A Folha, com 36 horas de atraso, publica a história do pedido da promotora Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa, do Ministério Público do Distrito Federal que se valeu de um ardil imoral para ter acesso às comunicações telefônicas do Palácio do Planalto, misturando as coordenadas geográficas da sede do governo brasileiro com o pedido de investigação de supostos telefonemas entre José Dirceu e um interlocutor na Bahia (!).
Se gastou este tempo para checar onde eram as coordenadas constantes do documento da promotora, não precisava.
Levaria cinco minutos para verificar, num dos muitos sites onde você injeta as coordenadas e a imagem do local indicado – para ver onde era o local indicado na representação da Dra. Márcia Corrêa.
Fiz isso num deles, o de a uma empresa ambiental, a Biologika, e obtive a imagem que reproduzo acima.
É chocantemente real, não uma versão de teoria da conspiração. Aliás, está muito perto de caracterizar uma conspiração.
O estranho é que a Folha não tenha gasto este tempo para ir ouvir os dirigentes do Ministério Público sobre o ato da sua integrante.
Ou Ministros do Supremo sobre o comportamento ardiloso que a fez passar por cima da hierarquia da instituição e pedir a quebra do sigilo telefônico da Presidência da República.
O Poder Judiciário e os órgãos a ele conexos, como o MP, não são lugar para banditismo.
O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, tem a obrigação legal de afastar esta senhora preliminarmente e abrir apuração sobre os motivos de seu ato ilegal.
O que é isso, uma baderna legal?
Basta um Sua Excelência escrever uns numerinhos num ofício e qualquer local – seja a sua casa, seja, ainda mais grave, o gabinete presidencial – terá o seu sigilo telefônico quebrado?
Esta promotora não foi interpelada pelo jornal? Não deve ser difícil, pois ela tem um endereço de trabalho conhecido e próximo.
Vai dizer que foi “um engano”, com graus, minutos, segundos e centésimos de segundo de coincidência?
Que o diga, então, numa investigação formal, porque o que fez não é uma brincadeirinha.
Ou a doutora vai dizer que isso é perseguição política?
Se o Ministério Público Federal, fiscal da lei, e o Supremo Tribunal Federal, corte suprema do Judiciário, não se importam com uma burla desta gravidade, nenhum dos dois está à altura de suas missões.
Ou então estamos vivendo um cenário em que o partidarismo e a impunidade nas violações não permite que se diga que temos Justiça no Brasil.
61 respostas
Oi, Fernando: Não tenho a menor dúvida: infelizmente, a consolidação do golpe está a caminho. Como evitá-lo??? Abs.
A Globo consegue filmar dentro do palácio ou dos ministérios com as câmeras com zoom. Como eles conseguem? Lembram do top top?
Enquanto o jn fazia a reportagem um cinegrafista conseguiu imagens logo após a noticia mostrando o ministro fazendo top top para a globo
São os aliados das trevas.
O próprio Planalto precisa reagir, sob pena de abrir precedente extremamente perigoso!
De fato, não existe um troco telefônico pelo qual já não tenha passado alguma conversa do palácio e, portanto, todo escuta é ilegal
É a fatura a ser paga pelo silêncio do planalto.
Sou engenheiro e trabalho com coordenadas geográficas no dia-a-dia e afirmo que não há possibilidade de erro ou engano. Se esse dado está no processo, ele entrou de alguma forma. E adianto uma coisa … se não teve entrada de dados no processo e de repente do nada mudou as coordenadas … alguém tem que pagar por improbidade administrativa. É uma coisa muito séria e o Janot tem que manifestar pra achar o culpado.
Infelizmente, esse governo tem demonstrado incompetência para reagir aos ataques diários da midia golpista, dos fascistas e da oposição raivosa.
O mais incompetente de todos é o ministro da Justiça, porque a essa altura ele já deveria ter protocolado Mandado de Segurança para barrar tal absurdo.
Nem a presidência da republica estão respeitando mais. Concordo com um leitor dessa coluna: é golpe a caminho.
2014 será o ano mais sangrento da política brasileira desde a redemocratização. Tudo será aceitável, menos a vitória da Dilma. A sorte deles é que eu acho que a presidenta está tranquila com a derrota, tanto que não reage mais…
Digo e repito, mesmo com a certeza de que em outubro teclarei 13 na urna eletrônica: Dilma é fraca, covarde e despreparada para o nível da guerra política que se trava no Brasil. Ela foi o maior erro do Lula!
Que é isso Alexandre? Vou te liberar do voto na Dilma, pode escolher um da oposição que lhe agrade.tenho certeza que testemunhos como esse seu a Dima dispensa.
Dilma é fraca sim!! Ela simplesmente quer gerenciar pois tem muita competência para isto e o vem fazendo muito bem mas para governar o Brasil não basta ser uma boa gerente e sim uma boa política, coisa em que ela peça demais. Dilma não faz política e isso é um erro que pode custar muito caro.
Peça = peca
Marcelo, se enxerga cara! Quem é você para me liberar ou não de fazer alguma coisa! Sou petista desde que comecei a votar em 2002. Se você olhar minhas redes sociais, verá que atuo como um militante virtual aguerrido defendendo o PT!
Minhas críticas a Dilma são feitas apenas em espaços como esses com o objetivo de mobilizar ainda mais a militância. Ademais, o fato de ser petista e de, apesar de não gostar dela, votar em Dilma em outubro não me deixa cego e incapaz de enxergar a sua fraqueza no bom combate político.
[ verá que atuo como um militante virtual aguerrido defendendo o PT!] O petismo não tem disto. Ainda nem descobriram o que venha ser internet
Se é assim Alexandre, por que você não dá um rolé, tira uns dias de folga. Pois comentário como o seu, que se diz eleitor do PT, vale por dez do Reinaldo Azevedo, e você pode ser confundido com um farsante infiltrado aqui no blog.
Cadê o ministro Gilmar Dantas a reclamar do Judiciário policialesco tentando cercear a democracia?
O ministro Gilmar Dantas está esperando o áudio e o vídeo do grampo? Com certeza que não, esse juiz de má fé concorda com a quebra ilegal do sigilo telefônico de membros do Governo e do PT.
A “justiça” brasileira, a caixa preta que o próprio povo, que banca até regalia de membros da “justiça”, não consegue enxergar precisa passar por uma urgente reforma em favor da JUSTIÇA e das LEIS do BRASIL.
Se a Folha não faz, porque não você, Fernando. Interpela o Janot, mande perguntas para ele. Quem sabe, força! Alguém precisa reagir, será que o PT e o Planalto ficarão estáticos?
Infelizmente o Ministro da Justiça é fraco, vem apanhado já
faz tempo e fica caladinho.
O MP e o judiciário brasileiro estão descaradamente conspirando contra a nação brasileira no intuito de nos transformar na república do Haiti de Papa Doc. A graciosa promotora não poderá ficar sem uma reprimenda penal adequada para este seu malfeito
Peço que Fernando Brito, que tem acesso aos políticos, levem a causa a alguém sério e que goste de trabalhar.
Concordo com o amigo acima, Dilma é fraca para enfrentar a política brasileira. Não basta ser boazinha, tem de saber lutar, jogar o jogo. Quem gosta de progresso, liberdade e igualdade está cada dia mais frito nas mãos da mídia, justiça e políticos.
O vale-tudo contra o governo está imperando há alguns anos! O que existem de mentiras, capas falsas de revistas, entrevistas que nunca ocorreram, manifestações de artistas que jamais proferiram e são alardeadas como verdades é uma enormidade. O Lula JAMAIS disse que fecharia todas as igrejas ou que forçaria residências com “baixa densidade ocupacional” a receber sem-tetos, o filho do Lula JAMAIS comprou aquela mansão e nem tampouco é dono da FRIBOI. A Dilma não iria morrer logo depois da posse, nem tampouco estaria impedida de entrar nos EUA. A ficha do DOPS dela já foi declarada falsificação pela UFMG e ela não atropelou um jovem e, logo depois, deu ré passando por cima do corpo dele novamente. A Fafá de Belém nunca falou o que foi dito em uma entrevista falsa que teria sido feita pela revista Veja, assim como a Marília Gabriela. Não foram encontrados 80 bilhões de dólares em nome de políticos petistas em um paraíso fiscal como apareceu em uma montagem de capa ridiculamente atribuída à revista Época… Tanto a Veja (que não é flor que se cheire) como a Época (idem, idem) já desmentiram em seus próprios sites que eram FALSAS. Chega de vale-tudo !!!
Creio que o governo e o PT têm obrigação de interpelar, responder questionar sobre esse escabroso caso. Seja o ministro da Casa Civil, o da Justiça, líder no Senado, líder na Câmara. O importante é tomar medidas urgentes e efetivas. O golpe está instalado, crescendo e se imiscuindo no dia-a-dia da política brasileira, sempre puxando a brasa para a incompetente e inexistente oposição.
Basta! Temos que exigir o fim desses membros subalternos do poder a ficar mexendo seus pauzinhos visando destituir o poder legal e democraticamente eleito.
Não queremos que o Brasil vire a Venezuela, que sofre com um ataque sórdido dos sem poder/sem votos. Quer o poder? Leve-o em disputa limpa e com o voto da maioria dos brasileiros.
Presidente Vladimir Putin, V.Excia precisa urgente dar uma chegada aqui no Brasil para ensinar ao PT e seus políticos, como se exerce o poder. Por exemplo, Putin iria ensinar que a AGU deveria processar no ato essa procuradora, já deveria estar afastada de suas funções e respondendo o devido processo legal pelo que fez.
Sirotheau, Cureau, de onde saem essas abomináveis figuras. São crias do Gurgel? Quem é que dá asas à cobra? O MP pensa que é realmente o poder? Ou o quê? Do jeito da descoberta parece parentes do personagem Closeau. Só para combinar com os nomes. Clouseau era muito mais inteligente, nunca faria suas ações parecerem atos de justiceiros.
Ha ha ha, mais uma pra Dilma, ela gosta… O Lula apanhou o tempo todo (8 anos), ainda apanha, não faz nada e agora diz que o governo apanha calado, continuo achando graça…
Se eu como funcionário da Receita faço algo semelhante no outro dia sou representado. Esses safados, por que não existe outro termo para nomear a atuação de um grupo dentro do MPF, ACOBERTADOS FUNCIONAL E POLITICAMENTE , que se pretende acima da lei. Justiceiros que deturpam e denigrem a atuação de um orgão que tem por finalidade exatamente o contrário de como se comportam e atuam. Seu Janot, D.Dilma, isso vai ficar barato assim? Nessa leviandade toda? E cade a imprensa? Cade o controle remoto para que eu possa mudar desse canal fétido e corrupto?
O cargo máximo brasileiro pode ser tratado desta forma? A quebra de sigilo telefônico do presidente da república não está protegida por alguma lei ou barrada por força militar e de segurança nacional?
Caro Fernando
O Presidente do Supremo Tribunal Federal admitiu, durante julgamento transmitido ao vivo, na presença de seus pares e do Procurador Geral da República, que FRAUDARA um processo para aumentar as penas de um seu desafeto.
O que fez o Procurador Geral da República diante da confissão de tal crime de responsabilidade?
N A D A!
A reforma política brasileira passa necessariamente por um expurgo; por uma faxina séria no judiciário e ministério público de modo a livrar esses órgão dos bandidos que nele se acoitam.
O PGR anterior, Roberto Gurgel, cometeu vários crimes contra a administração pública, inclusive uma fraude (uma conhecida!) à lei de licitações.
É investigado?
N Ã O!
Isto tudo acontece porque o governo e o PT são covardes e adoram ser tratados como a ” Geni “. Apanham de todos, calados. Até quando?
me lembro que antes do julgamento da ap470 o José Dirceu fez um discurso conclamando a juventude a interceder por ele com manifestações nas ruas, é realmente o cara é bem inteligente e enxerga longe. nos falta unidade para explicitarmos nossos direitos é capaz que se a Dilma, legalmente, possa fazer alguma coisa e realmente haja um golpe para derruba-la duvido algum movimento para impedir. a matéria escrita pelo PML é cada vez mais atual
Policia Federal!!!!!
A Cia esta envolvida…
Dados de celular já estão sendo controlados a muito, não é mais um dado eficiente, como DNA..
Vozes já podem seu alteradas.
Senhores isto não é brincadeira…
Dilma no ar, em cadeia nacional!!!
E abre o verbo…agora ou nunca….
Eu não quero que meu país seja entregue a DIREITA
com todos os seus acessorios..
SE VIREM…
LULA…por favor dá uma força aí..
E o Planalto? O que é que diz?
Este ministro da Justiça é de que partido mesmo?
Lei do Grampo:
Art. 2° Não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipóteses:
I – não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal;
II – a prova puder ser feita por outros meios disponíveis;
III – o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.
Parágrafo único. Em qualquer hipótese deve ser descrita com clareza a situação objeto da investigação, inclusive com a indicação e qualificação dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.
[…]
Art. 10. Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.
Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Bom, exarando o objetivo do pedido, tem-se o crime acima. Independente da possibilidade ou nao da forma tentada do mesmo, trata-se de conduta imoral que, por sua vez, é requisito essencial para cargos como o MP, devendo o órgão exonerar sua funcionaria, no caso de se demonstrar objetivo ilegal (será que o objetivo de “formar um dossiê” para explodir às vésperas da eleiçao é correto!?)
Presidenta Dilma, a senhora enfrentou o Obama no caso de espionagem. Vai deixar barato assim essa bandalheira da coleguinha do JB? O JAnot tem obrigação de dar uma explicação pública. E o senado? E o congresso? Bah!!!…
A conspiração existe, não é teoria.
Brito,
Lembra da famosa frase tucana (Mendonça de Barros) em escuta telefônica durante o processo de privadoação das Teles: “Estamos no limite da nossa irresponsabilidade”. Deu em nada pois usaram o argumento da gravação ilegal. Mas quando repórter gravou pela janela do escritóiro de Marco Aurélio que vendo TV fez sinal de “se f…” foi um escândalo só. Imagine se dá em alguma coisa gravações ilegais contra o PT…
Brito,
Lembra da famosa frase tucana (Mendonça de Barros) em escuta telefônica durante o processo de privadoação das Teles: “Estamos no limite da nossa irresponsabilidade”. Deu em nada pois usaram o argumento da gravação ilegal. Mas quando repórter gravou pela janela do escritório de Marco Aurélio que vendo TV fez sinal de “se f…” foi um escândalo só. Imagine se dá em alguma coisa gravações ilegais contra o PT…
e as coincidências não param:
http://jornalggn.com.br/noticia/gilmar-foi-orientador-de-tese-da-promotora-que-tentou-quebrar-sigilo-do-planalto
O MPDF sempre trabalhou a favor da atual oposição. Na Caixa de Pandora seu dirigente máximo estava envolvido até o pescoço.. Acorbetava as falcatruas de Arruda a troco de gordas propinas. Agora é o braço direito do Barbosa a serviço dos golpistas. Essa instituição, assim como o STF e outros tribunais se converteram em extensão de determinados partidos políticos. Um descalabro total.
Será que o PGR vai tomar alguma providência para punir essa promotora?
Camuflar a intenção de cometer um ato ilegal de espionagem contra a Presidência da República, e ainda utilizando-se das instituições e dos recursos públicos para fazer isso é um caso gravíssimo, mais um em meio a tantos absurdos jurídicos que estão sendo cometidos contra os petistas (e agora contra o governo e a presidente Dilma) por Joaquim Barbosa e seus comandados.
UMA PROMOTORA COM TODO ESSE PODER? e UMA VERGONHA NACIONAL CADÊ O PLANALTO, O PT, OS HOMENS DE VERGONHA E CORAGEM DESTE PAÍS. QUE FALTA FAZ LEONEL BRIZOLA, O UNICO POLITICO QUE BRIGOU COM A GLOBO E ROBERTO MARINHO.
Esse “apelido” dela de MIL HOMENS, já diz tudo.
Eu jamais deixaria um filho meu namorá-la.
“Ou então estamos vivendo um cenário em que o partidarismo e a impunidade nas violações não permite que se diga que temos Justiça no Brasil.”
-estamos!
para alguém ainda resta dúvida?
Se o IPEA cometeu um erro escandaloso e o diretor pediu exoneração, a promotora deveria ter no mínimo a mesma punição. Isto se foi realmente um erro, se for má-fé o caso vira crime.
Marcia Sirotheau, do MP-DF.
Janot, Duprat, Cureau.
Parece que todo mundo lá do MP tem nome francês. Só faltava o Gurgel se chamar Gurgeau/Gurjô.
Deve ser exigência dos concursos do MP falar francês.
E, se não me engano, na matéria da Folha online – que já não está mais lá -, um procurador ou promotor, não lembro, diz que o escopo da investigação é para saber de onde partiu a ligação, não importa o lugar. É arrogância demais. E Dilma calada, o PT calado…
Bandidos de toga! É preciso livrar o Ministério Público desse tipo de gente que burla a lei. Que moral tem o MPF de fazer qualquer acusação sobre qualquer pessoa depois desse ato impróprio? A funcionária vai ser afastada do serviço ou será promovida por estar a serviço da direita?
Eu fico pasmo com a falta de patriotismo dos nossos burocratas e porque não dizer, burrice mesmo. Em qualquer parte do mundo o governante máximo é respeitado pelo povo e muito mais pelas instituições governamentais. Mas tudo isto tem sentido desde que assumiram cargos públicos, pessoas sem o menor pudor, sem o menor respeito às autoridades civil e militares como o Arthur Virgílio, o Alvaro Dias e seus aliados que desde que o povo afastou com o voto o Professor FHC, vem usando e abusando das tribunas do Senado, da Câmara e dos tribunais para difamar, ridicularizar governantes que deveriam ser respeitados, como Lula e Dilma. E depois querem combater a violência nas ruas, nas escolas e até mesmo nos lares. A minha maior decepção no congresso nacional é o Senador Cristóvam Buarque que quer ser pedagogo do mundo, mas diante dos seus pares é um velho covarde, medroso, dissimulado. Ele, Pedro Simon e tantos outros senadores prestariam um ótimo serviço ao Brasil, se usassem o seu ódio, a sua inveja para reeducar os senadores, deputados e altos servidores públicos, ensinando a eles um mínimo de civilidade e patriotismo.
Isso é gravíssimo! O judiciário precisa ter limites e ser responsabilizado quando ultrapassa. O governo nao vai se manifestar?
O Planalto deve estar pensando que pode perder votos se punir exemplarmente uma “servidora pública”(!) criminosa. Pois vai perder muito mais se continuar se acovardando! O povo brasileiro não gosta de quem age com fraqueza contra crimes tão graves como esse. A presidente Dilma é a comandante em che das Forças Armadas de um país soberano! Não pode ser alvo de espionagem de uma funcionária do Estado. Isso é CONSPIRAÇÃO E TRAIÇÃO! A exoneração deveria ser imediata e sumária e a criminosa ainda deveria ir a julgamento no foro apropriado!
Corrigindo: …é a comandante em chefe das FA…
Alguém disse ai que o fato é gravíssimo. Nada, numa boa cara, o PT é tudo gente boa. O PT está desiludido com a politica baixo nível da direita, psdb, policia federal, ministério publico, forças armadas, maçonaria, stf, cia e de agora em diante passará ao ramo da religião fundando a Igreja dos Santos Políticos Crédulos visando inculcar na mente dos fieis a crença na Honestidade das Instituições Judiciarias Maçônicas e Imprensa Brasileiras. Durante a catequese, a igreja procurará mostrar aos fiéis o quanto lucrarão em bençãos no paraíso como recompensa pelos martírios sofridos nas mãos da direita. Se todos suportarem as provações com estoicismo e espirito de renúncia receberão como recompensa nos céus: nunca mais ouvirem um pronunciamento do FHC, nunca mais verem a cara do JB ASSAS CO., nunca mais serem obrigados a ir à disneylandia e miami nem topar com turistas paulistas em outlets e, last but not least, olhar pra as caras e bocas do aébrinho tentando parecer seriamente e preocupado com alguma coisa.
Vander disse: 11/04/2014 às 8:52 pm
Corrigindo: …é a comandante em chefe das FA… ########## QUAIS????? As do Brasil???? HA HA HA HA HA. As do Brasil o chefe é o OBAMA!!!!
e O PIOR DE TUDO QUE ESSA VACA É PAGA COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE PRA FAZER SACANAGEM CONTRA BRASIL.TOMA VERGONHA NA CARA SUA EXCOMUNGADA E FAÇA JUS AO SEU SALÁRIO.
Minha avó ja dizia , se muito abaixa aparece a b…..e diria esta ficando muito perigoso, se faça respeitar e será respeitado. Alguem precisa dar o basta…
Este ato é muito preocupante pois está violando descaradamente a isonomia entre os poderes. Outro fato curioso é que a PF só investiga políticos do PT em ano de eleição e, estranhamente vazam para a globo detalhes das investigações em andamento. Onde está o Ministério da Justiça?.
Essa juíza cometeu uma arbitraridade é garantida pela constituição federal a imunidade processual ao presidente da república e enquanto isso os deputados e senadores calça froxa do PT ficam inertes.
Para os que duvidam do ódio que se dissemina no MP e Judiciario contra a esquerda e o PT leiam o artigo de um promotor aqui do MS. Um escandalo: http://www.aquidauananews.com/0,0,00,5064-256452-LEIA+O+ARTIGO+DO+PROMOTOR+DE+JUSTICA+DE+AQUIDAUANA+DR+JOSE+MAURICIO+O+COMUNISMO+ESTA+VIVO+E+AINDA+NOS+AMEACA.htm