É a recessão, estúpido. Ou como a discussão da corrupção oculta o caos econômico

recess

Informa O Globo, hoje que arrecadação do Rio caiu, no segundo trimestre do ano, 40% em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Considerado apenas o ICMS, para que o desabamento das receitas do petróleo não entre nas contas, a queda foi de  foi 11,7%.

É a terceira economia do país, atrás de Minas.

E Minas, como se sabe, acaba de decretar calamidade financeira e é considerado a “bola da vez”, depois do próprio Rio e do Rio Grande do Sul, para quebrar.

receitaspSão Paulo, a locomotiva do País, está registrando quedas enormes em sua arrecadação: -9,3% em 12 meses, até o mês passado. Para que os crédulos em milagres da “competência tucana, coloco aí o gráfico oficial, elaborado pela própria Secretaria de Fazenda do Governo Geraldo Alckmin.

Não tenho o número do crescimento da despesa, mas dificilmente será abaixo de 5 ou 6%, porque a folha de pessoal tem um crescimento vegetativo do qual não se pode fugir e os cortes de despesas, em geral, significam corte nos investimentos. O que, frequentemente se traduz em obras paradas e se deteriorando ao tempo.

Este é o mundo de verdade, o mundo das pessoas.

Este é o quadro real do país que passa o dia inteiro às voltas com discussões sobre a Lava jato, os conflitos entre os poderes, a lista que saiu e a que vai sair  amanhã, depois de amanhã.

Este é o país que ilude as pessoas com a ideia de que o 0,5% de redução que se anuncia vai-se cortar na taxa Selic aquecerá a economia, esquecido que, em termos de juros reais, os nossos estão mais altos agora que no início do ano, porque menor a inflação e a projeção de inflação futura.

Este é o país que discute se, além da perna, não seria bom amputar também o o antebraço e já avisar aos mais jovens que, daqui a pouco, será cortado o braço inteiro.

O pior de tudo, este é o país que está sendo enganado por gente pior do que os ladrões  públicos que estão sendo revelados, porque a faz crer que são as  roubalheiras dos que sempre foram seus que nos atiram à desgraça.

Se você imaginar que a Lava Jato, por ação e, sobretudo, por medo, tenha reduzido em, digamos, 30 ou 40% a corrupção nos negócios públicos no Brasil, onde estão os resultados disso, na prática, dentro deste mar de abandono que é a nossa pátria hoje?

É óbvio que não estou defendendo corruptos ou corrupção, e não tenho medo de que digam isso, porque basta apontar a realidade para que se desmanche a farsa de que os negócios públicos, agora, são mais eficientes.

Mas desprezo, tanto quanto aos ladrões, os que se servem deles, que sempre foram dos seus, para esconder que nosso país é vítima de vários outros saques que são muito mais graves: o de uma elite rentista, intermediária do capital estrangeiro, de uma casta de pseudo servidores que, amamentados fartamente pelo Estado contra ele volta sua obra de demolição, contra um pensamento primevo de vingança e retaliação.

O povo brasileiro, porém, é mais sábio que essa gente.

Já se percebem sinais de enfado com esta autofagia a que nos entregamos.

Sirvo-me de dois parágrafos de um amigo:

Se magistrados, jovens procuradores e policiais federais agissem no limite de seus deveres, com firmeza, discrição e imparcialidade, transformando os processos em espelhos não-deformantes da realidade.
Se, ao lado da intenção de punir, houvesse a investigação das causas que remontam à História, buscando corrigir os atalhos facilitadores da fraude; o cuidado de preservar as instituições que são de todos, apropriadas embora por aproveitadores.

Não foi o que ocorreu, porém.

O Brasil só tem um meio de sair disso, a manifestação do povo pelo voto, que faça alguém ungido de legitimidade para travar a onda de abusos, prepotência e insensibilidade que nos tomou conta.

Não é difícil descobrir quem ainda pode ser esta reserva.

Não imaginei que na vida fosse voltar a viver o que, sem sucesso, viveu Leonel Brizola quando dizia ser um “não rotundo” a tudo o que se está fazendo com o Brasil.

Mas existe ainda um “não rotundo”, que esta gente não cessa de tentar destruir.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Sr.Fernando.A síntese do povo,que o senhor diz confiar para mudar o país,está posta em alguns comentários que postam nos blogs esses CIDADÃOS DE PRIMEIRA. Com esses,o que se vê,são os BOSTONAROS DA VIDA.

  2. O que mais me revolta e enoja, é ver que todos(TODOS!!!!) aqueles que vomitaram merda, tanto na câmara como no senado, a favor do impeachment, estão enfiados neste esgoto imundo de corrupção. Hipócritas e canalhas como cristovam buarque, hélio gambiarra, magno malta(de ladrões) entre outros, logo terão seu castigo. Podem esperar cambada de safados.

  3. Os canalhas quebraram as pernas da Petrobras, alavancadora do desenvolvimento econômico , quebraram as grandes empreiteiras, assim como numa avalanche arrastaram os empregos dos trabalhadores, agora estão indo para o fundo do poço toda a estrutura de serviços e a arrecadação dos estados . VIVA A RÉPUPLICA DE CÚRITIBA! VIVA O GOLPE E OS GOLPISTAS! VIVA A REDE gROUBO!

  4. Como esta Paula e esta Virginia só pensam com a bunda, não vale a pena responder às suas provocações. Não sei se é o caso de vocês, mas eu já não aguento mais a burrice dessas duas. Consultem um veterinário, pelo amor de Deus. E comam muita alfafa.

  5. É isto o que os nossos blogs preferidos, os “sujos”, precisam fazer. Deixar de se pautar pela tema “corrupção” imposto pela globo e a ela aplicável, para fazer uma cortina de fumaça que esconda nossos principais problemas: privilégios para rentistas e banqueiros como os juros estratosféricos, a mentirosa “dívida pública” (talvez, com muito favor, seja 10% do que é cobrado), a trilionária sonegação de tributos federais, o imposto de renda que penaliza os menores salários e poupa os maiores e não taxa a especulação financeira, e, consequentemente, gerando desigualdade, concentração de renda, desvio de recursos do Fundo da Previdência para, inconstitucionalmente, pagar os tais juros da “dívida”, falta de maciços investimentos governamentais mais necessários do que nunca, a necessidade de abolição de todas as políticas neoliberais fracassadas em todo o mundo, enfim fazer exatamente o contrário do que os economistas dos bancos e da mídia-empresa recomendam.

  6. Britão…. Corrupção tem que acabar mesmo… toda obra de construção, seja particular (prédios, condomínios….) ou pública, tem corrupção, favores, presentinhos etc. Que seja por medo das investigações que seja por qualquer outro motivo. Isso é algo de positivo da Lava-Jato. O tanto de prefeitos sendo presos também é um fator positivo. Agora realmente falta uma eficiência nesses trabalhos dos promotores falta. O projeto do Requião sobre abuso de autoridade ia justamente nesse sentido, de que para acusar alguém, prender preventivamente, tem que ter provas robustas (não meras convicções ou delações não homologadas e vazadas para a mídia), sob pena da punição pelo mau trabalho realizado.
    Agora o Lula não é o nome do momento não Brito. Tem que achar outro mais neutro, porém comprometido com o desenvolvimento e a ética.

  7. Em dez/2014 o Brasil tinha a melhor taxa de desemprego do mundo: 4.6%. Antes de Dilma tomar posse Aécio, Psdb, Eduardo Cunha e o Congresso pararam o Brasil e nochegamos ao caos e desmoralização mais completa.

  8. O responsavel primeiro e Aecio o canalha arrivista, pisador de calcinhas, canalha mimado, nao exitou, por vaidade e ambicaoao pelo poder, derrubar Dilma e com isso destruir as empresas brasileiras ocasionando o maior desemprego e recesao, disseminem o crime de Aecio contra os brasileiros e contra o Brasil aos eleitores , o mundo esta vendo enojado, atencao o desmonte foi grande, o caos esta ai, vamos as diretas JA!!! Passamos dos limites, avante DIRETAS JA ! ! !

  9. Diretas Já ??????

    E o levante ??

    A luta armada ????

    O povo nas ruas ???

    As barricadas ???

    O “brog” tá caidaço…

    Cade Lenita, Iskra, Danilo Singhen, Vargas, Luisa , Ernesto, Alisson, Klaus…

    Essa turminha era mais animada !!!

  10. A Oliveira, conta outra véio, não é a primeira vez que vc tem este tipo de “chilique” dizendo que vai ignorar os comentários de Virginia e Paula !
    O fato é que sua pseudo inteligencia não tem cacife para argumentar com as duas, tanto é que seus “comentários” se resumem apenas em agressoes sexistas e infantis !!
    Mas entendo o drama, é preciso ter um sentido na vida, e o seu certamente se resume em ficar postando suas abobrinhas aqui !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *