É por isso que as trevas não vencerão, ao menos nas urnas

Pessoas e coisas muito importantes, tão essenciais que estão presentes à nossa vida cotidiana, a gente acaba só dando valor quando faltam.

Faça aí a lista: mãe, pai, filhos, amigos, e também coisas de todo o dia, aparentemente “naturais”, água, luz, comida… Mas não esqueça de por no rol a liberdade e o respeito entre as pessoas.

A pesquisa Datafolha, quando registra que o apoio à democracia atingiu nível recorde – ainda que abaixo do que se deseja – mostra, pelo salto que deu, uma sensação da sociedade  de que estamos ameaçados de perdê-la.

Ameaçados, não, já a estamos perdendo.

Este é um processo que vem de antes da derrubada da presidente eleita e não mais parou.

Os truculentos, os violentos “deram as caras” primeiro com os misteriosos “blackblocs”, que sumiram no ar tão misteriosamente quanto apareceram.

No seu rastro, vieram os “coxinhas” e os pedidos de intervenção militar, a glorificação da força autoritária como “solução” para o Brasil.

A Justiça, em lugar de garantidora de direitos e liberdades, passou a ser louvada como “prendedora” e tão boa quanto mais precipitadas fossem as prisões. E os delatores passaram a ser tratados como anjos e não aqueles que salvam o próprio couro com a pele alheia.

Juízes tiraram-lhe a venda e fizeram  seletivos seus vazamentos e julgamentos: a uns, a rápida guilhotina, a outros, a poeira das gavetas e dos armários dos tribunais.

E então surge um homem tosco, que posa com fuzis de assalto, que promete armas , tiros, metralhar, castrar, torturar e vira, sob a tolerância geral, símbolo do que  jamais poderia ser paz, harmonia social e, lógico, uma solução democrática para o Brasil.

Ao seu lado, brutamontes, oportunistas, e um vice que não se envergonha de chamar mães e avós heroicas do criarem sós filhos e netas de “fabricante de desajustados”, que critica, de relho na mão, o 13° salário, que propõe uma Constituinte sem voto do povo, feita por “notáveis”.

Notáveis canalhas,sim, seriam aqueles que aceitassem usurpar a vontade pública e ditarem – isso, ditarem, de ditadura! – o que é a lei, o que são (ou não serão mais!)os direitos de cada um, o que podemos ou não podemos fazer.

Razão teve ontem Fernando Haddad em dizer que ” a liberdade é o que faz o povo ter direitos”.

Como, porém, o monstro da ditadura usa a capa de uma candidatura, muitos não se dão conta disso e se iludem com as promessas de “ordem”.

Ordem, sim, mas com justiça. Do contrário é tirania, é submissão, é alimentar uma sociedade iníqua, onde não se terá paz.

É isso que, de hoje a domingo –  e depois, e depois, e depois – terá de ser o tema de tudo o que conversarmos. Alertar a todos que se deixarmos passar o fascismo, fascismo teremos nas ruas, com seus bandos de brutamontes, com sua incitação a violência, ao “resolver na bala”, a “der um couro” nos recalcitrantes ou a quem eles achem que não sejam “higiênicos” ao convívio social.

Cabe a cada um de nós lutar para que não deixemos destruir aquilo que só quando está ameaçado se dá valor:as liberdades democráticas, os direitos de cada um, os direitos de todos.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • ... Ainda sobre as trevas cevadas pelo justi$$$a criminosa e nazigolpista a serviço da imunda casa grande nativa e do capital vadio transnacional!...

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PRESO, AZEREDO PODE VOTAR. LULA, NÃO

    A parcialidade do poder judiciário brasileiro beira o escárnio; direito de votar negado a Lula foi concedido a Eduardo Azeredo, um dos raríssimos tucanos presos; ex-governador tucano conseguiu na Justiça decisão que lhe permite votar nas eleições 2018; autorização foi confirmada pelo do juiz da Vara de Execuções Penais da capital, Marcelo Augusto Lucas Pereira e foi deferido a partir de pedido da defesa do tucano

    5 DE OUTUBRO DE 2018

    (...)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/371150/Preso-Azeredo-pode-votar-Lula-n%C3%A3o.htm

  • Já não há democracia no Brasil há pelo menos 5 anos, desde que o governo de Dilma Rousseff foi sabotado, por golpistas de dentro e de fora (os de dentro foram corretamente nominados "PT jurídico-judicial" pelo jurista Luiz Moreira - na verdade essa ala que seqüestrou a direção nacional do PT, criminalizou, aniquilou ou prendeu TODAS as lideranças de origem popular e sindical que eram mais influentes no partido, como José Dirceu, José Genoíno, Luiz Gushiken, João Paulo Cunha, Delúbio Soares, João Vaccari Neto e o Ex-Presidente Lula é uma ORCRIM, um conjunto de infiltrados no PT para destruí-lo por dentro, como agora está evidente para qualquer pessoa sensata). A ORCRIM "PT jurídico-judicial" criou os monstros que agora destroem não só o PT e seus líderes, mas TODA e QUALQUER Esquerda Política Organizada e com viabilidade eleitoral; esses demônios que são o MP e a PF com poderes ilimitados e sem nenhum controle, assim como as leis que criminalizam as atividades políticas e administração pública são TODOS filhos dessa ORCRIM infiltrada na burocracia petista para destruir o partido por dentro. O poder judiciário sempre foi oligárquico, escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e entreguista, herdeiro e representante da casa grande e dos senhores de engenho e de escravos. A legislação punitivista e os monstros criados pela ORCRIM "PT jurídico-judicial" apenas facilitaram o trabalho desse que é e sempre foi o mais corrupto e nefasto dos poderes.

    Não será por meio de uma eleição farsesca e fraudulenta que a democracia será restabelecida no Brasil. Os golpistas controlam TODO o aparato de Estado e manipulam e organizam essa fraude que ocorrerá no próximo domingo.Enfim: eleição, PT ou esquerda, sem Lula, são fraudes. O resto é conversa para boi dormir.

  • Resta saber se os que responderam à enquete sabem o que é democracia já que ela anda muito em falta por aqui.

  • Caro Brito, reveja o momento em que o Bonnie escolhe o último tema do debate de ontem. Acho que, deliberadamente, ele troca os temas para que o Alvará dias pergunte ao Haddad. Pode ser só uma desconfiança, mas vi isso. Acho que as perguntas poderiam estar marcadas com alguma caneta especial só vista com câmera infravermelho, por exemplo. Isso é muito grave e pode ter acontecido.

  • O engraçado é que tem esse número tão grande de pessoas que preferem a democracia e o Bolsonaro está liderando com folga as pesquisas. Fico imaginando o que é que os eleitores dele pensa que é democracia...
    Vamos com força para derrubar esse fascismo no domingo

    • De um modo geral, democracia é sinônimo de voto. Um dos argumentos dos que contestam a ditadura de 64 é justamente este, havia eleições. Interessante que o voto, a eleição, não vale quando se fala da Venezuela

    • Para eles e para muitos, democracia é satisfazer suas vontades pessoais. O egocentrismo do ser humano deturpou o sentido de democracia.

  • Uma duvida, o Haddad ainda nao atingiu o potencial de votos do PT, na casa dos 30%
    Onde estão esses votos?

    • Talvez alguns sejam lulistas que ainda não entenderam a importância de Lula estar dizendo pra gente votar no Haddad.
      Eu confio no Lula e vou de Haddad e Manuela!
      É 13!!!

  • STJ permite penhora do salário para pagamento de dívidas vencidas

    Decisão sincronizada com as propostas de Estado Mínimo do Temer e do Bolsonaro, reforma trabalhista e ferro no trabalhador. Quero ver cobrar as dívidas dos bancos e das grandes empresas! Pra estes, vêm mais refinanciamento se o PSL ganhar:

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/10/05/internas_economia,710305/stj-permite-penhora-do-salario-para-pagamento-de-dividas-vencidas.shtml

  • Essa reta final da eleição é muito importante, não podemos perder as esperanças, temos que continuar fazendo o nosso papel, pois no segundo turno será outra eleição e assim venceremos o facismo

  • A parte "odienta" da campanha de Ciro foi a todo instante jogar "a criança e a água" juntos e se propor ele sim a salvador. Digo porque cá entre nós, muito de verdade tem ali jinto a outras tantas bravatas.Nossos bons governos, estimularam com outros tantos atos e omissões, a degradação das instituições a níveis inimagináveis. Sem estender, sim, acho que escaparemos ao menos desta batalha eleitoral, mas não nos iludamos, temos um encontro marcado com um novo impasse constitucional nos moldes do de Dilma e seu impeachtman, porque quem presta aqui? Afirmações como a do Haddad ontem, podem dar a idéia de que não aprendemos nem a pau juvenal, ao dizer: indicamos "indicamos os melhores" se referindo a imbecilidade dos tais primeiros de lista.

Related Post