Errei: Bolsonaro sapateou sobre Bonner no ‘JN’

Errei, e errei feio, quando imaginei que Jair Bolsonaro ‘afinaria’ na entrevista de hoje no Jornal Nacional.

Foi o inverso: mesmo usando, de novo, uma grotesca “cola” escrita a caneta na mão, o candidato da extrema-direita colocou Willian Bonner no chão e sapateou impiedosamente sobre ele.

Não é o que desejo que importa, é o impacto que teve sobre o grande público, não sobre nossos círculos bem-informados e “politicamente corretos”.

Indagado por Willian Bonner sobre “não entender” de economia e entregar a área a Paulo Guedes, com a pergunta primária sobre o que faria em caso de divergência com ele, foi na canela do apresentador, dizendo que ambos se casaram “jurando amor eterno” mas tiveram de se separar e a vida seguiu em frente.

Questionado sobre direitos trabalhistas, trouxe logo à tona o fato de que Bonner e Renata Vasconcellos serem pessoas jurídicas – “pejotas” – e abrirem mão de direitos trabalhistas. E sobre a diferença de remuneração entre homens e mulheres – embora com a reação indignada de Renata – invocou o fato de ambos não ganharem o mesmo. Mistificação, claro, mas verdade no caso, apesar dos protestos da apresentadora.

Avançou sobre os milhões recebidos pela emissora do Governo.

No caso da homofobia, foi direto ao caso das crianças, no que consegue, claro, mais apoio no senso comum.

Na invocação hipócrita do seu apoio à ditadura, voltou a citar o editorial de Roberto Marinho, apoiando-a.

Teve, claro, seus “vacilos”, ao chamar de “cubículo” seu apartamento em Brasília e dizer que pagava condomínio e IPTU com o auxílio-moradia, o que o “casal 45” não soube aproveitar.

Mas, no restante, seguiu a cartilha do marketing que o levou aonde está: foi o “macho”,  o “valente verbal”, o reprodutor do senso-comum.

Bolsonaro pode não ter ganho votos, mas não os perdeu, o que é sua estratégia.

O derrotado na entrevista de hoje foi Geraldo Alckmin.

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • Bolsonaro tem coragem... a coragem de um vira-lata... mas tem!!!

    Triste ver o PT ser perseguido a vida inteira pela Globo e nunca dizer nada... Bolsonaro na primeira oportunidade já surrou na cara do Bonner que o salário deles quem paga é o povo brasileiro com os bilhões em verba pública.

    O republicanismo burro da esquerda já passou de hora de acabar...

    Tem que ir lá e falar ao vivo com todas as letras:

    A GLOBO VIVE DE MAMAR NO GOVERNO!!!

    A GLOBO ACOBERTA A CORRUPÇÃO DO PSDB!!!

    AS CONCESSÕES DE RETRANSMISSORAS DA REDE GLOBO FORAM DOADAS A FAMÍLIAS DE POLÍTICOS: SARNEY, COLLOR, ETC.

    • Você acreditou mesmo que foi valentia ? Ora meu caro, neste momento A GLOBO É BOLSONARO. Foi uma entrevista de compadres pelo que estou lendo.

      • Sem ler o teu ou qualquer outro comentário ou análise, tive a mesma impressão. O jogo combinado, tanto nessa última entrevista como naquela outra, na Globonews, ficou muito claro.

        • Desculpe mas acreditar que a Globo combinou a acusação grave que Bolsonaro fez a ela não me parece que é uma boa idéia. Do ponto de vista Global. A gente pode não gostar do Bozo mas que ele enfrentou nos moldes de um certo Garotinho do Rio, enfrentou. E por tabela espezinhou o PT que apareceu como covarde. Afinal o PT sempre soube quem era a Globo e que ela se utilizou toda a vida das mais baixas rasteiras para tirar o PT da jogada. Uma vez no poder, tanto Lula quanto Dilma foram lamber as bolas dos Marinho. Pronto. Disse.

    • "(...) O republicanismo burro da esquerda já passou de hora de acabar(...)"

      A esquerda não tem nada a perder se enfrentar a Globo...síndrome de Estocolmo?

      • Síndrome de Estocolmo? Nao, é covardia, falta de coragem mesmo.

      • Descupe, mas a ultima "esquerda" no poder bancou com muita felicidade o sistema globo.

  • Qualquer animal encantuado é capaz de reagir com violência mesmo sendo muito medroso. Os psiquiátras podem explicar o fenômeno.

  • Não se iludam para derrotar Lula e o PT a Rede Golpe vai de Bolsonaro tranquilamente. Bolsonaro e Globo tudo a ver. Ambos adoram golpes e ditaduras,

  • Desculpe mas foi uma entrevista de COMPADRES pelo que estou lendo, porque assistir à Globo é impossível pra mim. Neste momento A GLOBO É BOLSONARO. Então o Bonner não esqueceu nada, ele deu foi MOLE pro capitão.

    • Então assista pelo YouTube, não dará Ibope, não acho que foi compadrio, acho que o PSDB Globo criaram um monstro e não sabem como devolvê-lo a caixa de onde tiraram.
      Sem dúvida ao capital ele é preferível a qualquer candidato de esquerda. Mas o capital tem um candidato oficial sempre que tem bico grande e boa baixo

    • Pois é! A Globo é Bolsonaro e acho que o STF também é. Vide o seu julgamento que vai ficar mofando com o pedido de vistas do sr. Alexandre de Moraes. Está tudo combinado!

      • Brito, há tempos tento contribuir para o blog mas não consigo - minhas contribuições sempre retornam. Há algum jeito de contribuir?

      • Então, Brito, o Joel e você já sabem qual é o jogo. Peço-lhe que, já nesta quarta-feira, você escreva novo artigo, desmascarando essa farsa e esse jogo combinado, entre Globo e Bolsonaro.

      • Não acho, Fernando. Naquele estudo que encaminhei sobre pesquisas e resultados percentuais X números absolutos, terminei com um silogismo usado na lógica kantiana. Vamos agora, em razão da hipótese que vicejou aqui, usar um raciocínio dialético. A questão do copo meio cheio ou meio vazio, do carro semi-novo ou semi-usado; se um jogo de futebol termina em 1X0 foi um time que ganhou ou outro que perdeu. Devemos acreditar na inteligência suprema da direita conservadora ou apenas no poder que exerce na sociedade o capital? O que fez Moro até agora é baseado em extremo conhecimento e domínio de toda a legislação nacional e internacional ou é fruto de uma estupidez tacanha que deixa-se cegar pela força que a caneta do posto às suas mãos lhe confere, aliada ao apoio e aplauso do capital internacional e seus acólitos? O novo marqueteiro do Alckmin é possuído de uma perspicácia inigualável em publicidade na criação da figura do Alckmin com um chapéu de vaqueiro, tendo a certeza de conquistar votos dos nordestinos, ou é de uma imbecilidade sociológica que lhe suprimiu a capacidade de entender o pensamento do povo daquela região? Em tudo, dialeticamente, sabes melhor do que eu, há duas interpretações possíveis. O cara que escreve um livro tentando provar que no Brasil não há discriminação contra os negros é um novo Gilberto Freire (com i) ou um deslavado imbecil? A Globo (como fala o Jessé, "sócia minoritária do capital internacional", quer o Alckmin, que sabe ser servil por princípio (Opus Dei), e tem medo de um louco (e perigoso, muito mais louco e perigoso do que Collor): Bolsonaro é o coelho, das corridas de fundo do atletismo. É o meu pensamento. A não ser, claro, que o plano seja muito mais adiantado: elegê-lo e depois impedí-lo, para o vice assumir. Aí seria o golpe de mestre: as forças armadas no poder "democraticamente".Mas é demais para eles, onde pensar dói muito. Acho que apanharam, pra valer.

    • Caramba, será que a intenção é fazer o cidadão comum se identificar com ele? Tipo: "olha, não sou só eu que preciso de lembrete, o Bolsonaro também". Será que isso funciona?

  • A verdade é que os entrevistadores pegaram leve. Bolsonaro é um tosco, de fácil desconstrução para profissionais experientes como bonner e renata, caso houvesse interesse nesse resultado. Visivelmente, não havia. Se o preferido da casa é alckmin, bolsonaro pode vir a ocupar esse posto, na disputa com um candidato progressista. Pergunta feita, tempo longo para resposta, sem interrupção para o candidato não se confundir. Bolsonaro poderia ter ido muito bem se tivesse o que propor. Limitado, fica nos bordões que insuflam seus bolsominions. Creio que o tratamento de choque será exclusivo de Ciro, pois alckmin e marina são de casa há muito tempo.

    • Eles sempre abordam os mesmos temas, as mesma perguntas, que são as que agradam os eleitores de Bolsonaro. Se querem desconstruir ele, tem que ser tema que ele não domina. Ditadura? Logo a Globo perguntando isso? LGBT? Um tema que os eleitores dele concordam em tudo que ele diz. E ainda levou uma revista pra mostrar no horário de maior audiência da TV, se promovendo. Se querem desconstruir ele e evitar que ele vá pro segundo turno, vão ter trabalho. Mas a mídia é responsável, assim como o judiciário, ao perseguir o PT e a esquerda. Daí fez crescer essa aberração chamada Bolsonaro.

    • Errado. Se eles são Alckmin, é necessário desconstruir Bozo porque é daí que alckmin pode subtrair algum. E foi o que tentaram. Quem acha que aquilo foi encenação não deve ter olhos de ver. Ficou demonstrado que à agressividade das questões, Bozo respondeu com acusações contra a Globo. É bom lembrar que a Globo está acostumada a fazer um jogo rasteiro contra seus maiores inimigos e vê-los voltarem como cachorrinho para lamber os pés do dono. Se o PT tivesse agido com a Globo com a reciprocidade devida, talvez ela tivesse mais respeito pelo PT.

  • Não tão bem, Brito, pois, para quem precisa expandir seu eleitorado, não conseguir explicar por que votou contra direitos trabalhistas de milhões de empregados domésticos, soou bastante negativo e quase impossibilita ao capitão pensar em voos mais altos.

    No final da entrevista, pareceu nervoso além do que seria comum, ou seja, passou insegurança. Para um militar, nunca é bom deixar dúvidas sobre as suas assertivas, e, em muitos momentos, faltou objetividade, como não conseguir justificar ser alguém diferente e fazer da política um meio de vida e de enriquecimento.

    Bolsonaro tem os atuais números nas pesquisas há quase 2 anos, embora trata-se dum núcleo duro, pois são pessoas movidas pelo que é de mais passional na cena política do país, muitas vezes desandando para o fascismo mais explícito, falta-lhe claramente competência para amplificar o seu discurso.

    A não ser que o deputado federal esteja "apenas" pensando em consolidar um projeto, fortalecer o partido, ter acesso a fundos públicos, criar uma bancada na Câmara pelo menos razoável, do contrário precisa fazer seu discurso tocar no eleitor comum para pensar em segundo turno.

    Não dá para esquecer: tirando o Lula da disputa, mais de 50% do eleitorado se diz indeciso, e ninguém vai sair de casa, mesmo sendo um povo que simpatiza com costumes conservadores, para votar em alguém que fala em "cartilha gay", pois isso soa muito bizarro para alguém que quer ser presidente.

    Embora o Alckmin seja o menos recomendável para o atual clima de disputa do país, com o seu enorme tempo de TV, principalmente com os chamados spots televisivos de 30 segundos, pode, se não desconstruir em larga medida o capitão, mas crescer quando comparar a sua experiência em SP e mostrar propostas para os reais problemas das pessoas.

  • O mentiroso Bonner da GloboCIA LIXO faltou dizer que "o Grupo Globo se *"arrependeu" de ter apoiado - e se locupletado - o golpe de 1964 para em seguida engatar o golpe de 2016"!
    *aspas monstruosas
    "Canalha, canalha, canalha!"

  • Acho que agora o bicho vai pegar.
    Mesmo sem falar coisa com coisa, o bolsonático não se deixou emparedar e ainda humilhou a "famiglia" global. Cutucou o Bonner, alfinetou a Renata, mexeu com os PJs, aventou sobre os contratos milionários de publicidade oficial e ainda sobrou para a memória do Finado, ex-aliado da ditadura.
    Acho que a Globo vai querer vingança e o circo pode pegar fogo. Que Deus me perdoe, mas é bom ver nossos adversários se atracando.
    Mesmo porque a democracia, nesse caso, não tem nada a perder.

  • Voto em Ciro, e não quero que Bolsonaro ganhe de jeito nenhum! Mas, admitamos, o gesto de abrir a cartilha para mostrá-la ao público foi genial!! E ver o Bonner todo preocupado, tentando impedir, alegando "as crianças" que poderiam estar assistindo... É inegável!: foi o melhor momento de toda a campanha! Golaço.

Related Post