É por isso que as trevas não vencerão, ao menos nas urnas

Pessoas e coisas muito importantes, tão essenciais que estão presentes à nossa vida cotidiana, a gente acaba só dando valor quando faltam.

Faça aí a lista: mãe, pai, filhos, amigos, e também coisas de todo o dia, aparentemente “naturais”, água, luz, comida… Mas não esqueça de por no rol a liberdade e o respeito entre as pessoas.

A pesquisa Datafolha, quando registra que o apoio à democracia atingiu nível recorde – ainda que abaixo do que se deseja – mostra, pelo salto que deu, uma sensação da sociedade  de que estamos ameaçados de perdê-la.

Ameaçados, não, já a estamos perdendo.

Este é um processo que vem de antes da derrubada da presidente eleita e não mais parou.

Os truculentos, os violentos “deram as caras” primeiro com os misteriosos “blackblocs”, que sumiram no ar tão misteriosamente quanto apareceram.

No seu rastro, vieram os “coxinhas” e os pedidos de intervenção militar, a glorificação da força autoritária como “solução” para o Brasil.

A Justiça, em lugar de garantidora de direitos e liberdades, passou a ser louvada como “prendedora” e tão boa quanto mais precipitadas fossem as prisões. E os delatores passaram a ser tratados como anjos e não aqueles que salvam o próprio couro com a pele alheia.

Juízes tiraram-lhe a venda e fizeram  seletivos seus vazamentos e julgamentos: a uns, a rápida guilhotina, a outros, a poeira das gavetas e dos armários dos tribunais.

E então surge um homem tosco, que posa com fuzis de assalto, que promete armas , tiros, metralhar, castrar, torturar e vira, sob a tolerância geral, símbolo do que  jamais poderia ser paz, harmonia social e, lógico, uma solução democrática para o Brasil.

Ao seu lado, brutamontes, oportunistas, e um vice que não se envergonha de chamar mães e avós heroicas do criarem sós filhos e netas de “fabricante de desajustados”, que critica, de relho na mão, o 13° salário, que propõe uma Constituinte sem voto do povo, feita por “notáveis”.

Notáveis canalhas,sim, seriam aqueles que aceitassem usurpar a vontade pública e ditarem – isso, ditarem, de ditadura! – o que é a lei, o que são (ou não serão mais!)os direitos de cada um, o que podemos ou não podemos fazer.

Razão teve ontem Fernando Haddad em dizer que ” a liberdade é o que faz o povo ter direitos”.

Como, porém, o monstro da ditadura usa a capa de uma candidatura, muitos não se dão conta disso e se iludem com as promessas de “ordem”.

Ordem, sim, mas com justiça. Do contrário é tirania, é submissão, é alimentar uma sociedade iníqua, onde não se terá paz.

É isso que, de hoje a domingo –  e depois, e depois, e depois – terá de ser o tema de tudo o que conversarmos. Alertar a todos que se deixarmos passar o fascismo, fascismo teremos nas ruas, com seus bandos de brutamontes, com sua incitação a violência, ao “resolver na bala”, a “der um couro” nos recalcitrantes ou a quem eles achem que não sejam “higiênicos” ao convívio social.

Cabe a cada um de nós lutar para que não deixemos destruir aquilo que só quando está ameaçado se dá valor:as liberdades democráticas, os direitos de cada um, os direitos de todos.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

24 respostas

    1. E que estes 31% sejam responsabilizados por seus atos, pois democracia é coisa séria:

      Livros de direitos humanos são rasgados na biblioteca da UnB.

      Ao todo, sete publicações foram danificadas em páginas que falam sobre o ‘fim da ditadura’ e a ‘luta por direitos’. Servidores vão levar caso à Polícia Federal.

      https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/10/04/livros-de-direitos-humanos-sao-rasgados-na-biblioteca-da-unb.ghtml

  1. … Ainda sobre as trevas cevadas pelo justi$$$a criminosa e nazigolpista a serviço da imunda casa grande nativa e do capital vadio transnacional!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PRESO, AZEREDO PODE VOTAR. LULA, NÃO

    A parcialidade do poder judiciário brasileiro beira o escárnio; direito de votar negado a Lula foi concedido a Eduardo Azeredo, um dos raríssimos tucanos presos; ex-governador tucano conseguiu na Justiça decisão que lhe permite votar nas eleições 2018; autorização foi confirmada pelo do juiz da Vara de Execuções Penais da capital, Marcelo Augusto Lucas Pereira e foi deferido a partir de pedido da defesa do tucano

    5 DE OUTUBRO DE 2018

    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/371150/Preso-Azeredo-pode-votar-Lula-n%C3%A3o.htm

    1. ‘BORA’, MATUTO VELHO!

      Que preso?
      O almofadinha GÂNGTER do Mensalão do PSDB está hospedado na sede do Corpo de Bombeiros, a 1 Km de distância da mansão do estropício!

      1. VIRALIZA VÍDEO SOBRE O CONFRONTO ENTRE CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE

        O membro do Juprog (Judeus Progressistas), Mauro Nadvorny gravou vídeo denunciando o assédio de alguns judeus em prol da candidatura de Bolsonaro; nele, afirma jamais ter imaginado que um povo martirizado pelos horrores do holocausto pudesse aderir a um discurso nazi-fascista; ele constata a triste realidade da adesão de alguns amigos e parentes: “Eu tive que me desfazer de amigos de longa data, de congelar velhas amizades… Até de parentes eu me afastei”; assista ao vídeo

        5 DE OUTUBRO DE 2018

        (…)

        FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/371158/Viraliza-v%C3%ADdeo-sobre-o-confronto-entre-civiliza%C3%A7%C3%A3o-e-barb%C3%A1rie.htm

  2. Já não há democracia no Brasil há pelo menos 5 anos, desde que o governo de Dilma Rousseff foi sabotado, por golpistas de dentro e de fora (os de dentro foram corretamente nominados “PT jurídico-judicial” pelo jurista Luiz Moreira – na verdade essa ala que seqüestrou a direção nacional do PT, criminalizou, aniquilou ou prendeu TODAS as lideranças de origem popular e sindical que eram mais influentes no partido, como José Dirceu, José Genoíno, Luiz Gushiken, João Paulo Cunha, Delúbio Soares, João Vaccari Neto e o Ex-Presidente Lula é uma ORCRIM, um conjunto de infiltrados no PT para destruí-lo por dentro, como agora está evidente para qualquer pessoa sensata). A ORCRIM “PT jurídico-judicial” criou os monstros que agora destroem não só o PT e seus líderes, mas TODA e QUALQUER Esquerda Política Organizada e com viabilidade eleitoral; esses demônios que são o MP e a PF com poderes ilimitados e sem nenhum controle, assim como as leis que criminalizam as atividades políticas e administração pública são TODOS filhos dessa ORCRIM infiltrada na burocracia petista para destruir o partido por dentro. O poder judiciário sempre foi oligárquico, escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e entreguista, herdeiro e representante da casa grande e dos senhores de engenho e de escravos. A legislação punitivista e os monstros criados pela ORCRIM “PT jurídico-judicial” apenas facilitaram o trabalho desse que é e sempre foi o mais corrupto e nefasto dos poderes.

    Não será por meio de uma eleição farsesca e fraudulenta que a democracia será restabelecida no Brasil. Os golpistas controlam TODO o aparato de Estado e manipulam e organizam essa fraude que ocorrerá no próximo domingo.Enfim: eleição, PT ou esquerda, sem Lula, são fraudes. O resto é conversa para boi dormir.

  3. Resta saber se os que responderam à enquete sabem o que é democracia já que ela anda muito em falta por aqui.

  4. Caro Brito, reveja o momento em que o Bonnie escolhe o último tema do debate de ontem. Acho que, deliberadamente, ele troca os temas para que o Alvará dias pergunte ao Haddad. Pode ser só uma desconfiança, mas vi isso. Acho que as perguntas poderiam estar marcadas com alguma caneta especial só vista com câmera infravermelho, por exemplo. Isso é muito grave e pode ter acontecido.

  5. O engraçado é que tem esse número tão grande de pessoas que preferem a democracia e o Bolsonaro está liderando com folga as pesquisas. Fico imaginando o que é que os eleitores dele pensa que é democracia…
    Vamos com força para derrubar esse fascismo no domingo

    1. De um modo geral, democracia é sinônimo de voto. Um dos argumentos dos que contestam a ditadura de 64 é justamente este, havia eleições. Interessante que o voto, a eleição, não vale quando se fala da Venezuela

    2. Para eles e para muitos, democracia é satisfazer suas vontades pessoais. O egocentrismo do ser humano deturpou o sentido de democracia.

  6. Uma duvida, o Haddad ainda nao atingiu o potencial de votos do PT, na casa dos 30%
    Onde estão esses votos?

    1. Talvez alguns sejam lulistas que ainda não entenderam a importância de Lula estar dizendo pra gente votar no Haddad.
      Eu confio no Lula e vou de Haddad e Manuela!
      É 13!!!

  7. STJ permite penhora do salário para pagamento de dívidas vencidas

    Decisão sincronizada com as propostas de Estado Mínimo do Temer e do Bolsonaro, reforma trabalhista e ferro no trabalhador. Quero ver cobrar as dívidas dos bancos e das grandes empresas! Pra estes, vêm mais refinanciamento se o PSL ganhar:

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/10/05/internas_economia,710305/stj-permite-penhora-do-salario-para-pagamento-de-dividas-vencidas.shtml

  8. Essa reta final da eleição é muito importante, não podemos perder as esperanças, temos que continuar fazendo o nosso papel, pois no segundo turno será outra eleição e assim venceremos o facismo

  9. A parte “odienta” da campanha de Ciro foi a todo instante jogar “a criança e a água” juntos e se propor ele sim a salvador. Digo porque cá entre nós, muito de verdade tem ali jinto a outras tantas bravatas.Nossos bons governos, estimularam com outros tantos atos e omissões, a degradação das instituições a níveis inimagináveis. Sem estender, sim, acho que escaparemos ao menos desta batalha eleitoral, mas não nos iludamos, temos um encontro marcado com um novo impasse constitucional nos moldes do de Dilma e seu impeachtman, porque quem presta aqui? Afirmações como a do Haddad ontem, podem dar a idéia de que não aprendemos nem a pau juvenal, ao dizer: indicamos “indicamos os melhores” se referindo a imbecilidade dos tais primeiros de lista.

  10. Fernando Brito ótimo, como sempre. A possibilidade real do caos é aterradora. Cabe a nós lutar pela manutenção da democracia; ou melhor, a construção de uma democracia de fato, não esta que temos conhecido: frágil e constantemente ameaçada.

  11. Bolsonaro é Temer piorado no programa economico contra o povo. Isso tem que ser dito para a população.
    O PT ganhou eleiçoes falando de economia, e esse é o caminho para vencer denovo e não esse debate contra o fascismo que é bom mas não dá voto e o debate levado pelo lado moral acaba favorecendo bolsonaro que fica sem ser questionado sobre o programa economico fracassado que defende. Ele precisa ser combatido nos votos que deu junto com Temer para arrancar direitos do povo, cortar a aposentadoria, os direitos trabalhistas, a campanha contra bolsonaro tem que mostrar que ele votou contra o povo, que votou para cortar investimentos na saude, educação e segurança por 20 anos, a chamada PEC do gastos mas que é no fundo a PEC da Morte.

    O que interessa para o povo é emprego, é direitos é a economia, é se vão ter melhores condições para viver porque o caos a fome o desemprego já bate na porta. Acorda esquerda, acorda PT! Lula ganhou as eleiçoes contra o PSDB criticando o programa antipovo e neoliberal do PSDB.
    Se continuarem a levar a campanha para o debate moral, deixando a economia de fora, Bolsonaro ganha.
    A direita que derrubou Dilma através da internet, youtube e criando grupos no Whatsapp, está com milhares de grupos propagando mentiras, fakenews e fazendo militancia pra Bolsonaro e isso chega nos mais pobres, hoje em dia quase todo mundo usa Whatsapp, Telegram, Youtube; e tem conseguido manter sua campanha sem tempo de TV, sem mídia! A esquerda precisa investir nisso e não é caro criar grupos de Whatsapp, me pergunto onde está a militancia para lutar e combater a candidatura da direita e desses fascistas como Bolsonaro?

    A esquerda parece que tá no seculo 20 ainda, fala em regular a midia escolhendo o caminho mais difícil, sendo que hoje em dia quem chega nas camadas pobres, nos jovens é o celular, é o whatsapp é o youtube! Acordem enquanto há tempo!!!

  12. És o sintoma da verdade: “Parabéns a essa iniciativa dessas duas importantes comunidades, a Mulçumana e a Judaica ( https://jornalggn.com.br/noticia/muculmanos-e-judeus-se-unem-em-manifesto-contra-a-figura-fascista-de-bolsonaro ), que compõem e participam, responsavelmente, conosco, da nação brasileira, pois sua vontade, é realmente, vontade de Deus, que outras comunidades, de acordo com sua consciência, se assim entenderem, que tomem o exemplo dessa duas Comunidades de povos, e se assim quiserem, façam o mesmo.
    Muitas pessoas podem estar se perguntando, isso é verdade ou fakes News ? é verdade. Há coisas, pelo carisma espiritual do Brasil, Pátria do Evangelho de Cristo ( O Cruzeiro do Sul) no céu, o identifica por isso e, Coração do Mundo ( A conforma de seu mapa geográfico, esculpido pela diplomacia e diálogo e, protegido por Deus, através dos tempos) o transformou assim, como sinal de acolhimento, fraternidade e convivência pacífica, de todos os filhos de Deus, de todas as partes do orbe.
    Lembrem que, tudo o que é impossível para nós, não é impossível para o nosso Deus e Senhor, único Deus vivo, Todo Poderoso e Senhor de todas as Nações.
    Ele, com Seu poder instrutivo e punitivo, calou a arrogância, a autossuficiência e soberba dos Babilônios; derrotou os deuses do Egito antigo e libertou o povo Hebreu e, para quem não acreditava, converteu o poderoso Império Romano, o anticristo, àquele que perseguia e matava por maldade, os Cristãos da época da Igreja Primitiva fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt. 16, 13-19), de um momento para o outro.
    https://jornalggn.com.br/noticia/muculmanos-e-judeus-se-unem-em-manifesto-contra-a-figura-fascista-de-bolsonaro
    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/claudiodacostaoliveira/371046/CNBB-orienta-voto-na-elei%C3%A7%C3%A3o-2018.htm
    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/371220/Esp%C3%ADritas-lan%C3%A7am-manifesto-contra-Bolsonaro.htm
    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/371281/Grupo-da-Comunidade-Arm%C3%AAnia-contra-Bolsonaro-lugar-de-fascista-%C3%A9-'na-chon‘!.htm
    https://www.brasil247.com/author/Caleb+Paranhos
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/371254/A-mentira-%C3%A9-o-elo-entre-Edir-Macedo-Malafaia-e-Bolsonaro-dizem-evang%C3%A9licos.htm
    Paz e Bem.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida, com orgulho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *