necessários, mas insuficientes.

À esquerda e à direita, percebe-se isso. Ricardo Mello, na Folha, resume numa frase um fato que não é novidade, por permanente, embora novo seja seu estado de excitação midiático-institucional: “Dilma, Lula e o PT prosseguem na linha de tiro, ainda que somente para imobilizá-los”. Dora Kramer, que se tornou a feroz matrona do pensamento conservador, no Estadão, diz que o governo deve fazer, agora, “o que a sociedade (leia-se, a manifestação da Paulista e de suas sucursais Brasil afora) espera” que é, naturalmente, a agenda derrotada no voto.

Tornou-se evidente, exceto para os tolos de ambos os pontos cardeais, que é preciso ceder na política.

Mas não parece ser evidente, no campo progressista, que é preciso (re)aproximar-se do povo com a mesma elasticidade e esforço, para que as próprias forças não se diluam na dependência alheia dos fracos.

A questão está muito bem colocada hoje pelo professor Aldo Fornazzieri, no GGN, quando diz que “a sensação de alivio pode ser enganosa e provocar novamente a arrogância no governo e a acomodação da inação política”.

“Dilma aproveitará esta oportunidade? Fará uma reforma ministerial? Apresentará um plano de reformas de longo prazo? Apresentará uma agenda para a retomada do crescimento? Sinalizará que está empenhada com o saneamento das contas públicas apresentando um corte consistente de gastos e a redução do número de ministérios? Mostrará que está comprometida com a justiça social, fazendo com que o ajuste fiscal, necessário, recaia com mais peso sobre os mais ricos? Dilma irá efetivamente dialogar com os movimentos sociais, com os sindicatos, com os empresários e com os partidos? Sinalizará a construção de uma agenda para o futuro com a oposição ao invés de ter que ajoelhar-se para pedir ajuda na hora do aperto? Ninguém sabe.”

Oferece-se a possibilidade política – embora ao lado de sérias impossibilidades econômicas – para que, então, façamos saber à imensa massa de brasileiros que não aderiu à aventura política, embora decepcionada com o desempenho (se é que se pode chamar assim) do Governo, o que somos e para onde queremos ir.

Isso não ser fará (apenas) com concessões, mas também com ousadia.

O povo jamais faltou àquilo que percebe ser seu, a seu favor, em seu benefício.

Não foi assim no “Mais Médicos”, a única resposta vitoriosa ao embrião desta situação que hoje vivemos, que são, inequivocamente, as manifestações de 2013?

Apenas e simplesmente esperar a borrasca da crise – e que longa crise vive, há tempos, a ordem econômica mundial! –  passe não é estratégia, é ilusão.

É esquecer da amarga frase do – agora fora de moda, com Joaquim Levy – economista John Maynard Keynes:

“A longo prazo, todos estaremos mortos”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Sobre a necessidade de uma reforma ministerial, desde o primeiro dia de janeiro de 2015 que ela existe e quase nada foi feito. Mas, a Dilma não tira o Mercadante e nem o Zé Cardoso, dois queridinhos que não passam de nulidades políticas. O Zé Cardoso pode até ser um exemplo de republicanismo, mas padece de um defeito capital, entra mudo e sai calado nos momentos de crise. Dilma, Zé Cardoso, Mercadante, Berzoini, Edinho…quanta mediocridade ou até mesmo nulidade em comunicarem-se com os 54 milhões de eleitores da presidenta. Como pode ser que um governo que obteve a confiança pelo voto de tantos milhões de cidadãos, não lhes apresente, pela palavra diretamente dirigida à nação, qualquer que seja, uma sinalização de um rumo em um momento tão critico como este? Ninguém se pronuncia, será que é medo da batucada de panelas da elite, a qual conta com a mesa farta de comida? O governo eleito tem como obrigação reconquistar a confianca dos seus milhões de eleitores e trazer de volta, pelo menos, os 5 milhões de votos que perdeu com a capa da Veja, na véspera da eleição. Por tudo isto é que se faz imperioso o ter coragem; “Fala, Dilma”.

  2. Infelizmente a Dilma não vai fazer nada, ela é uma nulidade política, o fato de manter o Zé da Justiça e deixar a Lava Jato ser orquestrada por policiais federais tucanos é a demonstração de que ela é a pior escolha política que Lula fez – pior de tudo, é que vão prender o Lula (sem provas) ao vivo no Jornal Nacional. Ontem eu escutei de petistas de carteirinha que queria muita a saída da presidente, eles falam que a sua falta de habilidade para ouvir está destruindo um legado que foi muito difícil de conquistar. Não quero a prisão do Lula, mas acredito que isso na verdade aos poucos vai transformá-lo no grande mito da América Latina, afinal, vão prendê-lo porque ele acabou com a fome e promoveu o seu país e empresas, seus grandes “pecados”.

  3. Espero que ela fale ao menos para pedir desculpas assim como pediu o antes defensor do governo, o presidente da OAB. Ela bem poderia vir a público e dizer que mentiu descaradamente na campanha, utilizando-se de métodos nada honestos para ganhar a eleição.

  4. A JURISPRUDÊNCIA ESTABELECIDA PARA O CASO DO CASEIRO FRANCENILDO NÃO VALERÁ PARA [O ETERNO] PRESIDENTE LULA?!

    A criminosa e, portanto, ilegal quebra do sigilo bancário da empresa LILS, responsável pelas palestras de Lula, sendo publicizado até mesmo quanto Lula transferiu a seus filhos, como Lurian, Luis Claudio e Sandro, somado ao outro fato delinquente representado pela divulgação de um grampo de uma conversa [absolutamente amistosa] entre Lula e Alexandrino Alencar…
    Importante: estes fatos gravíssimos fazem parte da mesma sórdida correia de transmissão nazifasciterrorista &$ golpista – e que envolve também, entre outros infames ardi, a confecção e exibição pública daquele horrendo boneco inflável com 12 metros de altura retratando o presidente Lula trajado com roupas de presidiário – e a inscrição 13-171 -, impropério covarde e canalha. Nota coadjuvante:
    o boneco gigante foi idealizado em Maceió (AL) pelo Movimento Brasil e financiado por empresários alagoanos; de acordo com o servidor público aposentado Ricardo Honorato, que se apresenta como coordenador do grupo no Distrito Federal, os integrantes do movimento farão um rateio para quitar o débito.
    [A ABIN e a Polícia Federal do ‘Zé Tucano da Justiça’ irão investigar as articulações terroristas e de natureza nazifascigolpistas?!]

    EM TEMPOS GOLPISTAS:
    No texto abaixo, o(a) dileto leitor(a) constatará: para um mesmo processo delituoso, um ministro de Estado [supostamente mandante de uma transgressão] e a CEF foram penalizadas.
    Em paralelo, o veículo transmissor das delinquências, absolvido com loas!
    O veículo são as organizações criminosas Globo do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla dos Marín(hos) &$ da sonegação bilionária [arquivada?!]

    ***
    DANOS MORAIS

    Caseiro Francenildo será indenizado em R$ 500 mil

    15 de setembro de 2010, 19h44

    O caseiro Francenildo dos Santos Costa, pivô da queda do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, conseguiu na Justiça o direito a indenização por danos morais (…)
    A sentença se refere à quebra ilegal do sigilo bancário feita em 2006 pela Caixa Econômica Federal.
    Francenildo entrou com ação contra Caixa Econômica Federal e a Editora Globo, pedindo indenização por danos morais. Em relação à Caixa, ele disse que a empresa pública quebrou ilegalmente seu sigilo bancário. Já no caso da Globo, ele afirmou que a editora violou seus direitos individuais ao expor seus dados bancários e divulgar questões particulares e familiares. Para ele, os comentários foram tendenciosos e tiveram o objetivo de denegrir sua imagem. O resultado, diz, foi que passou a ser perseguido e chamado de “subornado e suspeito de lavagem de dinheiro”.
    A Caixa contestou as acusações. Segundo o banco, as movimentações do caseiro mostraram incompatibilidade com a renda declarada, o que é considerado fora do padrão. Foi por isso, alegou a instituição, que o Banco Central foi comunicado. Na sequência, o extrato bancário foi entregue ao Ministério da Fazenda.
    Porém, para o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, o encaminhamento da documentação bancária ao Ministério da Fazenda não pode ser considerada legal.
    Segundo o artigo 14 da Lei 9.613/1998, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) era o órgão a que a Caixa deveria se reportar. Além disso, embora o Coaf seja vinculado ao Ministério da Fazenda, não é presidido pelo respectivo ministro.
    “Se a ré Caixa Econômica Federal pretendia cumprir a lei, como sustentou em sua peça defensória, ao invés de efetuar a ‘transferência do sigilo ao Ministério da Fazenda’ deveria ter encaminhado as informações que apurou a(os) órgão(s) competente(s) e somente a eles, se imprescindível fosse”, afirmou o juiz na sentença.
    Quanto às reclamações do caseiro contra a Globo, o juiz não viu na reportagem da Revista Época “a intenção de ‘denegrir sua reputação e expor sua individualidade e vida privada’”, já que não se conseguiu provar que a Caixa tivesse entregado informações bancárias à editora, que foi absolvida. “O caso examinado amolda-se à garantida liberdade de informação, de pensamento e expressão próprios dos meios de comunicação”, disse o juiz. Mesmo com a pequena fortuna que conseguiu, o caseiro é beneficiário de Justiça gratuita e não terá de repassar R$ 10 mil à Editora Globo, valor fixado pelo juiz para os honorários advocatícios.

    FONTE: http://www.conjur.com.br/2010-set-15/caseiro-derrubou-palocci-recebera-500-mil-quebra-sigilo

    República Desses Bananas Protagonistas do Direito Penal do Inimigo
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  5. M B L , o que é? Movimento Brasil de Louros.
    Só um povão muito covarde e burro pode engolir um troço desses…

  6. oportunidade de mudança se faz presente, reforma ministerial ( trocar as nulidades), mostrar o crescimento da economia, as instituições trabalhando junto ao executivo e não como inimigo ou com gente que só querem privilégios. Essa senhora do Estadão achar que avenida Paulista representa o país , engano dela , não representa nem o próprio estado.

  7. Me desculpem , mas para mim o governo de Dilma acabou, fez a opção de ser a Rainha, a da Inglaterra. Pior ainda, ferrou com o PT, em todos os sentidos, e ainda mais se este continuar no marasmo e indefinido, chegará morto em 2016 e liquidado em 2018.

  8. [FORA DE PAUTA(?!)]

    Tem início “a mais importante (sic), peremptória e terminal (!) fase anunciada da ‘Operação Golpe Lava Jato'”!
    Porém, para a direitona eterna oPÓsição ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro os saldos dos estragos cevaram-lhe os putrefatos estômagos de corvos!
    E de agora em diante, teremos a erupção de uma enxurrada de outras ilegalidades surreais a desmoralizar completamente os nazifascistas, terroristas, antinacionalistas, corruptos até a enésima geração, golpistas de meia tigela IMUNDA!
    [RESCALDO: a presidente Dilma Rousseff “vergou, mas não quebrou”!
    E a energia da distensão da Magnífica ‘Coração Valente’ impulsionará o governo para alturas inefáveis!
    Perderam – mais uma vez -, os (eternos) inimigos da pátria!
    Viram, sacripantas desalmados?!…]

    ENTENDA a patifaria tão previsível quanto o nascer do dia!

    ######################################

    STF VAI JULGAR VALIDADE DAS DELAÇÕES DE YOUSSEF

    A decisão de remeter o julgamento ao plenário foi proferida pelo ministro Dias Toffoli, relator do pedido, a pedido da defesa de Erton Medeiros, executivo da Galvão Engenharia, que cumpre prisão domiciliar; a defesa de Medeiros alega que o acordo de delação premiada deve ser anulado, porque Youssef quebrou um termo de colaboração na investigação do Caso Banestado; “Não era lícito o Estado celebrar, pela segunda vez, um acordo de colaboração com Alberto Youssef, assim igualmente não poderia liberar, em seu benefício, bens adquiridos com os proveitos da infração. Evidentemente, a homologação do acordo ofendeu o princípio constitucional do devido processo legal e produziu ilícita”, alega a defesa

    17 DE AGOSTO DE 2015 ÀS 20:00

    Da Agência Brasil

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/193298/STF-vai-julgar-validade-das-dela%C3%A7%C3%B5es-de-Youssef.htm

  9. Sem ter muito haver, só pra esclarecer! o INSS tá em greve há 41 dias e a única proposta do governo federal, é descontar do salário dos servidores os dias parados, mas há 12 anos que não tem aumento.

  10. Os servidores do INSS reinvindicam 27%. Tem salário médio de 4.800 reais. O Judiciário tem salário médio de 8.800 reais e o governo federal tá negociando reajuste de 40%.

  11. Prêmios recebidos pelo presidente Lula, vilipendiado por fascistas, entreguistas e por um bando de inconsequentes que não têm a menor ideia do que estão fazendo:

    /04/2014 – Salamanca (Espanha)
    “Tivemos que enfrentar o preconceito das elites, que nunca confiaram na capacidade do povo”, diz Lula, Doutor Honoris Causa de Salamanca
    4/12/2013 – São Bernardo do Campo (SP)
    Doutor honoris causa da Universidade Federal do ABC
    17/10/2013 – Cidade do México
    Prêmio Interamérica 2013
    15/10/2013 – Buenos Aires (Argentina)
    Doutor Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires
    6/6/2013 – Quito (Equador)
    Doutor honoris causa pela Universidad Andina Simón Bolívar
    Doutor honoris causa pela Escuela Politécnica del Litoral
    Orden Nacional de San Lorenzo
    5/6/2013 – Lima (Peru)
    Doutor honoris causa pela Universidad San Marcos
    Medalha Cidade de Lima
    17/5/2013 – Buenos Aires (Argentina)
    Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo
    Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de San Juan
    Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Córdoba
    Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de La Plata
    Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero
    Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lanús
    Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de San Martín
    Doutor honoris causa pela Facultad Latino-americana de Ciencias Sociales (Flacso)
    Menção Honrosa Domingo Faustino Sarmiento
    Prêmio Josué de Castro
    22/4/2013 – Nova York (EUA)
    Prêmio “Em Busca da Paz”, do International Crisis Group
    17/3/2013 – Cotonou (Benin)
    Ordem Nacional do Benin
    12/3/2013 – Brasília (DF)
    Prêmio Darcy Ribeiro (Educação)
    1/3/2013 – Redenção (CE)
    Doutor honoris causa da Unilab e título de cidadão de Redenção e de Aracape
    27/3/2013 – Rio de Janeiro (RJ)
    Prêmio Bacurau (Morhan)
    27/11/2012 – Rio de Janeiro (RJ)
    Primeiro prêmio Pirelli
    22/11/2012 – Nova Déli (Índia)**
    Prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010
    24/8/2012 – São Paulo (SP)
    Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região
    22/8/2012 – Toronto (Canadá)*
    Prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos
    20/7/2012 – Maputo (Moçambique)*
    Prêmio José Aparecido de Oliveira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
    21/5/2012 – São Paulo (SP)
    Lula recebe título de Cidadão Paulistano e Medalha Anchieta
    15/5/2012 – Middelburg (Holanda)*
    Lula agradece pelo Prêmio das Quatro Liberdades, recebido na Holanda
    4/5/2012 – Rio de Janeiro (RJ)
    Lula recebe título de doutor honoris causa das cinco universidades públicas do Rio
    2/4/2012 – Barcelona (Espanha)*
    Ex-presidente Lula recebe Prêmio Internacional da Catalunha 2012 pelo combate à pobreza e à desigualdade
    13/12/2011 – São Paulo (SP)*
    “Personalidade de destaque” no Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre
    9/11/2012 – Washington (EUA)*
    Africare
    26/10/2011 – Cidade do México (México)
    Prêmio Amalia Solórzano
    13/10/2011 – Des Moines (EUA)
    World Food Prize
    29/09/2011 – Gdasnk (Polônia)
    Prêmio Lech Walesa
    27-09-2011 – Paris (França)
    Doutor Honoris Causa pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris – Sciences Po
    20/09/2011 – Salvador (BA)
    Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia
    08/09/2011 – Lisboa (Portugal)
    Medalha Leonardo da Vinci
    05/08/2011 – Bogotá (Colômbia)
    Cidadão de Bogotá
    22/07/2011 – Recife (PE)
    Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco
    22/07/2011 – Recife (PE)
    Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco
    22/07/2011 – Recife (PE)
    Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Pernambuco
    19/07/2011 – São Paulo (SP)
    Fiesp – Exposição “Milhões de Lulas”
    21/06/2011 – Washington (EUA)
    World Food Prize
    06/06/2011 – São Paulo (SP)
    Prêmio Top Etanol – Personalidade de destaque
    15/04/2011 – Cádiz (Espanha)
    Prêmio Libertad Cortes de Cádiz
    30/03/2011 – Coimbra (Portugal)
    Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra
    29/03/2011 – Lisboa (Portugal)
    Prêmio Norte-Sul de Direitos Humanos
    28/01/2011 – Viçosa (MG)
    Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Viçosa
    *Prêmios que Lula recebeu à distância, por estar impossibilitado de viajar devido a tratamento médico
    **Prêmio que Lula recebeu em 2010, mas cuja cerimônia aconteceu somente em 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *