Do lúcido e vivido Mauro Santayanna sobre o “desaparecimento” de escândalos e o manancial de corrupção que é o remédio que se recusam a usar contra a corrupção na política, com eleições legal e imoralmente financiadas pelas empresas.
“Nas últimas semanas, o Brasil tem vivido sob o impacto das notícias da “Operação Lava-Jato”, que, em busca de associar ao Mensalão, muitos chamam de Petrolão, esquecendo-se de que, enquanto se eleva esse novo escândalo ao posto de “o maior da história”, outros parecem ter se escafedido em um imenso Triangulo das Bermudas, como se tivessem sido reduzidos a pedacinhos pelas lâminas de Freddy Krueger, ou abduzidos por alienígenas.
Esse é o caso, por exemplo, do “Mensalão do PSDB” – perpetrado, de forma pioneira, com a ajuda do mesmo Marcos Valério, durante o governo do Sr. Eduardo Azeredo, em Minas Gerais.
Esse é o caso do “Escândalo do Banestado”, de desvio de mais de 100 bilhões de reais para o exterior, no qual foram indiciados vários personagens ligados ao governo FHC, incluído o Sr. Ricardo Sérgio de Oliveira, “arrecadador” de recursos de campanhas do PSDB, perpetrado, entre 1996 e 2002, também no Paraná, com a ajuda do mesmíssimo “doleiro” Alberto Youssef, do atual escândalo da Petrobras.
Esse parece ser também o caso, do Trensalão do PSDB de São Paulo, que, apesar de ter tido mais de 600 milhões de reais das empresas envolvidas bloqueados pela justiça no dia 13 de dezembro, parece ter sido coberto por um Manto da Invisibilidade digno de Harry Potter, do ponto de vista de sua repercussão.
Seria ótimo se – hipocrisias à parte – o problema do Brasil se resumisse apenas a uma briga entre “bonzinhos” e “malvados”.
Está claro que temos aqui, como ocorre em muitíssimos países, bandidos recebendo propinas no desvio de verbas públicas, atuando como “operadores” e facilitadores no trabalho de tráfico de influência, no superfaturamento e na “lavagem” de dinheiro e no envio de recursos para o exterior.
E também empresários que se acostumaram, com o tempo, a pagar ou a ser extorquidos, a cada obra, a cada licitação, a cada aditivo de contrato, pelos “intermediários” e oportunistas de sempre, e que já sofrem sucessivas paralisações, atrasos e adiamentos nas grandes obras que executam, que ocorrem devido a razões que muitas vezes escondem interesses políticos que nem sempre correspondem aos do próprio país e da população.
E padecemos, finalmente, ainda, da falta de coordenação e entendimento, entre os Três Poderes da República, em torno dos grandes problemas nacionais.
Leis, projetos e obras que são essenciais para o futuro do País, não são discutidas previamente entre Executivo, Legislativo e Judiciário, antes de serem encaminhadas para aprovação e execução, o que acaba levando, nos dois primeiros casos, a relações de pressão e contrapressão que acabam descambando no fisiologismo e na chantagem e que afetam, historicamente, a própria governabilidade.
Na contramão do que imagina a maioria das pessoas, com algumas exceções, ao contrário dos corruptos e dos “atravessadores”, os homens públicos – incluindo aqueles que trabalham abnegadamente pelo bem comum – estão muito mais preocupados com o poder, para executar suas teses, ideias e projetos, ou apenas exercê-lo, simplesmente , do que com o dinheiro.
No embate político, ter recursos – que às vezes chegam de origem nem sempre claramente identificada, pelas mãos de “atravessadores” que se oferecem para “ajudar” – é essencial, para conquistar o poder, na disputa eleitoral, e nele manter-se, depois, ao longo do tempo.
Esse é o elemento mais importante da equação. Mas ele só começará a ser resolvido se houver uma reforma política que proíba, definitivamente, a doação de dinheiro privado a agremiações políticas e candidatos a cargos eletivos, promova a cassação automática de quem usar Caixa 2 e aumente a fiscalização do uso dos recursos partidários ainda durante o período de campanha.
Por mais que sejam importantes, e impactantes, as prisões dos corruptos envolvidos no escândalo da Petrobras e a recuperação dos recursos desviados, se não for feita uma reforma política, de fato, elas não impedirão que mais escândalos ocorram, no financiamento de novas campanhas, já nas próximas eleições”.
27 respostas
Isso Santayanna… É prá ontem esta reforma… Ô Gilmar, abre a gaveta,kct..!!!
Seria isto, a tal “contabilidade criativa”, tão apregoada pelo PSDB ?!?
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1568930-construtoras-cobram-divida-de-governo-tucano-em-minas.shtml
Com a palavra o Senador Carioca, Aécio NeveR.
Aliás, por falar em MG….Depois da queda, o coice….né ?!?
http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/165087/Pimentel-fecha-com-xerife-de-SP-A%C3%A9cio-%C3%A9-o-alvo.htm
Aprumem os ouvidos, 2015 promete muitos gritos e gemidos vindos por detrás das montanhas das Minas Gerais…
Boa tarde,
como tudo no Brasil se esqueci ou começa depois do carnaval, ai vemos impunidades brotando a cada dia em nosso Brasil guarani. Mas até quando nós brasileiros compactuaremos com essa fraudes a nosso povo e a nossas empresas estatais. Só quem pode resolver isso somos nós brasileiros cobrando essa grana de volta desses ladrões que nós assaltaram, pois tudo isso feito por eles são crimes contra a humanidade, pois tira da saúde, educação e segurança, criando assim uma mazela que nós leva a perca de nossa soberania e da nossa dignidade como ser humano.
DITADURA MILITAR19/NOV/2013 ÀS 16:02
20
COMENTÁRIOSVídeo de 1975 mostra como a Globo elogiava a ditadura com a voz de Cid Moreira
Os laços entre a Globo e a ditadura militar podem ser recordados num vídeo governamental de 1975 em que, com a locução de Cid Moreira, é feito o elogio do golpe.
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/video-de-1975-mostra-como-globo-elogiava-ditadura-com-voz-de-cid-moreira.html
https://www.youtube.com/watch?v=YGiQXNf02eQ#t=602
COMENTÁRIOSVídeo de 1975 mostra como a Globo elogiava a ditadura com a voz de Cid Moreira
Os laços entre a Globo e a ditadura militar podem ser recordados num vídeo governamental de 1975 em que, com a locução de Cid Moreira, é feito o elogio do golpe.
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/video-de-1975-mostra-como-globo-elogiava-ditadura-com-voz-de-cid-moreira.html
https://www.youtube.com/watch?v=YGiQXNf02eQ#t=602
#Devolve Gilmar! Devolve ao Plenário do STF a ADI 4650! Porque o financiamento de campanhas por empresas privadas é a matriz da corrupção que asfixia e está matando nossa democracia e nossa esperança num país melhor!
Fugindo do assunto… venho aqui parabenizar o blog e a maneira verdadeira como seu autor se posiciona, contra a diversos agentes oportunistas neste mar de lama de sacerdotes de Mises,Millennium, que garante seu espaço cibernético devido seu poder econômico, e não intelectual .att Ana Paula
A corrupção funciona para os políticos neo-udenistas e sua imprensa oligárquica como a seca funcionava para os políticos coronelistas que viviam da indústria da seca. Por esta constatação, como estes faziam com os terríveis efeitos da seca, aqueles também fingem atacar decididamente a corrupção, mas no fundo cuidam de preservar com unhas e dentes aquilo que está na sua origem, para que ela tenha como prosperar e jamais chegue ao ponto de ficar meramente residual. O ministro Gilmar Mendes já deu fartas razões para ser compreendido como um político conservador, enquadrável na categoria de neo-udenista. Qual será o significado de seu gesto ao barrar a votação da proibição de contribuições de empresas para campanhas eleitorais?
om a ajuda do mesmíssimo “doleiro” Alberto Youssef, … e por incrivel que pareça com o mesmíssimo juiz e turma do MP…com YOUSSEF tendo delaçao premiada com a promessa de nunca mais cometer crime…
Assim como voce, Fernando, Mauro Santaynna também é um brasileiro de verdade.
É exatamente isso que ele disse no texto.
Que maravilha brasileira seria se essa gente toda “estragada” que vive aprontando para cima da gente aqui no Brasil nao estivesse mais aqui em 2015. Seria um sossego.
É uma situaçao muito triste para nós e uma realidade que precisa ser enfrentada para ver se assim a coisa entra nos eixos.
O Brasil precisa de CORAGEM para fazer frente a tudo isso que está aí. Espero que dessa vez a coisa siga adiante contra a corrupçao.
No caso do Banestado não foi somente o Governo que foi roubado.
Milhares de servidores eram praticamente obrigados a mensalmente comprar ações do Banco, principalmente aqueles servidores mais graduados.
Do dia para noite sumiu o Banestado. Nem uma nota na Globo, na Veja ou na Folha.
Silêncio total da mídia, só souberam que o dinheiro tinha sumido quando começaram a ser trocadas as placas de Banestado para para Banco Itaú.
Excelente texto! Tão bom quanto os seus, Brito! :)
Eder Barbosa de Sousa, do facebook, adorei seu comentário!
Feliz Ano Novo a todos do TIJOLAÇO! A todos os comentaristas, mesmo os que se infiltram, sei lá por que motivo, vez em quando por aqui. É bom saber que , mesmo com PIG, mídia, rádios que os envenenam diariamente, sentem o desejo quase macabro de aqui estarem.
Feliz Ano Novo, Dilma! Que seu mandato seja justo e com boas intenções, visto que nunca ninguém agradará a todos.
Até!
Feliz ano novo, Fernando Brito e amigos da internet! Em 2015 estaremos aqui para relembrar os crimes, as vergonhas e a deseducação propagada pela ‘rede cinquentona’.
Falando da Petrobrás:
A Petrobrás deveria imediatamente entrar com uma ação contra todas as empreiteiras que estão sendo acusadas pela Justiça Federal. Essa ação visaria garantir a Petrobrás, todo o patrimonio que lhe foi subtraido. Os acionistas de ações ON perderiam um percentual das ações possuidas, transferindo para a Petrobrás o que estipulasse a CGU. Assim, o valor patrimonial da Petrobrás se manteria.
Tomou lá, da cá!
Caro Fernando, prezados companheiros de blog – UM FELIZ 2015 A TODOS !
Com as forças renovadas e esperanças refeitas, todos na vanguarda pela consolidação de uma Nação Para Todos, Livre, Justa e Soberana !
O Brasil precisa eliminar definitivamente os políticos “PONTO FORA DA CURVA”, pois só assim teremos justiça social e honestidade nos governos e principalmente justiça justa e não partidária.
PORQUE SUMIRAM DA MÍDIA TODAS NOTÍCIAS E TODOS VAZAMENTOS DA JUSTIÇA SOBRE OS ESCÂNDALOS TUCANOS?
– “MENSALÃO DO PSDB” – perpetrado, de forma pioneira, com a ajuda do mesmo Marcos Valério, durante o governo do Sr. Eduardo Azeredo, em Minas Gerais.
– “ESCÂNDALO DO BANESTADO; desvio de mais de 100 BILHÕES DE REAIS para o exterior, no qual foram indiciados vários personagens ligados ao governo FHC, incluído o Sr. Ricardo Sérgio de Oliveira, “ARRECADADOR” DE RECURSOS DE CAMPANHAS DO PSDB, PERPETRADO, ENTRE 1996 E 2002, TAMBÉM NO PARANÁ, COM A AJUDA DO MESMÍSSIMO “DOLEIRO” ALBERTO YOUSSEF, do atual escândalo da Petrobras.
– “TRENSALÃO DO PSDB” de São Paulo, que, apesar de ter tido mais de 600 milhões de reais das empresas envolvidas bloqueados pela justiça no dia 13 de dezembro, parece ter sido coberto por um Manto da Invisibilidade digno de Harry Potter, do ponto de vista de sua repercussão.
A Petrobras vai ser roubaba 2 vezes ou alguem acha que a grana que for recuperada vai voltar pro caixa da empresa.
O grande problema é que o poder do poder judiciário foi abduzido pela mídia golpista, os membros do poder abduzido, no seu descaramento ilimitado, agem como se os escândalos de corrupção do PSDB não existissem, se juntam com bandidos e canalhas de todos os matizes, para dar a impressão que o PT criou a corrupção no Brasil e é o único partido a se utilizar dela, como a Globo ganhou bilhões para alienar o povão, dá se a impressão que, o PSDB é a coisa mais pura que existe no país.
Mensalão tucano, Banestado, Privatarias, trensalão, o PSDB é a prova de que a impunidade dos poderosos ainda impera no Brasil.
Há muitos outros escândalos gigantescos de corrupção do PSDB bem mais recentes, como o de caixa 2 de Aécio, Serrra e cia, da eleição de 2012, no valor de R$ 166 milhões, divulgados (pelos blogs) há uns 2 meses. Denúncia feita pelos auditores fiscais de MG. “Foi assim quea Aecio levantou R$ 166milhoes para 2012-2014?” (do Conversa Afiada).
Há também o caso, ocultado pela grande mídia, de poucas semanas atrás, do prefeito de Itaguaí – RJ, do PSDB, que desviava, segundo investigação da PF, cerca de 30 milhões por mês (quase 1 Valerioduto delubiano por mês).
“Rombo de R$ 30 milhões por mês: PF acaba com a farra do prefeito playboy do PSDB” (do blog Os amigos do presidente Lula).
Ou a propina de R$ 10 milhões que levaram os senadores tucanos a abandonarem a CPI da Petrobrás, conforme denunciado na Operação Lava Jato.
São tantos escândalos tucanos (sempre abafados pela mídia e engavetados pelo MP e Judiciário), que vão até ficando esquecidos, pois sempre tem novos rombos acontecendo.
FFBB, tem ministro que, mesmo perdido, assentou em cima do processo. E infelizmente sim, a primazia e a tecnologia são mineiras… Outra coisa, amanhã, a última ‘filha adolescente’ completa 13 anos! Ao final da página rf10consumidorsabido.blogspot.com.br , mas blog político deve estar no nosso nome!
http://rf10consumidorsabido.blogspot.com.br
Que em 2015 pra cada demonio dos citado pelo Santayana e pelo Eder, com a inclusão do Joaquim Barbosa e seu legado Gilmar, tenha uma cruz forte, exorcista para devolverem todos para o inferno de onde vieram e nos deixar na mais santa paz da justiça, do bem e da honestidade.
denuncias:
“O Brasil deveria quebrar”. George Soros,o “demônio” capitalista que está comprando ações da Petrobrás
Investidores estrangeiros têm operado na praça financeira internacional com a expectativa de lucrar com a quebra do Brasil
No mercado de idéias sobre o futuro do país, as sucessivas declarações do financista George Soros de que o Brasil caminha para a bancarrota começam a chamar a atenção. Há quem diga que Soros provavelmente tem “levado sua boca aonde seu dinheiro está” (tradução de expressão comum em Wall Street, “putting his mouth where his money is”).
Ou seja, Soros integraria o time dos que lucrariam se o Brasil desse calote em sua dívida, ou a reestruturasse, como os especialistas de mercado preferem dizer.
“Infelizmente, eles (os investidores estrangeiros) começam a cheirar o sangue na água, como tubarão. Eles vêem que a Petrobras passa por um momento de turbulência e começam a empurrar a empresa ladeira abaixo através de especulações , disse Raphael Kassin, chefe para mercados emergentes da área de renda fixa do ABN-Amro Asset em Londres.
As declarações de Soros não são isentas de interesse. “Acho que o Soros nunca deu uma declaração que fosse independente de sua posição (no mercado financeiro). Ninguém nunca o levou a sério. Quando ele faz um comentário, já se sabe que ele o faz de acordo com sua posição (no mercado). Agora, é comentário que machuca, que afeta”, diz.
Dois operadores de mercado, um de Nova York e outro de São Paulo, também disseram que suspeitam do objetivo do financista quando ele faz esse tipo de análise sobre o Brasil. Ambos ressaltaram, no entanto, que não há como afirmar se seus fundos de investimento estão em posição contrária ao Brasil.
Soros disse, em entrevista à TV americana ABC, que, independentemente dos resultados da última eleição para presidente, o Brasil deveria quebrar.
No final do mês passado, no encontro anual do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial, Soros podia ser encontrado sem dificuldade nos seminários sobre o Brasil.
Em um deles, em que o ex-presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga, era palestrante, Soros levantou-se para fazer perguntas a Armínio sobre a situação do país.
Armínio foi seu funcionário, como administrador de um de seus fundos especulativos.
Comentei varias vezes aqui nesse blog, sobre a necessidade de cobrar do Governo que se antecipasse a midia, e punisse os ladroes do dinheiro publico antes que o escandalo começasse pela midia. Para que temos a inteligencia da ABIN? Se são incapazes que se mude a Direção.
Outro fator era o nosso dinheiro dos impostos irem aos bilhoes para os cofres dessa midia podre, para que vivam nababescamente seus diretores, enquanto o povo vive de Bolsa Familia com valores infimos.
Tambem cobrei aqui isso, ja em 2007 e depois com o fato da Erenice..
Votei em Dilma por não ter uma opção melhor, mas se chegarmos em 2018 com esse mesmo quadro, com os corruptos sendo descobertos por acaso é melhor deixar os tucanos avançarem nos cofres, porque assim o povo colocará um regime Forte num futuro proximo. Estamos vivendo uma Democracia de Otarios. Ou a ABIN nunca notou que “Cerveros” e Paulos Robertos” viviam como Sultoes? Incompetentes ou Burros esses homens da nossa inteligencia que não viam isso?
As “Caras, Globos e Vejas” deitando rolando e manipulando, com os bilhoes de nossos impostos, so se eu for otario para apoiar isso durante tanto tempo.A esperança tambem tem fim……mesmo que vença o medo.
É claro que sabemos ha muito que empreiteiros vivem de corromperem funcionarios publicos ha decadas, mas por que não mudamos? Por que as Grandes Obras nossas não são entregues ao Exercito para seus Batalhoes de Engenharia as fazerem?
Tenho certeza que custariam muito menos e as estradas de rodagem e de ferro, pistas de aeroportos e portos seriam de uma qualidade muito superior
Responder
LEI DE IMPRENSA JÁ!
A reforma mais urgente para o Brasil é a reforma dos meios de comunicação. A versão tupiniquim da Ley de Medios dos hermanos argentinos. Como deve ser essa reforma? Em nossa opinião, deve ser radical. Desconcentrar a posse da mídia, realizar concorrências públicas para concessão, exigir conteúdo local ou regional em 60% da grade, garantir o imediato direito de resposta, punir rigorosamente as falsas reportagens e acusações, etc. E você? O que acha? Nossa reflexão sobre o tema está no texto do link abaixo:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR7.html