Economist: hegemonia da Globo não tem comparação no mundo!

Dia-nacional-de-lutas_Rafael-Stedile_0

Essa matéria da Economist faz algumas comparações arrepiantes entre o tamanho da Globo no Brasil e o tamanho das principais TVs norte-americanas.

Arrepiante por duas razões: 1) eu, que escrevo há anos sobre mídia, nunca tive acesso a essa informação; 2) agora temos noção melhor do papel nocivo da Globo na democracia brasileira.

A parte da reportagem que mais me interessou, como eu disse acima, foi a comparação entre Brasil e EUA, feita nos dois primeiros parágrafos. Eu mesmo traduzo:

Quando a Copa do Mundo começar no dia 12 de junho, dezenas de milhões de brasileiros irão assistir às festas na TV Globo, o principal canal aberto da televisão do país. Mas para a Globo será apenas mais um dia de grande audiência. Não menos que 91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, passa pelo canal durante o dia: o tipo de audiência que, nos EUA, acontece apenas uma vez ao ano, e apenas para o canal que ganha o direito, naquele ano, de exibir o Super Bowl, o jogo dos campeões do futebol americano.

A Globo é certamente a empresa mais poderosa do Brasil, dado o seu alcance em tantos lares. O seu concorrente mais próximo, a Record, tem uma audiência de apenas 13%. O canal de TV mais popular dos Estados Unidos, a CBS, tem apenas 12% da audiência durante o horário nobre, e seus principais concorrentes oscilam em torno de 8%.

(…)

Em outro trecho da matéria, comenta-se o poder da Globo de moldar comportamentos no Brasil. “Seus programas também moldam a cultura nacional”. Não é assustador que esse poder fique concentrado em mãos de uma só empresa, de uma empresa que, por sua vez, consolidou-se na ditadura e que uma postura fortemente partidária e ideologizada?

A revista comenta que, em outros países latino-americanos, como na Argentina e no México, os governos estão combatendo o excesso de poder da mídia, mas o “governo brasileiro é mais dócil em relação aos proprietários de mídia”.

Repare que a Economist não faz qualquer reparo “antibolivariano”, tanto que ela toma o cuidado de citar um governo de esquerda (Argentina) e um de direita (México).

E aí, Dilma, agora entende porque precisamos de uma lei para dar fim a esse monopólio? A hegemonia da Globo já está causando estranheza internacional!

O mundo está olhando mais para nosso país e uma das coisas que o tem surpreendido negativamente é a concentração midiática, que é uma faceta de nosso atraso cultural e político.

Afinal, queremos ou não ser um país democrático?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. É claro. Já passou da hora .é questão de democracia,de segurança nacional,de educação nacional. Ótimo Fernando Brito,aliás como todos os artigos do seu Blog

  2. É inacreditável a covardia do governo e do PT em enfrentar seus inimigos. Acham que os pobres e a nova classe média vai os eleger para sempre. Estão muito enganados. Esses que agora ascendem nas escalas sociais, vão repetir os mesmos erros e preconceitos da atual classe média alienada e manipulada. Estão começando a acordar, mas tarde.

  3. Não assisto TV,não ouço radio,nem leio jornal,me faz mal,minha única fonte de informação e’ internet,e minha terceira visão…
    a terceira visão e’ aquela que ve você, o antes o agora e o depois,
    eu não preciso de nada,nem para me distrair,minha distração sou eu…uma distração sem perder o prumo !

    1. Diversão! ver uma pessoa se desequilibrar e cair e’ diversão?
      da audiência ? bizarro…
      se existe alegria quero alegria, verdadeira…
      se existe paz,quero paz celestial,e se existe amor,quero
      true love e isso se chama não ser manipulado.

  4. A presença nociva da Globo ao Brasil começou lá atrás com seu envolvimento carnal com o Golpe de 64 e a Ditadura. A Ditadura pode ter acabado, mas não o poder da Globo sobre o Brasil que, ao contrário, se fortaleceu. Quando esse poder esteve ameaçado, no governo Collor, ela entrou na linha de frente para sua cassação. Depois, sua soberania incontestável foi abalada com a queda dos tucanos e o seu poder voltou a ser ameaçado. Já faz quase 12 anos que a Globo tenta voltar ao poder, mas, já não está tão fácil como sempre esteve. A Globo tem muito, infinitamente mais que os seus concorrentes, mas não basta, A Globo quer tudo, pois, sem o completo controle do poder político tudo fica instável, sujeito ao recrudescimento da democracia e, pelo que se viu nos últimos 50 anos de história do Brasil, os únicos que poderiam radicalizar a democracia seriam os atuais governantes. Com eles, paira a possibilidade de a Globo deixar de deitar e rolar sobre o Brasil.

  5. Estou desanimando, o poder econômico é muito grande, a midia pertence a esse poder. O governo não ajuda (Bernardo e Cardozo). O meu poder de convencimento é muito menor que a telinha, mas não posso recuar, acho que viramos personagens quixotescas.

  6. ENQUANTO O PRINCIPAL PARTIDO QUE EQUILIBRA O JOGO DO PODER NO BRASIL MANTIVER A FORCA, EH O CASO DO PMDB, JAMAIS TEREMOS UM LEI DE REGULACAO MIDIATICA. EXISTE UMA LUTA FRATRICIDA NO INTERIOR DA ATUAL COLIGACAO GOVERNAMENTAL, POR ISSO O INTERESSE, MESMO QUE TARDIO, DE UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA PARA REFORMA POLITICA. OS MARINHOS SAO DONOS DE UM OLIGOPOLIO QUE TEM COMO ASSOCIADOS OS MAIORES PARTIDOS DE CENTRO E DE DIREITA, REPRESENTANDO MAIS DE 70% DO CONGRESSO NACIONAL. NESSA CONJUNTURA QUALQUER TENTATIVA DE REFORMA ABRIRIA A CAIXA DE PANDORA DO GOLPISMO DIRETO. EXCETO SE NUM SEGUNDO MANDATO O PT ASSUMA O RISCO POLITICO E RADICALIZE. ACHO IMPROVAVEL.

  7. FALAM da covardia do PT,mas é o único que pode mudar o poder da globosta,a chance é esta,chega de acreditar nesta mídia cafajeste,que atua contra o PAÍS.R

  8. Acho muito estranho que esse tipo de “denúncia” apareça justamente na revista The Economist, de claríssimo pendor neoliberal. Não sei a que se pode atribuir esse tipo de preocupação da revista com o excesso de concentração existente na mídia brasileira. Mas, com certeza, não é por zelo democrático, nem por sincera vocação igualitária ou popular que faz essa matéria expondo os desmandos da Globo, no Brasil. Será que seus clientes/admiradores têm algum interesse em disputar o mercado de mídia brasileiro, caso venha a ocorrer uma regulamentação no futuro?

  9. Sempre observei e observo o predomínio da Globo, como sempre estou atenta à sua programação procurando sempre as entrelinhas e mensagens subliminares. Procuro alertar quem posso através do facebook ou outros contatos. Acho que tudo o que aconteceu em junho de 2013 teve a colaboração desta emissora e tenho consciência que diuturnamente ela domestica ao seu bel prazer e conveniência, os telespectadores mais desavisados. Só tenho uma esperança: é que o Brasil por ser um País multicultural e plural, as mensagens serão interpretadas de diversos olhares e assim não se consegue a unanimidade, isso sem levarmos em consideração que muitos não conseguem nem entender certos diálogos e temas dos telejornais(infelizmente por pouca cultura) e os mais esclarecidos, muitas vezes procuram outras informações para cotejar.Quanto a programação em geral é de um conservadorismo sem precedentes, pouco aprofundamento para assuntos importantes e uma ovação constante ao american way of life e aos EUA. Isto é inadmissível para o cidadão brasileiro consciente e que se respeite.

    1. Rita
      Não foi só a GLOBO, a BAND e a RECORD,através de alguns de seus apresentadores também colaboraram para insuflar os atos violentos.

  10. Tudo que foi falado é verdade. Porém, é verdade também que o PT quer se tornar o único controlador da opinião pública no Brasil. Da mesma forma, eles usam do poder econômico para se perpetuar no poder e se instalar uma nova ditadura no Brasil. A dutadura Petista. Que já controla os sindicatos, os mivimentos sociais, o Congresso, a Justiça (vide a pressão no Presidente do STF, até ele pedir para

    1. Mentira. PT não quer controlar nada. E não controla sindicato, nem movimento social, nem Congresso (!), muito menos Justiça (!).

    2. Joseval, sinto dizê-lo, mas você está delirando. Ou não entendeu ainda a realidade que se oculta por trás do discurso enviesado da direita hidofóbica ou, pior, está a escrever aqui a soldo dos manipuladores de mentes. Não sei o que seria pior.

  11. Quem sabe essas informações contribuam para que a regulamentação e a democratização da mídia constem nos programas de governo dos candidatos, e sejam tema da campanha no horário eleitoral, e nos debates e entrevistas dos candidatos. Os empresários da mídia não podem continuar agindo à margem da lei, manipulando as notícias conforme seus interesses políticos e financeiros, deseducando a população, destruindo a cultura, as famílias, a juventude, incentivando o consumismo, o individualismo e vícios, incitando protestos, incutindo o analfabetismo político e o pessimismo. Até a economia do país é prejudicada com a politicagem da mídia, pois as empresas deixam de investir, contratar, crescer. Para o Brasil continuar a desenvolver sua economia e a democracia, é preciso que a Constituição seja cumprida em todos os capítulos que tratam da mídia e que sejam criadas regras claras e definidas dos direitos e deveres das empresas e profissionais de mídia.

  12. Não há mais o que comentar sobre a Globo! Ela significa o atraso e a miséria econômica, política, cultural e social do povo brasileiro que, infelizmente, não consegue perceber o quanto esta empresa e seus proprietários, os irmãos Marinho (João, Roberto e Irineu), são responsáveis por nossas mazelas, pois se nutrem delas para ficarem cada vez mais ricos. Não é à toa que são os mais ricos do Brasil. A fortuna desta família Marinho, dona da Globo, foi e continua sendo feita, sugando o sangue e suor do povo brasileiro. Enquanto esta empresa existir, o Brasil, jamais chegará a ser um país justo e democrático, ao contrário, quanto mais ela cresce mais nos parecemos com uma sociedade de castas, onde poucos podem tudo e milhões são privados de tudo!

  13. Ainda lembro da propaganda cínica que a globo fazia nos anos 80, regozijando-se dos quase 90% de audiencia, ainda que conseguido através de concorrencia desleal!

  14. Não adianta ficarmos lamentando. Tudo bem, temos que ter a consciência que temos que fazer a lei de regulação e democratização da mídia. Nossa missão agora é reeleger Dilma. se possível no primeiro turno. Não bastando isso, votar também de ponta a ponta nos candidatos do PT. Diante disso, ano vindouro vamos nos organizarmos para a grande tarefa que nos espera, a regulação e democratização da mídia. Hoje eu só me informo pelos blogs progressistas. Jornal na TV, só o jornal da TV Brasil, o chamado Repórte Brasil, que vai ao ar, todos os dias às 21 horas. É um bom jornal. Recomendo a todos!

  15. Demais estranho, é o não reconhecimento do POVO Brasileiro, por saber que tem pouca opção, quando entra na TV para distrair-se…

  16. O brasileiro e sua crença na “imprensa ética, factual e apolítica”

    sab, 07/06/2014 – 12:20 – Atualizado em 07/06/2014 – 16:28

    Sergio Troncoso

    “A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.”
    – prof. Andrew Oitke, catedrático de Antropologia em Harvard

    O grande problema que vejo nessa questão sobre como a mídia age, é constatar que o brasileiro médio acredita que ela é isenta, “fiscaliza” o governo, quer o bem de toda sociedade, e é imperiosa para a democracia. O paradigma é o jornalismo americano!
    (…)
    Eu acredito que o papel da imprensa enquanto agente de informação possível, voltado realmente para a cidadania, ciência e entretenimento, só se dará com pulverização, ou seja, fim dos oligopólios, monopólios, fim da propriedade cruzada, e uma lei de direito de resposta clara e rápida (aliás o capitalismo também fica melhorzinho assim).
    O jornal PODE E DEVE ter opinião, isto deve sempre ficar claro, mas meu texto é crítico ao leitor médio que PENSA que as notícias que lê são a mais pura expressão da verdade, mas NÃO SÃO. O brasileiro médio acredita na “imprensa isenta, factual e apolítica”, um condicionamento adquirido em virtude do analfabetismo funcional e ausência de senso crítico do populacho mediano. O leitor brasileiro precisa elevar seu grau de senso crítico (e isso é difícil sem a já famosa educação), parar de acreditar em lorotas e meias verdades.

    (…)
    O ideal é que se vá desde a “grande” imprensa, até a pequena como os vários blogs existentes na internet, que são pouco produtores de conteúdo, visto não disporem de grandes recursos financeiros, mas muitas vezes conseguem “furar” o pensamento único da velha imprensa, com “checagens” e pesquisas facilmente acessíveis após a “abertura da caixa de pandora” efetuada pela reportagem “com viés”. Quer seja, é sempre necessário checar outras fontes e ângulos, ouvir a outra parte DANDO O MESMO ESPAÇO, etc.
    Enfim para que se alcance um bom grau de progresso cidadão e civilizatório no Brasil, é necessário que se desenvolvam políticas públicas educacionais que vão além da escola voltada para o mercado, com o devido reforço nas disciplinas da área de humanas tais como filosofia, história, sociologia, antropologia, e a devida “polida” no português, principalmente aprender a interpretação de textos. Sei que os “tecnicistas” torcem o nariz para essas ideias, mas conheço ótimas pessoas com sólida “formação técnica”, talvez acostumados demais com pensamento cartesiano, que não fazem a menor ideia do quanto são enganados por “verdades” de mentira.

    Por Sérgio Troncoso

    FONTE: http://jornalggn.com.br/blog/sergio-t/o-brasileiro-e-sua-crenca-na-imprensa-etica-factual-e-apolitica

    ou aqui:
    http://jornalggn.com.br/blog/sergio-t/o-brasileiro-e-sua-crenca-na-imprensa-etica-factual-e-apolitica

  17. Amanhã é dia do Faustão. Será que os brasileiros ainda vão continuar dando aquele lixo, que sequer serve para ser reciclado?

  18. Queremos ser um país democrático. Se o os governos Lula e Dilma tivessem tomado algumas medidas para democratizar as comunicações no Brasil, inibindo constitucionalmente esse monopólio mafioso da famiglia (redundância) Marinho, hoje não haveria tantas críticas nos meios de comunicação do Brasil, que acabam emperrando o desenvolvimento da nossa economia e de nossa democracia.

    Que venha a Ley de Medios e a democratização das verbas da SECOM

  19. A questão é que Dilma achou que poderia conviver com a mídia mesmo com algumas críticas, mas o PIG, principalmente a Rede Globo, está fazendo tudo que pode para derrotá-la e dá a vitória ao Aécio. Todas as obras que ela tem inaugurado, o PIG faz questão de frisar que estão inacabadas. Alckmin mesmo com o propinoduto e seca do cantareira que vai levar milhões ficar sem água, sempre foi dado o espaço para que ele pudesse se defender. A corrupção foi o cartel de empresas e ele foi a vítima; a falta de água ele tem feito de tudo para evitar e a culpa é de são pedro. Tanto foi brindado que aparece super bem nas pesquisas. Espero realmente que o PT acordou, pois depois não adianta reclamar do leite derramado.

  20. Acho que a Vania Cury em seu comentário
    07/06/2014 às 3:48 pm matou a charada…
    Logo vindo da Economist neo-liberal… Na matéria é citada a batalha dos dois G’s Google x Globo pela publicidade e quem aqui acompanha futebol lembra do episódio em que a FOX “varreu” o mercado comprando tudo que era direito de transmissão de esportes para lançar o seu canal FOX Sports. Resultado: Sportv da Globo ficou a ver navios e as operadoras de tv a cabo fecharam o cerco na Fox que ficou sem canal disponível. Chegou ao ponto da Libertadores começar o campeonato e os torcedores ficaram sem ver vários jogos até a resolução do impasse. Mercado externo tá crescendo o olho no mercado publicitário brasileiro, talvez esse seja o caminho pra regulação ganhar força.

  21. Joseval, a direita facista esta tao equivocada que começa a se perder em seus proprios dominios, faz exame de conciencia e ve onde o pt nao respeitou direito de propiedade desses tubaroes da midia esses mesmos que sao donos do criança esperança, alhas conheces algum projeto em algum lugar dessa gente se divulgado nunca foi visto portanto nao fales inverdades que voce ficara igual a eles, agora na copa voce vera que significa monopolio da midia.

  22. Fernando, o maior problema que a DILMA enfrenta hoje em dia no PT e nos partidos da base aliada é o famoso “grupinho” de “filhos das putas” que traem e ainda impedem a presidenta de adotar quaisquer medidas punitivas contra essa “imprensa criminosa”. Só a Dilma não sabe que esses canalhas são muito bem pagos pela DESORGANIZAÇÃO ROUBO DE SONEGAÇÃO para facilitar os ataques mentirosos contra o governo federal. O que mais entristece os brasileiros honrados é saber que esses bandidos vão continuar recebendo valores bilionários do governo federal para destruir o Brasil. Por que não investir nos blogs sujos que hoje atuam como verdadeiros cães de guarda do governo federal mostrando na rede social o lado verdadeiro das mentiras inventadas nos telejornais? O TIJOLAÇO deve continuar enfrentando essa rede de prostituição comandada pelo inimigo nº 1 do povo brasileiro, sem medo de represálias. Avante Brasil!

  23. Pelo que já li, é proibido parlamentares serem donos de empresas do ramo e é o que há em quantidade nesse país. Acabando com essa bagunça e cassando essas licenças já seria uma melhora substancial e quando não existirem políticos donos de tvs e rádios, talvez uma Lei de Mídias de vergonha vigore nesse país.
    Que isenção de notícias podemos ter se um político é retransmissor da Globo, outro da TVS, outro da Record, etc, etc, e ficam revezando o poder nos Estados e Municípios do país, enganando o povo que está havendo mudanças e o que perde hoje, no próximo pleito volta ao poder.
    O que não falta nesse país são leis, o que precisa é ser cumprido as ditas cujas.

  24. AGUARDA-SE COM URGÊNCIA QUE A PRESIDENTA DILMA, O EX-PRESIDENTE LULA, O PT, PARTIDOS ALIADOS E GRANDE PARCELA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, LEVEM A SÉRIO ESSE PROBLEMA. A GLOBO DEVE SER FLATIADA EM PEDAÇOS FEITO TORTA DE CHOCOLATES. é PRA JÁ, POIS NÃO SUPORTAMOS MAIS AS MENTIRAS DITAS POR ESSA EMISSORA TRANSFORMADA NO PIG (PARLTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA).

  25. o mais triste é que se em um governo de centro esquerda nao se fez nada contra um descalabro desses, imagina se a direita voltar ao poder; nao da pra entender a covardia do pt frente a midia.

  26. Se o Brasil não tivesse assa bosta de Globo já seriamos a segunda economia do planeta esse cirquinho custa caro pro Brasil.

  27. um dos comentários do artigo no Economist me chamou a atenção. Diz assim (perdoem a tradução):
    “o Brasil está preso num problema clássico de lobbying/logrolling nesse assunto. As corporações de mídia estão aí desde antes da atual constituição e estabilização econômica/política. A presente situação faz com que seja muito improvável que qualquer lei regulatória possa ter qualquer chance de florescer. Alguns grandes diários nacionais e revistas, mais a sempre presente TV Globo, fazem todos os esforços para relatar qualquer medida neste sentido como censura velada vinda dos legisladores eleitos democraticamente. Desde que alguns dos países vizinhos aprovaram algumas leis indiscutivelmente legítimas neste sentido, não fica tão difícil tornar isso um caso de hispanicização do Brasil (o grande temor das elites brasileiras desde a independência do país), argumentando que a regulação da mídia encurtaria a distância entre o país e Argentina, Venezuela e Cuba.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *