Entrega da Embraer à Boeing foi ótimo negócio. Para a Boeing, claro.

Não é nenhum jornal esquerdista ou nacionalista. É a Bloomberg, publicada por O Globo quem oferece a explicação, sob o título ” Saiba por que a Embraer é tão importante para a Boeing”:

“O acordo da Boeing com a Embraer é estratégico para a empresa americana não só porque amplia sua presença no exterior como também porque permite à empresa entrar no mercado de aeronaves de médio e pequeno porte. Além disso, reforça sua posição para competir com a europeia Airbus, num momento em que o duopólio das duas gigantes da aviação mundial começa a sofrer concorrência de rivais de Rússia, Japão e China. Além disso, ao acrescentar os jatos da família E da Embraer ao seu portfólio, a Boeing aumenta o arsenal para sua mais recente batalha com a Airbus: o mercado de aeronaves de 100 lugares. “

Mas não para aí o diagnóstico da agência norte-americana de notícias econômicas. Segundo ela, “a Embraer trará para a Boeing uma expertise em engenharia que a gigante americana poderá usar no projeto de seu novo jato comercial de médio porte, apelidado por analistas de 797.” Ou seja: a tecnologia gerada no Brasil será “chupada” pela gigante para produzir jatos de sua própria linha e não do simulacro de “joint venture” anunciado com a brasileira.

 

No comunicado das duas empresas, fica claro de quem será o comando: toda a área de avisação comercial será entregue e comandada deste os Estados Unidos, como registra o comunicado à CVM:

“(…)a joint venture na aviação comercial será liderada por uma equipe de executivos sediada no Brasil, incluindo um presidente e CEO. A Boeing terá o controle operacional e de gestão da nova empresa, que responderá diretamente a Muilenburg [Dennis Muilenburg, presidente mundial da Boeing].”

E quais são as alegadas “vantagens” para a Embraer?Ah,aproveitar a “força de vendas” da Boeing… Num mercado concentrado como o de jatos, que tem uma ou duas dezenas de fabricantes, que adquire aeronaves em escala global e não por proximidade e em se tratando de uma  empresa como a Embraer, com duas décadas como player ( e bem sucedida) no mercado mundial de aeronaves isso é ridículo.

Ah, sim, aponta-se como vantagem também o acesso a crédito mais barato (dá para entender agora o crédito do BNDES à empresa?) e a força do potencial dos EUA ao estabelecer (para si) e recusar (para os outros) proteções alfandegárias na exportação/importação  de aviões…

Fez, claro, um aparente “cercadinho” para a área de tecnologia militar. Bobagem e fantasia. Tecnologia de aviação civil e militar não se separam plenamente nuncae o efeito será apenas de reservar um espaço para brigadeiros aposentados e para alguns promissores engenheiros do ITA,  que desenvolverão, como um segredo de polichinelo nas redes da empresa, seus projetos, peneirados pelos norte-americanos em tudo que lhes possa ser promissor (ou perigoso) em sistemas de aviônica.

A queda de mais de 14% das ações da Embraer registrada hoje, porém, tem menos a ver com o mau negócio para a empresa e para o Brasil e mais com o fato de que, como a negociação só será concluída no próximo ano e o TCU ainda não votou – recorde-se do que se publicou aqui, há quase um ano, quando Henrique Meirelles propôs, em setembro do ano passado  a autorização para vender a “golden share” da empresa – a capacidade de o Governo brasileiro entregar, por dinheiro, a possibilidade de vetar um acordo tão lesivo ao país.

Temer, porém, está agindo vigorosamente para acelerar essa decisão.

Afinal, não é todo dia em que se pode entregar 50 anos de investimento do país em criar uma bem sucedida indústria aeronáutica.

Uma bobagem, para um país que deve é plantar soja, apenas.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Geralmente os "liberais" inventam alguma desculpa esfarrapada para justificar o roubo do patrimônio público ou o corte de direitos... dessa vez nem se deram ao trabalho de inventar alguma desculpa esfarrapada...não há nada que justifique esse negócio.

    Daqui a pouco vão retirar Santos Dumont dos livros de história para colocar os Irmão Wright.

    • Pois é. Obviamente que não é crível o papo de que a parte de defesa fica de fora do acordo. Eles não dão ponto sem nó.

      • Isso tudo é papo furado... eles sempre arrumam um porém...

        1-EMBRAER PRIVATIZADA MAS... ainda será uma empresa brasileira e o maior acionista poderá ter no máximo 33% das ações para impedir monopólio.

        2-EMBRAER DEIXÁ DE SER BRASILEIRA E É ANEXADA PELA BOEING MAS... a parte de tecnologia ainda é de controle do Brasil.

        PRÓXIMO PASSO ÓBVIO:

        3-EMBRAER SE TORNA 100% BOEING E A NOTÍCIA SAI EM RODAPÉ DE JORNAL.

        Toda universidade pública brasileira tem curso de "Engenharia Aeronáutica"... esse tipo de custo e investimento nunca entra na conta ao vender a empresa. Agora os engenheiros brasileiros vão fazer o que sempre fizeram no Brasil: virar "peão de luxo" com toda tecnologia sendo desenvolvida nos USA e todos os cargos importantes ocupados por americanos idiotas.

        O dinheiro da venda da Embraer é irrelevante para a economia nacional.

        • A venda da Embraer é a prova definitiva de que o objetivo deste governo que aí está não é privatizar, mas sim, entregar. A Embraer já estava privatizada. A permissão de sua venda por uma merreca de dólares para uma empresa estrangeira foi um ato claro e limpo de anti-brasilidade e anti-nacionalismo, ou seja, de entreguismo. Poderia até ser considerado traição da Pátria.
          O maior problema desta entrega, a meu ver, é que tudo indica que a empresa que será criada para ser responsável pela área militar da Embraer não será totalmente brasileira. Foi anunciado e logo se calou sobre isso, mas parece que 20% da nova empresa militar, que deveria ser totalmente nacional, na verdade também pertencerá à Boeing. Com isso, não poderá haver nenhum segredo militar seu que possa ser guardado aos olhos gulosos dos americanos. E como a Boeing já anunciou que quer para ela o avião de transporte militar desenvolvido pela Embraer, o KC 390, que é o melhor do mundo em sua categoria, então ela vai, sim, ter este avião. Preparem-se para ver a Embraer ser empacotada e despachada para Seattle, nos EUA, sede da Boeing. Para quê vai servir doravante o Instituto Tecnológico da Aeronáutica? De que adiantou tanto empenho dos militares em que o país pudesse ter transferência de tecnologia de aviões de guerra que ele viesse a comprar? O país já não tem soberania para defender. Já não tem Amazônia Azul para defender, e em breve nem terá qualquer Amazônia para defender. Os militares, que poderiam ter vetado a entrega do país, não o fizeram, e agora não podem mais ser considerados nacionalistas. Brasil acima de tudo? Não. No Brasil ficará apenas uma saudade, que talvez nem na história oficial será registrada.

          • Essse militares canalhas nunca foram nacionalistas.São tudo quintas colunas uniformizados.Cadê aquele general lacaio agora para postar no Twitter contra isso?Quando foi para pedir a prisão do Patriota Lula tais canalhas se manisfestaram.Esses vermes não chegam ao pés de Lula e Dirceu.

      • Permita-me uma correção, Gurgel, não é a parte da defesa que fica de fora, é a defesa. Pelo simples motivo de que depois dessa não há mais defesa, junto à Embraer vai também nossa frágil liberdade.

  • pra nós restará exportar bananas com agrotóxicos e importar bananadas. Só pra nós, pq ninguém mais vai querer. Seremos clientes vips dos venenos

  • A tal "força de vendas da Boeing" deve ser a prerrogativa que as empresas americanas têm em fazerem negociatas sem serem incomodadas pela jurisdição universal dos EUA - tal qual eles fazem com empresas de outros países.

    Lembremo-nos que a Embraer recentemente foi punida.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando:

    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.

    .:.

    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  • Julgamento, confisco dos bens e pena de morte para todos os traidores do país!

Related Post