Hoje, mais cedo, escrevi aqui sobre a matéria da BBC dizendo que a China quase “desistira” do Brasil como destino de seus investimentos, dizendo que era apenas mais uma da linha “o Brasil acabou” que a mídia gosta de publicar.
A informação é, simplesmente, “uma furada”.
Em poucas horas, via blog Contexto Livre, chega-me a matéria reproduzida na ilustração do post. É do jornal português Expresso , edição de anteontem, e dá conta que o aprendizado de português se tornou uma das coqueluches entre os jovens chineses, que entendem que o domínio de nossa língua é uma grande oportunidade profissional, pela crescente importância do Brasil para a China.
A menos, claro, que essa demanda esteja sendo provocada apenas pelo interesse em Portugal, cujo PIB é menos de 10% do brasileiro.
O tamanho disso? Na matéria, estima-se que 28 instituições de ensino estejam formando 1350 estudantes chineses para, essencialmente, lecionar português e que, até 2018, haja 5 mil estudantes de português no país.
Já o ensino de mandarim no Brasil é pífio e quase que restrito a cursos particulares.
É assim que desistiram do Brasil?
18 respostas
Certamente o interesse dos chineses é por Brasil e Angola, não por Portugal.
O pessoal de Macau que ainda não desaprendeu Português agora ganhou um bom mercado de trabalho na China, o de professor de português.
Portugal já era! em África os costas largas do PALOPES é angola e Moçambique a economia de angola saltou, e atrai os investimentos da china, ate porque a china teve um papel preponderante neste crescimento porque a politica imediata do executivo proporciona um ambiente para seu financiamento. a corrida pelo recursos naturais ambiciona mas que muito as estratégia chinesas de se ter como uma potencia mundial, é assim que posiciona para quem quer mandar um dia o mundo, e de admirar este povo chinês que ate faz parte dos mais imergente ligar que nem França, Itália e Alemanha fazem parte
Acho que além do Brasil os chineses estão de olho na África Portuguesa, Angola e Moçambique principalmente. E é exatamente por isso que o Lulinha sabiamente fala sempre que não podemos tirar os olhos e os pés da África.
O lado ruim disso é que a China irá pressionar o Brasil para dar cada vez mais vistos de emprego para os chineses como já fez no passado. Ou seja, vamos ver cada vez mais postos de trabalho serem preenchidos pelos chineses, principalmente nos setores onde eles estão investindo pesado.
Se eles estão gerando os empregos, os quais não existiriam sem o investimento deles, qual o problema de uma PARTE dos empregos ser de chineses, enquanto a outra parte é nossa?
Continuamos ganhando, da mesma forma…
Quem tudo quer, tudo perde…
São várias as nações que falam o Portugues, não?
Falar o Mandarim é uma linha de ensino e vantagem
para nossos jovens. Mais emprego.. Basta levantar a
bandeira.
O Brasil está sob ATAQUE ! Grande parte da mídia internacional e nacional (faz diferença ?) declarou uma espécie de guerra de mentiras contra o nosso governo. O império quer a volta da mamata e nossa direita, como sempre, está do lado deles.
a verdade é que Portugal como pais pobre vale como investimento para a China que ja comprou mais do que a metade dos portos da Grécia para dominar o mediterrâneo. Portugal esta de joelhos e servira assim como a Grécia, de base para a China.
Deplorável,Dilma Bolada the best.
Se fosse Aécio Cheiradasso já teria os 500.000. Kkk!
Por que a base aliada não força a CPMI da PRIVATARIA TUCANA E DO PRINCIPE DA PRIVATARIA? Já passou de hora, o Brasil está esperando ansiosamente por essa CPMI.
Emerson, quase concordo. Só que em SP eles tem o Alckmin, nao podem perder MG. Aecio sai candidato em MG e se poupa da derrota, Serra sai candidato e perde como sempre, Alckmin entra com chances em SP. Danos menores pros tucanos.
O combate aos desmandos da Copa é uma luta da esquerda há muito tempo. O trabalho do Comitê Popular da Copa é um exemplo. Desqualificar o movimento só porque a oposição está se utilizando do fato, é ridículo.
Dizer que o investimento será restituído com ingressos pra Copa é o cúmulo da desinformação. Todo o dinheiro de bilheteria da Copa vai pra FIFA, que não botou um centavo em estádio. O fato é que a Copa, da forma como foi feita, foi um escândalo. Não precisa nem investigar pra ver o absurdo que são os novos estádios. Estádios bilionários pagos com dinheiro dos Governos Estaduais, que após o fim da obra, são entregues de mão beijada pra iniciativa privada. E de quebra, estádios descaracterizados e que estão elitizando o futebol brasileiro de forma criminosa.
O blogueiro acha que as desapropriações não merecem ser investigadas? Os contratos escandalosos de concessão dos estádios também não? As obras que terminam custando o dobro do preço original não merecem CPI? É a mentalidade eleitoral pra tudo. Pense como cidadão. Que ótimo que tucanos investiguem petistas e vice-versa. Assim é certeza de que todas as falcatruas serão reveladas. Deixar Tribunal de Contas investigar Governador e empreiteira só pode ser piada…
É claro! o volume de negócios cresceu principalmente para os PALOPES, angola é um exemplo destes investimentos, desde que alcançou a paz, o pais esta engajado na construção das principais infraestruturas, e parte dos investimento é financiado pela china. ela atua principalmente no ramo da construção civil telecomunicações e minas, e é tida como o primeiro financiador em angola. o executivo com os olhos e a gula em dar resposta recorreu aos rápidos financiamentos chineses. com isso o número de chineses a ir para lá trabalhar cresceu em números estrondoso, entende-se esta movimentação em massa, mas é de se compreender, podemos então dizer que para África PALOPES os olhos chineses estão para angola, Moçambique. e para américa com certeza o brasil países como sendo principais, duvido que Portugal representa o saciar dos olhos chineses. Compreende-se esta explosão de interesse por parte deles em aprender o português.
Td muito bem …..Apenas nao entendi o “é por Lisboa ?”…Será que os chineses só veem a Portugal por causa de Lisboa ..É que existem muitos Chineses no resto do país….O ensino de português explode entre chineses por causa do Brasil de Portugal (sim por Portugal) de Angola……..NAO É POR LISBOA NAO É POR UMA CIDADE SÓ…é por 1 conjunto de países que falam a nossa lingua…
Concordo com você. Se a China está interessada em ensinar a Língua Portuguesa não deve ser para investimento neste ou naquele país onde se fala português, mas sim no conjunto de países que falam o idioma de Camões.
Segundo alguns, o interesse é na África e não no Brasil.