A elite cansou da democracia

A história, se não é sempre a mesma, é bem semelhante.

O Brasil vive ciclos: sai das ditaduras, com o apoio da classe média, e experimenta a democracia mas quando esta começa a se aprofundar, um pouquinho que seja, no sentido de trazer as massas populares para a cena política, ela – a começar pelas elites que a balizam – “cansa da brincadeira”.

O povo é, para ela, um amor fugaz.

E, como tantas vezes na nossa história, a “corrupção” e “o populismo” são os motes aos quais se agarra para promover o “fechamento” político  que, por pruridos progressivamente abandonados, recusam-se a confessar ser seu interesse.

Foi assim com a UDN e seu “mar de lama”,  levando Getúlio à morte e, depois, sua recusa em aceitar a ascensão de JK; foi assim na derrubada de João Goulart, o “comunizante”, é agora assim com Lula.

Os núcleos decisórios do país mal disfarçam sua alegria.

A bolsa dispara, o dólar despenca, os apresentadores da Globo e de seus satélites contém a custo os seus sorrisos.

Afinal, a “eleição” no Judiciário é feita somente com eleitores bem-postos, bem vestidos, bem morados e bem pagos.

Essa é a democracia ideal, aquela onde os pobres não votam e obedecem, porque decisão da Justiça não se discute, ainda que ela lhe tire o direito de votar e três homens só vejam completa perfeição onde centenas de juristas, professores e advogados de grande reconhecimento encontraram centenas de vícios.

Completa perfeição? Que digo eu? Os únicos “defeitos” de Moro foi dar a Lula “apenas 9 anos e meio” e o elevaram para 12, e castigar demais na primeira sentença  os empreiteiros corruptos, que ganharam um “abatimento” substancioso em suas penas e o direito de irem já para casa, com suas tornozeleiras, que já-já lhes tiram. Para Lula, cana o quanto antes.

A fala inicial do relator João Gebran reclamando do uso da expressão “tropa de choque” é irônica, porque acabou narrando o comportamento de três “julgadores” que pensaram de forma absolutamente igual sem um milímetro de divergência, como num ensaiado passo de ganso sombrio, e passo rápido, com um placar que ajuda ao máximo a exclusão de Lula do pleito.

Há, porém, um efeito que se volta contra ela própria quando cede ao autoritarismo por cansada da democracia.

É que o apetite autoritário não tem limite e os cães ferozes acabam saindo de controle. Excluíram o povão em 1964, mas quatro anos depois foi ela, com seus filhos, seus jovens, que caíram aos dentes mortais da ditadura.

Talvez fosse bom que lembrassem que a história dos povos, ao contrário de seu enfado pela democracia, não cessa de brotar, nem cansa de esperar.

Os milagres do povo são represáveis, mas não são contíveis eternamente . Como a água, encontram o caminho para o mar.

 

Fernando Brito:

View Comments (66)

    • Enquanto isso lá em Brasilia ,o Brasil dos delinquentes continua seu curso.

      SITE CONJUR
      --------PGR pede arquivamento de inquérito contra José Serra por prescrição------
      Refere-se a delação da JBS ,mais uma vez o bandido tucano paulista sai limpo.
      BANDIDOS FDP!!!!!!!

  • A maior farsa judiciária que presenciamos foi visto em Curitiba e hoje em Porto Alegre, superou a do mensalão que foi o início da fagulha cujas chamas devoram nosso país, mas podem esperar o Brasil não se governa sem povo.

  • A CASA GRANDE MANDOU, OS JUIZES CAPACHOS OBEDECERAM E ASSIM O GOLPE VAI SE CONSOLIDANDO-

    • Arnestinha Pederasta
      Você se acha muito engraçadinha. Você não passa de um monte de BOSTA, sem a mínima graça.
      Você repete essas MERDAS de “comentários” até a exaustão.
      Mude o disco filha da puta !
      Eu quero é sua mãe ou sua mulherzinha. Fale com elas que estou MORRENDO de saudades. Da suruba então!
      Cadelinha vadia.
      Xibunguinha.

  • Sr.Fernando.Se ler o que posto aqui,espero que espalhe.Enquanto uma Assembléia Constituinte não criar " OUTORGA " para o JUDICIÁRIO,ou seja,VOTO,o JUDICIÁRIO que foi criado pelos antigos povos,para PROTEGER AS MINORIAS RICAS E PRIVILEGIADAS, e somente existe para isso,nós vamos com frequência,assistir aqui e acolá,fatos que estamos a vivenciar.A única maneira de colocar freios nessa "CASTA"de serviçais dos RICOS.Nos dias atuais,da BURGUESIA.E naturalmente com os apoios dos SERVIÇAIS HISTÓRICOS DOS BURGUESES,os PEQUENOS BURGUESES, que preferem se auto denominar CLASSE MÉDIA, termo derivado de MEDIOCRIDADE.

  • Pessoal, não sejamos tão dramáticos. Vejamos o lado bom da coisa. Parece que vão até deixar o Lula pedir música no Fantástico.

    • Tua mãe respondeu se me faz no fiado hoje?
      Agora é a vez do bolsoasno, trouxa!

    • Arnestinha Pederasta
      Você se acha muito engraçadinha. Você não passa de um monte de BOSTA, sem a mínima graça.
      Você repete essas MERDAS de "comentários" até a exaustão.
      Mude o disco filha da puta !
      Eu quero é sua mãe ou sua mulherzinha. Fale com elas que estou MORRENDO de saudades. Da suruba então!
      Cadelinha vadia.
      Xibunguinha.
      Putinha !

    • Lula cometeu um grande crime, sem dúvida: deu dignidade à gente pobre desse País rico e tão sempre expropriado por uma elite quase tão rica quanto burra e irresponsável.
      Já os Asnestos da vida, os Kissó Kevara e outros desse tipo, realizam seus sonhos de consumo: ficar de quatro para serem alegremente estuprados três vezes por dia.
      Parabens. Vocês estão em vias de conseguirem.

    • Ué, desornesto? Deciciu não repetir aquele seu bordão de que o povo é burro e por isso não pode decidir? Mas é justo sobre isso que trata esse artigo do Brito! Sua chance de tentar mais uma vez expressar sua opinião classista, atrasada e preconceituosa! Sabemos todos como você gosta de fazer isso, não te furtes deste eterno prazer mesquinho!

    • Fico em dúvida. Seria o Ernesto um provocador barato ? Ou, um sujeito gozador ? Daqueles que tem o verdadeiro prazer (orgástico) em ver os outros com raiva dele para ele se sentir bem. Isto é uma forte característica em pessoas perversas. E aí, Ernesto ? Revele-se mais pessoalmente, é muito fácil fazer o que faz. O que isso tem de construtivo ? Este modo seu é para esconder alguma profunda frustração ? Fique tranquilo (ou nervozinho), você não me atinge, imagino-o um gozador perverso.

  • Bom genta, tá liberado, quem quiser ter um apartamento é só ir visitar, depois pedir na justisssa a propriedade do mesmo, não tem como perder, está criada a jurisprudência. Vamos lá, se muita gente fizer isso como é que o judiciário vai agir.

  • Fernando Brito: esta é a data do novo AI-5. Este é o AI-5 do golpe de 2016.

  • O pior é o PT, sindicatos, Lula e Dilma, continuarem a dizer: "vamos continuar lutando,....blá, blá, blá." Será que ainda não perceberam que tem que mudar a estratégia? Será que tá tão difícil assim pra entender que a nossa direita, os EUA, os bancos, etc, tomaram uma decisão de varrer da vida política o Lula, custe o que custar? Tá difícil perceber? Então, continuar lutando da mesma forma é burrice. Temos que radicalizar, ir pra rua todo dia nas fábricas, mercados igrejas todo lugar e tentar acordar esse nosso povo tão dominado pela mídia. Tem que se iniciar greves sem parar. CUT!!!! ACORDA!!!! O barco tá afundando e vocês estão vendo a orquestra?

    • E eles vão prender o Lula. Vão acorrentá-lo igual ao Cabral para os marinhos festejarem com o mais nobre dos champanhe.
      Não é possível que não se faz nada de diferente nesta luta histórica. A coisa começou com o mensalão, não conseguiram um moro na época, por isso o jb sumiu. Agora conseguiram.

  • ... citando o filósofo Jose Ingenieros, "ReunÍ (no imperativo) mil gênios em um concílio e tereis a alma de um medíocre."

    - ou ainda Nelson Rodrigues, quase parafraseando o filósofo argentino: "Toda unanimidade é burra!"

Related Post