Editorial: a oito dias da eleição, voto útil é só Haddad

É hora de tomar posição.

Quando o relógio virar, à meia-noite, faltarão apenas oito dias para o primeiro turno das eleições.

A esta altura, só quem acreditar em manipulações da mídia ou em epifanias – concedo esta ao simpático Cabo Daciolo – pode achar que não vamos a um segundo turno entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.

Seria bom se fossem outros os contendores, tanto pelo debate que o país poderia fazer quanto pelo fato de que nenhum resultado seria catastrófico como seria a eleição de um fascista para o comando do país.

Precisamos levar Bolsonaro a uma derrota no primeiro turmo, ainda que não definitiva.

Ele está deixando claro que pretende se declarar “vencedor moral” da eleição e recusar o resultado das urnas.

Esperar que uma demolição moral de Bolsonaro, pela mídia, vá retirá-lo do segundo turno não é apenas acreditar que o império de comunicação tenha um poder que já não mais tem, mas é também aceitá-lo, legitimá-lo e acumpliciar-se a ele.

Temos nós que retirá-lo, se não do turno decisivo, ao menos da liderança no primeiro turno.

O Brasil não merece que, nele, saia vencedor um fascista, um monstro, um neandertal da política.

Sim, não fomos nós que o criamos. Foram os Moro, os Dallagnoll, os amestrados da mídia.

Mas eles não podem, mesmo com suas caras de críticos cínicos, impor aos brasileiros a mácula de terem deixado um monstro chegar em primeiro lugar, mesmo que provisório, num processo eleitoral.

O voto útil, agora, é pela derrota do fascismo, já, ainda que não tenhamos forças para fazê-lo definitivo, do fascismo, da barbárie, da selvageria.

Ele não, definitivamente não, pode ter o laurel de uma pequena vitória temporária.

E, está claro, só há um voto que se pode dar para que isso aconteça.

O voto em Fernando Haddad é o gesto de civilização.

Qualquer outro, ainda que por ilusão, beneficia a barbárie.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Ótimo texto, caro Fernando Brito !
    Precisamos dessa vitória no primeiro turno.

  • Fernando Brito um Brizolista da velha e boa cepa original ao dizer isso está como fosse o grande Leonel dizendo não temos de derrotá-los, apenas, temos de esmagá-los física e moralmente nas urnas sem qualquer espaço para contestação! Haddad contra o fascismo e contra o neoliberalismo HADDAD presidente! Urgente!

    • Mas, pra sepultar esta cambada de escroques temos que eleger Haddad logo no primeiro turno. Exatamente para não deixar uma nesga de esperança para estes cretinos.

  • A ex-“grande Imprensa” tenta forçar Ciro no 2º Turno, já que picolé tucano derreteu.
    Nos 22% de Haddad faltam 7% dos 29% do eleitorado Petista e 19% pros 41% de Lula.
    Haddad tem que vencer o 1º e chegar no 2º com diferença bem acima da “margen de erro”; para superar a fraude nas apurações. Cadê o Vox Populi?

    • O Capital financeiro nunca vai engolir Ciro, o único que se posiciona claramente contra seus interesses. Não seja inocente, o PIG não abandonou o Alckmin. Lembre-se de Aécio em 2014, lá embaixo. Os canhões começam a disparar agora.

  • Assim como há duas semanas o Vox Populi já cravava 22% para o Haddad e hoje, finalmente, o mais manipulador instituto de pesquisa o Datafalha chega com tamanho atraso ao mesmo resultado. Agora teremos que esperar o próximo Vox Populi para saber o real patamar de Haddad, já que não é possível que de lá para cá o petista tenha estacionado nos 22%,

  • O Ciro ainda pode se reabilitar de alguma bobagem que tenha dito. Pode ter a inteligência de reconhecer a derrota e pedir que seus eleitores votem em Haddad, para que o país não passe este vexame de ter Bolsonaro como vencedor no primeiro turno. Será um gesto correto e adequado.

    • Problema é q quanto mais ele abaixa mais sua bunda suja aparece. Será difícil até ser respeitado ou inspirar confiança depois dessa lambança inútil e burra.

  • Os moralistas sem moral que criaram o Bozo no fatídico dia que derrubaram uma presidente legítima, Dilma. Mas , com tudo que fizeram com Lula . A extrema direita vai perder para a democracia do PT.

    • Bolsonaro foi o culpado pela identificação dos militares em geral como sendo fascistas. Haveria hoje um Partido Militar, que seria de orientação fascista. Depois dessa eleição, militar corre o risco de ser sinônimo de fascista. Isto é péssimo, porque a família que quiser colocar o filho na carreira militar, sentir-se-á como se o encaminhasse a uma espécie de seita de ocultismo à margem da urbanidade da vida social. Uma coisa meio escondida. Não queremos isso. Precisamos de um país onde os ingressos no serviço militar frequentem os ambientes sociais com tranquilidade e normalidade, e não para serem vistos como membros de grupos políticos radicais e antissociais.

  • Outra reflexão que não quer calar!

    "Cês" notaram que as acusações contra o clã do 'coronel' Cirão 'vazaram' para debaixo dos tapetes persas do Projac do plim plim?
    Aí tem "conchavo premiado"! Ah se tem!
    Tentativa de encontrar a terceira via, o inimigo a ser destruído é o PT e o eterno presidente Lula!
    Cirão com a tese do controle remoto é muito melhor do que o sapo barbudo!

    • ... Eu estou (pre)ssentindo que seremos roubados "direitinho"!
      Estamos caindo na farsa da eleição "que nem patinhos amestrados"!...
      EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS - nos quais "as instituições funcionam que é uma beleza"!
      Parece que a empresa de Informática do TSE tem 'treta' com o esposo da norte-americana e procuradora geral do golpe vagabundíssimo, a tal Dodge do escurinho do Jaburu do mafioso vampirão usurpador mimiSHELL!...

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      Fraude eleitoral: partes da máfia, STF e PGR fazem confissão ao mentirem para negar impressão do voto

      7 de junho de 2018

      (...)

      FONTE: https://duploexpresso.com/?p=94600

      • Tretas, fraudes, conspirações e retirada de tapete na marra fazem parte da rotina política de direita no Brasil de sempre. Esse papinho cansativo dos estressados e agora tbm do radical e extrema esquerda Rui Pimenta precisa ser estancado pq é feito de argumentos tacanhas, parciais e limitados. Nem falo das fofocas, cansativo. Lula e Haddad sabem q andam sob areia movediça e por isso mesmo continuam a empurrar os golpistas para a parede. O jogo é sujo e violento. Não é pq Lula e Haddad não gritam q suas armas sejam menos afiadas. Não, NÃO, a direita não é mais esperta, ela tem só muito mais dinheiro e está do lado dos donos do mundo (+facil e confortável). A esquerda dos 'pts' é fruto de vitórias e derrotas, de erros e acertos, mas acima de tudo de muita luta e resiliência do LULA e tbm do PT. Ainda bem, pois essa lamúria de 5a coluna de alguns já deu, azedou... O importante é não recuar e continuar, assim como Lula e Haddad fazem. Agora, esses q se promovem graças ao prestígio de Lula terão seus dias contados - passarão - enquanto a luta do PT e do Lula ficará.

Related Post